Banca IDECAN: conheça o perfil e estilo de provas!

Vai realizar uma prova realizada pela banca IDECAN? Veja como são as provas, quais são os assuntos mais cobrados e confira dicas de como dominar o perfil do Instituto!

Avatar


18 de Dezembro de 2023

A banca IDECAN já reúne muitos anos no ramo dos concursos públicos, tendo realizado importantes certames como o Concurso AGU 2018, IBGE 2023 e correntemente organizando os concursos INMETRO 2024, PM CE, ALEPI, PC CE (Delgado) e SEFAZ RR.

Mas como costumam ser as provas da banca IDECAN? Quais são os conteúdos e temas mais cobrados? Como se preparar de acordo com o perfil do Instituto? Siga a leitura e confira!

Banca IDECAN: conheça o Instituto

O IDECAN (Instituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional) é uma instituição brasileira especializada na organização e realização de concursos públicos e processos seletivos em âmbito nacional, estadual e municipal.

Em seu site institucional, O IDECAN se descreve como um Instituto de Direito Privado, sem fins lucrativos ou caráter político, racial ou confessional, já tendo completado mais de 20 anos desde a sua criação.

Apesar de inicialmente estar associada primariamente às seleções municipais, a banca IDECAN logo cresceu para organizar grandes certames, tanto em nível estadual, como também nacional, como é o caso do Concurso AGU 2018, Concurso IBGE e, mais recentemente, o Concurso INMETRO.

Além da sua participação no mundo dos concursos e processos seletivos como a banca IDECAN, o Instituto ainda realiza vestibulares, avaliações e consultorias educacionais, capacitações e treinamentos, ações de desenvolvimento cultura e assistencial, dentre outros.

Banca IDECAN: conheça o modelo de provas

As provas da banca IDECAN costumam apresentar de 60 a 100 itens de múltipla escolha, cada qual apresentando 5 alternativas (A até E). Assim, não são consideradas, de modo geral, provas curtas.

No entanto, vale ressaltar que a banca IDECAN não costuma apostar em enunciados ou opções muito longas, limitando-se, geralmente, a explicações mais breves.

Dito isso, um ponto de atenção é de que a banca IDECAN tem o costume de trazer algumas pegadinhas nos seus itens. Por isso, leia sempre com atenção dobrada, realizando marcações de termos importantes para não se perder no raciocínio.

Dito isso, é importante destacar que a banca IDECAN têm trazidos textos associados cada vez mais extensos, especialmente para embasar questões de língua portuguesa. Em muitos casos, tratam-se de crônicas ou contos mais curtos.

Na provas estruturadas pela banca IDECAN, além da cobrança da letra da lei, os textos legais costumam ser explorados de maneira mais aprofundada, especialmente para os certames da área policial e jurídica. Assim, atente-se à questões doutrinárias mais relevantes e a jurisprudência.

Banca IDECAN: conheça o modelo de questões

Como já mencionamos, a banca IDECAN tem o costuma de apresentar itens de múltipla escolha em suas provas. Contudo, varia bastante no comando do enunciado.

É possível encontrar, por exemplo, várias questões baseadas em avaliar afirmativas e selecionar a afirmação que contém as informações corretas. Além disso, também é comum itens de correspondência ou a apresentação de conceitos sobre os quais o candidato deve marcar as nomenclaturas correspondentes.

Exatamente por conta da diversidade de enunciados, é muito importante atentar-se ao comando principal da questão.

Muitas das questões da banca IDECAN se enquadram no modelo “decoreba”, especialmente no tocante à legislação e matérias amplamente teóricas. Por isso, é importante atentar-se às conceituações mais importantes, prazos, datas e outros detalhes que possam ser explorados como combustível para pegadinhas.

Banca IDECAN na prática

Veja abaixo um exemplo de questão de Administração Geral, aplicada no Concurso IBGE 2022 e disponível para resolução gratuita na plataforma Gran Questões:

Uma decisão é uma escolha entre possibilidades. As decisões são tomadas para resolver problemas ou aproveitar oportunidades. Assinale corretamente a alternativa que identifique as cinco fases principais no processo de tomar decisões para resolver problemas:

(A). Identificação do problema – Avaliação – Escolha de uma alternativa – Decisão Programada – Seleção e Implementação
(B). Iniciação – Influência – Usuário – Decisão – Compra
(C). Identificação do problema ou oportunidade – Diagnóstico – Geração de alternativas – Escolha de uma alternativa – Avaliação da decisão
(D). Iniciação – Pesquisa de campo – Execução – Escolha de uma alternativa – Compra
(E). Identificação da oportunidade – Avaliação – Execução – Escolha de uma alternativa – compra

Resposta comentada

Letra C.

Segundo Maximiano, o processo de tomar decisões, para resolver problemas e aproveitar oportunidades, tem cinco fases principais:

  • Identificação do problema ou oportunidade: nessa etapa, percebe-se que há algum obstáculo para o alcance de determinado objetivo, ou mesmo que há uma oportunidade possível de aproveitamento.
  • Diagnóstico: nessa etapa, o problema é compreendido, bem como suas causas e consequências são identificadas.
  • Geração de alternativas: nessa etapa, é feito o levantamento das alternativas que solucionem o problema diagnosticado.
  • Escolha de uma alternativa: nessa etapa, as alternativas geradas são analisadas, julgadas e comparadas para que a escolha seja feita.
  • Avaliação da decisão: a decisão é implementada e seus resultados são analisados.

*Resposta da professora Andressa Oliveira da equipe Gran.

Banca IDECAN: conteúdos mais cobrados

Com o auxílio da ferramenta Assuntos Frequentes da plataforma Gran Questões, chegamos às 5 principais disciplinas de destaque para a banca IDECAN. Veja quais são:

Banca IDECAN: conheça o perfil e estilo de provas!
Banca IDECAN: principais disciplinas cobradas

Desconsiderando matérias específicas de carreiras (como é o caso de pedagogia), é possível chegar à seguinte classificação das principais matérias gerais para a banca IDECAN:

  1. Língua Portuguesa
  2. Atualidades e Conhecimentos Gerais
  3. Informática
  4. Matemática
  5. Direito Administrativo

Confira abaixo um detalhamento dos principais temas cobrados em cada uma delas!

*OBS: para saber mais sobre os temas mais cobrados em outras disciplinas, acesse o Gran Questões e realize a consulta gratuita de temas mais cobrados pela banca IDECAN! Por meio da plataforma, também é possível tornar a sua busca mais específica, levando em consideração órgão e até mesmo o cargo pretendido.

Temas mais cobrados em Língua Portuguesa pela Banca IDECAN

A análise das questões da banca IDECAN já aplicadas revela que a interpretação de texto corresponde a um grande número de itens nas provas, tomando parte, por si só, de cerca de metade das questões de Língua Portuguesa.

O segundo tema mais cobrado, pressupostos e subentendidos, também faz parte da interpretação de texto, trazendo ainda mais importância para o tópico.

Quanto a gramática entra em pauta, é a morfossintaxe do período que se destaca, sendo apenas então seguida por questões de análise sintática.

Fique atento aos: textos grandes e aos comandos das questões.

Temas mais cobrados em Atualidades e Conhecimentos Gerais pela Banca IDECAN

As provas de atualidades da banca IDECAN costumam se concentrar nos principais acontecimentos ocorridos no Brasil. Se forem seleções estaduais ou municipais, a tendência é de que os eventos sejam ainda mais específicos e locais.

Também é preciso dar atenção, contudo, aos grandes eventos mundiais, especialmente envolvendo política.

Fique atento aos: principais acontecimentos políticos, artísticos e culturais no Brasil e no mundo.

Temas mais cobrados em Informática pela Banca IDECAN

As questões de informática da banca IDECAN costumam apresentar muitas imagens e a apresentação de situações hipotéticas, as quais o candidato poderá resolver apresentando o atalho, software ou procedimento prático correto.

Os pacotes de escritório, especialmente o Microsoft Office tem grande destaque nas questões da banca IDECAN. Os sistemas operacionais e o Microsoft Excel são outros destaques.

Fique atento a: memorização de atalhos, fórmulas e solução prática de problemas.

Temas mais cobrados em Matemática pela Banca IDECAN

As questões de matemática da banca IDECAN costumam trazer muito a aritmética e fundamentos básicos, além das sequências, progressões aritméticas e geométricas.

Contudo, é importante atentar-se aos editais que se aprofundam em temas mais complexos de matemática. Afinal, também foi observada uma tendência a cobrar análises combinatórias, limites, derivadas, integrais, equações diferenciadas e séries.

Fique atento a: conceitos de matemática e aritmética básica.

Temas mais cobrados em Direito Administrativo pela Banca IDECAN

Um ponto muito cobrado pela banca IDECAN está na lei de licitações. Além disso, o Estatuto dos Servidores Públicos, a Improbidade Administrativa, o Processo e a Organização Administrativos também são temas importantes.

Lembre-se que, em muitas provas aplicadas pela banca IDECAN, não basta decorar a letra de lei. Também é importante complementar a sua preparação com elementos jurisprudenciais e doutrinários, de acordo com o cargo pretendido.

Fique atento a: leitura da lei seca, estudo da doutrina e informativos mais importantes.

Banca IDECAN: como se preparar e como vencê-la?

Ler sobre o perfil da banca IDECAN é um passo importante para estruturar o seu plano de estudos direcionado. No entanto, abaixo listamos outras ações que não podem ficar de fora da sua preparação, se você quiser dominar a banca!

  1. Resolva muitas questões: não adianta só ler, é preciso praticar! Além de resolver questões, é interessante acompanhar o seu percentual de acertos.
  2. Sempre que possível, estude com questões comentadas: assim você pode aprender diretamente com cada um de seus erros, tendo acesso às justificativas de maneira mais didática.
  3. Aprenda com os seus erros: errou uma questão? Não apenas passe por ela! Ao criar o hábito de separar as questões que errou em cadernos e voltar à elas, você aprimora a sua preparação e trabalha diretamente em cima dos seus pontos mais fracos.
  4. Resolva provas passadas: esta prática é ainda mais interessante se você as resolver com a contabilização de tempo. Assim, você pode se acostumar não apenas com as questões, como também com o ritmo da prova.
  5. Quanto mais direcionado, melhor: quanto mais direcionada for a sua resolução de questões da Banca IDECAN (isto é, voltada para o órgão, cargo e edital específicos), mais direcionados serão os seus resultados!

Banca IDECAN: estude com questões gratuitas!

Para otimizar ainda mais a sua preparação com foco no perfil da banca IDECAN, conte com o Gran Questões como seu parceiro de estudos!

A plataforma já conta com mais de 2,7 milhões de itens cadastrados, entre inéditos e aplicados em provas anteriores. Assim, você não ficará sem exercícios para praticar!

Além disso, no Gran Questões você também acompanha o seu desempenho com mais facilidade, por meio de painéis gráficos e fáceis de interpretar. Também é possível acessar facilmente bancos de provas e confeccionar cadernos de questões.

Comece a resolver questões para a banca IDECAN com o Gran Questões!

Banca IDECAN: resumo

  • Nome: Instituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional
  • Dificuldade: média
  • Tipo de questão: múltipla escolha
  • Penalização por chute: não tem
  • Pegadinhas: apresenta pegadinhas
  • Enunciados: objetivos e curtos
  • Textos: longos e literários
  • Banca semelhante: Consulplan
  • Matéria de destaque: Língua Portuguesa/Interpretação de Texto

Quer ficar por dentro dos concursos públicos abertos e previstos pelo Brasil?
clique nos links abaixo:

Concursos Abertos

Concursos 2024

Receba gratuitamente no seu celular as principais notícias do mundo dos concursos!
clique no link abaixo e inscreva-se gratuitamente:

Telegram

Avatar


18 de Dezembro de 2023