Bancas organizadoras: Conhecer é preciso!

Avatar


16 de Fevereiro de 2014 5 min. de leitura

Bancas organizadoras

Saiba um pouco mais sobre algumas bancas organizadoras de concursos do Brasil!

Responsáveis pela elaboração, divulgação e organização de concursos públicos, as bancas organizadoras assumem um papel fundamental frente a gestão de processos seletivos de servidores públicos. Os últimos dois anos têm sido marcados pela chegada intensa das mais variadas instituições em todo o país.

A grande quantidade, e os diferentes estilos de cada banca têm causado bastante dor de cabeça aos concurseiros da capital. Problemas como questões mal elaboradas, mais de uma resposta correta e interposição constante de recursos vêm se tornando cada vez mais frequentes. Diante dessa situação, alguns especialistas no assunto afirmam que, para evitar alguns problemas, é preciso entender as características de cada banca, assim o candidato evita surpresas e acelera a resolução das questões.

Para o professor Granjeiro, o inimigo do candidato é a banca examinadora. Para vencê-la, é necessário conhecê-la profundamente, traçando um estudo minucioso de suas características, pensamentos, peculiaridades e preferências. “A preparação de um candidato para concurso público exige não apenas conhecimento das matérias de prova, é preciso que ele conheça também a banca que vai aplicar a prova e como ela costuma abordar cada uma das disciplinas que farão parte do concurso, a fim de responder o que foi perguntado pelo examinador e não desperdiçar preciosos pontos com respostas divergentes do pensamento da banca”, garante o especialista.

Segundo o professor de português do Gran Cursos, Fabrício Dutra, nos últimos dois anos, Brasília teve provas organizadas por: IADES, CONSULPLAN, FEMPERJ, FUNIVERSA, CESGRANRIO, IBFC, FUNCAB, FGV, Quadrix, CETRO, Instituto Cidades. Cada uma com sua característica própria. Novas bancas estão chegando e o candidato à vaga num concurso público, e que realmente busca sua aprovação, tem a obrigação de se acostumar com perfis diferentes de cada uma.

“É preciso que o candidato tenha total intimidade com o perfil da banca que elaborará o concurso que ele prestará. Não há fórmulas mágicas. É essencial a resolução do maior número de questões da banca que organizará a sua prova. Peça ajuda a seu professor, de modo que ele indique quais bancas possuem provas com o perfil aproximado da sua. Uma coisa é certa: todos os recentes aprovados que me procuraram nos últimos meses têm ressaltado o valor da resolução de exercícios, antes de encarar a prova, como forma de buscar intimidade com banca que realizará o seu concurso, por mais ‘esquisita’ e ‘desconhecida’ que ela seja”, afirma Fabrício.

 Fique por dentro

De acordo com alguns especialistas em concursos, para ser aprovado em uma seleção pública, não basta só focar na teoria. O mais importante, é a criação de uma grande intimidade com o perfil da banca organizadora. Por isso, separamos aqui as principais características de algumas bancas organizadoras que, apesar do pouco tempo no mercado, estão ocupando espaços importantes no mundo dos certames públicos:

 CONSULPLAN

A Consulplan é conhecida por provas com textos curtos e perguntas objetivas. Na abordagem das disciplinas, a banca valoriza a lei seca (sem interpretação) e raramente cobra jurisprudências ou doutrinas. Nos demais tópicos, cobra conceitos, beneficiando mais os candidatos com capacidade de memorização.

Dicas:

  • As provas da Consulplan têm textos curtos e objetivos e são de múltipla escolha.
  • As disciplinas mais cobradas são Língua Portuguesa, Informática e matérias específicas.
  • A organização das perguntas respeita as disciplinas do conteúdo programático. A sugestão é responder primeiro as questões mais fáceis para só depois se dedicar às mais complexas.

Observação: Recentemente foi a banca responsável pela organização do certame do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Serviços: http://www.consulplan.net/home.aspx

Telefone: (32) 3729-4700 (PABX)

 CETRO CONCURSOS

A Cetro Concursos Públicos atua em todo o território nacional e possui sistema de logística com representantes em todas as capitais brasileiras. Desenvolve serviços dirigidos às áreas pública e privada, e sempre busca a satisfação de seus clientes.

Dicas:

  • Em 1993 a empresa lançou o Sistema “Random”, através do qual, somente após a realização do concurso público, o funcionário libera o gabarito, resultado do processo de selecionar as questões de provas de dois ou mais professores da banca examinadora e pelo sistema aleatório de configuração da prova ideal;
  • ·         A Cetro busca o ineditismo nas questões e busca sempre não recorrer à provas anteriores para elaborar questões.

Observação: Além dos outros concursos, a Cetro está organizando o certame da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA).

Serviços: http://www.cetroconcursos.org.br/site/

Telefones: (11)3146-2777- (61) 3045-4812

 FUNCAB

Oferece parceria com órgãos públicos e privados e desenvolve também pesquisas, cursos, apoio técnico, profissionais especializados, entre outros.

A instituição promove cursos, seminários, palestras, concursos, eventos esportivos, culturais, artísticos e de entretenimento, além de elaborar e produzir material técnico-pedagógico e de apoio.

Dicas:

  • A organização das perguntas respeita as disciplinas do conteúdo programático;
  • As provas da Funcab contém questões de múltipla escolha, cada uma com 5 opções A, B,C, D e E.

Observação: Recentemente foi a banca responsável pela organização do certame da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).

Serviços: http://www.funcab.org/

Telefones: (21) 2611-9855, (21) 2621-0966, (21) 2622-0593

FUNRIO

A Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência foi criada por um grupo de professores, funcionários técnico-administrativos, e também de enfermagem. É considerada uma boa organizadora que realiza diversos concursos públicos.

Dicas:

  • As provas da FUNRIO funcionam da seguinte forma: são apresentadas 5 alternativas classificadas com as letras (A), (B), (C), (D) e (E); só uma responde adequadamente ao quesito proposto. Você só deve assinalar uma resposta. A marcação de nenhuma ou de mais de uma alternativa anula a questão, mesmo que uma das respostas seja a correta;
  • A sugestão é responder primeiro as questões mais fáceis para só depois se dedicar às mais complexas.

Observação: Recentemente foi a banca responsável pela organização do certame do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Serviços: http://www.funrio.org.br

Telefone: (21) 2567-9200

TeleFax : (21) 2284-0295

EXATUS

A Exatus – Promotores de Eventos e Consultoria realiza concursos públicos e oferece equipamentos como: leitora óptica com capacidade de leitura de 1800 cartões/hora, cartões respostas personalizados, software, técnicos habilitados ente outros.

Dicas:

  • Muito cuidado ao elaborar as provas da Exatus, pois para cada uma das questões das provas são apresentadas 5 alternativas classificadas com as letras (a), (b), (c), (d) e (e); somente uma responde adequadamente ao quesito proposto. Você deve assinalar apenas uma alternativa para cada questão.
  • Sempre separe, pelo menos, 30 minutos finais do tempo de prova para marcar seu cartão-resposta.

Observação: Além dos outros concursos, a Exatus está organizando o certame da Polícia Militar do Espirito Santo (PMES).

Serviços: http://www.exatuspr.com.br

Telefone: (44) 3652-1463

 INSTITUTO CIDADES

O Instituto Cidades atua nas áreas de administração pública, municipal, estadual e federal, órgãos da administração indireta, prefeituras, câmaras municipais, empresas públicas e privadas, fundações e institutos, universidades e faculdades (vestibulares), entre outros.

O objetivo principal é oferecer aos Entes Públicos e empresas-clientes a oportunidade de serviços técnicos especializados na área pública de melhor qualidade e mais perto de suas circunscrições.

Dicas:

  • As provas aplicadas contêm as seguintes regras: cada questão de múltipla escolha tem 5 alternativas dentre as quais somente 01 é a correta;
  • Sempre separe, pelo menos, 30 minutos finais do tempo de prova para marcar seu cartão-resposta.

Observação: Recentemente foi a banca responsável pela organização do certame do Ministério da Cultura.

Serviços: http://www.institutocidades.com.br/

Telefones: CE (85) 3312-1313, DF (61) 3202-5552, (61) 3201-5552, GO (62) 3087-2529, PE (81) 3025-1606, SP (11) 2863-481

 IDECAN

O Instituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional – IDECAN tem referência na promoção social e profissional, organizar seleções e investir na qualificação. Seu proposito é atuar com excelência, agilidade e inovação em todo o Brasil.

Dicas:

  • As questões das provas objetivas da banca são do tipo múltipla escolha, com 5 opções (A a E) e uma única resposta correta.
  • Sempre separe, pelo menos, 30 minutos finais do tempo de prova para marcar seu cartão-resposta;
  • Leia atentamente cada enunciado para não se confundir na hora da marcação.

Observação: Além dos outros concursos, o Idecan está organizando o certame do CFFa – Conselho Federal de Fonoaudiologia.

Serviços: http://www.idecan.org.br/

Telefones: 3024-8380, (61) 3024-8289

 IBFC

O IBFC foi idealizado e constituído por um grupo de profissionais e executivos que optaram por dividir suas experiências e conquistas com a sociedade, praticando a responsabilidade social. A missão do Instituto é despertar no jovem o desejo de sonhar e de se sentir capaz, e a partir deste sonho trilhar o caminho de sua realização.

Dicas:

  • Os concursos públicos organizados pelo IBFC consistem de provas objetivas, de caráter eliminatório e classificatório, e de avaliações curriculares de títulos e de experiência profissional, de caráter exclusivamente classificatório;
  • As Provas são objetivas de múltipla escolha, compostas de 50 questões distribuídas pelas áreas de conhecimento, sendo que cada questão contém 4 alternativas, com uma única resposta correta.

Observação: Além dos outros concursos, o IBF está organizando o certame da Secretaria de Educação do DF.

Serviços: http://www.ibfc.org.br/

Telefone: (11) 4788-1430

Estudando para concursos públicos? Prepare-se com quem tem tradição de aprovação e 27 anos de experiência em concursos públicos. Cursos online com início imediato, visualizações ilimitadas e parcelamento em até 12x sem juros

matricule-se 3

garantia-de-satisfacao-30
Depoimentos de alunos aprovados AQUI. Casos de sucesso:
CHEGUEI-LÁ2 CHEGUEI-LÁ CHEGUEI-LÁ2 CHEGUEI-LÁ-Natálial CHEGUEI-LÁ (7)

Depoimentos relacionados

Ygor Bruno Silva é de Caruaru, cidade localizada no estado de Pernambuco, e foi aprovado, em 2º lugar, na Residência…

A estabilidade que a carreira pública proporciona foi o grande atrativo que Weberti Silva teve para começar a estudar para…

A estabilidade profissional e financeira foi o que levou Pedro J. a buscar com tanto afinco a carreira pública e…

O sonho de ser policial desde criança, fez com que Maria C. firmasse um compromisso de estudos diariamente desde 2018…

Em busca de estabilidade e para dar um futuro melhor para esposa e filha, Regis B. estudou bastante para ser…

A equipe do Gran Cursos Online não para de ajudar nossos alunos em busca da aprovação. Hoje vamos te contar…

Para Elcidio S, a conquista do cargo público sempre foi bem mais do que apenas um objetivo: era um sonho…

Estudando de 3 a 4 horas por dia antes do edital e dedicando todo o seu tempo após a publicação…

Avatar

Equipe do Gran Cursos Online

79


Tudo que sabemos sobre:

bancas organizadoras concurso


Comentários (79)

Avatar Viviane 22 de Maio de 2018

Boa noite, gostaria que me dessem um norte sobre a banca fumarc para o concurso de Delegado MG.

 Responder

Avatar Ana Paula 22 de Maio de 2018

Pessoal, enviei um email, pelo site da própria banca e eles responderam que por questão de segurança não disponibilizam as provas anteriores de nenhum processo que a banca tenha realizado… é brincadeira uma coisa dessa….

 Responder

Avatar Luis 9 de Setembro de 2018

IDECAN só são 4 alternativas. Pesquisem primeiro para não passar informações equivocadas!

 Responder

Avatar Sandra Jungbluth Padilha 25 de Outubro de 2018

Boa tarde, gostaria de saber se a banca Idecan tem a característica da Cespe em que uma errada anula uma certa, alguém pode me ajudar? Obrigada, abraços

 Responder

Avatar Aline 4 de Maio de 2019

Pelo amor de Deus equipe do GranCursos, estão de brincadeira?! Queremos dicas essenciais a respeito das bancas,. Dizer a quantidade de alternativas, se é de múltipla escolha ou não e que tem que ler atentamente o enunciado e deixar 30 minutos disponíveis para preencher o gabarito, até meu sobrinho de 2 anos já sabe. Não encham linguiça! Com artigos surpléfuos, depositamos nossa confiança e tempo no Gran, então esperamos que retribuam com conteúdo de qualidade.

 Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *