Candidatos garantem revisão de conteúdo no Mega Gran Dicas TJMG

Avatar


25 de setembro3 min. de leitura

Mais de 400 candidatos participaram do evento no auditório do Hotel Ouro Minas em Belo Horizonte-MG. Transmissão ao vivo pela internet garantiu acesso ao aulão para quase 2 mil pessoas.

O que fazer na véspera de uma prova que pode decidir o seu futuro profissional? Bom, alguns especialistas em educação falam que relaxar, caminhar por um parque e ir ao cinema ajuda bastante. Mas e se a proposta for um evento em que os atores são seus próprios professores, e o enredo, o conteúdo do concurso?
Ana Lucia Moreira, de 54 anos, adorou essa ideia. Por isso, ela fez questão de garantir a inscrição com antecedência no Mega Gran Dicas, aulão presencial de véspera de prova do concurso do Tribunal de Justiça de Minas Gerais. Antes do início do aulão, a candidata disse que encontrou, no Gran Cursos Online, a oportunidade para atuar na sua área de formação, o Direito, e em um cargo público.

“Na verdade, eu já venho estudando há alguns anos. Mas, quando eu descobri o Gran Cursos Online, foi um boom para mim. Durante um mês, eu me dediquei em uma maratona de até 16 horas por dia. Sempre com os professores do Gran Cursos Online ao meu lado”, destacou.

Ana já é servidora pública no Estado. Ela aproveitou as férias para se dedicar exclusivamente ao projeto TJMG – A vaga é minha”.

“Com todo o respeito aos outros cursinhos, o Gran Cursos Online tem muito mais qualidade. Encontramos motivação, muita convicção com o conteúdo, muito respeito e compromisso com os candidatos. São vários os predicativos para definir o método on-line e o Mega Gran Dicas”, concluiu a candidata.

A plateia do Mega Gran Dicas foi muito maior que os quatrocentos assentos do auditório do Hotel Ouro Minas em Belo Horizonte, se levarmos em conta as cinco horas de transmissão do aulão pela internet. Quase dois mil candidatos acompanharam, de graça e em tempo real, pelo canal do Gran Cursos Online no YouTube, as últimas dicas dos professores.

“O número de alunos que foram tocados, que foram abrangidos com os conhecimentos dos professores é bastante alto. O on-line tem essa capacidade de ir aonde o professor fisicamente não consegue estar. Isso é de grande valia até para a organização do estudo,” ponderou o professor Francion Santos depois de finalizar a aula sobre a Lei Complementar Estadual n. 59/2001.

O professor de Gramática, Elias Santana, acredita que a transmissão da sua aula pela internet tenha ajudado a democratizar a informação.

“Nós sabíamos, em especial, que aqui em Minas Gerais havia outras localidades de prova que são bem distantes da capital. Por isso, a gente optou por transmitir parte do evento para tentar atingir outras pessoas, que gostam do nosso trabalho e contam com a nossa ajuda, mas que infelizmente não puderam estar aqui.”

A cirurgia no joelho não impediu a viagem do professor para Belo Horizonte só para passar as últimas dicas de Língua Portuguesa. Mesmo utilizando uma muleta como apoio para se manter em pé, Elias Santana exitou no aulão de véspera.

“Eu sei que é uma missão estar aqui com essas pessoas. Isso (evento) mexe com o sonho e com a vida delas. Então é mais que a minha obrigação estar aqui e fazer o que eu adoro: falar sobre Língua Portuguesa e Gramática, para que eles possam gabaritar a prova.”

Oito professores se revezaram para repassar os conteúdos exigidos pela banca Consulplan: Direito Processual Civil e Penal, Regimento Interno do TJMG, Direito Constitucional, Informática, Interpretação de Texto e Gramática.

As aulas não foram convencionais. A professora Raquel Bueno fez até gincana com os candidatos durante as explicações sobre Direito Processual Civil.


“A gente tem que fugir um pouquinho do tradicional, porque sabemos que existe um nervosismo antes da prova. Durante a aula, na medida em que a gente desenvolvia o tema do edital, eu colocava algumas questões relâmpago. Aí o candidato que levantava e respondia corretamente as questões ganhava uma caneca”, explicou a professora.

A candidata Maura Cândida Rodrigues da Silva não recebeu a caneca, mas ganhou em sorteio o Manual do Futuro Servidor, escrito pelo Diretor-Presidente do Gran Cursos Online, Gabriel Granjeiro. Maura considera “os artigos maravilhosos e de uma sabedoria ímpar.”

“Eu li um que falava sobre gratidão. Ao lê-lo eu mandei mensagem para uma pessoa e no mesmo instante recebi uma gratidão de volta. É transformador. Gabriel Granjeiro está de parabéns.”

Maura começou a trajetória para concurso público no início do ano. Em abril, ela deixou o emprego em um escritório de advocacia de Betim, Minas Gerais, só para estudar, exclusivamente, para o certame. A candidata ficou emocionada ao lembrar de algumas dificuldades pessoais e da satisfação em aliar o método on-line na rotina de seis horas diárias de estudos.

“Satisfação, alegria e transformação de vida. Foram as sensações que o Gran Cursos Online trouxe em minha vida. Eu fico emocionada ao falar, porque eu percebo aqui no Mega Gran Dicas o quanto está sendo importante o conhecimento em minha vida. O evento foi o lugar que eu encontrei para poder abraçar os professores e agradecer por toda a ajuda nessa transformação”.

Em resposta à gratidão de Maura, o Diretor-Presidente do Gran Cursos Online, Gabriel Granjeiro, autografou o Manual do Futuro Servidor com mais uma mensagem motivacional. Palavras de esperança e fé na caminhada em busca da aprovação.

“Esse é nosso combustível. Essa é a nossa missão. O depoimento da Maura me deixa até um pouco emocionado e me dá muito gás para continuar com esse trabalho diário”, disse Gabriel Granjeiro depois de conversar e abraçar a candidata.

Essa foi a segunda vez que a equipe do Gran Cursos Online desembarcou em Belo Horizonte para realizar mais uma edição do projeto Mega Gran Dicas. Em maio de 2016, mais de 400 concurseiros tiveram a oportunidade especial de receber dicas e revisar o conteúdo exigido pelo Cebraspe (Cespe/UNB) para o concurso do Instituto Nacional do Seguro Social, o INSS.

Reportagem: Rafael Porfírio

Avatar


25 de setembro3 min. de leitura