Concursos Federais: criação de carreira transversal em pauta!

Concursos Federais: carreira de Analista Técnico Executivo Federal está na proposta da Reforma Administrativa. Confira!

Por
Atualizado em
Publicado em
1 min. de leitura

Novidade para os Concursos Federais! Nesta quarta-feira, 9 de julho, a Reforma Administrativa esteve em pauta na Câmara dos Deputados por meio do Conselho Nacional de Secretários de Estado da Administração (CONSAD).

Entre as propostas da Reforma, está a criação da carreira de Analista Técnico Executivo Federal. Esta será uma carreira transversal para racionalizar cargos que atuam em processos gerenciais e de suporte comuns a todos os órgãos.

Além disso, na apresentação, o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) destacou as modernizações do serviço público, como garantias trabalhistas, novos perfis de servidores e reestruturações de carreiras.

Dweck reforçou ainda a importância da estabilidade para a Administração Pública. “Sou uma defensora da estabilidade desde o primeiro dia. A estabilidade foi criada para defender o estado”, disse durante o debate do Grupo de Trabalho sobre a Reforma administrativa.

A proposta da carreira transversal pode ser um tema para um novo Concurso Nacional Unificado, já que a Ministra Esther Dweck informou que pretende deixar tudo pronto para uma nova edição em 2027. Assim, caso o cargo seja criado, pode estar presente em uma próxima edição.

Saiba mais sobre os concursos federais!

Concurso Nacional Unificado 2025

Na edição deste ano, algumas carreiras transversais já constam no edital como as de Analista Técnico nas especialidades de: Desenvolvimento Socioeconômico, Justiça e Defesa e Administrativo.

O edital CNU está com inscrições abertas até 20 de julho de 2025 no site da banca FGV: www.inscricao-cpnu.conhecimento.fgv.br.

O certame oferta 3.652 vagas divididas entre 9 blocos temáticos para candidatos de níveis médio, técnico e superior.

As carreiras transversais somam 1.707 oportunidades, divididas entre:

  • Bloco 5: Administração: 1.171 vagas
  • Bloco 6: Desenvolvimento Socioeconômico: 286 vagas
  • Bloco 7: Justiça e Defesa: 250 vagas

As remunerações para as carreiras transversais estão no valor de R$ 9.771,00. Já em todo o edital, os valores podem chegar a até R$ 17,7 mil, a depender do cargo.

Clique aqui e saiba mais sobre o CNU 2025!

CNU permantente

A Ministra Esther Dweck destacou que pretende tornar o tornar o “Enem dos Concursos” em algo permanente permanente. Além disso, afirmou que vai discutir a proposta do CONSAD sobre adesão de Estados e Municípios nos editais, visto que diversas prefeitos levantaram a pauta e solicitaram a adesão das prefeituras.

CNU

Prepare-se com o Gran: Assinatura Ilimitada X

Assine agora e receba acesso IMEDIATO a plataforma que mais aprova em concursos públicos e, o melhor, com acesso às 5 novidades da plataforma: Tutor 24h, Gran Comunidade, Banco de Discursivas Exclusivas, Vade Mecum Facilitado e o Guia do Aprovado. Faça o teste de 07 dias. O Gran está comprometido com a sua preparação! Satisfação garantida ou seu dinheiro de volta!

*Os cursos para OAB, CFC e Residências não estão disponíveis na Assinatura Ilimitada.


Quer ficar por dentro dos concursos públicos abertos e previstos pelo Brasil? Clique nos links abaixo:

CONCURSOS FEDERAIS

CONCURSOS 2026

CONCURSOS 2025

CONCURSOS ABERTOS

QUESTÕES DE CONCURSOS

Receba gratuitamente no seu celular as principais notícias do mundo dos concursos. Clique no link abaixo e inscreva-se:

WHATSAPP

TELEGRAM

Por
Atualizado em
Publicado em
1 min. de leitura

Tudo que sabemos sobre:

edital publicado