Gran Cursos em Destaque

Carreiras bancárias: Estabilidade e chances de crescimento! Prepare-se com antecedência

carreiras-bancarias

Para quem sonha em conquistar uma vaga no serviço público, mais especificamente em bancos, saiba que é uma ótima escolha, pois a possibilidade de ascensão profissional dentro da área bancária é eminente. Ao contrário de outros órgãos, em que o servidor sabe que vai exercer o mesmo cargo pelo resto da vida, o servidor que ingressa na carreira como Técnico Bancário, por exemplo, função que exige apenas o nível médio, pode chegar ao posto de Gerente ao passar dos anos.

Para se ter uma ideia, o Banco do Brasil e a Caixa realizam concursos quase todos os anos. No último concurso da CEF (janeiro/2014), por exemplo, mais de 1 milhão e meio de pessoas participaram da seleção. O concurso foi para formação de cadastro de reserva para provimento de vagas no nível inicial da Carreira Administrativa, no cargo de Técnico Bancário. Mas também foram oferecidas vagas para os cargos de Engenheiro e de Médico do Trabalho. No último concurso, de 2012, que perdeu a validade no dia 14 de junho, foram mais de 1,2 milhão de inscritos, dos quais 1 milhão e 156 mil apenas para o cargo de Técnico Bancário.

A Caixa tem a pretensão de se tornar, nos próximos anos, o terceiro maior banco brasileiro. A instituição planeja inaugurar mais de 2 mil agências até o fim de 2015. Está em processo de crescimento bem expressivo, tanto, que no último semestre atingiu o incrível índice de 40% de crescimento, contra 15% da média dos bancos privados. Já o último concurso do Banco do Brasil aconteceu em fevereiro deste ano. A seleção foi para formação de cadastro de reserva para provimento de vagas, no nível médio técnico e superior.

Os mais visados

As vagas de Técnico Bancário são muito disputadas, justamente pelo nível de escolaridade exigido. O profissional que atua nessa função exerce basicamente atividades administrativas, possibilitando o alcance de metas e a satisfação dos clientes internos e externos. Outra função de nível médio é a de Escriturário. O servidor torna-se responsável pelo atendimento ao público, contato com clientes, redação de correspondências em geral, conferência de relatórios e documentos, controles estatísticos, atualização e manutenção de dados.

Dicas

– Quem vai começar agora também pode conseguir um bom resultado, desde que tenha disciplina e seriedade no estudo. As matérias cobradas na prova de conhecimentos básicos são: português, matemática (com pontos de Matemática financeira), Raciocínio Lógico, Atualidades, Conhecimentos Bancários, ética e legislação específica.

– É muito importante que o candidato busque na página da própria banca provas de outros concursos de nível médio. Treine a resolução de questões de provas anteriores com esse modelo para se acostumar.

Oportunidades

Banco de Brasília

O concurso do Banco de Brasília é uma ótima oportunidade, pois o BRB dispõe de 105 pontos de atendimento, sendo 63 agências, 54 delas só no Distrito Federal. Houve uma prorrogação do prazo de validade do último concurso (2011) por mais dois anos, a contar de 08 de dezembro de 2013. Desta forma, o novo concurso do BRB é esperado para o até o segundo semestre de 2015. Ou seja, você ainda tem tempo para se preparar. O importante é ir atrás do seu objetivo e não desistir!

O último concurso para Escriturário do Banco de Brasília foi realizado em 2011. Os requisitos para participar da seleção de acordo com o edital do concurso de 2011 foram: certificado, devidamente registrado, de conclusão de curso de ensino médio (antigo segundo grau), reconhecido pelo Ministério da Educação. A remuneração em 2011 era de R$ 1.680,00 para a jornada semanal de 30 horas semanais.

Não seja refém do edital! Saia na frente da concorrência e prepare-se com antecedência.

Cursos Específicos Presenciais | Curso Específico Online | Apostila Específica

Banco do Brasil
Outra oportunidade incrível é o concurso do Banco do Brasil, que vem realizando pelo menos dois concursos por ano em vários estados brasileiros. O BB possui milhares de agências no Brasil e no exterior e conta com um quadro funcional com mais de 100.000 colaboradores.
Está prevista a publicação de novo edital ainda neste segundo semestre de 2014 contemplando 11 estados brasileiros: AC, AM (parte do estado), AP, CE, MA, MT, PB, PE, PI, RN, RO, RR, SC (parte do estado) e SE. A validade do concurso nesses estados que teve a participação de 339 mil candidatos vencerá em 16.04.2015.

Banrisul

Outra excelente opção é o concurso do Banco Banrisul. O banco é conhecido como sendo o banco do sul, mas está presente em algumas outras capitais da região. Você poderá conquistar estabilidade financeira e trabalhar em uma empresa com um plano de carreira.

A previsão de publicação do edital do concurso Banrisul é ainda em 2014, com prova realizada em 2015. O último certame venceu em 8 de abril de 2014 e o banco já não está com cadastro de reserva, por isso espera-se edital em novembro de 2014 e provas em até janeiro de 2015.

Gran Sucesso!

Gostou da oportunidade? Então, prepare-se com a única escola preparatória que conta com 24 anos de tradição e mais de 550.000 aprovados em concursos públicos.

Cursos Presenciais – Prepare-se no Gran Cursos mais perto de você, na estrutura que mais aprova!

Cursos Online – Prepare-se com os melhores professores no conforto da sua casa!

Apostilas preparatórias  O material didático que mais aprova, escrito por nossos professores!

 

Para o Topo