Carta de recomendação: o que é e como pedir uma?

Saiba o que é uma carta de recomendação e como ela pode te ajudar a alavancar a sua carreira

Por
3 min. de leitura

Você já ouviu falar em carta de recomendação? Esse tipo de documento pode ser muito comum para quem está buscando uma oportunidade ou recolocação profissional, bem como para processos seletivos acadêmicos. Por isso, é importante entender sobre ela, sua importância e como ela pode ser um diferencial para a sua carreira.

Logo do WhatsApp Clique aqui para seguir o canal Gran Faculdade no WhatsApp!

Acompanhe o artigo para saber mais ou navegue pelo índice:

Baixe agora o nosso modelo de currículo para estágio!

Conseguir um estágio pode ser desafiador. Pensando nisso, criamos este modelo de currículo para te ajudar e mostrar na prática como preencher um documento desse tipo para conquistar a vaga do seu interesse.

Nossa equipe desenvolveu um material supercompleto, que conta com dicas e comentários de uma das nossas especialistas em Gestão de Pessoas. Tudo para te ajudar a transformar e alavancar a sua carreira. Preencha o formulário e baixe agora mesmo:

O que é carta de recomendação?

Uma carta de recomendação é, como o próprio nome sugere, uma carta onde uma pessoa recomenda a outra, geralmente para uma oportunidade profissional ou acadêmica. Esse tipo de documento busca validar, por meio do relato de outra pessoa, o seu desemepnho positivo em determinada área profissional ou de estudo.

É comum que esse tipo de carta seja solicitada em processos seletivos de modo a garantir, por meio da visão de pessoas que trabalharam diretamente com você em outras experiências, que você é um bom profissional. O foco é perceber a visão de colegas e gestores diretos sobre o seu desenvolvimento profissional.

O que significa carta de recomendação?

O termo carta de recomendação se refere a um relato pessoal que busca recomendar, validar e reconhecer o seu bom desempenho profissional.

Para que serve carta de recomendação?

Como vimos, a carta de recomendação serve para validar a sua experiência profissional, bem como seu domínio técnico sobre determinadas atividades por meio do relato de alguém que trabalhou diretamente com você. Afinal, ninguém melhor que um colega de trabalho direto ou líder para garantir que você é um bom funcionário.

Para quem pedir carta de recomendação?

Existem várias pessoas para quem pedir uma carta de recomendação e formas de fazer isso. Confira alguns detalhes:

Quem pode fazer carta de recomendação?

Qualquer pessoa com certa relevância ou maior experiência profissional pode fazer uma carta de recomendação. É comum solicitar isso para:

  • Pessoas que trabalharam com você;
  • Professores acadêmicos;
  • Líderes e gestores diretos;
  • Pessoas que conhecem sua trajetória profissional e/ou acadêmica.

Como pedir uma carta de recomendação?

Na hora de pedir uma carta de recomendação é ideal levar em conta alguns pontos:

  • Afinidade com a pessoa;
  • Certeza do reconhecimento dela sobre seu trabalho;
  • Faça boas entregas e garanta bons resultados;
  • Tenha um bom relacionamento interpessoal no trabalho.

Desse modo, a partir de respostas positivas a esses tópicos, você pode procurar pessoas que reconhecem seu trabalho e explicar a situação. Fale sobre a oportunidade profissional que você está tendo e que gostaria de contar com a colaboração dela para te ajudar com isso por meio de uma carta de recomendação.

Lembre-se de que é uma ação voluntária e, por isso, é importante deixar claro que a pessoa pode escolher não fazer. Evite deixar a pessoa constrangida ou intimidada, afinal ela pode simplesmente não se sentir a vontade em fazer isso e está tudo bem. Tenha sempre mais de uma opção.

Quem tem direito a carta de recomendação?

A carta de recomendação não é um direito, mas uma espécie de boa vontade que pode ser atendida ou não pela pessoa que você solicitar. Ou seja, ela depende do real reconhecimento da pessoa pelo seu trabalho e da disponibilidade em relatar isso em uma carta.

Como escrever carta de recomendação?

Uma carta de recomendação deve ser escrita como uma carta formal de apresentação. O texto deve começar com saudações a gestão em questão, em seguida com sua apresentação e os próximos parágrafos dedicados a ressaltar os pontos positivs sobre a pessoa que você está recomendando.

O que escrever em uma carta de recomendação?

Alguns pontos para destacar na carta de recomendação são:

  • Características positivas da pessoa;
  • Habilidades técnicas e interpessoas que ela domina;
  • Principais desafios enfrentados juntos;
  • Principais entregas e resultados;
  • Principais conquistas, entre outros tópicos que considerar relevante.

O que fazer com uma carta de recomendação?

Você pode solicitar uma carta de recomendação sempre que quiser, mesmo que ela não tenha sido solicitada. Isso pode ser feito ao fim de uma experiência profissional ou de acordo com mudanças profissionais que você esteja passando.

Todavia, só é interessante providenciar esse tipo de documento quando ele for solicitado. Não tem o que fazer com uma carta de recomendação sem que ela seja de interesse de quem estiver recrutando, seja para uma vaga no mercado ou no meio acadêmico.

De todo modo, você pode pedir eventualmente e deixar o documento guardado. Ainda assim, é interessante relembrar a pessoa que escreveu de que você possui esse documento e se pode utilizá-lo.

Afinal, por estar guardado, o tempo passou e as coisas podem mudar, bem como perspectivas. Recomendar alguém é muita responsabilidade, afinal é sua credibilidade que está em jogo, e a forma como quem recomenda vê isso pode mudar. Por isso, caso solicite, mas não use de imediato, converse ou contate a pessoa quando for usar.

Carta de recomendação: quando entregar?

A carta de recomendação deve ser entregue somente quando ela for solicitada em um processo seletivo.

Como colocar carta de recomendação no currículo?

Não se coloca carta de recomendação no currículo. Esse tipo de documento, quando solicitado, é enviado a parte, como um anexo.

Quanto tempo vale uma carta de recomendação?

Não existe um prazo de validade para uma carta de recomendação, a não ser que a pessoa que te escreveu estabeleça isso. Como vimos, recomendar alguém é muita responsabilidade pois coloca a credibilidade em risco.

Por isso, sempre que for utilizar ou solicitar uma carta de recomendação, certifique-se de que a pessoa está ciente. As vezes ela pode não se sentir mais a vontade que você a use como referência, bem como talvez não seja interessante tê-la como referência ou mesmo ela queira atualizar a carta com informações mais recentes.

Tudo depende do contexto profissional e da sua relação com a pessoa. Por isso é importante manter uma boa rede de contatos e uma boa relação interpessoal no trabalho, construindo bases sólidas e um bom desenvolvimento na carreira.

Conheça os cursos de pós-graduação do Gran!

Aqui na Gran Faculdade, os cursos de pós-graduação EAD são especializações 100% online que otimizam também seus estudos para concursos e podem ser concluídos entre 6 e 18 meses.

São mais de 80 opções de cursos de especialização EAD para as áreas de Gestão, Educação, Direito, Policial, Tecnologia e Engenharia. Dessa forma, você estuda em uma instituição reconhecida com nota máxima pelo MEC, com mensalidades que cabem no seu bolso, de acordo com seu tempo e rotina!

Confira nossos cursos, faça sua matrícula e comece hoje mesmo seu curso de pós EAD da Gran Faculdade. Clique na sua área de interesse e encontre a pós-graduação que você deseja fazer com o Gran:

Vem pra Gran Faculdade!

A Pós Graduação da Gran Faculdade surgiu em abril de 2021 e, desde então, vem mudando a vida de milhares de pessoas.

Como parte de sistema Gran de ensino, que é reconhecido como marca aprovadora há mais de 10 anos, construímos uma renomada reputação na área de educação.

Veja algumas de nossas conquistas:

  • Reconhecido pela Amazon como um dos projetos mais relevantes do mundo na área de Tecnologia e Educação;
  • Foi eleito pelo Project Management Institute (PMI), um dos 50 Projetos Mais Influentes do mundo;
  • Somos o site de educação mais acessado do Brasil;
  • Somos avaliados com a nota máxima pelo MEC;
  • Aqui o semestre começa quando quiser: entrada imediata e contínua!
  • Melhores preços do mercado;
  • Mais de 500 mil alunos pagantes e mais de 1000 funcionários;
  • Diversas ferramentas de estudo: PDFs, audiobooks, mapas mentais, videoaulas, questões, gerenciador de estudos e muito mais!
  • Professores experientes e capacitados;
  • Acesso imediato e 100% online.

Quero ser aluno da Gran Faculdade!


Quer ficar por dentro das novidades da Faculdade EAD mais inovadora do Brasil? Então, clique nos links abaixo:

Se preferir, receba gratuitamente no seu celular as principais notícias sobre a Gran Faculdade, clique no link abaixo e inscreva-se no canal:

TELEGRAM

Por
3 min. de leitura