O que são soft skills? Entenda tudo!

Se você tiver feito buscas recentes sobre questões profissionais, provavelmente deve ter se deparado com o termo soft skills. Mas você sabe o que é? Nesse artigo vamos explicar tudo!

Avatar


13 de Março5 min. de leitura

As soft skills são habilidades do futuro e também do presente. Em um relatório publicado em 2020, o Fórum Econômico Mundial identificou uma série de habilidades que serão esperadas dos profissionais dentro de alguns anos.

Em geral, a maioria delas envolve o universo das soft skills ou no português, habilidades interpessoais, que nós vamos desbravar ao longo deste artigo. Vamos lá?

Navegue pelo índice:

Baixe agora o nosso modelo de currículo para estágio!

Conseguir um estágio pode ser desafiador. Pensando nisso, criamos este modelo de currículo para te ajudar e mostrar na prática como preencher um documento desse tipo para conquistar a vaga do seu interesse.

Nossa equipe desenvolveu um material supercompleto, que conta com dicas e comentários de uma das nossas especialistas em Gestão de Pessoas. Tudo para te ajudar a transformar e alavancar a sua carreira. Preencha o formulário e baixe agora mesmo:

O que é soft skills?

Soft skills são tópicos relacionados ao comportamento humano aplicados à vida profissional. Ou seja, como nós, enquanto pessoas, lidamos com determinadas situações e eventualidades no ambiente de trabalho. Esses tópicos podem ser como nos comportamos em grupos, sob pressão, inteligência emocional e outros fatores psicossociais que afetam o nosso cotidiano.

São competências complicadas de serem trabalhadas uma vez que envolvem a subjetividade e a personalidade de cada pessoa. Além disso, essas temáticas também vão variar de acordo com o ambiente de trabalho, cargo e função.

Por exemplo, é demandado de um bom líder que ele tenha boa comunicação, seja bom em trabalho em equipe e em gestão de conflitos Tudo isso para que ele possa fazer uma boa gestão de pessoas e garantir que sua empresa faça um bom trabalho.

Como podemos observar, essas habilidades não são simples de adquirir. Não existe um curso pronto que podemos fazer e comprovar nossas habilidades. Ao contrário, as soft skills são desenvolvidas ao longo de nossas vidas e carreiras, a partir da nossa experiência pessoal e profissional. Por isso, são tão valorizadas no mercado.

O que significa soft skills?

O termo soft skills vem do inglês e em tradução livre significa habilidades interpessoais. Ou seja, são características e técnicas a serem desenvolvidas voltadas para aspectos individuais de cada pessoa.

Soft skills para que serve?

As soft skills servem para identificar e guiar profissionais de acordo com aspectos sociais em relação ao negócio. Ou seja, o foco é o desenvolvimento profissional levando em conta características pessoais dos colaboradores, pensando em crescimento, promoções e o desenvolvimento de projetos.

Por exemplo, algumas pessoas tem mais desenvolvido aspectos de liderança. Dessa forma, é importante estar atento a isso na hora de contratar um gestor. O mesmo vale para outras funções mais operacionais, consultivas ou de assessoria.

Soft skills: exemplos

Para te ajudar a entender melhor o que são as soft skills, vamos ver alguns exemplos:

Trabalho em equipe

É a forma como uma pessoa consegue lidar bem enquanto interage com diferentes pessoas. No ambiente de trabalho e na vida como um todo, saber se relacionar com pessoas que pensam diferente de você é importante. Entender diferentes opiniões, saber ouvir e se posicionar em grupo e construir algo junto com seu time é uma habilidade muito valorizada no geral.

Gerenciamento de conflitos

Georg Simmel, um sociólogo alemão, afirmou que os conflitos são, nada mais, nada menos, que uma divergência de opiniões que são motores de mudança. É a partir deles que a vida evolui e se transforma. Nesse sentido, saber administrar conflitos é saber lidar com as diferenças.

É comum que, assim como no trabalho em equipe, tenhamos que lidar com pessoas que pensam diferente de nós. Mais ainda, é preciso saber amenizar as situações quando elas começam a ficar um pouco mais intensas. Dessa forma, saber conduzir essas situações de modo que tudo corra pacificamente é um diferencial.

Gestão de tempo

Cada dia mais a gestão de tempo vem ganhando força e espaço no mercado de trabalho. Seja no presencial ou no trabalho remoto, saber gerir o seu tempo é importante. Afinal, em um mundo cada vez mais globalizado, o tempo é uma das principais moedas. Por isso, é preciso saber usá-lo de maneira inteligente.

Flexibilidade

O mundo está mudando gradativamente, mas de forma muito mais rápida do que já estivemos acostumados. De um dia para o outro, tudo pode se transformar. Desse modo, ser um profissional flexível e adaptável a cenários de mudança e instabilidade pode ser muito bom.

Como desenvolver soft skills?

Apesar de difíceis de serem desenvolvidas, as soft skills não são impossíveis de serem adquiridas a partir de algumas iniciativas:

Autoconhecimento

Como vimos, as soft skills são habilidades que envolvem muito a personalidade de cada um. Por isso, entender a si mesmo e tudo que você já passou na vida pessoal e profissional é um ótimo primeiro passo para perceber quais soft skills você tem mais afloradas.

Às vezes um momento difícil ou alguma situação profissional te levou a tomar atitudes que, no final das contas, foram positivas e, com isso, você aprendeu algo que leva pra vida. Reflita sobre esses momentos e que proveito você pode tirar disso.

Pós-graduação ou graduação

Estudar sempre é bom. Ainda que nem sempre seja fácil, o conhecimento é algo que nunca poderá ser tirado de nós. Dessa forma, as habilidades que criamos enquanto estudamos podem ser consideradas soft skills. Durante uma formação, somos levados:

  • A gerir melhor nosso tempo;
  • Trabalhar em grupo;
  • Ter responsabilidade e foco com trabalhos e estudos;
  • Melhorar nossas habilidades de comunicação e muito mais!

Feedbacks

Tente criar uma cultura de dar ou pedir retorno para as pessoas sobre aspectos positivos ou de melhoria, os famosos feedbacks. Seja aproveitando os feitos no trabalho, como também na vida pessoal com a colaboração de amigos e familiares.

Receber feedbacks de pessoas que te conhecem e convivem com você pode te ajudar a afinar suas habilidades interpessoais. Saiba receber e filtrar de maneira ética e profissional, ou seja, não leve nada para o lado pessoal.

PDI

Também conhecido como Plano de Desenvolvimento Individual, o PDI é muito aplicado no mundo corporativo. Trata-se de uma espécie de planejamento incentivado por empregadores para que seus funcionários tracem metas a serem alcançadas.

No mesmo caminho, crie um plano para que você possa desenvolver suas habilidades profissionais e interpessoais de maneira efetiva.

Soft skills e hard skills?

Há várias pesquisas que apontam que empresas contratam pelo conhecimento técnico e demitem por comportamento. Esse é um bom resumo sobre soft e hard skills. Mas para sintetizar, confira na planilha as características principais de cada uma delas:

Soft SkillsHard Skills
Habilidades interpessoaisHabilidades técnicas
Desenvolvidas individualmente através da experiência pessoal e profissionalDesenvolvidas através de cursos e formações técnicas
Autoavaliação e autoconhecimentoCapacitações formais, teóricas e práticas

Como colocar soft skills no currículo?

Em geral, não se coloca soft skills no currículo de forma explícita. Como são habilidades interpessoais, é comum que elas sejam trabalhadas ao longo do documento enquanto fala sobre as suas atribuições e experiências profissionais, demonstrando na prática e no seu cotidiano profissional as suas características.

Qual a importância das soft skills no mercado de trabalho?

As soft skills são muito importantes por diversos motivos. Os principais envolvem a adequação do profissional as suas atribuições, respeitando as suas características e também a seleção de colaboradores alinhados ao clima e cultura organizacional de um negócio. Tudo isso envolvendo tópicos como:

  • Gestão por competência;
  • Trabalho em equipe;
  • Desenvolvimento profissional;
  • Comunicação e muito mais!

Conheça os cursos de pós-graduações do Gran

Aqui no Gran oferecemos vários benefícios para quem quer estudar e acredita na transformação através da educação:

  • Incentivo profissional e acadêmico: diferente das outras, aqui no Gran nossos alunos desenvolvem tanto o seu conhecimento acadêmico quanto o profissional, de maneira objetiva e aplicada com toda a qualidade que você merece.
  • Corpo Docente: corpo docente formado por especialistas, mestres e doutores atualizados com as tendências do mercado de maneira a capacitar você e desenvolver as habilidades necessárias para alavancar sua carreira profissional.
  • 100% Online: você pode assistir às aulas em diferentes plataformas, sem sair de casa e a hora que quiser.
  • Planos sociais: desde os cursos para concursos até a pós-graduação, o Gran oferece várias modalidades de planos sociais para pessoas em situação de baixa renda.

A nossa missão é oferecer educação transformadora e de qualidade ao maior número de alunos do Brasil, formando profissionais qualificados/as para servir à sociedade. É por esse motivo que somos uma das maiores EdTechs do Brasil.

Aproveite os benefícios e escolha um de nossos cursos!

Pós-Graduação: faça sua especialização com desconto!

Garanta sua matrícula em um dos novos cursos de pós-graduação da Gran Pós ou em qualquer uma das outras mais de 80 especializações disponíveis na plataforma com até 77% de desconto!

Queremos te ajudar a conquistar todos seus objetivos acadêmicos e profissionais! Por isso, o Gran disponibiliza uma série de promoções. Afinal, a educação deve e pode ser para todos! Veja quais cupons são válidos até o preenchimento das vagas disponíveis:

Tipo de DescontoValoresCupom
Pós-Graduação Social12x de R$ 74,79POSGRANSOCIAL
Alunos Gran12x de R$ 94,79SOUALUNOGRAN
Ex-Aluno Gran12x de R$ 104,79VOLTEIPROGRAN
Novos Alunos12x de R$ 114,90NOVONOGRAN
Combo Pós12x de R$ 139,58COMBOPOS

À vista no PIX ou Boleto você ainda adquire MAIS 10% DE DESCONTO!

Para garantir os preços promocionais, basta acessar a página da sua especialização de preferência e visualizar todos os cupons ao lado do preço final! Se, por acaso, o desconto não for aplicado imediatamente, você também poderá digitar o código!

E não se preocupe: depois de fazer a matrícula é possível testar o curso por até 30 dias para decidir se ele é ou não para você! Caso não seja, devolvemos o seu dinheiro sem burocracias!

Garanta sua matrícula com desconto!

Vem pra Gran Faculdade!

A Pós Graduação da Gran Faculdade surgiu em abril de 2021 e, desde então, vem mudando a vida de milhares de pessoas.

Como parte de sistema Gran de ensino, que é reconhecido como marca aprovadora há mais de 10 anos, construímos uma renomada reputação na área de educação.

Veja algumas de nossas conquistas:

  • Reconhecido pela Amazon como um dos projetos mais relevantes do mundo na área de Tecnologia e Educação;
  • Foi eleito pelo Project Management Institute (PMI), um dos 50 Projetos Mais Influentes do mundo;
  • Somos o site de educação mais acessado do Brasil;
  • Somos avaliados com a nota máxima pelo MEC;
  • Aqui o semestre começa quando quiser: entrada imediata e contínua!
  • Melhores preços do mercado;
  • Mais de 500 mil alunos pagantes e mais de 1000 funcionários;
  • Diversas ferramentas de estudo: PDFs, audiobooks, mapas mentais, videoaulas, questões, gerenciador de estudos e muito mais!
  • Professores experientes e capacitados;
  • Acesso imediato e 100% online.

Quero ser aluno da Gran Faculdade!


Quer ficar por dentro das novidades da Faculdade EAD mais inovadora do Brasil? Então, clique nos links abaixo:

Se preferir, receba gratuitamente no seu celular as principais notícias sobre a Gran Faculdade, clique no link abaixo e inscreva-se no canal:

TELEGRAM

Avatar


13 de Março5 min. de leitura