Cebraspe: saiba como se preparar para a banca!

A equipe de comunicação do Gran Cursos Online conversou com o professor Rodrigo Lima que deu dicas sobre a banca Cebraspe. Confira!

Avatar


27/03/2020 | 16:38 Atualizado há 788 dias

O Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos – Cebraspe é uma das instituições constantemente cotadas para organizar os mais diversos certame.

Pensando em auxiliar os concurseiros que estão se preparando para fazer provas elaboradas pelo Cebraspe, conversamos com o professor  e especialista em fisco e controle, Rodrigo Lima.

Confira a entrevista na íntegra:

Comunicação Gran Cursos Online — O que esperar da banca Cebraspe?

Uma avaliação justa e inteligente. O que amedronta muito no Cebraspe é fato de, na maioria de suas provas, ter um dos critérios de avaliação das provas objetivas uma questão errada anulando uma certa. Isso reduz muito o despenho de alguns candidatos no concurso. Tem candidato que chega a ficar com negativo na prova.

Apesar desse tipo ser o mais comum, o Cebraspe faz concursos com outros critérios também.

Veja o texto do concurso da Câmara dos Deputados de 2012:

“2,00 pontos, caso a resposta do candidato esteja em concordância com o gabarito oficial definitivo das provas; 2,00 pontos negativos, caso a resposta do candidato esteja em discordância com o gabarito oficial definitivo das provas”;

É isso mesmo, você ganharia dois pontos caso acertasse a resposta e perderia dois pontos caso a errasse.

Há concursos que ela utiliza o critério de múltipla escolha. Perceba como foi utilizado esse critério no concurso da Assembleia Legislativa do Ceará em 2020:

“As questões das provas objetivas serão do tipo múltipla escolha, com cinco opções (A, B, C, D e E), sendo uma única resposta correta, de acordo com o comando da questão.

(…)

1,00 ponto, caso a resposta do candidato esteja em concordância com o gabarito oficial definitivo das provas; 0,00, caso a resposta do candidato esteja em discordância com o gabarito oficial definitivo das provas, não haja marcação ou haja marcação dupla”.

Está aí a importância de se ler o edital. Para saber qual será o critério do seu concurso, não tenha preguiça, leia o edital todo!

Independente do critério a ser utilizado, você pode esperar questões extremamente inteligentes com a exigência de conhecimentos aplicados na nossa realidade e não os simples decorebas. O Cebraspe faz você pensar e não simplesmente decorar um monte de regras e conceitos.

Por isso, apesar do alto nível das provas do Cebraspe, você sai com a sensação de que a prova foi justa e você foi realmente avaliado dentro dos seus conhecimentos.

Não se preocupe mais com critério de correção da prova objetiva, mas sim em avançar no conteúdo e aprender cada vez mais.

 

Comunicação GCO — O que estudar com mais ênfase?

Quanto ao que estudar com mais ênfase, isso vai depender muito de concurso para concurso. Por exemplo, para quem vai estudar para delegado, o aluno tem que ser um especialista em Direito Penal e Direito Processual Penal. Por outro lado, quem vai estudar para Tribunal de Contas, tem que ser muito forte em Direito Administrativo e em Orçamento Público.

Digamos que você ainda está em dúvida em qual área seguir e já quer começar a estudar a partir de hoje com as dicas que estou dando. Então foque em Português, Direito Constitucional e Direito Administrativo. Será muito difícil o seu concurso não cobrar uma dessas matérias. Elas são a base de conhecimento para qualquer outro concurso.

 

Comunicação GCO — O que o candidato deve focar dentro do conteúdo programático?

O Candidato deve focar dentro do conteúdo programático as matérias da parte específicas. Elas que vão fazer o candidato passar.

Como eu digo, têm matérias que você vai para se defender. Outras que você vai para atacar. As matérias da parte específica têm que estar na sua veia! Nelas é aonde você vai colocar a maior parte da sua energia e dedicação.

No concurso do TCU em 2013, eu estava muito bem em Administração Financeira e Orçamentária e Direito Administrativo. Enquanto em outras matérias eu não estava tão bem assim, como Direito Civil, Direito Processual Civiel e Direito Penal. Acredite, nestas eu quase zerei. Naquelas eu fui extremamente bem. Hoje eu sou Auditor do TCU.

Não estou falando para você não estudar as matérias da parte básica, mas sim colocar a maior parte da sua energia nas matérias da parte específica.

 

Comunicação GCO — Qual os cuidados que se deve ter ao fazer as provas do Cebraspe?

Os cuidados que se deve ter ao fazer provas dessa banca é você ter ciência que terá que ter muita “malícia” para enfrentá-la. Ela exige que o candidato seja criterioso nos seus julgamentos. Se você fizer as prova sem prestar atenção nos detalhes, nas palavras que são utilizadas, você tem grande chance de não ser aprovado.  

Conteúdo é importante. Mas não saber como ele é cobrado é sinônimo de reprovação. Para solucionar esse problema de “malícia” de prova, você tem que fazer muitas, muitas questões do Cebraspe. Como ela é uma banca tradicional nos concursos, você não terá problemas em encontrar questões realizadas por ela. Pelo Gran Cursos Questões, você pode colocar um filtro para que só apareçam questões do Cebraspe.

Por isso, não há desculpas, mate logo o conteúdo para massificar a quantidade de questões que irá fazer.

 

Comunicação GCO — Existem formas diferentes no direcionamento de estudo de acordo com a Carreira escolhida? (fiscal, administrativa, tributária, policial etc.)

Existe sim formas de direcionar os estudos de acordo com a Carreira escolhida.

Na realidade, isso é essencial para quem quer passar em um curto/médio prazo.

 Quem vai se preparar para os Fiscos tem que direcionar os estudos para Direito Tributário e para as Contabilidades, principalmente, a Geral.

Quem vai estudar para escrivão de polícia tem que direcionar os estudos para as matérias da parte específica e assim por diante.

 

Comunicação GCO — Que dicas ou técnicas os candidatos podem fazer para driblar o nervosismo e ansiedade nos momentos que antecedem a prova e durante a prova?

Para driblar o nervosismo e a ansiedade nos momentos que antecedem a prova e durante ela, não tem como, você tem que trabalhar os 5Ps da sua vida. Você me questiona: Oi, Professor? 5Ps?

Eu respondo: Sim!

Então se preparar para concursos não é só estudar. Você tem que estar avaliando e cuidando constantemente dos 5 Pilares da sua vida para seguir em equilíbrio e ter sucesso nos concursos. Esses cinco pilares são:

  • o Intelectual;
  • o Físico;
  • o Emocional;
  • o Espiritual; e
  • o Financeiro.

Só cuidando desses cinco pilares, você conseguirá passar por todas as etapas até a sua aprovação sem ter um surto no meio do caminho, na véspera e no dia da prova.

Avatar

Equipe do Gran Cursos Online
0

1

Comentários (1)


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.