Disciplina e dedicação fizeram com que Milena conquistasse a aprovação na OAB mesmo antes de se formar. Inspire-se!

Hoje temos o prazer de receber em nosso quadro de entrevistas “Cheguei Lá”, Milena Marques Mendes Tavares, 24 anos, estudante de Direito do último semestre, que mesmo antes de concluir a graduação, foi aprovada no XXI Exame de Ordem da OAB. Sua caminhada rumo a aprovação foi acompanhada pelo Projeto Exame de Ordem, do Gran Cursos Online, e serviu para consolidar e fortalecer a boa base adquirida por ela durante o período acadêmico.

Agora, no último semestre da faculdade, Milena apenas aguarda concluir o curso de Direito para pegar sua carteirinha e começar a trilhar seu caminho profissional na advocacia. Na entrevista a seguir ela conta alguns detalhes sobre o seu eficiente processo de preparação, que culminou em uma aprovação com louvor no XXI Exame de Ordem.

A aluna comenta que a preparação para o Exame de Ordem vem desde o início da faculdade, é preciso alicerçar os conhecimentos de todas as disciplinas durante o período acadêmico para posteriormente apenas revisá-los para a primeira fase do Exame de Ordem.

A entrevistada conta que estudou especificamente para o Exame de Ordem por aproximadamente 2 meses para cada fase.”Me preparei por aproximadamente 2 meses para a segunda fase, para a primeira fase também mais ou menos esse tempo.”

Milena lembra que já tinha uma rotina de estudos para a faculdade, mas que intensificou essa rotina com o objetivo de conseguir vencer o Exame de Ordem.

“A quantidade de horas estudadas por dia dependia do dia. Nos dias que eu estava bem cansada, tinha tido várias aulas, conseguia estudar 1 hora, 2 horas. Mas tinha dias que eu conseguia render bastante e estudar 4 horas. No final de semana conseguia focar bastante e dava pra fazer 5 horas de treino, ia pra biblioteca de manhã e a tarde. Mais próximo da prova, tentei progredir para aproximadamente 5 horas por dia.”

A entrevistada teve de conciliar a rotina cheia de atividades com a preparação para a prova da OAB. Além da faculdade, ela fazia 2 estágios obrigatórios e um estágio remunerado em um Tribunal, que diminuíram seu tempo livre, mas que ajudaram muito para que ela conseguisse ter mais organização e definir horários certos de estudo. “Na época eu até estava fazendo 2 estágios obrigatórios pela a faculdade e mais um estágio, que inclusive ainda faço, no Tribunal do Trabalho e foi bom porque me ajudou bastante a consolidar e ver na prática o conhecimento que eu tinha. E aí dividia o tempo e tentava conciliar as horas para que no tempo livre eu pudesse estudar para a OAB.”

Após a aprovação na 1ª fase, ela lembra que buscou um curso para aprimorar seus conhecimentos em Direito do Trabalho (área de sua opção) para a 2ª fase. Fiz a primeira fase e quando saiu o resultado, entrei em contato com o Gran Cursos Online para fazer o curso para a 2ª fase. Me preparei para a 2ª fase com o Projeto Exame de Ordem e praticava muitas peças processuais.”

Ela relata um pouco sobre as estratégias de preparação que utilizou para cada fase do XXI Exame de Ordem. “Na primeira fase como caem todas as matérias é uma preparação cansativa, mas você acaba vendo todas as matérias na faculdade, então ajuda muito o que você já estudou no curso todo, são questões objetivas então é um tipo de preparação diferente. Na segunda fase (prova escrita, peça) eu também estudei bastante e aproveitei todos os momentos livres. Assistia as aulas do Gran Cursos Online e fazia as peças como exercício, praticando muito, para conseguir êxito.”

Ela conta como foi sua metodologia para assistir as aulas disponibilizadas pelo curso. “Eu fui assistindo as aulas que eu tinha mais interesse, principalmente de Direito Material. Na parte processual eu fui pegando as peças que eu tinha mais dificuldade, então assistia as aulas de recurso, agravo, assisti várias aulas específicas que eu sabia que eu tinha mais dificuldade.”

Milena lembra do dia da prova da 2ª fase e compartilha algumas dificuldades que encontrou no dia e sobre como ficou apreensiva. ” Na hora de montar a peça senti muita dificuldade, fiz o resumo, esqueci umas coisas (acho que é natural) e quando fui revisar ainda consegui acrescentar alguns detalhes. Lembro que foi um recurso ordinário, e tinha tema de terceirização, tinha preliminar de cerceamento de defesa, então deu bastante dúvida. Você treina, treina, mas quando chega lá ainda tem um pouco de dúvida.”

“Eu gostei da proposta de você poder fazer em qualquer lugar. Acho que esse é o diferencial do online, às vezes eu estava na faculdade e podia assistir a uma aula, estava na biblioteca e conseguia assistir, e como meus horários sempre foram muito bagunçados eu não tinha como fazer um presencial, o método online foi muito bom por isso.”

A aluna conta que resolveu se preparar para a OAB com o Projeto Exame de Ordem, do Gran Cursos Online, após ter participado do “Aulão Presencial de Véspera para o XXI Exame de Ordem” e também pela indicação de uma professora.

“Primeiro porque eu tive contato com uma professora do Gran Cursos Online, uma professora excelente, e ela me falou sobre o curso do Projeto Exame de Ordem e eu gostei da proposta de você poder fazer em qualquer lugar. Acho que esse é o diferencial do online, às vezes eu estava na faculdade e podia assistir a uma aula, estava na biblioteca e conseguia assistir, e como meus horários sempre foram muito bagunçados eu não tinha como fazer um presencial, o método online foi muito bom por isso.”

Ela comenta que o Gran Cursos Online e o Projeto Exame de Ordem foram fundamentais em sua conquista pela qualidade da plataforma em si, cheia de recursos e pelo alto nível do corpo docente do curso.”As aulas foram excelentes, os professores eram muito competentes, animados e demostraram domínio do conteúdo cobrado na prova e experiência com o Exame de Ordem.”

A aprovada conta que ainda não está decidida sobre seu futuro – se seguirá advogando e trilhando uma carreira na advocacia ou se prestará concursos públicos. “Eu penso em concurso público também. Na verdade, eu estou com as portas abertas, eu gosto muito da advocacia e agora quero ingressar na área e ir a fundo na advocacia. Mas também penso em concursos públicos sim, mas estou esperando concluir o curso de Direito.”

A aluna lembra que, por muitas vezes, foi difícil vencer o cansaço nos dias mais atarefados, mas que valeu a pena e ela acredita que sua disciplina e dedicação foram os fatores determinantes do seu sucesso neste Exame.

Conseguindo uma excelente nota no Exame (9,35), ela descreve a sensação de ver seu nome na lista de aprovados mesmo antes de concluir a graduação. “É a melhor sensação do mundo, sensação de dever cumprido, de saber que eu consegui e Cheguei Lá é muito bom, ainda mais com a nota que eu tive, então foi muito bom.”

A aluna deixa algumas dicas de estudo para quem está se preparando para os Exames da OAB. “Estude provas antigas! Busque sempre novas estratégias de estudo.”

“Eu acho que o principal é você ter contato com quem tem experiência, isso foi bem legal porque o Gran Cursos Online conseguiu me passar essa experiência. Pessoas que conhecem e tem experiência da prova, então você consegue entender como funciona, como o examinador avalia e corrige, acho que isso é essencial para a aprovação.”

Por fim, Milena deixa uma mensagem para todos os bacharéis de Direito que vão prestar os próximos Exames e desejam, assim como ela, conquistar seu sonho e “Chegar Lá”.

“Estude muito, tenha foco e dedicação! Acredite no seu potencial! Eu acho que o principal é você ter contato com quem tem experiência, isso foi bem legal porque o Gran Cursos Online conseguiu me passar essa experiência. Pessoas que conhecem e tem experiência da prova, então você consegue entender como funciona, como o examinador avalia e corrige, acho que isso é essencial para a aprovação. Para quem não passou, acho que vale a pena mudar de estratégia mas acredite que sempre vai dar certo. É bem cansativo mas vale a pena.”

 

Confira abaixo o vídeo com a entrevista concedida por Milena: 

 

Você foi aprovado na OAB ou em algum concurso com a ajuda do Gran Cursos Online? Responda aqui ao nosso questionário online e compartilhe a sua história de sucesso com quem está na mesma jornada! 

2ª Fase da OAB é no Projeto Exame de Ordem!! Matricule-se!

O Gran Cursos Online desenvolveu o Projeto Exame de Ordem focado na aprovação dos bacharéis em Direito no Exame Nacional da Ordem dos Advogados do Brasil. A renomada equipe de professores, formada por mestres, doutores, delegados, defensores públicos, promotores de justiça e especialistas em Direito, preparou um método online que dará o apoio necessário para o estudante se preparar e conseguir a aprovação. O curso proporciona ao candidato uma preparação efetiva por meio de videoaulas com abordagem teórica, confecção de peças jurídicas e resolução de questões subjetivas. É a oportunidade ideal para aqueles que buscam uma preparação completa e a tão sonhada carteira vermelha.

 

Avatar
Lucas Gomes
Clique para comentar

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Para o Topo