Sabendo dividir o tempo entre os estudos, trabalho e faculdade, Roberta conquistou sua carteira da OAB. Motive-se!

Avatar


17 de outubro4 min. de leitura

OABO Conselho Federal da OAB e a FGV, banca responsável pela execução técnica das provas do Exame de Ordem, divulgaram na última terça-feira, 10 de outubro, o resultado preliminar da prova prático-profissional do XXIII Exame de Ordem. Nessa publicação foram divulgados os nomes dos examinandos e bacharéis que lograram êxito no XXIII Exame de Ordem Unificado.

Em meio aos nomes dos futuros advogados que foram aprovados nesta prova da OAB, está o nome da catarinense, Roberta Maria Macedo Gonçalves, que conta nesse bate-papo alguns detalhes sobre como conseguiu conciliar o trabalho, o último semestre da faculdade que cursava num município vizinho e os estudos direcionados para o XXIII Exame.

A entrevistada lembra que esse foi um período difícil. Diante de todas as obrigações da sua rotina, Roberta teve que ter muita disposição e se manter motivada para seguir firme em busca do seu sonho de ser aprovada na OAB. “Foi complicado. Acordo às 05h da manhã para ir para a faculdade em outra cidade, minha aula acabava 11h10. Meu trabalho começa às 12h12, na cidade vizinha, onde ficava até às 22h00, chegava em casa às 22h30 e daí começa a estudar. Foram semanas difíceis e de muito sono.”

Como os editais dos Exames de Ordem, via de regra, costumam vir muito semelhantes e com poucas mudanças de uma edição para outra, a aluna sabia que a prova e o conteúdo a ser estudado seriam muito semelhantes ao do último Exame. Com isso, foi possível identificar e se dedicar nos pontos cruciais das matérias.

Ao longo dos anos nas fileiras da faculdade, a entrevistada adquiriu uma boa base de conhecimentos nas diversas searas do Direito. Essa bagagem aliada à sua dedicação nos estudos focados no XXIII Exame, fizeram com que ela passasse pela primeira fase do Exame sem maiores problemas.

Ela destaca que, durante a semana, por conta de todas as obrigações e afazeres do seu dia a dia conseguia estudar aproximadamente 2 horas por dia para a prova da OAB. Já nos finais de semana, quando dispunha de mais tempo, Roberta gostava de dedicar mais tempo aos estudos, visando suprir a falta de tempo que enfrentava durante a semana e para aprimorar a sua preparação. “O edital é previsível, então nada mudou. Estudava duas horas por dia durante a semana e seis no final de semana.”

Passada a primeira fase do Exame, Roberta sentiu a necessidade de intensificar os estudos para a prova prático-profissional, pois sabia que essa etapa do Exame de Ordem coleciona um alto índice de reprovações. Com isso, continuou estudando para o Exame, desta vez com foco na área específica que escolheu para realizar a prova de 2ª fase – Direito Constitucional.

A segunda fase do Exame exige que o candidato tenha um amplo conhecimento da área do Direito que escolheu para realizar a prova. Somente desta forma é possível desenvolver a peça prático-profissional e responder as questões subjetivas constantes na prova sem maiores problemas. Determinada a conquistar a sua carteira vermelha, Roberta quis fazer uma preparação de excelência para esta etapa da prova e foi aconselhada por um professor da faculdade, em quem confia muito, a fazer um acompanhamento específico para a 2 ª fase do XXIII Exame com o Projeto Exame de Ordem, do Gran Cursos Online.

“Os professores do Projeto Exame de Ordem são sensacionais! Além de apresentarem um bom curriculum, são extremamente didáticos. O prof. André Alencar me dá saudades! Muito engraçado e inteligente, me fazia ter vontade de estudar. A OAB pede coisas muito específicas e o curso ajuda muito a entender os temas de maneira global. Além disso, a forma como ensinam a estruturação das peças, é muito fácil de gravar.”

Ela destaca que o conselho do professor e sua posterior escolha foram certeiras. O curso do Projeto Exame de Ordem foi fundamental para a absorção e fixação dos conteúdos e, principalmente, para entender a estruturação dos modelos de cada peça jurídica.

“Os professores do Projeto Exame de Ordem são sensacionais! Além de apresentarem um bom curriculum, são extremamente didáticos. O prof. André Alencar me dá saudades! Muito engraçado e inteligente, me fazia ter vontade de estudar. A OAB pede coisas muito específicas e o curso ajuda muito a entender os temas de maneira global. Além disso, a forma como ensinam a estruturação das peças, é muito fácil de gravar.”

Sobre as táticas que utilizou para fixar e internalizar os conteúdos, a aluna destaca que assistiu atentamente a todos os vídeos disponibilizados pelo curso e que, até durante os seus deslocamentos de casa para o trabalho, ouvia algumas aulas pelo celular. “Assisti todos os vídeos teóricos e aliei os práticos com exercícios das outras peças. Além disso, na ida ao trabalho e na volta para casa ouvia as aulas pelo celular.”

Durante essa longa caminhada de preparação, a aluna lembra que as suas maiores dificuldades foram administrar bem o tempo, tendo que conciliar os estudos, a faculdade e o trabalho ao mesmo tempo. Ela destaca que foi um período em que teve que abdicar de muitas coisas em prol do sonho de conquistar a aprovação na OAB. “As maiores dificuldades foram conciliar o tempo e fixar a base teórica. Conciliei tudo com muito esforço, foram vários dias sem sair e sem dormir direito, mas que no final valeram a pena.”

Sobre os erros que cometeu ao longo da caminhada de estudos, a aluna pontua que, pelo cansaço, deixou de estudar alguns pontos que inicialmente julgou que não seriam tão importantes, mas que depois sentiu a necessidade de conhecê-los.

Diante de tantas reprovações nos últimos Exames de Ordem realizados, a aluna conta que estava apreensiva até a divulgação do resultado da 2ª fase, mas que a sensação de seu nome figurar a lista de aprovados do certame é indescritível. “Ainda não consigo acreditar, não caiu a ficha. Ainda mais nessa prova com tanta má fama, foram muitos reprovados. Apesar de ter segurança nas respostas, nunca sabemos se a banca vai aceitar ou não. Saiu um enorme peso da minhas costas e consciência.”

A aprovada deixa uma dica de estudos para quem está começando a estudar para a OAB agora, ou mesmo para quem não logrou êxito nesta prova e visa a aprovação nas próximas edições. “Praticar com provas anteriores, pensar no assunto de forma global, conhecer muito bem o Vade Mecum, conhecer as leis (muitas respostas evidentes estão nelas).

Além de escolher um bom curso de acompanhamento e ter disciplina nos estudos, Roberta reforça que é essencial que o candidato se esforce e acredite na sua dedicação:

“Vai dar certo! O seu esforço há de ser recompensado.”


Você foi aprovado na OAB com a ajuda do Projeto Exame de Ordem? Responda aqui ao nosso questionário online e compartilhe a sua história de sucesso com quem está na mesma jornada! 

Estude conosco e tenha a melhor preparação para a 2ª fase do XXIII Exame de Ordem!


[su_button url=”https://www.grancursosonline.com.br/projeto-exame-de-ordem” target=”blank” style=”flat” background=”#ff0000″ size=”7″ icon=”icon: shopping-cart”]Matricule-se![/su_button]
O Gran Cursos Online desenvolveu o Projeto Exame de Ordem focado na aprovação dos bacharéis em Direito no Exame Nacional da Ordem dos Advogados do Brasil. A renomada equipe de professores, formada por mestres, doutores, delegados, defensores públicos, promotores de justiça e especialistas em Direito, preparou um método online que dará o apoio necessário para o estudante se preparar e conseguir a aprovação. O curso proporciona ao candidato uma preparação efetiva por meio de videoaulas com abordagem teórica, confecção de peças jurídicas e resolução de questões subjetivas. É a oportunidade ideal para aqueles que buscam uma preparação completa e a tão sonhada carteira vermelha.

 

Avatar


17 de outubro4 min. de leitura