Como assistir corretamente? Por Elias Santana

Avatar


19 de outubro2 min. de leitura

assistirComo assistir corretamente?

Pelo título do texto, você provavelmente esperava encontrar um artigo sobre a maneira correta de usar uma televisão – a distância adequada entre o telespectador e a TV, a iluminação perfeita para não agredir os olhos, a altura ideal da tela. Infelizmente, eu não tenho propriedade para falar sobre isso, mas possuo conhecimento suficiente para falar sobre o verbo assistir.

Imagine a seguinte situação:

Dia especial: final de Copa do Mundo. Todos se reúnem em um lugar comum para acompanhar qual será a melhor seleção de todos os tempos. Muitas pessoas conversam paralelamente sobre diversos assuntos, e é quase impossível desembaralhar todas as vozes. Faltam 2 minutos para o início do jogo. A TV ainda está desligada. De repente, uma voz mais alta e nervosa se destaca, com as seguintes palavras: “Alguém liga logo a TV! Eu quero assistir o jogo!

Qual brasileiro nunca viveu um episódio semelhante? E qual brasileiro nunca questionou qual é a forma correta de usar o verbo assistir? Chegou a hora de sanar todas as suas dúvidas!

O verbo assistir pode assumir quatro sentidos distintos:

 

  1. O primeiro sentido é o de competir, caber. Nesse caso, o verbo é transitivo indireto, e exige a presença da preposição a:

Ex.: Não assiste ao diretor decidir o local da reunião.

 

  1. O segundo é o de morar. Nesse caso, o verbo é intransitivo e vem acompanhado de um adjunto adverbial de lugar (normalmente introduzido pela preposição em):

Ex.: Michel assiste em Brasília há muitos anos.

 

  1. O terceiro é o de dar assistência, auxiliar. Nesses casos, o verbo pode ser tanto transitivo direto quanto transitivo indireto (com a exigência da preposição a). Detalhe importante: neste caso, prioriza-se a transitividade direta.

Ex.: O professor assistiu o aluno (ou ao aluno) sem demora.

 

  1. Por fim – e não menos importante –, há o quarto sentido, que é o de ver, observar, presenciar. Nesta situação, o verbo assistir só pode ser transitivo indireto, ou seja, a presença da preposição a é obrigatória!

Ex.: Os amigos se reuniram para assistir à final da Copa do Mundo!

 

Por meio deste artigo, você aprendeu todas as possibilidades de uso do verbo assistir! Além do conhecimento gramatical, é necessário também observar sentido textual desejado! Essa dica, além de proveitosa para a vida, será válida para responder várias questões de prova!


Elias Santana

Licenciado em Letras – Língua Portuguesa e Respectiva Literatura – pela Universidade de Brasília. Possui mestrado pela mesma instituição, na área de concentração “Gramática – Teoria e Análise”, com enfoque em ensino de gramática. Foi servidor da Secretaria de Educação do DF, além de professor em vários colégios e cursos preparatórios. Ministra aulas de gramática, redação discursiva e interpretação de textos. Ademais, é escritor, com uma obra literária já publicada. Por essa razão, recebeu Moção de Louvor da Câmara Legislativa do Distrito Federal.

 


Estudando para concursos públicos? Prepare-se com quem tem tradição de aprovação e 27 anos de experiência em concursos públicos.

Cursos online com início imediato, visualizações ilimitadas e parcelamento em até 12x sem juros! 

[su_button url=”https://www.grancursosonline.com.br/” target=”blank” style=”flat” background=”#0404bb” color=”#ffffff” size=”7″ center=”yes” icon=”icon: shopping-cart”]Matricule-se[/su_button]

garantia-de-satisfacao-30

Avatar


19 de outubro2 min. de leitura