Como deixar de ser um concurseiro inconstante?

Avatar


20 de janeiro2 min. de leitura

Olá, tudo certo? Espero que sim.

Atualmente, sou Delegada de Polícia Civil no Estado de Minas Gerais e GranXpert da carreira de Delta aqui no Gran Cursos Online. Fui aprovada nos dois primeiros e únicos concursos que fiz na vida, Delta MG e Delta SP, ambos realizados no mesmo ano em que me formei. Também fiz 70 de 80 pontos possíveis na primeira fase da OAB, ainda no nono período da faculdade, o que me faz ser uma das maiores pontuadoras do exame unificado.

Hoje vamos conversar sobre um tema que é extremamente sensível na vida dos concurseiros: como deixar de ser inconstante nos estudos?

Confesso que, como professora, percebo que existem diversos alunos que começam a estudar para determinado concurso, aí passam três meses e aquele aluno já parou de estudar, seja porque ele se sente cansado, seja porque ele não sabe como estudar, ou porque não viu nenhum resultado nesse período.

Existem também aqueles alunos que, na segunda-feira, “estudam” por 10 horas. Na terça-feira, estudam por uma hora. Na quarta-feira, não estudam nada. Na quinta, não estudam nada porque “sexta já tá logo ali e a semana foi cansativa”. Já na sexta, bate “aquele arrependimento”, e aí o aluno estuda durante horas. No final de semana…bom, final de semana é para descansar, não é?!

Veja bem: concurso público, principalmente para as carreiras jurídicas, é um projeto de médio prazo. Não comece a estudar pensando em quando passará. O foco deve ser no seu processo de estudos! O que eu quero dizer com isso? Quero dizer que você deve focar a energia em: saber se está estudando certo, se está evoluindo nos simulados, se está em dia com a jurisprudência, com as novas súmulas e com os novos diplomas normativos etc…, e, óbvio, se você é constante nos estudos.

No âmbito dos concursos públicos, a constância é o segredo do sucesso. Eu sei que é dolorido estudar todos os dias. Eu sei que o processo de estudos é solitário e que também gera ansiedade. Eu sei.

Mas, infelizmente, não há fórmula mágica: ou você se compromete em ser constante nos estudos, ou é melhor nem começar a estudar para concurso.

Aqui, no mundo dos concursos públicos, sem constância, a intensidade não te levará à aprovação. Pare de querer fazer muito por pouco tempo. Isso não vai te levar a lugar nenhum.

O que eu realmente sugiro para pessoas desorganizadas e inconstantes, aquelas pessoas que estudam durante três meses e já querem ser aprovadas, é que você construa um bom cronograma de estudos. Nesse cronograma, você deve colocar metas reais e específicas para a sua rotina. Isso vai fazer com que você consiga ser constante, ou seja, que você estude uma boa quantidade de horas por dia e que isso se mantenha até a sua aprovação.

Esqueça, também, a tal da motivação. Estudo é vida real. Ninguém fica dois anos motivado, todos os dias, para estudar. Você deve colocar na sua cabeça que fará o necessário para ser aprovado, o famoso “fazer o que tem que ser feito”. E, para isso, não há necessidade de motivação.

Bom, fato é que já tivemos excelentes provas em 2021 e o ano de 2022 promete ser ainda melhor para os concurseiros, com diversas provas previstas para a carreira de Delegado de Polícia. Então, se você quer ser aprovado em 2022, ou em 2023, a sua aprovação começa hoje! Comprometa-se com o seu cronograma de estudos.

Por fim, espero que tenha gostado do texto e aguardo o seu feedback. Sugiro, também, que você conheça a nossa equipe de GranXperts para que possamos te auxiliar com metas específicas de estudo, além da possibilidade de organizarmos todo o seu processo de aprendizado. Isso vai te ajudar muito a deixar de ser um concurseiro inconstante.

Se houver qualquer dúvida, encontro-me à disposição. Conte sempre comigo.

 

Mariana Fioravante Romualdo – Delegada de Polícia Civil do Estado de Minas Gerais e GranXpert da Carreira de Delegado(a) de Polícia no Gran Cursos Online.

No Instagram: @mari.fioravante

Avatar


20 de janeiro2 min. de leitura