Como desenvolver a redação para o concurso do STJ e sugestões de temas!

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14 de setembro6 min. de leitura

STJ

Temas de Redação para o concurso do STJ!

Concurseiros/as, vão prestar as provas do concurso do Superior Tribunal de Justiça (STJ) no dia 27 de setembro? Todos sabem que para o cargo de Analista Judiciário (todas as áreas de atividade/especialidades/ramos) será exigido uma prova discursiva. O exame, de caráter eliminatório e classificatório, valerá 40,00 pontos e consistirá da redação de texto dissertativo, de até 30 linhas, abordando os conhecimentos específicos do respectivo cargo/área de atividade/especialidade/ramo. Consultada, a especialista em redações para provas de concursos públicos  e professora do Gran Cursos Online, Vânia Araujo, elaborou sugestões de temas e uma passo a passo de como desenvolver o texto. Confira abaixo!

                                                 

Destaque: Curso de redação discursiva para o concurso do STJ da professora Vânia aqui!

TEMA 1

A Constituição de 1988 consagrou uma série de princípios e estabeleceu um conjunto de regras atinentes à relação entre a administração e os servidores. Um dos aspectos mais relevantes diz respeito à investidura em cargo ou emprego público, seja mediante concurso público, seja para os chamados cargos em comissão.

Tendo o texto acima como meramente motivador, redija um texto dissertativo acerca do tema:

INGRESSO NO SERVIÇO PÚBLICO A PARTIR DOS PRINCÍPIOS DA ADMINISTRAÇÃO

Aborde, necessariamente e de maneira fundamentada, os seguintes aspectos:

  • os principais princípios da administração pública na Constituição Federal;
  • as formas principais de ingresso no serviço público;
  • a relação entre as formas de ingresso e os princípios da administração descritos.

COMO ELEBORAR ESSE TEXTO:

Não é necessário abrir parágrafo de introdução.

1º parágrafo: descreva cada um dos cinco principais princípios, realçando sua característica mais importante.

2º parágrafo: descreva as duas formas de ingresso no serviço público e mencione, também, os cargos em comissão.

3º parágrafo: estabeleça a relação entre as formas de ingresso e os princípios, dando especial relevo aos crimes que podem advir quando esses princípios não são observados/seguidos, no âmbito da administração pública.

Não se faz conclusão (ao terminar de esclarecer o último aspecto, a redação já estará finalizada).

                                                 

TEMA 2

                Em 1995, surgiu nova oportunidade para a reforma do Estado brasileiro, em geral, e do aparelho do Estado e do seu pessoal, em particular. Essa reforma teve como objetivos, a curto prazo, facilitar o ajuste fiscal, particularmente nos estados e municípios, onde existia claro problema de excesso de quadros, e, a médio prazo, tornar mais eficiente e moderna a administração pública, cujo foco deveria passar a ser o atendimento dos cidadãos. A modernização ou o aumento da eficiência da administração pública deveria ser o resultado, a médio prazo, de complexo projeto de reforma, por meio do qual se buscou, a um só tempo, fortalecer a administração pública direta, ou o núcleo estratégico do Estado, e descentralizar a administração pública, com a implantação de agências autônomas e de organizações sociais controladas por contratos de gestão. Em outras palavras, a proposta foi de, ao mesmo tempo, fortalecer a competência administrativa do Estado e a autonomia das agências e das organizações sociais. O elo entre os dois sistemas seria, então, o contrato de gestão, que o núcleo estratégico deveria aprender a definir e controlar, e as agências e organizações sociais, a executar.

Luiz Carlos Bresser Pereira. Da administração pública burocrática à gerencial. In: Revista do Serviço Público, vol. 47, n.º. 1 (com adaptações).

Considerando que o texto acima tem caráter unicamente motivador, redija um texto dissertativo acerca do tema:

O IMPACTO DA REFORMA DO ESTADO NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA BRASILEIRA

Em seu texto, aborde, necessariamente, os aspectos:

  • propriedade estatal e patrimônio público;
  • modelos de gestão mais adequados à nova realidade administrativa;
  • eficácia das mudanças implementadas.

COMO ELABORAR ESSE TEXTO:

Não é necessário abrir parágrafo de introdução.

1º parágrafo: estabeleça a diferença entre o conceito de propriedade estatal e o de patrimônio público.

2º parágrafo: enumere e esclareça os principais modelos de gestão mais adequados à nova realidade da administração pública.

3º parágrafo: detalhe os principais benefícios (eficácia) das mudanças implementadas.

Não se faz conclusão (ao terminar de esclarecer o último aspecto, a redação já estará finalizada).

                                                 

TEMA 3

Os indivíduos impulsionam o desempenho, as vantagens competitivas e o sucesso de longo prazo das organizações privadas ou públicas. Quando os integrantes estão focados nos objetivos estratégicos da organização na qual trabalham, os resultados aparecerão de maneira plena, em decorrência do elo entre comportamento organizacional e desempenho competente.

Tendo o texto acima caráter unicamente motivador, redija um texto dissertativo sobre o tema:

COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL E COMPETÊNCIA NO ÂMBITO PÚBLICO.

Ao elaborar seu texto, aborde, necessariamente, os aspectos:

  • comportamento organizacional e suas influências no que se refere ao indivíduo, ao grupo e à organização;
  • competência: conceito, tipologia e desenvolvimento humano;
  • competência e os desafios para o alcance da excelência no serviço público.

COMO ELABORAR ESSE TEXTO:

Não é necessário abrir parágrafo de introdução.

1º parágrafo: descreva as influências do comportamento organizacional para o gerenciamento da vida do indivíduo, do grupo e da organização em que ele atua

2º parágrafo: apresente o conceito de “competência”, descreva os tipos e estabeleça relação entre competência e desenvolvimento humano.

3º parágrafo: explicite a importância da “competência” para o alcance da excelência no serviço público e, ainda, realce os desafios a serem superados na busca dessa excelência.

Não se faz conclusão (ao terminar de esclarecer o último aspecto, a redação já estará finalizada).

                                                 

TEMA 4

            As alterações nas relações entre a administração pública e seus usuários são decorrentes, em geral, da crise gerada pelo atendimento deficiente ao cidadão. Os usuários de serviços públicos, além de mostrarem um nível elevado de insatisfação com a qualidade do atendimento, passaram a exigir, cada vez mais, a prestação de serviços de qualidade.

Considerando que o texto acima tem caráter unicamente motivador, redija um texto dissertativo acerca do tema:

O USUÁRIO DOS SERVIÇOS PÚBLICOS: CONTRIBUINTE E CIDADÃO.

Ao elaborar seu texto, aborde, necessariamente, os aspectos:

  • a ineficiência e a ineficácia do atendimento ao público em geral;
  • a contribuição da tecnologia para a melhoria dos padrões de acesso, disponibilização e fornecimento dos serviços públicos;
  • transparência e controle da administração pública, e a participação direta dos cidadãos nos processos decisórios.

COMO ELABORAR ESSE TEXTO:

Não é necessário abrir parágrafo de introdução.

1º parágrafo: esclareça os conceitos de ineficácia e de ineficiência e apresente a sua relação com o atendimento ao público (como ambos afetam esse atendimento/quais as consequências negativas disso).

2º parágrafo: apresente as contribuições da tecnologia para a melhoria dos padrões de acesso, disponibilização e fornecimentos dos serviços ao cidadão. Forneça exemplos práticos do cotidiano do atendimento ao público.

3º parágrafo: destaque a importância da transparência e do controle da administração pública, com especial relevo para a participação efetiva dos cidadãos nos processos decisórios (como ela se dá e quais as consequências positivas disso).

Não se faz conclusão (ao terminar de esclarecer o último aspecto, a redação já estará finalizada).

                                                 

TEMA 5

                Naturalmente, o fato de que não se pode governar como quem dirige uma empresa não quer dizer que o governo não possa tornar-se mais empreendedor. Qualquer instituição, pública ou privada, pode ser empreendedora, assim como qualquer instituição, pública ou privada, pode ser burocrática.

Osborne e Gaeble. Reinventando o governo. Brasília: ENAP, 1994. (com adaptações).

Considerando que o texto acima tem caráter exclusivamente motivador, redija um texto dissertativo que aborde o tema do desafio contínuo da gestão pública e que enfoque, necessariamente, os seguintes aspectos:

  • evolução do paradigma burocrático para a gestão empreendedora;
  • participação do cidadão nas decisões do governo;
  • desafio do setor público como gestor de resultados e agregador de valor para os cidadãos.

COMO ELABORAR ESSE TEXTO:

Não é necessário abrir parágrafo de introdução.

1º parágrafo: explique como se deu a transição (evolução) do modelo burocrático para o modelo de gestão empreendedora – de forma sucinta.

2º parágrafo: explique como se dá e como deve ser a participação do cidadão nas decisões do governo (apresente exemplos efetivos da relação governo-cidadão).

3º parágrafo: esclareça qual é o desafio mais importante do setor público como gestor de resultados e agregador de valor para os cidadãos (procure descrever alguns dos resultados positivos para a vida dos cidadãos).

Não se faz conclusão (ao terminar de esclarecer o último aspecto, a redação já estará finalizada).

                                                 

TEMA ESPECIAL PARA O STJ

                A administração pública brasileira tem enfrentado o desafio constante de combater práticas de corrupção em sua estrutura. Alia-se a essa realidade o crescente interesse e atenção da sociedade em relação a questões de governo e de Estado, o que potencializa as expectativas de que a conduta dos servidores públicos seja baseada em princípios éticos, morais, legais, impessoais e probos.

Considerando que o fragmento de texto acima tem caráter apenas motivador, redija um texto dissertativo que estabeleça relações entre as proibições previstas na Lei n.º 8.112/1990 e os atos de improbidade administrativa previstos na Lei n.º 8.429/1992.

Ao elaborar seu texto, faça, necessariamente, o que se pede:

  • descreva as principais proibições previstas na Lei n.º 8.112/1990;
  • descreva os principais atos de improbidade administrativa previstos na Lei n.º 8.429/1992;
  • estabeleça relações entre os elementos descritos nos dispositivos legais que orientam a conduta ética do servidor público.

COMO ELABORAR ESSE TEXTO:

Não é necessário abrir parágrafo de introdução.

1º parágrafo: descreva/esclareça as principais (as mais emblemáticas) proibições que estão contempladas na Lei nº 8.112/90.

2º parágrafo: descreva/explique os principais atos de improbidade administrativa que são contemplados na Lei nº 8.429/92.

3º parágrafo: estabeleça/esclareça as relações entre os elementos descritos e contemplados em ambas as Leis e a sua importância para orientar a conduta ética dos servidores públicos.

Não se faz conclusão (ao terminar de esclarecer o último aspecto, a redação já estará finalizada).

                                                                                                                   

Texto escrito por Vânia Araujo, professora do Gran Cursos Online.

Vânia Araujo é Licenciada em Letras, pela Universidade de Brasília (UnB). Ministra aulas de Interpretação de textos e de Redação Discursiva há mais de dez anos nos principais cursos preparatórios para vestibulares e concursos do Distrito Federal. Já trabalhou também em cursos de Belo Horizonte e Goiânia.

                                                                                                                   

 

Detalhes:

  • Concurso: Superior Tribunal de Justiça (STJ)
  • Banca organizadora: Cespe/UnB
  • Cargos: Analista; Técnico
  • Escolaridade: Nível médio e superior 
  • Número de vagas: 62 + CR
  • Remuneração: Inicial de até R$ 9 mil
  • Período de inscrições: Encerrado
  • Valor da taxa: R$ 70 ou R$ 100
  • Data da prova: 27 de setembro de 2015 

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Confira a história e dicas de quem Chegou Lá:

PAULO

 Paulo Emílio Dantas conquistou o 1º lugar no concurso do STJ (2008) e o 6º lugar no Senado Federal. Com muitos obstáculos a serem enfretados, entre eles a inexperiência no que diz respeito a concursos públicos, buscou forças para continuar e, com incentivo dos professores, não se rendeu ao cansaço e obteve a tão almejada aprovação. “No início de 2008, realizei o concurso do STF, no qual fui o 2486º colocado.

Leia aqui mais este caso de sucesso.

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