Como estudar de forma efetiva para concurso usando questões? Veja!

Como render mais na hora dos estudos? Descubra todos os segredos de como estudar de forma efetiva para concurso usando questões gratuitas e online!

Você certamente já deve ter escutado sobre as vantagens de se estudar para concursos por meio de questões. Isso não é sem razão! Além de ser uma técnica mais rápida e dinâmica, também pode ajudar a identificar pontos de atenção e medir seu desempenho nos estudos.

Mas como estudar de maneira realmente efetiva para um concurso usando questões? Separamos algumas dicas para auxiliar neste processo. Acompanhe:

 

7 dias sobre como estudar de forma efetiva para Concurso Público

1. Selecionar bem as questões

Conhecer a banca avaliadora e treinar para o dia da prova são os principais objetivos do estudo por questões. Por isso, é essencial fazer essa seleção de maneira estratégica. Prefira sempre questões de avaliações anteriores mais recentes da banca responsável pelo certame. Além disso, tome cuidado com provas muito antigas: alguns assuntos podem ter passado por reformulações. Um exemplo é a língua portuguesa, que sofreu alterações com o acordo ortográfico de 2008.

 

2. Aliar teoria e prática

Apesar de ser uma técnica muito eficiente, estudar apenas por questões não é o suficiente para garantir a aprovação. A estratégia de estudo ideal inclui momentos separados de teoria e de prática. Lembre-se que a teoria é o combustível, mas a resolução de questões é o direcionamento.

Qual a divisão ideal entre teoria e prática?

Isso vai depender do seu caso particular e do que você pretende avaliar.  Resolver questões logo depois de estudar um conteúdo pode auxiliar na fixação, mas não será um espelho confiável do seu processo de memorização. Afinal de contas, o conteúdo ainda estará fresco na sua cabeça. Por isso, para checar sua memória e real desempenho nas matérias, o melhor é espaçar as práticas. Um exemplo pode ser resolver questões ao final de uma semana de estudos.

Como relacionar diretamente teoria e prática?

Uma técnica muito eficiente de como estudar por meio de questões, está em procurar a resposta da questão no seu material teórico e marcá-la. Dessa maneira, você poderá ter acesso rápido à resposta e ainda checar o volume de questões feitos para aquele assunto pela banca. Por exemplo: marcar o mesmo artigo legislativo como resposta para diversas perguntas indica que é cobrado de maneira recorrente.

 

3. Prestar atenção ao enunciado das questões

Existem muitas maneiras de se perguntar algo. Analisar o enunciado de questões formuladas pela sua banca avaliadora vai ajudá-lo a se acostumar com os termos usados e com tamanho da questão. Além disso, é possível identificar temas de maior afinidade da banca.

Se você notou que existe um número muito grande de questões sobre o uso da crase em avaliações anteriores, por exemplo, existe uma grande chance que seja um padrão de avaliação recorrente da banca. Além disso, prestar atenção aos enunciados ajuda você a escapar de “pegadinhas”.

 

4. Aprender com seus erros

O segredo de estudar por meio de questões com eficiência está em aprender com seus erros e acertos. Por isso é tão importante resolver questões com respostas comentadas. Assim, você se torna capaz não só de entender qual era a alternativa correta, como compreender o que acarretou o seu erro.

Na plataforma Gran Cursos Questões você tem acesso à milhares de questões resolvidas e comentadas. Filtre por matéria, banca avaliadora ou provas anteriores e construa sua rotina de treino.

Clique aqui para se cadastrar gratuitamente!

 

5. Marcar e refazer questões relevantes

Outro recurso muito útil em plataformas de resolução de questões é a capacidade de salvar itens. Pode ser uma boa ideia salvar itens:

  • Que você errou para que possa tentar novamente.
  • Complicados, em que você não se sente seguro.
  • Fáceis, mas que resumem uma parte importante do conteúdo.
  • Itens com pegadinhas para que você se acostume com a maneira que são estruturados.

 

6. Registrar o percentual de erros e acertos

Plataformas de questões online como o Gran Cursos Questões fornecem relatórios periódicos de desempenho automáticos que podem ser divididos por áreas. Com essa informação em mãos, é possível visualizar um mapa de todos os seus pontes fortes e fracos. Se o maior percentual de erros está em raciocínio lógico, é um sinal de que essa área merece mais atenção na sua rotina de estudos. O mesmo se aplica para matérias que você tem mais afinidade. Não é deixá-las de lado, e sim dedicar mais tempo para preencher as lacunas no seu conhecimento e chegar ao máximo da sua performance.

 

7. Simular a prova

Pense na resolução de questões como um treinamento: você está colocando seus conhecimentos ativamente em prática e se preparando para o dia da prova! Porém, é bem diferente estudar em casa e fazer a prova de concurso. Para minimizar esse choque e tornar o treinamento mais eficiente, considere aliar simulados e realização de questões.

Os dois compartilham da mesma essência, mas diferem em alguns pontos. Em um simulado, por exemplo, é costume cronometrar o tempo (usando o tempo do certame como limite) e resolver as questões sem consultar materiais. No Gran Cursos Online, você encontra notícias sobre a realização de simulados gratuitos para os concursos mais recentes.

Clique aqui e para conferir as notícias sobre o simulados Gratuitos do Gran

 

Estude por questões com o Gran Cursos Online!

Agora que você já conheceu as principais estratégias para estudar melhor com questões, que tal começar a incluí-las no seu plano de estudos? No Gran Cursos Questões, você se inscreve gratuitamente! Além de milhares de questões comentadas, você ainda conta com ajuda para formular um plano de estudos ideal para você. Também oferecemos uma série de outros materiais gratuitos em nosso site para ajudá-lo a conquistar a aprovação. Venha ser Imparável com o Gran!

Quer conquistar a sua aprovação em concursos públicos?
Prepare-se com quem mais entende do assunto!
Comece a estudar no Gran Cursos
Clique para comentar

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quer conquistar a sua aprovação em concursos públicos?
Prepare-se com quem mais entende do assunto!
Comece a estudar no Gran Cursos
Para o Topo