Como estudar mesmo nos dias maus

Avatar


15 de outubro3 min. de leitura

Precisamos entender que, assim como em outros aspectos da vida, no mundo dos concursos, existe uma diferença entre os candidatos. Uma das partes incríveis disso é que há uma infinidade de pessoas com circunstâncias completamente diferentes e, mesmo assim, elas estão alinhadas a um mesmo objetivo: a aprovação no concurso público.

Graças a essa diversidade, encontraremos relatos distintos sobre atitude e motivação perante o estudo. Alguns serão mais eloquentes e bem elaborados; outros, menos objetivos e mais preguiçosos. Uns estudam para ter liberdade; outros, para concretizar um sonho de infância. Existem aqueles que estudam apenas para terem status social e serem respeitados. Seja qual for o seu motivo, quero te dizer uma coisa com toda sinceridade: motivação importa, mas não é suficiente para te manter constante no estudo.

Vão existir dias em que você não encontrará motivação nenhuma para estudar. Talvez possa estar um calor tão forte que seja terrível estudar nessas condições. Ou ainda, talvez o seu vizinho esteja em obras e o barulho infernal te impedirá de se concentrar. Esses e outros obstáculos, mais intensos ou em outras áreas da vida, acontecerão com todos os candidatos. Todos terão dias bons e dias ruins no estudo – e após a aprovação também, hein, rs.

Inclusive, me diz aqui nos comentários se você quer que eu te conte um pouco da minha vida pessoal, te revelando os principais obstáculos que eu enfrentei durante a minha jornada de estudos. Já adianto que foram “obstáculos” no plural mesmo, rs.

Enfim, esses altos e baixos fazem parte do movimento natural da vida e dificilmente podemos alterá-lo! Mas é possível, sim, fazer algo que te deixará acima da média: você pode estudar nos dias ruins e produzir – nem que seja o mínimo necessário – para seguir com o planejamento. Esse hábito de não deixar o estudo no 0 x 0 nos dias difíceis te tornará um herói com cada vez mais poder de ação.

Eu sei que estudar todo dia não é fácil. Se fosse fácil, todo mundo seria um herói aprovado, não é mesmo? Estudar com constância é um hábito que requer persistência, pois está ligado a dominar as suas próprias vontades em busca de aperfeiçoar uma ação que nem sempre é prazerosa. Esse processo de abrir mão do prazer momentâneo exige um grau de maturidade que nem todos atingiram ainda. Porém, é necessário seguir com três virtudes para cultivar a constância: 1) a Paciência; 2) a Ação; e 3) a Direção. Com esses superpoderes, ficará mais fácil desenvolver uma mente blindada e construir a constância nos estudos. Mente forte, estudo forte. Isso te transformará em um concurseiro de excelência.

Paciência. Ajuda a entender que cada coisa tem o seu tempo, que você não finalizará o edital inteiro em 2 meses, que sua nota não será 90% na primeira passada. A paciência te trará a calma necessária para conviver com o fato de que a preparação para concursos é um projeto de médio a longo prazo. Cultive-a. Se necessário, medite. Meditar todos os dias, por pelo menos 5 minutos, irá te ajudar a exercitar esse músculo da paciência e da calma. Outra importante fonte de paciência é a ausência de comparação. Evite se comparar com outras pessoas que tem rotinas e vidas muito diferentes da sua. Essa motivação é negativa, ativa gatilhos de ansiedade e inferioridade. O desafio está muito mais em você, na forma como você encara o mundo, do que na outra pessoa que te leva a essa comparação. É um movimento muito mais interno. Comece parando de ter contato com essa pessoa, na medida do possível. Depois, quando você estiver mais maduro, irá conseguir voltar a se aproximar desse mesmo indivíduo, mas agora com olhar de inspiração. Esse movimento, sim, te trará energias positivas e combustível para fortalecer o próximo superpoder.

Ação. Heróis de verdade são forjados por meio da ação. Não adianta você só saber algo se não coloca em prática. De nada adianta saber que meditar é bom e que você precisa, mas não colocar a mão na massa. Os heróis trazem para o mundo real o que está no seu mundo intelectual. Inclusive, o seu acerto de questões em prova consiste exatamente nesse mecanismo: trazer para a questão o conhecimento que você acumulou durante a preparação. Com paciência e ação, você já estará na frente de muitas pessoas. Maaaas o terceiro poder tornará esses dois ainda mais intensos.

Direção. Você com certeza já ouviu falar que “Para quem não sabe onde vai, qualquer lugar serve”. É exatamente isso. Se você não tem um direcionamento no seu estudo, você vai ficar andando em círculos, gastar energia e, ainda, chegar em um lugar que não era o que você gostaria – talvez a reprovação. Portanto, como fonte para esse poder, recomendo que você encontre alguém que te direcione. Pode ser alguma orientação de forma gratuita, em grupo ou individual. O que fizer sentido na sua realidade. Mas siga a direção de alguém que já venceu a batalha que você deseja vencer. Permita-se ser direcionado nos detalhes básicos: como fazer resumos, como revisar, como usar questões etc. Você só vai sair ganhando com isso, afinal todo herói teve alguém que lhe ensinou ou deu suporte.

Agora que você já conhece os três superpoderes para vencer mesmo nos dias ruins, é hora de colocar em prática. Para a paciência, medite. Para a ação, ponha a mão na massa. Para a direção, encontre um mentor.

Inclusive, você pode me escolher para te dar esse direcionamento (siga no Instagram @prilaconcursos) ou encontrar um mentor dentre os 70 profissionais que temos aqui no programa de Mentoria e Coaching do Gran Cursos Online. Somos uma equipe capacitada (da qual tenho orgulho de fazer parte), formada por profissionais altamente habilitados e preparados, os GranXperts. Nosso trabalho é te ajudar nessa jornada de estudos, te tornar um candidato de alto desempenho, te ajudar a ser o melhor estudante que você pode ser, para, assim, atingir a sua tão sonhada aprovação. Nós orientamos e acompanhamos seus estudos para que você atinja seu potencial máximo. Você obterá o direcionamento que precisa e se tornará um verdadeiro herói da própria vida, conquistando sua aprovação.

 

Obrigada pelo seu tempo e pela sua atenção. Até a próxima aventura, meu herói e minha heroína.

Avatar


15 de outubro3 min. de leitura