Como estudar para a PG-GO/2022 e ser aprovado!

Avatar


03/08/2022 | 16:44 Atualizado há 11 dias

Olá! Aqui é o coach e mentor Marcos Almeida. Estarei dando algumas dicas para você que está mais avançado nos estudos para esse certame. Essas dicas me levaram a ser aprovado em três concursos da área policial, inclusive o concurso da PRF, e também te ajudarão a realizar esse sonho de ser aprovado. Lembro que, na época em que estudava, cheguei a fazer várias provas e não fui aprovado nesses concursos porque utilizava as táticas de estudo erradas. O meu maior erro era não entender a diferença de um estudo pré-edital para um pós-edital. Neste artigo, eu vou te ensinar o que foi o “divisor de águas” na minha preparação e que também será na sua preparação, caso utilize essa tática.

 

ENTENDENDO A ESTRATÉGIA PRÉ-EDITAL E PÓS-EDITAL

Algo que você precisa entender é que existe uma grande diferença do estudo pré-edital para o pós-edital, tanto que comparo os dois momentos a dois tipos de corrida, sendo o pré-edital a maratona e o pós-edital a corrida de 100 metros.

No momento pré-edital, você deve estudar as disciplinas principais da área policial que seriam: Português, Raciocínio Lógico-matemático, Informática Básica, Direito Constitucional, Direito Administrativo, Direito Penal, Direito Processo Penal – e eu incluiria num momento posterior a Legislação Penal. Essas 7-8 disciplinas correspondem a maioria do conteúdo abordado nos editais da área policial. Observação: para alguns concursos de policiais estaduais, as disciplinas de Contabilidade e T. I. também têm entrado no núcleo básico da área policial.

O seu objetivo no pré-edital é avançar nas disciplinas básicas da área policial, utilizando os três pilares da aprovação que seriam um estudo teórico eficiente (seja por videoaula ou PDFs), revisões sistemáticas e questões progressivas. Você deve buscar um desempenho acima de 80% em acerto de questões.

 

TÁTICA PÓS-EDITAL

No momento pós-edital, você tem pouco tempo até a prova, por isso comparo à corrida de 100 metros. No pós-edital, geralmente temos de 2 a 3 meses até a prova, então não dá para vencer o edital todinho nesse período, com videoaulas, revisões e questões. Nesse momento, em sua preparação, você deve focar em finalizar os conteúdos novos, estudar as disciplinas novas que apareceram no edital recém-lançado e revisar as disciplinas já estudada por meio de questões.

 

NOVO EDITAL PC-GO/2022

Pessoal, o edital está muito próximo de sair ou talvez, na data em que estiver lendo este artigo, já tenha saído. Já sabemos que a banca escolhida será a AOCP, a mesma banca que realizou recentemente os concursos da PM-GO e o da Polícia Penal do DF.

Eu acredito que o próximo edital será muito semelhante ao edital passado da PC-GO, em que, basicamente, as disciplinas cobradas foram as básicas da área policial. Fora isso, eu incluiria Geografia/História do Goiás.  Tendo como parâmetro os últimos editais da AOCP, acredito que não irão inovar cobrando Contabilidade ou T. I., por isso use como base o último edital por enquanto. Outra coisa importante é sobre o tipo de questões. Acredito que as questões virão no padrão múltipla-escolha, como é o costume da banca AOCP.

 

SAIU O EDITAL. E AGORA?

Digo que o dia em que sai o edital é um dia em que vai estudar muito pouco ou talvez nem estudar. Você precisa “garimpar” o edital, marcar o conteúdo que já estudou, o que não estudou e as disciplinas novas. É o momento de você fazer um plano de ação até a data da prova e segui-lo à risca até a sua prova.

Você deve, nesse momento, avaliar o custo-benefício de estudar uma disciplina ou não. Lembro que, em 2013, quando saiu o edital da PRF, tive que avaliar o custo-benefício de estudar algumas disciplinas que não estava estudando. Lembro que fiquei sem estudar duas disciplinas (eram disciplinas pouco cobradas). Mesmo assim, fui aprovado dentro das vagas nesse concurso. Isso é uma avaliação que você deve fazer. Existem provas que você deve ter uma nota mínima em cada matéria. Nessas eu não recomendo ficar sem estudar qualquer matéria.

 

MODO REVISÃO OU ESTUDO POR QUESTÕES

Digo para os meus alunos de coaching que o pós-edital é o momento em que você deve se tornar “exterminador de questões”. Cerca de 70% a 80% do seu tempo deve ser dedicado a fazer questões. Lembro que, na época em que estudava para a área policial, chegava a fazer cerca de 1.000 questões por semana (Questões Cebraspe/Cespe). Dividia o meu tempo entre separar assuntos novos e fazer questões das disciplinas que já foram estudadas, sendo que a parte de questões era a que eu dedicava mais tempo. Isso foi primordial para que eu fosse aprovado nos concursos da PRF e da PC-DF (agente e escrivão) em 2013.

 

SIMULADOS E REDAÇÕES

Outra coisa que você deve incluir na sua preparação são os simulados e as redações semanais. Lembro que, no último concurso da PC-GO, a redação foi o grande diferencial para aqueles que foram aprovados. É importante que você treine semanalmente redações de temas de Atualidade e de Direito Penal, pois ainda não sabemos que tipo de redação será cobrado.

Sobre os simulados, dentro do possível, é interessante você fazer simulados semanais. Aqui, no GRAN CURSOS ONLINE, você tem acesso aos simulados comentados que são uma excelente ferramenta utilizada pelos alunos aprovados. Alguns alunos ficam receosos em fazer simulados, às vezes com medo do desempenho não ser bom. Digo que o momento de errar é agora, então faça simulados mesmo que o seu desempenho não seja aquilo que você esperava. A experiência que eu tenho é a de que os alunos tendem a aumentar as notas à medida que vão fazendo os simulados. Treino difícil, prova fácil. Por isso, agora é o momento de você “arrochar nos simulados” para chegar em alto nível em sua prova.

Então é isso, pessoal! Espero que aceite cada uma dessas dicas e aplique na sua preparação para a PC-GO porque, assim, com certeza verei o seu nome na lista dos aprovados. Um forte abraço e não se esqueça de me seguir nas redes sociais: @marcosalmeidacoach.

 


Quer ficar por dentro dos concursos públicos abertos e previstos pelo Brasil?
Clique nos links abaixo:

CONCURSOS ABERTOS

CONCURSOS 2022

Receba gratuitamente no seu celular as principais notícias do mundo dos concursos!
Clique no link abaixo e inscreva-se gratuitamente:

TELEGRAM

Avatar

Equipe do Gran Cursos Online
0

0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.