Como estudar para concursos e manter a disciplina em casa durante a quarentena?

Como estudar para concursos: O professor especialista em técnicas de estudos Fernando Mesquita auxilia nossos alunos neste período difícil!

A pandemia do novo coronavírus (Covid-19) nos proporcionou mudanças na nossa rotina, e uma das mais marcantes é o isolamento social, estabelecido para que o propagamento da doença não agrave. No âmbito dos concursos, também não foi diferente: ocorreram mudanças, forçando os envolvidos a mudarem todas as suas rotinas, principalmente os concurseiros. Para evitar aglomerações, os certames que estavam com provas marcadas para os próximos meses foram adiados. Você pode conferir a situação de cada um na nossa matéria de concursos suspensos clicando aqui.

Para auxiliar os alunos que estão tentando estudar neste período de quarentena, chamamos o professor especialista em técnicas de estudos e aprendizagem acelerada, Fernando Mesquita. De acordo com o profissional, há muitos pontos a serem observados quando estamos em um momento assim, mas o principal é não entrar em pânico.

A principal dica de Fernando é: concentre-se no que você pode fazer hoje. Não fique pensando no futuro ou no passado. Continue a construir sua vida e vamos tentar tirar o máximo de experiências positivas deste período.

“Estamos em uma fase em que tudo está em suspensão. O trabalho mudou, o ensino mudou, nossas expectativas mudaram. Se ficarmos tentando controlar o incontrolável, perderemos a pouca perspectiva que nos resta”, afirma o professor.

Ele lembra que o fundamental, nessa fase, é criar rotina e hábito. “Quando você cria hora para começar e terminar os estudos, para fazer suas questões e suas revisões, depois de alguns dias isso não demanda mais decisão consciente, e o trabalho se torna uma questão de acessar a plataforma do Gran Cursos e seguir seu cronograma”, informa.

Fernando, porém, diz que é muito difícil, até um pouco perigoso, se preocupar com produtividade durante a quarentena. O mais importante agora é avaliar nosso estado mental para, a partir daí, decidir se vale a pena insistir nesse caminho ou se precisaremos de alguma etapa antecedente – atendimento psicológico, psiquiátrico ou qualquer que seja.

Caso não esteja conseguindo manter um bom ritmo, a recomendação do educador é ter paciência, cuidar da saúde e cabeça. “Na medida do possível, meditação e atividade física vão ajudar. Procure cuidar da alimentação. Parece-me comum que neste período que estamos vivendo a qualidade da alimentação caia, mas isso em contrapartida é fator causador também do aumento da ansiedade, e acabamos entrando em um círculo vicioso. A ideia é cuidar de você. Não adianta querer estudar contra todos os fatores”, declara. “Por outro lado, não podemos simplesmente nos deixar abater pelas circunstâncias. A ideia nos momentos difíceis é buscar saídas criativas e buscar aproveitar esse tempo na medida do possível. E, claro, a medida do possível será uma medida pessoal “, assegura Fernando.

Se o aluno não estiver conseguindo estudar, Fernando aconselha começar aos poucos. Dez, trinta minutos por dia farão a diferença. “Qualquer estudo é melhor do que nenhum estudo”, garante ele.

“Nossa vida mudou, e com ela nossa rotina. Agora é hora de buscar um novo ajuste, novos hábitos, novas formas de lidar com a realidade”, afirma”, “Cada um de nós terá uma resposta específica, mas continua sendo verdade que o estudo é a resposta geral que nos atende melhor”.

O professor acredita que o período atual é uma boa oportunidade para quem está começando a entrar na rotina de estudos, pois muitas pessoas estão com dificuldades em tocar seus projetos, e aquelas que porventura se sentirem em condições de começar e seguir no ritmo, devem certamente aproveitar.

Não está convencido a continuar estudando? Leia nossa matéria sobre motivos para estudar na quarentena, além do nosso material gratuito para estudar especialmente nesse período.

Quer saber quais concursos estão abertos para poder aproveitar o tempo extra e investir nos estudos? Clique aqui e veja os concursos abertos e concursos 2020!

 

Quer conquistar a sua aprovação em concursos públicos?
Prepare-se com quem mais entende do assunto!
Comece a estudar no Gran Cursos
Clique para comentar

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quer conquistar a sua aprovação em concursos públicos?
Prepare-se com quem mais entende do assunto!
Comece a estudar no Gran Cursos
Para o Topo