Como estudar para concursos e manter a disciplina em casa durante a quarentena?

Como estudar para concursos: O professor especialista em técnicas de estudos Fernando Mesquita auxilia nossos alunos neste período difícil!

Letícia Cunha


27 de Abril de 2020 2 min. de leitura

A pandemia do novo coronavírus (Covid-19) nos proporcionou mudanças na nossa rotina, e uma das mais marcantes é o isolamento social, estabelecido para que o propagamento da doença não agrave. No âmbito dos concursos, também não foi diferente: ocorreram mudanças, forçando os envolvidos a mudarem todas as suas rotinas, principalmente os concurseiros. Para evitar aglomerações, os certames que estavam com provas marcadas para os próximos meses foram adiados. Você pode conferir a situação de cada um na nossa matéria de concursos suspensos clicando aqui.

Para auxiliar os alunos que estão tentando estudar neste período de quarentena, chamamos o professor especialista em técnicas de estudos e aprendizagem acelerada, Fernando Mesquita. De acordo com o profissional, há muitos pontos a serem observados quando estamos em um momento assim, mas o principal é não entrar em pânico.

A principal dica de Fernando é: concentre-se no que você pode fazer hoje. Não fique pensando no futuro ou no passado. Continue a construir sua vida e vamos tentar tirar o máximo de experiências positivas deste período.

“Estamos em uma fase em que tudo está em suspensão. O trabalho mudou, o ensino mudou, nossas expectativas mudaram. Se ficarmos tentando controlar o incontrolável, perderemos a pouca perspectiva que nos resta”, afirma o professor.

Ele lembra que o fundamental, nessa fase, é criar rotina e hábito. “Quando você cria hora para começar e terminar os estudos, para fazer suas questões e suas revisões, depois de alguns dias isso não demanda mais decisão consciente, e o trabalho se torna uma questão de acessar a plataforma do Gran Cursos e seguir seu cronograma”, informa.

Fernando, porém, diz que é muito difícil, até um pouco perigoso, se preocupar com produtividade durante a quarentena. O mais importante agora é avaliar nosso estado mental para, a partir daí, decidir se vale a pena insistir nesse caminho ou se precisaremos de alguma etapa antecedente – atendimento psicológico, psiquiátrico ou qualquer que seja.

Caso não esteja conseguindo manter um bom ritmo, a recomendação do educador é ter paciência, cuidar da saúde e cabeça. “Na medida do possível, meditação e atividade física vão ajudar. Procure cuidar da alimentação. Parece-me comum que neste período que estamos vivendo a qualidade da alimentação caia, mas isso em contrapartida é fator causador também do aumento da ansiedade, e acabamos entrando em um círculo vicioso. A ideia é cuidar de você. Não adianta querer estudar contra todos os fatores”, declara. “Por outro lado, não podemos simplesmente nos deixar abater pelas circunstâncias. A ideia nos momentos difíceis é buscar saídas criativas e buscar aproveitar esse tempo na medida do possível. E, claro, a medida do possível será uma medida pessoal “, assegura Fernando.

Se o aluno não estiver conseguindo estudar, Fernando aconselha começar aos poucos. Dez, trinta minutos por dia farão a diferença. “Qualquer estudo é melhor do que nenhum estudo”, garante ele.

“Nossa vida mudou, e com ela nossa rotina. Agora é hora de buscar um novo ajuste, novos hábitos, novas formas de lidar com a realidade”, afirma”, “Cada um de nós terá uma resposta específica, mas continua sendo verdade que o estudo é a resposta geral que nos atende melhor”.

O professor acredita que o período atual é uma boa oportunidade para quem está começando a entrar na rotina de estudos, pois muitas pessoas estão com dificuldades em tocar seus projetos, e aquelas que porventura se sentirem em condições de começar e seguir no ritmo, devem certamente aproveitar.

Não está convencido a continuar estudando? Leia nossa matéria sobre motivos para estudar na quarentena, além do nosso material gratuito para estudar especialmente nesse período.

Quer saber quais concursos estão abertos para poder aproveitar o tempo extra e investir nos estudos? Clique aqui e veja os concursos abertos e concursos 2020!

 

0

Quer conquistar a sua aprovação em concursos públicos?

Prepare-se com quem mais entende do assunto!

Comece a estudar no Gran Cursos

Depoimentos relacionados

Nome do aluno aprovado
Concurso em que foi aprovado

Daniele Laís saiu de seu emprego no SENAC DF aproveitando um momento de mudança no seu cargo, hoje extinto, e…

Nome do aluno aprovado
Concurso em que foi aprovado

Ernesto Luiz Lima é de Limoeiro, interior de Pernambuco. Sua trajetória não foi nada fácil, mas hoje ele pode dizer…

Nome do aluno aprovado
Concurso em que foi aprovado

Natural da terra Caruru e da Maniçoba, o belenense Diego Barroso sempre sonhou em ingressar no serviço público por três…

Pedro Higor Faustino
Concurso Polícia Federal

Pedro Higor Faustino é natural de Juazeiro/BA, mas reside desde pequeno em Brasília/DF, onde mais tarde começaria a sonhar com…

Éder Gomes
Concurso Ministério da Economia

Éder Gomes é de Ceilândia-DF e foi aprovado no concurso de temporários do Ministério da Economia para o cargo de…

Wallace Batista
Concurso ALESE

Wallace Batista dos Santos é de Aracaju, capital do Estado de Sergipe. De família humilde, quando adolescente, ele chegou a…

Luiz Faustino
Concurso ALESE

Natural de Aracaju, cidade onde reside e exerce seu cargo, Luiz Faustino Correa Freire compartilhou conosco a sua história de…

Gabriel Evangelista
Concurso PF

Nosso aluno Gabriel, aprovado no concurso PF, disse não ter acreditado quando viu seu nome na lista de aprovados, a…

Letícia Cunha

Equipe de Comunicação do Gran Cursos Online
0

0


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *