9 dicas de estudo para concurso de alunos aprovados. Veja!

Apesar de não existir uma fórmula mágica para a aprovação, certamente existem maneiras de otimizar os seus resultados e acelerar a chegada da tão sonhada nomeação! Veja quais são as principais dicas de estudo para concurso de acordo com os relatos dos alunos do Gran que chegaram lá!

Avatar


20 de março8 min. de leitura

Conhecer histórias de concurseiros que sonharam com a aprovação e a conquistaram pode ajudar muito na motivação para manter-se firme nas rotinas de preparação. No entanto, outro benefício de conhecer mais sobre esses relatos está em descobrir quais foram as técnicas usadas, assim como trazer para si as melhores dicas de estudo para concurso e aprimorar a sua própria jornada! Pensando nisso, separamos para você os principais conselhos dos nossos Gran Alunos aprovados. Confira!

Ser aprovado é questão de treino

A HORA DA MUDANÇA: GARANTA DESCONTOS EXCLUSIVOS!

Já pensou em ter uma preparação de qualidade por um investimento que cabe no seu bolso? São mais de 100 mil vagas de concursos abertas e previstas para 2023. É a sua chance de mudar de vida. Garanta a preparação completa para concursos públicos com desconto inacreditável na Assinatura Ilimitada 8.0.Promoção válida por tempo limitado. CORRA! Clique no link abaixo e aproveite!

QUERO COMEÇAR A MUDAR DE VIDA AGORA

9 dicas de estudo para concurso de alunos aprovados

Confira o detalhamento de dicas de estudo para concurso abaixo! E, para conhecer mais sobre as histórias dos nossos Gran Aluno aprovados, clique aqui! 

9. Dicas de estudo para concurso dos GranAprovados: dar o seu máximo, sem prejudicar a sua saúde

A quantidade de horas que se deve estudar para ser aprovado é uma questão que constantemente vem à tona. Ainda que se saiba que, na prática, o que importa efetivamente é a qualidade dos seus estudos e que não há um número de horas de estudo diário definido para que alguém alcance a aprovação, é comum ficar ansioso e desejar se dedicar o máximo possível.

Nesse processo, contudo, muitos concurseiros acabam descuidando da saúde, sacrificando a alimentação, horas de sono e até mesmo sofrendo com casos de ansiedade e depressão, por conta da pressão. Uma de nossas GranAlunas, aprovada no Concurso SEAGRI DF, compartilhou o seguinte:

“Mais ou menos 1 ano antes da prova eu estava sofrendo de depressão e não sabia que estava passando por isso, eu vi que algo não estava bem comigo. Após relutar bastante resolvi buscar ajuda profissional e uma das razões para estar nessa situação foi achar que eu deveria apenas estudar, dedicar todas as minhas horas possíveis para isso, inclusive sacrificando minha saúde física. Eu não estava comendo bem, nem fazendo exercícios e muito menos dormindo adequadamente. Meses antes da prova eu estava fazendo exercícios em casa, tirando um tempo para preparar uma alimentação mais saudável e, graças a Deus, dormindo todas as noites. Minha atividade além dos estudos foi colocar tempo para cuidar de mim. Eu sei que isso pode parecer pequeno mas às vezes a gente acha que qualquer coisa que não seja estudo é perda de tempo, até o corpo não aguentar. Engraçado que só depois que eu resolvi tirar um tempo para isso, o primeiro concurso que fiz pós cuidados físico e mental, eu passei.”

Leia mais sobre essa história de aprovação! 

Com isso, é sempre importante salientar que você deve se esforçar para dar o máximo de si na sua preparação para concursos públicos, mas que a manutenção da saúde continua vindo em primeiro lugar. Afinal de contas, até mesmo pensando do ponto de vista de resultados das suas rotinas, não tem como o corpo e a mente renderem o máximo se não está em boas condições.

A melhor resposta para essa questão, então, está em buscar um equilíbrio: lembre-se que a aprovação é uma missão a longo prazo e que você precisa permanecer forte durante todo o percurso. Por isso, nada de deixar os cuidados consigo mesmo de lado! A chave está no equilíbrio.

8. Dicas de estudo para concurso dos GranAprovados: não se deixar abater por reprovações

Ninguém gosta de passar por uma reprovação. A preparação para qualquer prova, afinal de contas, traz consigo muito esforço e expectativas. Às vezes, pode até acontecer de você achar que estava muito preparado e bater na trave. Contudo, talvez seja reconfortante saber que a maioria dos concurseiros, incluindo os nossos GranAlunos aprovados, não foi aprovado de primeira.

Uma reprovação não quer dizer que você não se esforçou o suficiente ou que não é capaz de concretizar o seu sonho. Muitas vezes, quer apenas dizer que você necessita de mais experiência no mundo de concursos públicos, aperfeiçoando suas habilidades na realização de provas e construindo uma base cada vez mais sólida de conhecimentos.

Veja o que a nossa Gran Aluna Sabrina Andrade, aprovada em 3° lugar para o cargo de Técnico de Seguro Social, compartilhou em seu relato:

“Quando comecei a estudar para concursos, tinha a ilusão de que em menos de um ano estaria nomeada, não sabia que a minha jornada, de efetivo estudo, duraria dois anos e sete meses. Existem pessoas “fora da curva”, que passam em pouco tempo? Sim, mas não é a regra. Somos seres singulares, portanto, cada indivíduo possui suas fraquezas e potencialidades e, por conseguinte, seu próprio tempo. Confesso que não foi fácil voltar a estudar depois de tanta frustração, mas não iria jogar dois anos de estudos fora. Sendo assim, comecei a “devorar” os PDFs e videoaulas de direito previdenciário, por isso agradeço aos professores Fernando Maciel e Leandro Macedo por terem ensinado com tanta maestria”” 

Leia mais sobre essa história de aprovação! 

Então, caso você tenha passado por uma reprovação que o tenha desmotivado, mantenha em mente que todo o seu estudo realizado no período não foi descartado: toda a experiência adquirida poderá ser utilizada posteriormente para conquistar a aprovação! Logo, ao invés de tirar longas pausas dos estudos, a melhor alternativa muitas vezes é diminuir um pouco a carga, mas continuar em contato com os conteúdos.

7. Dicas de estudo para concurso dos GranAprovados: iniciar os estudos ainda no período pré-edital

Para muitos concurseiros, a trajetória de estudos para concurso só começa depois da publicação de um edital interessante. Esse movimento é natural, uma vez que o documento publicado dá uma data para a realização das provas e as pessoas gostam de informações objetivas. Apesar disso, depois da publicação do documento, o tempo até a realização das avaliações costuma ser curto, ficando entre 2 a 3 meses.

Nesse meio tempo, contudo, quem está iniciando os estudos, raramente consegue estudar e amadurecer todos os conhecimentos até o dia da prova. O resultado disso, na maioria dos casos, é uma reprovação e quase sempre, frustração. No entanto, o que muitos GranAlunos aprovados descobriram é que, quanto mais cedo se iniciam os estudos, mais simples a aprovação se torna!

De fato, ao iniciar os estudos no pré-edital, não existe tanta pressa para encaixar os estudos na sua rotina. Isso quer dizer que, ao invés de começar com 6 a 8 horas diárias como meta, você poderá começar com 1, 2 e ir construindo o hábito com o tempo. Dessa forma, é mais fácil de manter os estudos no seu dia a dia de maneira constante.

Também fica mais fácil concentrar-se em rotinas de revisão, resolução de questões e em eventuais ajustes de conteúdo nos poucos meses antes da avaliação. O GranAluno Hoygenis Bezerra, por exemplo, tinha o Concurso INSS como principal foco de aprovação. Assim, chegou a zerar o edital para o certame já em 2019, podendo concentrar-se essencialmente em rotinas de revisão até o dia da prova. Como resultado? Conquistou o 8° lugar para o cargo de Técnico do Seguro Social GEX de Natal!

Leia mais sobre essa história

6. Dicas de estudo para concurso dos GranAprovados: autoconhecimento

Outro fator muito importante, citado pela maioria dos concurseiros, costuma vir com a experiência. É a capacidade de conhecer seus limites, métodos de estudos preferidos, assim como as formas com as quais você aprende com maior facilidade.

Veja o que a GranAluna Ana Carla Teixeira, aprovada como Delegada no Concurso PC BA, compartilhou sobre a sua experiência:

“A minha técnica é justamente não ter técnicas ou métodos específicos. Se estava cansada de ler, assistia videoaula (e vice-versa). Tinha dias que eram de jurisprudência e súmulas. Às vezes, revia uma mesma aula. No outro dia, o foco eram questões. Enfim, era de momento. Acredito que a melhor técnica é a que seja compatível com o seu aprendizado e sua rotina diária”

Leia mais sobre essa história de aprovação! 

Esse autoconhecimento, contudo, costuma vir conforme você se dedica aos estudos. Por isso, o segredo está em não desanimar caso perceba que o que funciona para alguém não funciona para você. Ao invés disso, é estar aberto a diferentes técnicas de estudos e efetivamente, trazer para o seu dia a dia, apenas aquilo capaz de fazê-lo crescer.

5. Dicas de estudo para concurso dos GranAprovados: diversificar os métodos de estudo

Ainda que muitos alunos tenham os PDFS como principal material de estudos, muitos relataram que utilizam especialmente as videoaulas para conteúdos mais extensos ou particularmente desafiadores. Analogamente, também citaram outros métodos como flashcards e mapas mentais, por exemplo.

Conhecer cada método de estudo e aplicá-lo conforme as suas necessidades como concurseiro, pode ser muito benéfico para a sua preparação! Em sua preparação para os concursos policiais e para o Concurso PC GO, por exemplo,  Bruna Tavares diversificou bastante os seus métodos de estudos. Assim, apostou em: resumos manuscritos, leitura de PDFS, assistir videoaulas, estudo reverso e resolução de muitas questões e simulados.

Leia mais sobre essa história de aprovação! 

4. Dicas de estudo para concurso dos GranAprovados: aproveitar as horas coringa ao máximo

As conciliações fizeram parte da trajetória de muitos GranAlunos aprovados. Em meio a rotinas puxadas, eles buscaram incluir o conteúdo em diversos momentos dos seus dias, utilizando ao máximo as horas coringa para a resolução de questões ou para encaixar mais uma aula ao longo do dia.

Nesse sentido, poder contar com aplicativos para a preparação em concursos públicos, sem dúvida é um diferencial! Afinal, você pode levá-los com você onde estiver. Conheça mais sobre os aplicativos do Gran! 

3. Dicas de estudo para concurso dos GranAprovados: escolher um direcionamento desde o início

Iniciar os estudos para concursos públicos sem qualquer direção é um equívoco que muitos concurseiros de primeira viagem acabam comentando. Afinal, com muita vontade de conquistar maior estabilidade e tantas oportunidades surgindo, parece besteira não participar de todas, não é mesmo?

No entanto, com os editais ficando cada vez mais específicos, a conciliação de estudos nem sempre pode ser feita de maneira satisfatória. E, em alguns casos, pode até te atrapalhar. Afinal, se você ficar oscilando de carreira em carreira, quase sempre precisará estudar muitos conteúdos do zero. Assim, a experiência não poderá ajudá-lo como poderia.

A Gran Aluna Gisele Silva, por exemplo, começou a colher resultados ainda melhores na sua preparação quando começou a se dedicar aos concursos de uma única carreira, a de segurança pública. Agora aprovada entre os 10 primeiros no Concurso SEAP PA, finalmente conquistou a oportunidade que tanto desejava! De fato, essa é uma das principais dicas que ele dá aos concurseiros que continuam na luta para a aprovação:

“Escolha uma área, pegue o edital anterior, faça uma análise e monte sua rotina de estudo. Inclua também na sua rotina uma atividade física. No meu caso, a corrida é meu refúgio”

Saiba mais sobre essa história! 

2.  Dicas de estudo para concurso dos GranAprovados: manter-se constante, mesmo nos dias difíceis 

Não é segredo que, apesar da decisão de conquistar a aprovação, os fatos da vida continuam em curso. Assim, muitos concurseiros precisam lidar com questões pessoais que tiram o foco momentaneamente dos estudos para concursos públicos. Não há nada de errado com isso, é claro. O importante na sua trajetória de aprovação, deve ser a ciência de que você fez o seu melhor e que se manteve o mais constante possível.

Até mesmo para quem não passou por eventos que demandaram pausas, o cansaço e o desânimo podem aparecer. Então, a resposta pode estar em diminuir a carga, fazer pausas menores, mas sempre que possível, manter-se sempre em contato com o conteúdo.

Nem todos os dias serão fáceis. No entanto, a maioria dos GranAprovados é unânime: sempre que possível, opte por estudar, mesmo que você saiba que não conseguirá bater a meta planejada para o dia. Afinal, o mais importante é a constância.

1. Dicas de estudo para concurso dos GranAprovados: resolver muitas questões de concurso

Disparada como uma das maiores dicas dos GranAprovados, está a resolução de questões de concurso. Não é difícil perceber as razões para isso: os exercícios, afinal de contas, compõem as avaliações que precisam ser vencidas para conquistar a tão sonhada vitória. Por isso é tão importante adquirir prática nelas.

O Gran aluno Lucas Ruan, por exemplo, resolveu cerca de 5400 questões em 4 meses, conquistando assim o primeiro lugar no Concurso Detran AP! Conheça mais sobre essa história!

Mas o principal conselho em relação ao assunto é resolver o máximo de questões que se encaixe na sua realidade, buscando sempre compreender a razão pro trás do ano, criando cadernos de questões para voltar aos seus principais pontos de dificuldade e não deixar os simulados de lado.

Dicas de estudos para concurso: estude com o Gran!

Além de todo o empenho, dedicação e resiliência, os GranAprovados tiveram outro ponto em comum: apostar no Gran como principal parceiro de estudos! Se você está em busca da aprovação dos sonhos, faça como eles!  Confira abaixo todos os recursos que poderá desfrutar ao tornar-se Assinante Ilimitado:

  • 10 inovações tecnológicas: Programa de Estudos 3.0, Recomendação de cursos 2.0, Legislação em Destaque, Dashboard de performance, Dá pra Conciliar 2.0, PDF turbinado, App Mobile 5.0, Acessibilidade, Termômetro de Relevância e Gran Bem Estar.
  • Download ilimitado das videoaulas e dos PDFs;
  • Acesso a mais de 33 mil cursos;
  • Guias da aprovação e mapas mentais;
  • Acelerador de videoaulas;
  • Resumo das videoaulas em PDF;
  • Visualizações ilimitadas das videoaulas;
  • Mais de 2 milhões de questões;
  • Garantia de atualização pós-edital;
  • Método de ensino aliado à tecnologia;
  • Fórum de dúvidas;
  • Mais de 28.000 audiolivros;
  • Todas as carreiras de concursos, OAB e CFC.

Saiba mais sobre a Assinatura Ilimitada 8.0!

 


Quer ficar por dentro dos concursos públicos abertos e previstos pelo Brasil? Clique nos links abaixo:

CONCURSOS ABERTOS

CONCURSOS 2023

Receba gratuitamente no seu celular as principais notícias do mundo dos concursos!
Clique no link abaixo e inscreva-se gratuitamente:

TELEGRAM

Avatar


20 de março8 min. de leitura