Como estudar para concurso: dicas para potencializar seus estudos!

Avatar


13 de novembro1 min. de leitura

Quando o assunto é como estudar para concurso público, muitos concurseiros têm dúvidas. Quantas horas estudar? Por quais métodos? É necessário revisão?

Tire essas e outras dúvidas de como estudar melhor aqui, nas dicas para concurso do Gran Cursos Online!

Passo a passo de como começar a estudar para concurso

Entenda como se preparar para concurso em apenas seis passos!

#1. Utilize o edital

O edital é um documento que descreve todo o conteúdo programático e informações importantes sobre o concurso, como inscrições e etapas.

Nele, você pode consultar o volume e o peso das questões, assim distribuindo as suas horas de estudo conforme a relevância de cada disciplina na pontuação final.

Caso o edital do concurso ainda não tenha sido publicado, fique tranquilo! Uma boa estratégia é pesquisar os editais anteriores para se ter uma ideia.

#2. Defina técnicas de estudo

Basta uma pesquisa online para descobrir dezenas de técnicas de estudo eficientes por aí. Um método bastante conhecido é o Pomodoro.

Essa técnica consiste em intervalos de estudo e descanso para evitar o desgaste. São cinco minutos de descanso a cada 25 minutos de estudo, utilizando alarmes.

Já em relação a como estudar para concurso público sozinho, as videoaulas e os PDFs autossuficientes são ótimas formas de se preparar.

#3. Encontre um lugar adequado

O seu local de estudos deve ser silencioso, iluminado e confortável. Além disso, desligue-se dos aparelhos eletrônicos para turbinar ainda mais sua concentração.

#4. Aprenda a teoria

Ter conhecimento teórico é uma parte muito importante do estudo. No entanto, às vezes pode ser difícil memorizar tudo.

Para resolver esse problema, os mapas mentais podem ajudar (e muito!). Com uma folha em branco virada na horizontal e canetas das cores de sua escolha, escreva o tema do conteúdo no centro da folha.

A partir desse tema central, puxe setas e comece a fazer ramificações, sempre utilizando palavras-chave.

#5. Realize questões de prova

Fazer questões das provas de concursos anteriores permite que você conheça a linguagem da avaliação, além dos assuntos cobrados com mais frequência.

É possível encontrar essas provas no site da instituição desejada.

#6. Faça revisões

De acordo com diversos especialistas ao redor do mundo, revisar é fundamental para não correr o risco de “dar branco”.

Você pode fazer três revisões: uma 24 horas depois, outra sete dias depois e, por fim, depois de um mês.

Além disso, fazer simulado para concurso também pode ser um grande diferencial para mandar bem nos concursos abertos e nos concursos 2020!

Avatar


13 de novembro1 min. de leitura