Como lidar com a solidão

Como lidar com a solidão

Quem tem um amigo, mesmo que um só, não importa onde se encontre, jamais sofrerá de solidão. Poderá morrer de saudades, mas não estará só.” Amyr Klink

Os profissionais mais dedicados, os empreendedores e os estudantes em geral já sabem: qualquer um que decida realizar um projeto importante tem de aprender a conviver quase que diariamente com a solidão. O projeto de se preparar para concurso público é um bom exemplo. Estudar tendo apenas as videoaulas, os PDFs ou os livros por companhia é uma dura realidade com a qual o concurseiro, em regra geral, precisa se acostumar. Não há muito que fazer: enfrentar a solidão é um daqueles sacrifícios impostos a qualquer um que pretenda mesmo ter sucesso em sua empreitada.

Faz parte do jogo. Solidão, alguma tristeza, medo, dor, choro… Tudo isso estará no caminho dos laboriosos, daqueles que perseguem sonhos e desejam muito algo, como um bem de grande valor, um novo amor, uma amizade verdadeira ou… a estabilidade financeira. No processo, eventualmente até a fé pode diminuir. Mas sejamos francos: se fosse fácil, a vitória e, por extensão, o objeto conquistado perderiam grande parte do valor.

Felizmente, a imposição de estar sozinho em uma trajetória de médio ou longo prazo não é vista como ruim por todos. Há quem se considere a melhor companhia no desenrolar de um projeto de grande magnitude. Para pessoas assim, a solidão serve como musa inspiradora na hora de criar, de escrever, de estudar, de meditar, de se encontrar consigo mesmo, de conversar com Deus, de resgatar valores perdidos ou simplesmente adormecidos na mente e no coração. A solidão é ao mesmo tempo uma realidade a ser enfrentada e uma força poderosa – a verdadeira liberdade – quando a ideia é realizar sonhos. Sem sacrifício, sem um eventual sentimento de estar só, sem medo controlado e na medida certa, não há vitória, não há conquista.

É a solidão que inspira os futuros servidores, assim como é ela que dá munição aos poetas e faz nascerem os grandes gênios e sábios do passado, do presente e do futuro. A solidão é um dos preços que o concurseiro paga para conquistar o seu cargo no serviço público, a estabilidade financeira, o prestígio, o status e o poder de ser um agente público, uma autoridade pública.

Para alguns, a solidão é a mãe da sabedoria, é o alimento da alma e do espírito. Quem experimenta a sensação de estar completamente só desenvolve a coragem e a diligência necessárias para enfrentar os obstáculos e tudo mais que pode vir a atrapalhar a conquista do seu objetivo. Em outras palavras, a solidão fortalece.

Espero que você, amigo concurseiro, saiba que, quando esse sentimento bater forte e parecer quase insuportável, pode contar com este empreendedor e com todo o time do Gran Cursos Online. Você tem a companhia das nossas mensagens e das nossas palavras, que podem ajudá-lo a entrar novamente no rumo, em direção à meta de ser nomeado para um cargo público. Aceite que o isolamento será inevitável; mas, sempre que quiser ou precisar, busque a nossa ajuda. Leia as nossas mensagens e poste neste espaço a sua angústia. Desabafe com quem está sempre pronto para lhe dar o incentivo que pode fazer a diferença na sua decisão entre desistir e persistir.

Como sei que a sensação de isolamento é um tanto espinhosa, aproveito para compartilhar algumas dicas que podem lhe ser úteis nos momentos mais difíceis:

  1. Sempre que possível, busque o apoio da família e dos amigos. É na solidão que conhecemos e descobrimos as verdadeiras amizades. É nela que passamos a reconhecer e valorizar quem está do nosso lado definitivamente e quem não está. É na vivência da solidão que crescemos, amadurecemos e nos tornamos mais fortes e conscientes do nosso poder. Mas atente para um detalhe: você deve manter o contato com a família e os amigos com equilíbrio e planejamento, e desde que se trate de pessoas que o ajudem mais do que atrapalhem. Falo mais sobre isso no item a seguir.
  2. Aproxime-se de pessoas que estejam envolvidas com projetos semelhantes ao seu. É muito mais difícil enfrentar os momentos de solidão em uma biblioteca nos fins de semana se todas as pessoas do seu convívio só querem saber de lazer e descanso. Procure se relacionar com outros concurseiros que, como você, estudam diuturnamente. Busque compartilhar com eles momentos da sua rotina de estudos. Por exemplo: se hoje o plano é estudar na biblioteca da cidade, combine de ir na companhia de um amigo concurseiro, para que, durante os intervalos, você tenha com quem conversar. É claro que vocês estudarão individualmente, mas o simples fato de ter alguém na luta ao seu lado já será de muita ajuda. Percebo isso claramente quando vejo um casal abraçando a causa de estudar para concurso. Geralmente, quando os dois estão focados no mesmo propósito, o resultado é de sucesso. Já quando um deles age como uma âncora para o outro, o desafio tende a ser maior do que o normal. Portanto, busque SEMPRE pessoas que o puxem para cima e não para baixo; pessoas que o empurrem para a frente e não que o façam estagnar.
  3. Renove continuamente a sua fé e a sua esperança. Com a certeza de que tudo, no fim, vai dar certo, a solidão será menos dura e você conseguirá persistir com a rotina – por vezes monótona – de estudos, mesmo nos momentos de maior dificuldade. Confiar que tudo dará certo é imprescindível para se ter sucesso em qualquer projeto. Leia AQUI um artigo sobre a fé e AQUI outro sobre a esperança.
  4. Instale um mural dos sonhos no ambiente onde você passa o maior tempo sozinho. Disponha nele fotos do seu futuro contracheque, do prédio do órgão ou entidade em que você tem a intenção de trabalhar, do carro que quer comprar, da casa dos seus sonhos etc. Recorra a essas imagens como incentivo diário, como combustível para você persistir. AQUI, você pode ler um artigo muito útil sobre o poder da mentalização.
  5. Aprenda a apreciar o que a solidão pode lhe proporcionar. Os momentos em que estamos sós são os mais propícios para a autorreflexão, por exemplo. Saiba tirar proveito deles.
  6. Por fim, lembre-se de que não há recompensa sem sacrifício (leia mais sobre o tema AQUI) e de que tudo tem um preço (leia mais AQUI). É simples assim.

Já perdi as contas de quantas vezes precisei enfrentar longos e duros momentos de solidão na minha trajetória como empreendedor, mas sei que haverá muitos outros. E estou pronto para eles. Ponho em prática as recomendações que elenquei acima e posso afirmar, com conhecimento de causa, que elas funcionam.

Então, concurseiro, encare a solidão como algo inevitável. Felizmente, ela também é passageira e acaba quando você vence a fila da preparação; quando, finalmente, chega a sua vez de ser aprovado. Para você que nos conhece, a grande vantagem é que pode contar conosco o tempo todo até esse dia chegar. Estamos mais perto do que você imagina. É só chamar, que entramos em ação.

GRAN abraço e sigamos juntos – ainda que às vezes aparentemente sozinhos – até a aprovação!

PS: Siga-me (moderadamente, é claro) em minha página no Facebook e em meu perfil no Instagram. Lá, postarei pequenos textos de conteúdo motivacional. Serão dicas bem objetivas, mas, ainda assim, capazes de ajudá-lo em sua jornada rumo ao serviço público.


Gabriel Granjeiro – Diretor-Presidente e Fundador do Gran Cursos Online. Vive e respira concursos há mais de 10 anos. Formado em Administração e Marketing pela New York University, Leonardo N. Stern School of Business. Fascinado pelo empreendedorismo e pelo ensino a distância.

 

 

 


Notícias Relacionadas

Gabriel Granjeiro
Gabriel Granjeiro
Diretor-Presidente e Fundador do Gran Cursos Online
76 Comentários

76 Comentários

  1. Arthur Farias

    13/11/2017 20:31em20:31

    Muito inspirador esse texto. Várias vezes pensei em desistir de estudar para um concurso, mas toda vez que leio algo desse gênero sinto que a minha fé e força de vontade ficam cada vez mais forte. Obrigado pelas palavras e pela motivação.

    • Gabriel Granjeiro

      20/11/2017 18:14em18:14

      Prezado Arthur,

      Obrigado. Fico feliz em saber que os meus artigos são fonte de motivação para que você continue estudando.

      Conte sempre comigo e com toda a equipe do Gran Cursos Online!

  2. Renato Nunes Pires

    14/11/2017 00:23em00:23

    Obriado, Gabriel, pelo incentivo e pela motivação!

  3. Tania Kato

    14/11/2017 12:37em12:37

    Muito inspirador e verdadeiro! A jornada é solitária e árdua e muitas vezes nos vemos caídos sem forças ou sem vontade de continuar.. já passei várias vezes por isso e a família e as amizades verdadeiras fazem toda a diferença! Quem realmente nos ama e nos quer feliz vai nos apoiar, respeitar e incentivar nossas decisões independentemente do tempo que levar. Isso tudo é muito importante mas eu acredito (por tudo que estou passando) que o mais importante é cada um estar bem consigo mesmo. A solidão faz parte, principalmente do caminho do concurseiro, e se não estivermos bem conosco e se não lutarmos pelo que queremos, ninguém poderá fazê-lo. Ninguém pode pegar a nossa mão e nos levar até a vitória, só nós mesmos. É o que sempre procuro pensar: só eu posso fazer isso por mim, então vamos fazer!
    Muito obrigada por ajudar, a nós concurseiros, dando apoio e motivação nesse árduo caminho maravilhoso que são os concursos!rs

    • Fayssal

      19/11/2017 10:29em10:29

      Amigo, penso dessa forma. Só depende de mim. Ninguém vai correr atrás por nós !

    • Gabriel Granjeiro

      20/11/2017 18:16em18:16

      Prezada Tania,

      Obrigado. Tenho certeza que com esse pensamento você atingirá em breve o seu objetivo.

      Conte sempre comigo e com toda a equipe do Gran Cursos Online!

  4. Ana Lúcia Carvalho

    14/11/2017 12:53em12:53

    Simplesmente verdadeiro e muito motivador!

  5. Ana Lúcia Carvalho

    14/11/2017 12:54em12:54

    Simplesmente verdade!..

  6. Sueli

    14/11/2017 13:07em13:07

    Eu admiro muito você Gabriel, é inspiração e incentivo para todos!!!
    Parabéns e sucesso sempre!

  7. André Morais

    14/11/2017 13:39em13:39

    Texto muito bacana! Gratidão. 🙂

  8. ana lúcia moreira

    14/11/2017 13:41em13:41

    Gran é grande não apenas em disponibilizar cursos de qualidade, mas também em se envolver nos auxiliando no caminho…

    grande gran!!!!

  9. zilma ornelas

    14/11/2017 13:44em13:44

    Parabéns, Gabriel, pela história de sucesso e pelos artigos, leio todos, é o que me motiva a continuar na luta.
    Gratidão sempre.

  10. Diego Alessandro

    14/11/2017 14:44em14:44

    Nos últimos tempos vivo bem o drama da solidão em prol de algo maior: uma vaga no serviço público. Trabalhei na área privada por alguns anos e ano passado, em meados de Julho/2016, resolvi tomar uma “decisão radical” em minha vida, estudar para concursos públicos. No momento, apesar de todas as dificuldades e obstáculos decorrentes desse período, continuo motivado e tento ao máximo seguir meus objetivos diários, metas de estudo e com o pensamento em frente. Espero daqui alguns meses voltar neste espaço e contar sobre a minha vitória. Obrigado pelo texto e pelas palavras de motivação.

  11. Patricia

    14/11/2017 15:24em15:24

    Muita verdade nesta palavras. A solidão é companheira do concurseiro. sem ela não tem aprovação. É necessária. Mas ela não é apenas física, é intelectual, porque há momentos em que a gente sente que não tem com quem se abrir e falar dos medos, da incerteza, do cansaço, do sofrimento ou dos encantos e alegrias quando se aprende um tema, quando se aumenta a pontuação, quando consegue responder as questões ou usa uma nova técnica e ela funciona. Nem a família, nem os amigos. Ninguém está nem aí para nada disso. ” É um solitário andar por entre as gentes” como diria Camões ou Renato Russo, tanto faz.
    Quando bate a bad, quando fica pesado demais, eu assisto uma vídeo aula, um video motivacional, respiro, seco as lagrimas e vejo que estou no caminho certo, por mais dificil e desafiador que ele seja. E daí a solidão passa e o conhecimento fica.
    Por isso sempre agradeço ao youtube e às video aulas, que ferramenta poderosa! e a vocês do Gran também, e seus professores maravilhosos. Gratidão eterna pelo trabalho de vocês.

    • Viviane

      14/11/2017 17:05em17:05

      Patricia, li suas palavras e me senti nelas..rs..realmente boa parte das pessoas não entendem, principalmente quem só estuda como eu. Mas vc só estuda?? oiii.. só?? rs Realmente as vídeo aulas são excelentes, principalmente nos momentos de bad e extremo cansaço, que temos que confessar que o cansaço é nossa companheira diária. Boa sorte pra vc e pra mim nessa jornada. Como brinco, vida é concurseiro é igual o AA, vivemos um dia de cada vez. A luta é grande mas a vitória é certa.

  12. Viviane

    14/11/2017 17:01em17:01

    Muito bom o texto, depois de meses nessa jornada pela aprovação percebo que a inteligência emocional é fundamental para alcançar o objetivo. É muito difícil, principalmente na era das redes sociais, permanecer firme na busca desse sonho que é se tornar concursado. Primeiro, pq precisamos abrir mão de muitas coisas para estudar e segundo por muitas vezes tenho a sensação que a minha vida está parada, enquanto a dos outros segue. As pessoas estão na praia, viajando, comprando, com os amigos e eu estou em casa estudando. É preciso muita fé e força de vontade pra não desistir – e ainda temos aqueles amigos de jornada que desistem. Eu jamais pensei em desistir mas tenho meus momentos ruins, de solidão. Excelentes palavras. A luta é grande mas a vitória é certa. Um dia a nossa hora irá chegar, estaremos mais fortalecidos e todo nosso esforço terá valido a pena.

    • Ananda

      15/11/2017 14:38em14:38

      Nossa, você tirou as palavras da minha boca rs. É exatamente assim q eu me sinto!

  13. Maria de Lourdes Oliveira Cruz

    14/11/2017 17:10em17:10

    Um artigo muito belo. Na minha humilde opinião posso dizer que a solidão é a minha melhor parceira, pois, eu trabalho o dia todo, cuido da minha mãe para ela não ficar só porque o meu pai morreu quando eu era apenas um bebê e ela só tem eu como filha, chego 6 horas da tarde, descanso um pedaço e vou estudar pela madrugada adentro com a minha “amiga”solidão. Sei que vou conseguir alcançar os meus objetivos porque acredito que tudo tem o seu momento certo. Ficar só é se harmonizar com a nossa própria essência e descobrir o nosso potencial escondido. Gratidão pelo artigo excelente e fique sempre com Deus Gabriel.

  14. Maria de Lourdes Oliveira Cruz

    14/11/2017 17:47em17:47

    E, também, é na solidão da madrugada que a inspiração chega para eu continuar a escrever o meu livro. Eu só vejo o lado bom da solidão.

  15. Isabel

    14/11/2017 18:00em18:00

    O impressionante é que encontrei o verdadeiro Deus na minha jornada de concurseira, pois quando se está só você começa a conhecer a si mesmo e nesse momento você encontra o verdadeiro Deus na essência das coisas.
    Eu não sei explicar como isso acontece , mas muitos mitos foram desfeitos e parece que estou indo rumo a verdade e a minha mente está se abrindo.
    No meu caso a solidão é uma oportunidade, pois os meus antigos amigos não pensam nem um pouco em estudar.Sou muito grata na pois minha família encontro apoio caso eu precisar.

  16. Carol

    14/11/2017 19:58em19:58

    Muito bom o artigo, Gabriel! Obrigada pelas palavras e conselhos. A solidão faz mesmo parte dessa caminhada, e podemos aprender e crescer muito nesses momentos em que estamos sós. Algo maravilhoso é saber que sempre podemos nos refugiar em Deus, conversar com Ele e confiar nEle em todos os momentos.

  17. Keilla

    14/11/2017 20:14em20:14

    O difícil de enfrentar é a cobrança dos amigos e família pela sua presença. Mas os verdadeiros amigos e uma família que nos amam compreendem e torcem pelo nosso sucesso.

  18. Paula Sarmento

    14/11/2017 21:02em21:02

    Obrigada, Gabriel!! Era exatamente o que eu precisava ler, hoje, depois de o dia todo de aula e exercícios de lógica matemática, por vezes, pensei em desistir (veja bem, pensei em desistir varias vezes só hoje).
    Mas, vamos que vamos, não existe vitória sem sacrifícios. E viva a prof. Daliane.
    Um abraço a todos os meus colegas concurseiros

  19. Barthô

    14/11/2017 21:24em21:24

    Poxa vida, me vi em cada palavra.

  20. Barthô

    14/11/2017 21:25em21:25

    Poxa, me vi em cada palavra.

  21. Sérgio

    14/11/2017 22:05em22:05

    Muito obrigado Gabriel, pelas dicas e conselhos. Sempre nos incentivando na nossa jornada.

  22. Paulo Malheiro

    14/11/2017 23:14em23:14

    Muito obrigado, Gabriel, pelas palavras de conforto e esperança. Confesso que me sinto solitário nas leituras, principalmente da lei seca, mas quando assisto aos vídeos vibro e recarrego minhas eneregias com a força passada pelos professores que, apesar de tão longe, se fazem tão presente. Mais uma vez faço questão de parabenizá-lo pelo trabalho e pela equipe.

  23. Meire

    14/11/2017 23:43em23:43

    É verdade o que fala o texto porém me peguei hoje chorando pois não tenho como tirar dúvidas.

  24. Jane Martins

    15/11/2017 00:17em00:17

    Sensacional Gabriel! Valeu pela força de sempre! Deus te abençoe!

  25. Rosa

    15/11/2017 01:32em01:32

    Lindo texto! Obrigada!

  26. Cleonilde Soares Nobre

    15/11/2017 13:11em13:11

    Obrigada Gabriel, pelo o excelente artigo, muito inspirador.

  27. Milena Marães

    15/11/2017 19:15em19:15

    Muito inspirador e motivador. Obrigada, precisava de um texto assim.

  28. Sil

    15/11/2017 20:35em20:35

    Que lindos texto e pessoa!
    Obrigada, Gabriel, por nos proporcionar essa bela leitura!

  29. Shirley Barcelos

    16/11/2017 09:15em09:15

    Nada melhor do que boas palavras como essas.
    Obrigada, Gabriel!

  30. keren

    16/11/2017 10:04em10:04

    Obrigado pelo incentivo, esse momento de estudos é difícil.

  31. Sebastião

    16/11/2017 13:49em13:49

    Show de bola. Você nos motiva e muito. Obrigaduuuuuuuuuu

  32. Maria Gardênia

    16/11/2017 18:17em18:17

    Gratidão!

  33. Debora

    16/11/2017 21:11em21:11

    Lindas palavras!! Reflete muito o que eu sinto todos os dias e o fato de não ter alguém que possa dividir todos esses sentimentos. O cansaço já está batendo forte e é muito bom ver textos como esse que nos faz levantar e seguir o nosso objetivo com mais coragem e esperança. Muito obrigada Gabriel pelo seu incentivo.

  34. DANIELE SOUZA

    17/11/2017 09:12em09:12

    Olá! Acabei de ler o artigo deitada na minha cama. Acordei, tomei café da manha e estava desanimada em cuidar das minhas obrigações de dona de casa, estudante e concurseira. Também sou funcionária em uma empresa de segurança, onde trabalho a noite 12 por 36 (noite sim e noite não). Li todas os comentários e adorei. É um grande desafio a solidão. Mas como moro sozinha há 12 anos, tive que aprender a conviver com ela. São poucas as pessoas que sabem que estudo para concurso e as outras que sabem nem sempre apoiam… Inclusive os mais próximos. Sempre me cobrando por atenção… Chego a me irritar! Mas o que me salva são esses artigos, minhas metas diárias e a minha fé em Deus! Obrigada por compartilhar esse texto conosco, Gabriel! Já estou levantando e vou cuidar da minha vida! Beijos a todos os concurseiros!

  35. Joseane

    18/11/2017 23:27em23:27

    Olá querido Gabriel!!

    É sempre edificante, poder ler seus artigos!! Cada semana temos uma oportunidade de aprendermos, e de nos reinventarmos. São palavras que nos movem, nos conduzem a ser melhores e nos incentivam a não desistir!!
    As palavras possuem muito poder, e vc as usa de uma forma tão fantástica que é impossível não ser tocado por elas…
    A boca fala do que o coração está cheio, então armazenar pensamentos positivos, ter um espírito leve, alegre é fundamental. Escolher o que pensar e dizer, escolher o que realmente te motiva, estudar com amor, se dedicar de coração faz tudo valer a pena. Eu creio, aceito, metalizo e recebo!!

    Em uma passagem Bíblica fala que os planos de Deus são maiores que os meus. Por isso, não irei me abater, pois estou plantando para colher futuramente, e sei que serei vitoriosa. Não vou dar valor as circunstâncias, dificuldades e sim nas grandes promessas que Deus tem pra mim.
    Somos todos vencendores amigos concurseiros.

    Que Deus esteja à frente da sua vida Gabriel, que abençoe os seus caminhos, te livre do mal, te instrua em todas as decisões e escolhas, e que vc continue sendo usado para o bem em palavras e atitudes.

    Fique na Paz do Senhor,
    Beijo, Jô.

    • Adriana

      27/11/2017 10:06em10:06

      Sábias e lindas palavras Joseane!! Concordo plenamente com você. Deus a abençoe também!-)

  36. Michel Monteiro

    19/11/2017 19:08em19:08

    As vezes é desesperadora essa solidão. Lutando cotra a gente mesmo, e com as “ancoras” que não entendem a nossa meta.
    Mas isso passa, e a gente não pode desanimar enquanto não atingir nosso objetivo!

    Força pra gente!

  37. Washington

    20/11/2017 20:50em20:50

    Muito obrigado Gabriel por suas palavras motivadoras, elas me servem de combustível para continuas nessa jornada tão árdua.Deus lhe conceda muita sabedoria.

  38. ´tatiana

    20/11/2017 22:18em22:18

    Realmente já pensei em desistir ou deixar minha vida de concurseira em segundo plano. Mas vejo que todo esforça tem uma recompensa. S espero que minha aprovação chegue logo.

  39. Grace Kelly

    21/11/2017 18:38em18:38

    Escreveu tudo que sinto atualmente. Obrigada. Força guerreiros ñ ha vitória sem luta!

  40. Elaine

    21/11/2017 20:20em20:20

    Pois é…a solidão. Por mais que eu tente encontrar uma amiga ou amigo para estudarmos junto, não consigo. No final acabo me vendo sozinha, sempre. A família da apoio mas sempre chama para aquele churrasquinho. As vezes vou. Na maioria sempre invento uma desculpa. Sei que as conversas não serão sobre o que desejo falar: provas, assuntos do edital, concursos que estão para sair, etc… No final, mais uma vez, estou eu sozinha. Acordo, sento, olho para as paredes e penso: “até quando Meu Deus? Até quando?” Encontrar amigos é o mesmo que nada pois as conversas não são as que quero ter. Raramente vou aos encontros mas a cabeça não parar de pensar nas milhões de questões que poderia estar resolvendo naquelas 3,4 horinhas ali, com os “amigos”. O lance é meter a cara no estudo para que no futuro eu ve a que realmente valeram a pena cada minuto de solidão.

  41. Davi

    22/11/2017 09:05em09:05

    Esse artigo foi um presente para minha vida. Achava que essa solidão era privilégio meu e que alguma coisa de errado estava acontecendo comigo. Li e percebi que está tudo normal e estou no caminho certo. A vitória é certa!!!!

  42. Inácio

    25/11/2017 08:52em08:52

    A luta não é fácil, dias, horas sozinho, a peleja é passageira e a vitória entra pra eternidade. Rumo ao objetivo, força, fé e foco.

  43. Adriana

    27/11/2017 10:02em10:02

    Muito obrigada, Gabriel!

    Ainda ontem, estava desanimada exatamente por causa disso, me sentir sozinha nesse objetivo de passar em concurso. Esse artigo me deu um gás, um ânimo a mais para continuar. É bom saber que a solidão faz parte do trajeto e que não sou apenas eu que passo pela mesma.

    Esse artigo caiu como uma luva!! Muito obrigada, novamente!-)

  44. Wilma Cruz

    27/11/2017 20:30em20:30

    Já pensei sim em desistir!
    Diante de tantas reprovações, já cheguei a pensar que não é pra mim, mas existe algo muito, muito forte dentro de mim que não me deixa desistir, mais forte que eu que diz no meu íntimo que eu apenas usava a estratégia errada, mas que a aprovação vai chegar.
    Eu não consigo ter outro sonho na vida que não seja aprovação num concurso público federal!

    Que Deus nos fortaleça todos os dias!

  45. Kátia Cristina

    27/11/2017 22:33em22:33

    Já senti solidão por diversas vezes,o pior e ouvir das pessoas que mais amamos que isso é perca de tempo. Minha mãe é a pessoa que mais me desmotiva. Todos os dias olho para meus filhos e procuro encontrar no sorriso deles a força necessária para continuar, principalmente do pequeno que tem TCGVB e Síndrome de regressão caudal, ele e o mais belo sorriso, o abraço mais apertado e meu maior encorajador. Não tenho como desistir, entrei por esse caminho e vou prosseguir até a conquista da minha vitória.

  46. leonardo de souza ribeiro

    17/02/2018 13:22em13:22

    que bom saber que não estou só nessa luta que é o mundo dos concursos publicos ,apesar da dificuldade que é se manter focado (trabalho a noite e faço faculdade de direito pela manhã ) na parte da tarde e finais de semana estudo para concursos é muito grande a dificuldade mas me vejo com um ótimo salário e com toda tranquilidade que só um cargo público pode me proporcionar agora não tem mais geito só há dois caminhos desistência ou aprovação agradeço a deus por existir cursos com grande qualidade como o gran cursos na preparação dos concurseiros rumo a aprovação.

  47. jenny

    27/02/2018 20:26em20:26

    A gente poderia fazer um grupo no zap pra compartilhar experiencias, incentivar uns aos outros nessa jornada solitaria.

  48. Heitor

    09/06/2018 01:55em01:55

    Que texto espetacular….

  49. Jessyca Assis

    20/06/2018 15:25em15:25

    Chega a dar alivio em saber que meus momentos de tristeza, de angústia, choro, baixa autoestima, e as oscilações de humor, são comuns. Eu sempre gostei de estudar mas às vezes parece em vão. Então tento encontrar forças e seguir em frente. Que Deus nos acompanhe!

  50. Glaucia Lemes de Carvalho

    08/07/2018 09:51em09:51

    Hoje acordei triste, desesperançosa, com vontade de desistir. Tenho a sensação de estar sendo tudo em vão, como a colega Jessyca Assis disse. Ler uma mensagem como essa alivia a dor que estou sentindo.

  51. maria celia

    05/08/2018 21:00em21:00

    eu decidi agora entrar para carreira publica… sei que minha trajetória vai árdua e solitária, ainda mais quando não se acreditam na sua aprovação e precisa fazer tudo em silencio.

  52. Miguel Feliciano

    15/09/2018 18:57em18:57

    otimas palavras de motivaçao para continuar no rumo a aprovaçao deste concurso tao esperado!!!Valeu Gabriel

  53. Márcia Miranda

    28/09/2018 19:06em19:06

    KKKKKK…estava assim ontem (27/09/2018) igual a imagem do título artigo,até a luz da vídeo aula que estava assistindo na plataforma Gran Cursos eu apaguei. Vale muuuito nossos momentos de solidão quando estamos estudando,super indico!!!!
    Bjuuu

  54. Adriano da Silva Gomes

    29/09/2018 01:56em01:56

    Obrigado Gabriel, realmente é uma guerra cheia de batalhas no caminho, mas ao mesmo tempo sofrida e gratificante!

  55. Nájila

    27/10/2018 20:49em20:49

    Hoje me sinto só. Após alguns meses de dedicação exclusiva aos estudos percebo que fiquei sozinha. Sem amigos, meus pais não me entendem, meu namorado me traiu e terminamos, não tenho nenhuma rede social, apenas uma agenda onde desabafo. Definitivamente minha vida tá uma merda. Estou sentada na varanda de casa estudando, sinto cheiro de churrasco, pessoas sorrindo e essa alegria está me incomodando. Uma agonia grande toma conta do meu coração, pensamentos desconexos, uma raiva súbita porque a sensação que tenho é que quanto mais eu estudo, mais me ferro. Então eu só sei, que nada sei. Entende?

    • luiza

      06/11/2018 10:25em10:25

      Nájila querida , tenha fé e nunca deixe de acreditar em você. Quanto ao apoio familiar você não precisa que te apoiem mas sim que te respeitem . Tente falar o mínimo possivel de seus projetos . Tente se cercar de pessoas com objetivos incomum mesmo que seja virtualmente . Siga-me no instagram sempre _avante222 e procure outros concurseiros lá. No youtube há centenas de canais de motivação para concurseiros , veja todo dia uma história de um aprovado para lhe inspirar. Quanto aos amigos é normal haver o afastamento sem não há algum em comum . Você é sua melhor companhia . Faça uma visão de como será sua vida após a posse .Tenha projetos no papel para realizar . Quanto ao seu namorado pelo menos você teve um pior eu que nunca conseguir me relacionar sériamente com ninguém por medo e falta de oportunidade .Não ligue para isso foque no seu objetivo . Não se sinta triste porque os outros estão felizes isso é tudo passageiro e eles provalvemente não estão construindo nada para o futuro com você está . Faça atividade física como a corrida isso renova as nossas forças . deixo aqui o meu zap 21 979869575 se algum concurseiro quiser trocar expeciências nesta caminhada . Sucesso para nos .

  56. werney

    17/12/2018 21:05em21:05

    Show. Muito motivacional. Gran cursos esta me ajudando, e com o a motivação que consigo lendo esses textos, chegarei a minha #APROVAÇÃO.

  57. Ivan Hohenfeld Nery Bomfim

    18/01/2019 13:37em13:37

    Achei perfeito e esta me tirando de um problema que estou passando agora com o termino do meu relacionamento, com essas palavras sei que será mais fácil enfrentar a solidão dos estudos e da falta de minha namorada. Obrigado até o final deste ano serei aprovado e se me convidar para fazer um vídeo irei com o maior prazer kkk. Pois assisto sempre os vídeos dos aprovados

  58. Junior

    13/03/2019 23:03em23:03

    Excelentes palavras motivadoras. Sigamos em frente rumo ao sucesso.

  59. Sandro

    28/03/2019 16:33em16:33

    Acho que nem tenho adjetivos pra descrever o quão incrível foi esse texto pra mim e acredito que pra todos que lutam pela aprovação. Muito obrigado pelas palavras, Gabriel. “O caminho da aprovação se dá pela repetição, com correção, até a exaustão!” já diria o professor Bogo. Com fé e persistência chegaremos lá e veremos que tudo o que passamos foi necessário.

  60. Natália Célia Quaresma de Oliveira

    22/06/2019 22:14em22:14

    Mais um texto chegando em um momento em que eu mais precisava! Gratidão 😍🙏✨

  61. Iara Borges

    23/06/2019 04:55em04:55

    Gabriel, saiba da importância que seus artigos têm para aqueles que estão se passando por dificuldades nessa longa e solitária jornada rumo à aprovação em concurso público. Obrigada! Saio daqui fortalecida e irei usar sua dica sobre companhias de concurseiros.

  62. Iara Borges

    23/06/2019 05:02em05:02

    Gabriel, saiba da importância que seus artigos têm para aqueles que estão passando por dificuldades nessa longa e solitária jornada rumo à aprovação em concurso público. Obrigada! Saio daqui fortalecida e irei seguir sua dica sobre companhias de concurseiros.

  63. Fernanda Rosário

    17/09/2019 22:29em22:29

    A solidão nos faz refletir sobre àqueles que realmente merecerão estar ao nosso lado no momento da vitória. Obrigada por compartilhar esse artigo de grande relevância. #imparável

  64. polly

    24/09/2019 08:46em08:46

    A vontade que tenho é: bom, se eu devo ficar um pouco sozinha agora, então qd eu estiver tranquila com o cargo publico que alcancarei, vou ficar sozinha completamente! As pessoas têm o direito de estranharem qd reclamamos de solidão, espero ter o direito de dizer: “agora eu que não qro mais”

  65. Marivalda Soares

    28/11/2019 03:00em03:00

    Obrigada Gabriel, por poucas vezes havia lido alguns artigos seus e achei maravilhosos. Me tornei GRAN ALUNA recentemente e estou desmotivada por não alcançar o sucesso que gostaria de já ter alcançado. Mas tenho certeza de que a falha sempre foi apenas minha.Um dia, por necessidade eu tive que estudar em todos os horários que me restavam livres, ou estudava e passava em algum concurso, ou passava fome e eu consegui o primeiro lugar! Foi maravilhoso, só que não é o concurso que desejo. Preciso e tenho que passar em outro concurso, só que não consigo, ou melhor, ainda não estou encontrando forças suficientes para atingir esta sonhada meta. Estou desmotivada, mas irei conseguir logo logo. Obrigada pelas belas palavras de incentivo.Um abraço.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Para o Topo