Como manter a concentração nos estudos

Avatar


31 de dezembro4 min. de leitura

A realidade de muitas pessoas mudou em decorrência da pandemia. Com a necessidade de realizar a maioria das atividades dentro de casa, um horizonte a ser explorado foi o universo dos concursos.

Sabemos que focar nos estudos pode ser difícil para quem ainda não tinha esse costume. Para criar uma rotina produtiva de aprendizagem, é necessário maturidade e disciplina.

Preparei este artigo especialmente para você. Confira estas dicas para se manter concentrado nos estudos.

 

Disposição

Alguns fatores são importantes e envolvem a disposição.

O sono atrapalha seu foco. Dormir a quantidade necessária de horas para o seu organismo é necessário para se manter saudável. É preciso muita atenção.

Fome também é outro inimigo do concurseiro. Estudar com fome atrapalha, e muito, a concentração. Ela eleva os níveis de ansiedade e, consequentemente, torna o estudo improdutivo.

 

Planeje sua rotina de estudo

Muitas vezes, o ensino online conta com flexibilidade de horários. Assim, é você que determina qual é o melhor período para estudar e com que frequência.

No planejamento você também pode definir metas e objetivos diariamente. Por exemplo, assistir a uma videoaula e fazer um resumo em seguida ou realizar um exercício para aprender na prática o que viu durante a matéria.

Além disso, decidir por um método de estudos também entra nessa etapa. Uma das técnicas mais famosas de concentração é o método Pomodoro, em que você estuda por 25 minutos e descansa por 5, ou 50 minutos para 10 de descanso. Ao completar esse ciclo 4 vezes, 2 no caso de sessões de 50 minutos, você pode tirar uma pausa mais longa, de 15 a 30 minutos, e, depois, reiniciar o processo.

 

Hidratação

Segundo um estudo da Universidade de Londrina – PR, beber água antes e durante uma tarefa que exige concentração aumenta em até 14% o desempenho do cérebro. Assim, sempre que for estudar, mantenha por perto uma garrafa de água e dê pequenos goles a cada 10 minutos. Essa prática vai ajudar seu cérebro a funcionar melhor e mais rápido.

 

Tenha um local fixo e organizado

Assim como definir um horário fixo auxilia a tornar os estudos parte da sua rotina, ter um local fixo também contribui para isso. Para evitar que você fique pulando de um lugar para outro, escolha um espaço em que você se sinta à vontade e seja tranquilo.  Um ambiente tranquilo, bem iluminado, com temperatura adequada e algum conforto são ideais para ajudar você a se concentrar nos estudos.

Outro fator importante é a organização. Deixe o local organizado com os seus materiais. Isso impede que você perca tempo procurando um lápis ou uma caneta, alivia o estresse de não saber onde estão suas coisas e evita a procrastinação. Com tudo no seu devido lugar, você consegue focar e agilizar os estudos.

Se você não mora sozinho, leve isto em conta: fique em um local onde não haverá distrações, barulhos e conversas que possam te desconcentrar. Também se certifique de que o espaço possui conexão estável com a internet, a iluminação é favorável para assistir às aulas e escolha uma cadeira adequada com uma posição confortável para proteger seu corpo de dores musculares.

 

Aproveite a meditação: se você é muito ansioso, é ideal aprender a se tranquilizar como ponto de partida. A meditação deve ser praticada também nas mesmas condições dispostas anteriormente. Desta forma, o que seu cérebro precisa é de um descanso e de um alerta de que você vai iniciar sua rotina. Além disso, há estudos sobre os benefícios da meditação no corpo e na mente.

 

Livre-se das distrações

Geralmente, a casa é o seu lugar de descanso. Por isso, a concentração no estudo pode ser complicada, visto que ter o acesso ao computador, ao celular, à televisão e a outros aparelhos eletrônicos é fácil. Dessa forma, ficar o mais longe possível das distrações é fundamental.

Se você estuda no computador, deixe seu celular em outro cômodo da casa. Se você usa o smartphone para assistir às aulas online, tire todas as notificações ligadas. Receber uma mensagem de texto no meio dos estudos irá atiçar sua curiosidade, e você pode perder muito tempo com coisas que não são importantes no momento.

Outra forma de distração é precisar sair do seu lugar de estudo, seja para pegar água ou para ir ao banheiro. Para evitar esse tipo de situação, leve tudo o que é preciso para o seu canto (garrafas de água, lanchinhos etc.) e, se o local fica longe do banheiro, tente ir o mais rápido possível e deixe claro para as pessoas que você encontrar no caminho que você não pode parar para trocar uma ideia.

 

Exercícios físicos

Uma rotina de exercícios físicos – dos mais leves aos mais trabalhosos – exige e desperta a concentração, além de outros talentos que você pode ter escondidos.

 

Exercícios psicológicos

Assim como os exercícios físicos, os exercícios psicológicos, como palavras cruzadas, Sudoku, ilusões de óptica e quebra-cabeças, além de deixá-lo mais atento para questões de raciocínio lógico, também te auxiliam a desenvolver suas capacidades de concentração.

 

Repita

Todas as tarefas que executamos exigem algum nível de concentração. Algumas como dirigir e responder a e-mails, por exemplo, de tão comuns na nossa rotina, parecem que são mecânicas. Então, crie pequenas estratégias para que o estudo também fique mecânico. Determinar horários de estudo, por exemplo, e segui-los à risca irá ajudar. Assim, o cérebro entende que se concentrar naquela tarefa é uma rotina daquele horário e estudar entra também para o rol de atividades que necessitam da nossa concentração com menor esforço.

 

Faça pausas

Quando você fica parado muito tempo olhando para o mesmo ponto da parede, é um exercício de concentração. Você normalmente não está pensando em nada. Mas, quando você fica olhando para o mesmo parágrafo, frase ou palavra de um texto, por exemplo, é um sinal de que você esgotou aquele período de capacidade de concentração do seu cérebro e ele está te pedindo uma pausa. Vá ao banheiro, faça um lanche, levante, mexa-se. Assim, ao agitar outras partes do seu cérebro, ele entende que é hora de absorver o que foi estudado. Essas pausas ajudam você a aprender melhor.

 

Use a música a seu favor

Segundo pesquisa realizada pela organização britânica Mind Lab em 2013, alguns tipos de música estimulam a memorização e a assimilação de conteúdo. Por isso, escutar o estilo de música adequado pode contribuir na sua concentração nos estudos em casa.

Para aproveitar ao máximo esse aliado, primeiro escolha qual gênero te ajuda a focar. Geralmente, músicas agitadas e com letra deixam a pessoa desconcentrada, por isso aposte em melodias mais tranquilas e que te permitam criar espaço mental para ouvir seus pensamentos. Na maioria dos casos, músicas clássicas e instrumentais são as mais indicadas. Além de canções, você pode usar sons da natureza – o som do mar, o canto de pássaros ou o barulho da chuva – como alternativa.

Em todo caso, não exagere no volume – nem tão alto que atrapalhe a sua concentração, nem tão baixo que te esforce para conseguir ouvi-la. Outra dica é fazer uma playlist para que você não precise ficar pulando músicas de que não gosta ou procurar outras opções quando uma delas acabar.

Comece tudo de novo: quanto mais você repete esses exercícios, mais fáceis eles ficam!

Bom, espero que o conteúdo de hoje, preparado com muito conhecimento e carinho, te ajude a ter um estudo mais concentrado. Se permanecerem dúvidas, escreva aqui nos comentários e/ou me procure no Instagram, @prilaconcursos. Será uma satisfação te ajudar um pouco mais, meu herói, minha heroína.

Antes de encerrar, quero te convidar para conhecer o serviço de Mentoria e Coaching do Gran Cursos Online: somos uma equipe capacitada (da qual tenho orgulho de fazer parte), formada por profissionais altamente habilitados e preparados, os GranXperts. Nosso trabalho é te ajudar nesta jornada de estudos, te tornar um candidato de alto desempenho, te ajudar a ser o melhor estudante que você pode ser, para, assim, atingir sua tão sonhada aprovação. Nós orientamos e acompanhamos seus estudos para que atinja seu potencial máximo. Venha conhecer nossos serviços!

Avatar


31 de dezembro4 min. de leitura