Como o EaD está mudando o mundo e pode mudar a sua vida!

Avatar


26 de junho6 min. de leitura

Como o EaD está mudando o mundo e pode mudar a sua vida!“Educação é aquilo que a maior parte das pessoas recebe, muitos transmitem e poucos possuem.” Karl Kraus

A nossa conversa de hoje será um pouco diferente. Nos artigos publicados em nossa coluna semanal, costumo falar sobre motivação em geral, sobre preparação para concurso em particular e sobre dicas de estudo. Hoje, porém, vou escrever sobre educação a distância. Quero refletir um pouco com você sobre como temos sorte de viver numa época em que já podemos recorrer a essa forma de ensino que mudou o mundo de forma definitiva – e para melhor.

Pouco mais de dez anos atrás, os maiores centros de estudo do Brasil estavam restritos às grandes cidades. Não era diferente com as escolas preparatórias para concursos públicos. Se um concurseiro que morasse numa cidade do interior quisesse ter aulas presenciais de qualidade, precisaria se deslocar até centros urbanos como São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília. Os professores mais requisitados desse mercado estavam concentrados nessas regiões, por causa da tendência natural de elas também concentrarem as melhores remunerações, pagas pelas grandes instituições, com as quais as escolas menores não conseguiam competir nesse quesito. Nesse contexto, também era mais provável que os alunos com maiores chances de aprovação residissem, ainda que temporariamente, nessas cidades.

Diante disso, não é nenhum absurdo afirmar que havia grande desequilíbrio e faltava igualdade de oportunidades entre os cidadãos que decidiam se preparar para concurso. Alunos com melhores condições financeiras migravam para cidades com grandes centros de preparação, ao passo que aqueles com menos recursos acabavam se limitando ao estudo por meio de livros e de apostilas, sem acesso a bons professores que pudessem esclarecer suas dúvidas.

Felizmente, com a popularização da internet e do ensino a distância (EaD), tudo isso mudou. O EaD vem revolucionando a aprendizagem no Brasil e no mundo. No caso do mercado de preparação para concursos, essa modalidade de ensino viabiliza o acesso de pessoas humildes, mas talentosas, aos melhores cursos e aos mais gabaritados professores, independentemente de onde estes ou aqueles residam. Tudo isso por um preço equivalente a uma fração do valor que se desembolsava para frequentar os cursos presenciais há dez ou quinze anos.

“Hoje, não importa se o candidato mora em uma cidade do interior e com poucos habitantes; ele pode estudar com os mesmos professores que ensinam o seu concorrente de classe média alta e morador do centro de São Paulo.”

 
Hoje, não importa se o candidato mora em uma cidade do interior e com poucos habitantes; ele pode estudar com os mesmos professores que ensinam o seu concorrente de classe média alta e morador do centro de São Paulo. Claro que ainda existe alguma desigualdade, mas hoje ela está mais relacionada à melhor ou pior infraestrutura da rede elétrica ou de internet de algumas cidades, por exemplo. Para nossa satisfação, tais discrepâncias têm diminuído significativamente no Brasil, e a tendência é que ainda reduzam bastante.

O ensino nunca foi de acesso tão amplo e democrático como é hoje. É por isso que costumo dizer que vivemos no melhor momento de todos os tempos. O fato é que, se você, leitor residente de alguma cidade que não seja sede de centros de ensino, tivesse nascido dez ou vinte anos mais cedo, talvez não tivesse condições de estar se preparando com a qualidade de que desfruta hoje. É possível que não tivesse nem sequer a oportunidade de entrar no jogo com boas condições de vencê-lo.

Se não é o seu caso e você é residente de um grande centro urbano, também tem razões para se sentir grato. Só a economia de tempo e de dinheiro que o EaD lhe proporciona, ao livrá-lo do trânsito caótico das grandes metrópoles, já representa um grande sacrifício a menos. E o que dizer da tranquilidade e da paz de espírito que o estudo pela internet lhe garante ao poupá-lo da violência e de outros problemas típicos das cidades brasileiras?

O que não falta são motivos para sermos gratos. Então, internauta, agradeça sempre! Somos todos abençoados por vivermos no século do acesso à informação e da democratização do ensino.

“O EaD está revolucionando o mundo, e não apenas no que diz respeito à ampliação do acesso à educação e à igualdade de oportunidades. Ele está mudando a forma como as pessoas estudam, ao exigir delas mais disciplina, mais concentração, mais foco, mais tudo!”

 
O EaD está revolucionando o mundo, e não apenas no que diz respeito à ampliação do acesso à educação e à igualdade de oportunidades. Ele está mudando a forma como as pessoas estudam, ao exigir delas mais disciplina, mais concentração, mais foco, mais tudo! E é desse tipo de gente que o Estado brasileiro carece. Nosso Brasil precisa demais de pessoas que saibam estudar, de cidadãos capazes de interpretar textos satisfatoriamente, de estudantes que sejam disciplinados, de servidores que escrevam bem, de brasileiros bons em traçar objetivos e metas e que sejam determinados o bastante para persegui-los. O EaD abre portas para que pessoas com esse perfil cheguem aos cargos públicos e façam a diferença pelo nosso país.

A educação a distância é hoje uma modalidade valiosa na área dos concursos públicos porque oferece conteúdo permanentemente atualizado, professores talentosos e competentes e recursos – às vezes até pouco conhecidos, mas que podem ser explorados a fim de tornar os candidatos ainda mais competitivos e preparados para o efetivo exercício da carreira pública. Um dos maiores potenciais dessa modalidade de ensino são as ferramentas criadas pelas grandes instituições para reduzir ainda mais a barreira física que existe entre o professor e o aluno. Um exemplo desse tipo de ferramenta inovadora é o fórum de dúvidas oferecido em nossa plataforma do Gran Cursos Online. A criatividade das equipes que trabalham com a tecnologia em EaD define até onde as escolas preparatórias podem avançar para tornar o ensino o mais eficiente possível.

“Com a educação a distância, cai por terra um dos últimos fatores de desigualdade entre os concurseiros, a distância dos centros de excelência em preparação para concurso.”

 
Sabemos que o concurso público é o processo de seleção mais isonômico que existe porque não discrimina ninguém em função de aparência, renda, sexo, cor, religião. Graças ao EaD, ele tornou-se ainda mais democrático, pois agora é possível nivelar também o acesso à preparação de forma inimaginável há poucos anos. Com a educação a distância, cai por terra um dos últimos fatores de desigualdade entre os concurseiros, a distância dos centros de excelência em preparação para concurso. Hoje, todos os candidatos têm como se preparar em igualdade de condições, independentemente da disponibilidade financeira.

“É preciso lembrar que não há fórmula mágica ou método único para alcançar esse objetivo, mas existem ferramentas que podem facilitar a vida do candidato. “

 
Entenda que não estou desmerecendo as outras modalidades de ensino nem afirmando que apenas os candidatos que estudam online têm chances de ser aprovados. Estou apenas ressaltando como a revolução na educação representada pelo ensino a distância multiplicou as oportunidades para quem quer mudar de vida. É preciso lembrar que não há fórmula mágica ou método único para alcançar esse objetivo, mas existem ferramentas que podem facilitar a vida do candidato. No fim, tudo dependerá do seu esforço e da sua dedicação.

Aqui, na GG Educacional e no Gran Cursos Online, somos todos apaixonados por mudar vidas e pela educação a distância. Eu sempre soube que esse segmento seria promissor, tanto que ingressei na faculdade já pensando em empreender nessa área. Nossa empresa tem investido pesado em programas, tecnologias, softwares, equipamentos e estúdios, tudo para que você, integrante da família GRAN, possa – mesmo com poucos recursos e pouco tempo – se sentir preparado para conquistar a carreira dos sonhos. É isso que nos move e nos dá energia para trabalhar incessantemente todos os dias.

Não queremos cansar você, amigo leitor. Tampouco temos a intenção de apenas fazer o nosso “jabá”. Pretendemos, sim, fazer o que temos feito em todas as nossas mensagens: oferecer informações úteis, importantes, valiosas, prestimosas, para ajudar você a conquistar a estabilidade, o sucesso profissional e, por extensão, a felicidade pessoal.

Sempre estaremos com você, juntos e misturados, até a posse no cargo dos seus sonhos.

“Educação nunca foi despesa. Sempre foi e será investimento com retorno garantido.” Sir Arthur Lewis

PS: Siga-me em minha página do Facebook e em meu perfil do Instagram. Lá, postarei pequenos textos de conteúdo motivacional. Serão dicas bem objetivas, mas, ainda assim, capazes de ajudá-lo em sua jornada rumo ao serviço público.


Gabriel Granjeiro – Diretor-Presidente e fundador do Gran Cursos Online e da GG Educacional. Sempre soube que a sua missão de vida era ser empreendedor. Por força do destino, ingressou no mercado de concursos muito novo, há mais de 10 anos. Acumulou experiências de grande valia ao acompanhar as atividades empresariais de seus pais, ambos ex-servidores com quase 3 décadas de experiência no mercado de concursos. Em 2013, decidiu que queria montar sua própria empresa e convidou o amigo Rodrigo Calado, também muito experiente na área, para ser o seu sócio. Nasceu ali a GG Educacional, uma organização totalmente dedicada à educação a distância, cujo lema é: “Ensino aliado à tecnologia”. Esse foco, em conjunto com o trabalho de colaboradores e professores dedicados e altamente especializados, resultou em crescimento exponencial ao longo dos últimos 2 anos. Atualmente, o Gran Cursos Online, principal marca da empresa, está entre as maiores do País e é referência em sua esfera de atuação.

É formado em Administração e Marketing pela New York University Stern School of Business, instituição de grande destaque no mundo corporativo. Nela, estudaram empreendedores de sucesso, como Jack Dorsey (fundador do Twitter) e John Paulson (fundador e presidente de um dos maiores fundos de investimento do mundo). Lá, participou de projetos desafiadores, interagindo com alunos do mundo inteiro e de visões muito diferentes da sua. Essa educação global e empreendedora hoje faz parte do DNA de Gabriel e da empresa que ele lidera, onde busca oferecer aos alunos o que há de melhor; tudo para ajudá-los a atingir os seus objetivos e a mudar de vida.

Avatar


26 de junho6 min. de leitura