Como o EaD pode auxiliar o aprendizado da língua portuguesa? Por: Elias Santana

Avatar


30 de junho2 min. de leitura

Nesta semana, nosso Diretor-Presidente, Gabriel Granjeiro, fez um primoroso artigo intitulado “Como o EaD está mudando o mundo e pode mudar a sua vida”, que é leitura obrigatória a todos que desejam potencializar o processo de aprendizagem (acesse AQUI). Inspirado por ele, fiz uma breve reflexão acerca da relação entre EaD e língua portuguesa!

Como sabemos, o ensino a distância (EaD) é um fenômeno que cresce significativamente em todo o mundo! Além de facilitar o acesso ao conhecimento, a cada dia, novas ferramentas surgem e outras são aprimoradas, a fim de tornar o processo cada vez mais eficiente!

Não há como comparar as modalidades presencial e online, por dois motivos simples:

  1. A educação é um processo subjetivo, uma vez que cada indivíduo possui um tempo e uma forma para aprender;
  2. Cada ambiente de aprendizagem é único e é composto por diferentes formas de levar o saber ao educando.

Graças ao EaD, hoje, existem diversas formas de um indivíduo chegar ao conhecimento. Eu, como professor de língua portuguesa, quero apresentar a você quais são os mecanismos virtuais pelos quais você pode alavancar seus estudos e como você deve usá-los! Vamos lá?

  • Videoaulas. Atualmente, é possível, sem sair de casa, encontrar um bom curso de língua portuguesa online. Procure um que ofereça o conteúdo completo e ferramentas complementares, como fóruns de dúvidas ou tutorias e materiais escritos. Mas a informação mais importante é esta: não se sabote! Videoaula não é seriado! Se você, por exemplo, assiste a uma aula de pontuação de 30 minutos em exatos 30 minutos, o seu aproveitamento será baixíssimo! É necessário parar o vídeo algumas vezes para fazer anotações e resolver questões – ao menos as que foram propostas ao longo da aula. É impossível entender gramática sem reflexões individuais e muita, muita prática! Gaste seu tempo com qualidade!
  • Materiais em PDF. Hoje, podemos classificar o PDF como um gênero educacional, que se baseia em um diálogo escrito entre professor e aluno. A finalidade desse tipo de material é abordar o conteúdo de maneira objetiva e profunda, com a facilidade de ser impresso ou levado a qualquer lugar por meio de um tablet. Outra vez, reitero: PDF não é gibi! Você não o está lendo por entretenimento! As pausas para anotações e exercícios são necessárias, como nas videoaulas.
  • YouTube. Não sei se você sabe, mas o YouTube é um dos maiores sites de buscas do mundo! Isso porque hoje é possível encontrar de tudo em vídeos gratuitos! Use essa ferramenta a seu favor! Pesquise por aulas completas e vídeos rápidos de dicas pontuais. Ele é um poderoso complemento às videoaulas e aos PDFs, na medida em que a atualização no YouTube é constante. Você provavelmente já ouviu falar das diversas transmissões ao vivo que eu, Elias, faço pelo YouTube!
  • Redes Sociais. A decisão de tornar uma rede social uma inimiga ou aliada é somente sua! Você pode passar horas no Facebook ou Instagram vendo publicações que pouco acrescentarão em sua vida, mas também pode aproveitar essas ferramentas para encontrar muito conteúdo confiável acerca da nossa língua, principalmente acerca de dúvidas rápidas, como homônimos e parônimos! Há professores renomados de língua portuguesa que desenvolvem um trabalho respeitável nas redes sociais!

Essas são algumas formas de aprender português online! O EaD não veio para fechar as escolas físicas (que sempre serão fundamentais), mas para tornar o processo de ensino e aprendizagem ainda mais profícuo. Pesquisas recentes inclusive destacam que, em alguns casos, o EaD é mais eficiente do que a educação presencial. Se português é ainda, para você, um mistério indecifrável, valha-se das mais variadas modalidades de aprendizado! Uma delas vai favorecer o seu perfil cognitivo!


Elias Santana

Licenciado em Letras – Língua Portuguesa e Respectiva Literatura – pela Universidade de Brasília. Possui mestrado pela mesma instituição, na área de concentração “Gramática – Teoria e Análise”, com enfoque em ensino de gramática. Foi servidor da Secretaria de Educação do DF, além de professor em vários colégios e cursos preparatórios. Ministra aulas de gramática, redação discursiva e interpretação de textos. Ademais, é escritor, com uma obra literária já publicada. Por essa razão, recebeu Moção de Louvor da Câmara Legislativa do Distrito Federal.


Estudando para concursos públicos ? Prepare-se com quem tem tradição de aprovação e 27 anos de experiência em concursos públicos. Cursos online com início imediato, visualizações ilimitadas e parcelamento em até 12x sem juros!

 

[su_button url=”https://www.grancursosonline.com.br/” target=”blank” style=”flat” background=”#0404bb” color=”#ffffff” size=”7″ center=”yes” icon=”icon: shopping-cart”]Matricule-se[/su_button]

garantia-de-satisfacao-30

Avatar


30 de junho2 min. de leitura

Tudo que sabemos sobre:

elias santana língua portuguesa