Como organizar uma rotina de estudos vencedora

Israel Suhet


30/06/2021 | 16:02 Atualizado há 85 dias

Olá, meu amigo e companheiro de estudos. Tudo bem com você?

Nos últimos meses, tenho acompanhado diversos alunos em nosso programa GranXpert e uma das demandas mais difíceis tem sido organizar a rotina de estudos (e de vida) dos meus acompanhados. Pensando nisso, resolvi tratar com você sobre esse tema tão desafiador e necessário: como criar uma rotina saudável, eficaz e vencedora. Vamos lá?!

Antes de falar em estudo, edital, cronogramas, metas, provas, precisamos tratar, primeiramente, de nossa vida particular. Cada pessoa que está lendo agora esse artigo possui particularidades que tornam a sua rotina de vida única e individual. O João tem dois filhos, trabalha oito horas por dia e faz academia diariamente. A Maria possui um cargo alto em sua empresa, que lhe demanda muitas  horas de trabalho por dia e, por vezes, viagens ao longo do mês. Já o José acabou de sair do Ensino Médio, mora com os pais e não tem qualquer responsabilidade além de estudar.

Percebeu o quanto nossas realidades podem ser diferentes? Assim, a primeira lição que quero fixar com você é: não existe uma fórmula de rotina de estudos padrão. O melhor horário, a quantidade de horas e o jeito de estudar são particularidades de cada um, dentro das possibilidades de cada um. Mas é certo que todos podem ser vencedores, pois não há dificuldade que nos impeça de prosseguir, não é mesmo?

Criar essa tão sonhada rotina, então, nos parece ser o primeiro e importante passo da nossa caminhada. De acordo com o psicólogo americano Jeremy Dean, leva cerca de 66 dias para uma pessoa transformar um objetivo em rotina. Em seu livro Making Habits, Breaking Habits: Why We Do Things, Why We Don’t, and How to Make Any Change Stick, ele explica que algumas atividades demandam esforço e tempo maiores do que outras, mas a média apresentada já é suficiente para transformar as ações praticadas em hábitos.

Para fins de didática e melhor entendimento, separei alguns tópicos que eu quero que você pratique aí na sua casa, com o objetivo de te auxiliar na organização do seu dia.

 

1) Anote minuciosamente as suas atividades diárias, inclusive o horário em que são realizadas.

Quanto mais preciso você for ao cumprimento dos horários, mais sua rotina será eficiente, com pouco desperdício de tempo e procrastinação. Assim, coloque despertador para você acordar e levante-se (nada de acionar a soneca, rs) assim que ele tocar. Programe o tempo do seu café da manhã, do seu horário de trabalho, da sua atividade física e, claro, do seu descanso.

 

2) Encontre o melhor horário para o seu estudo.

Após cumprir a primeira etapa, acredito que você já tenha visualizado espaços de tempo dentro do seu dia. Sim, é nesses horários que os estudos acontecerão. Se você conseguir um período ininterrupto de horas, melhor ainda. Por exemplo, eu posso estudar pela manhã, de 08h às 11h, pois só trabalho no período da tarde.

Nem sempre será possível estudar por horas seguidas, sem problema. Encontre horas vagas dentro do seu dia, no horário de almoço, antes de dormir. Sempre há tempo.

O cérebro trabalha por associações. Às vezes não sentimos fome até sentirmos um cheiro agradável de comida, que abre o apetite. No entanto, a fome não se restringe apenas ao olfato e ao paladar. O cérebro associa tudo: lugares, horários, sensações etc. Ao montar uma rotina de estudos, sempre em um mesmo horário e em um mesmo local, o cérebro irá associar aquela situação à necessidade de concentração.

 

3)  Encare o seu estudo como se ele fosse um trabalho.

Trate o estudo como um trabalho, com hora para entrar e sair, intervalos programados e metas a serem alcançadas. Se você estuda em casa, isso precisa ser ainda mais sério e comprometido, pois nossa residência é cheia de armadilhas e distrações.

“Ah, Israel, hoje eu acordei desmotivado”. Você não deixa de trabalhar quando está desmotivado, ou será demitido. Você vai irritado, cansado, mas vai e trabalha. Faça isso também com seus estudos. Um dia de estudo mais ou menos é melhor do que um dia sem estudo algum.

 

4) Estabeleça metas, prazos e avaliações.

Um dos maiores vilões dos concurseiros é a rotina desgastante, exaustiva e cômoda. Seja o seu próprio “chefe”. Crie um cronograma com metas e prazos para cumprir, bem como avaliações periódicas, pois isso te “forçará” a progredir dentro do conteúdo, assimilar, revisar e aprender.

Você precisa, ainda, analisar o que está sendo feito, se deu certo e como pode melhorar. Ter consciência do seu desempenho é o diferencial para evoluir.

 

5) Crie bons hábitos de lazer e de descanso.

O estudo para concurso é, de fato, uma batalha árdua, cansativa e desgastante. A vitória chega (acredite!), mas é sabido que, durante um tempo, nós convivemos somente com quedas e fadiga. O que podemos fazer para melhorar isso?

Primeiro, eu quero que você retire da sua rotina coisas que não agregam valor para a sua vida e seus objetivos, e isso pode incluir muitas ações, pessoas e lugares. Mantenha à sua volta somente aquilo que te impulsiona e te faz bem.

Precisamos criar uma rotina de vida saudável, leve e feliz. Sim, felicidade. Nessa trajetória tão sofrida, ter momentos de lazer e de descanso é tão importante quanto as horas de estudo e de conhecimento.

Reserve momentos dentro do seu dia para fazer algo que te dê alegria, motivação, paz… pode ser uma atividade física, ler um livro, estar na companhia da família ou dos filhos, ou simplesmente não fazer nada, descansar a mente de tudo e de todos. Vamos experimentar?

Embora essa jornada de estudo pareça cansativa, ela não precisa ser sempre tão carregada. Aproveite o processo, não se preocupe tanto somente com o resultado. Torne seus dias mais gentis para você.

Por fim, lembre-se de que, se encontrar dificuldade para organizar seus estudos, você pode contar com a equipe de mentores do GranXpert, que é formada por profissionais extremamente capacitados e motivados em te ajudar a alcançar a tão sonhada aprovação.

 

Que seu dia seja leve, produtivo e abençoado.

Vamos juntos!

Israel Suhet

Israel Suhet

Equipe do Gran Cursos Online
5

0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *