Como planejar a revisão para a 1ª fase do CACD?

Avatar


25 de Junho de 2018

1ª fase do CACDDigo com frequência que a boa preparação para qualquer concurso público depende muitas vezes mais de uma boa estratégia e disciplina para segui-la do que esforço constante e concentrado de estudos. E, se isso se aplica aos exames em geral, creio que para o Concurso de Admissão à Carreira Diplomática (CACD) é ainda mais válido, pois se trata de um processo seletivo que cobra muito conteúdo de várias disciplinas bem distintas.

Tive um amigo que tentou aprovação no CACD onze vezes! Não lhe faltava dedicação aos estudos, já que não trabalhava e sua vida era estudar para tornar-se diplomata. Tampouco tinha formação limitada. Havia-se graduado em relações internacionais e estudado em boas escolas. Possuía  excelente conexão com outros candidatos, com quem se reunia frequentemente para trocar informações sobre o Concurso e o conteúdo do que seria cobrado. Ele, no entanto, nunca conseguiu aprovação no Teste de Pré-Seleção (TPS), prova da Primeira Fase do CACD.

Junho de 2018. Estamos às vésperas da publicação do Edital do próximo CACD. O Edital do Concurso do ano passado foi publicado em 14/6/17. Havia a expectativa de que a edição deste ano ocorreria no primeiro semestre, por conta do calendário eleitoral. A previsão não se confirmou, mas agora a publicação é esperada para qualquer momento. Se isso realmente ocorrer e se repetir o cronograma de 2017, a prova da Primeira Fase será realizada em meados de agosto.

O que fazer, então, para rever todo o conteúdo estudado no último ano em pouco menos de dois meses? Daí entra a necessidade de uma boa estratégia, que evite desvios desnecessários, como os cometidos por meu amigo que o impediam de ser aprovado no TPS. Recordo-me, por exemplo, que ele estudava muito Filosofia e Ciências Políticas. Não desmereço a importância dessas disciplinas, que podem ajudar bastante na formação de um diplomata, mas, como não são cobradas diretamente no CACD, seria um desperdício de tempo precioso dedicar-se a esses estudos.

Aos alunos do Gran Cursos Online, sugiro, em primeiro lugar, rever nossas aulas. Todo o conteúdo dos programas das disciplinas cobradas no CACD está ali contido de forma sistemática. Comece pelas matérias que lhe são mais difíceis e deixe as aulas das que se sente mais preparado(a) para depois. As aulas em geral são independentes, com exceção de alguns poucos temas que tomam mais de uma. Assim, a ordem em que vai assisti-las também pode ser alterada, começando pelo conteúdo de maior dificuldade. Como não é possível dominar todos os assuntos de todas as matérias, saiba priorizar, do mais difícil para o mais fácil[1].

Procure não exagerar muito no tempo de estudo nos dias que antecedem a prova. É importante estar não apenas com o corpo, mas principalmente com a cabeça bem descansada para o dia do exame. A estafa e o estresse prejudicam demais o desempenho de qualquer candidato(a), por melhor que tenha sido sua preparação. Não adianta, assim, preparar-se bem antes da prova e não estar bem preparado(a) para demonstrar no dia o conteúdo que adquiriu.

Outra dica que sempre repito é tentar realizar os últimos TPS no mesmo tempo que lhe será concedido no dia da prova (dois períodos de 3 horas). Esses simulados lhe darão boa ideia de como anda sua preparação, quais são suas fragilidades e o que precisa melhorar. Além disso, treinará a resolução de questões tipo Certo e Errado, que exigem prática não apenas para evitar pegadinhas, mas para aprender a “chutar” com chance de acerto acima de 50%.

Seu maior concorrente no CACD é você mesmo(a). Se conseguir estudar com disciplina, uma boa estratégia e aprender a evitar a má influência da pressão (própria, de familiares, de amigos etc.) pelo sucesso no Concurso, estará preparado(a) para responder com acerto 100% do que conseguiu aprender durante os estudos. Esses 100% mais um pouquinho de sorte lhe deixarão em boas condições de aprovação. Boa sorte!

 

[1]                     Na hora de fazer a prova da Primeira Fase, sugiro estratégia inversa, ou seja, comece pelas questões e disciplinas mais fáceis, pois isso lhe vai cansar menos. Se perder muito tempo no início pensando em como resolver as mais difíceis, o cansaço poderá lhe fazer errar aquelas que saberia responder.

 

Prof.Jean Marcel Fernandes – Coordenador Científico

Jean MarcelNomeado Terceiro-Secretário na Carreira de Diplomata em 14/06/2000. Serviu na Embaixada do Brasil em Paris, entre 2001 e 2002. Concluiu o Curso de Formação do Instituto Rio Branco em julho de 2002. Lotado no Instituto Rio Branco, como Chefe da Secretaria, em julho de 2002. Serviu na Embaixada do Brasil em Buenos Aires – Setor Político, entre 2004 e 2007. Promovido a Segundo-Secretário em dezembro de 2004. Concluiu Mestrado em Diplomacia, pelo Instituto Rio Branco, em julho de 2005. Publicou o livro “A promoção da paz pelo Direito Internacional Humanitário”, Fabris Editor, Porto Alegre, em maio de 2006. Saiba +


Com o objetivo de preparar os candidatos para o concurso de Admissão à Carreira de Diplomata, um dos mais difíceis do país, o Gran Cursos Online lançou um novo curso de preparação extensiva para o CACD 2018, composto por teoria e exercícios. Nosso objetivo é ajudá-lo na consolidação de seu conhecimento e, consequentemente, na realização de uma excelente preparação para o próximo concurso. Além das orientações de uma equipe altamente qualificada (diplomatas e especialistas), que irá destacar e desvelar os principais tópicos de cada disciplina, você contará, ainda, com as preciosas dicas sobre as particularidades da banca CESPE, um ano de acesso ao conteúdo, visualizações ilimitadas e outros diferenciais. Com esse curso você se prepara de forma antecipada e eficaz!

matricule-se3

 width=

Avatar


25 de Junho de 2018

Tudo que sabemos sobre:

CACD concurso Diplomata