Como potencializar o seu estudo por questões!

Olá, meu amigo, tudo bem com você?

Avatar


10 de setembro4 min. de leitura

A nossa leitura de hoje é de extrema relevância para você, concurseiro, que precisa potencializar seus acertos em provas. Quero que você pegue folha e caneta para anotar essas dicas, pois certamente aumentarão o seu desempenho nos estudos!

Inicialmente, já quero destacar que NÃO EXISTE FÓRMULA MÁGICA para ser aprovado em concurso público. Não deixe ninguém te vender essa ideia, pois é pura enganação. Toda aprovação é precedida de muito esforço, comprometimento, disciplina, resiliência e, claro, bastante estudo!

Ainda nesse sentido, saiba que não existe somente uma forma de estudar. Cada aluno precisa se conhecer e identificar o que funciona e o que não funciona no seu estudo. Obviamente, utilizar boas práticas e técnicas de estudos pode, sim, encurtar o seu caminho para o aprendizado.

Dada a complexidade do cérebro humano, está comprovado que não existe uma única forma de aprender. Por isso, não adianta insistir em métodos os quais claramente não estão surtindo efeito. Se sente que suas sessões de estudo só estão produzindo cansaço, é fundamental experimentar outras técnicas e adotar aquela que funciona melhor para você.

“Se você não tem um hábito de leitura consistente, formado na 1ª ou 2ª infância, ler não será uma boa forma de estudo para você” – explica Carla Tieppo, neurocientista e professora da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo. “Nesse caso, experimente gravar áudios, assistir a vídeos, desenhar mapas mentais, enfim, buscar instrumentos adequados ao seu funcionamento”. É sobre isso que conversaremos hoje.

Uma das mais potentes técnicas de estudo é fazer questões! Realizar exercícios diariamente é o segredo para potencializar seus conhecimentos, revisar e fixar conteúdos e aumentar os seus acertos em provas. Contudo, é preciso ter em mente que as questões devem fazer parte do seu estudo tradicional, composto por um bom material didático de apoio (videoaula, PDF, cadernos, resumos), por leitura da “lei seca” e revisão. Estudar somente por questões exige um conhecimento alto do conteúdo e não é um método recomendado para quem está iniciando.

Bom, então como devemos realizar esse estudo por questões? Separei algumas dicas que precisam ser cumpridas e bem entendidas para se ter um aproveitamento de excelência:

  • Esse estudo precisa ser diário e contínuo. Todo dia você deve fazer exercícios. Essa prática rotineira te fará aumentar seus índices de acertos;
  • Faça questões imediatamente após o estudo da matéria ou ao final do dia de estudo. Aqui, você precisa se conhecer, a fim de identificar em qual horário rende mais e fixa melhor a matéria;
  • NÃO CHUTE! Você só deve responder questões da matéria estudada sobre as quais tenha conhecimento. Chutar é um erro, pois vai “maquiar” o seu índice e omitir uma possível falha de estudo sobre aquele conteúdo;
  • Anote seus erros. O caderno de erros é a principal ferramenta do estudo por questões. Você precisa anotar as questões que errar e até as que deixou em branco, porque depois é preciso estudar ou revisar aquele tema;
  • Nunca desanime diante dos erros! Parece clichê, mas é a verdade: erre agora para não errar na sua prova. Anote o erro, revise o conteúdo e prossiga.

O estudo por questões te proporciona treinar o conteúdo que acaba de ser estudado. Após horas e horas de leitura, você precisa praticar a forma como aquele conteúdo é cobrado nas provas. É uma maneira potente de fixar a matéria e, também, de pegar a dinâmica de prova.

Nessa técnica de estudo, é super desejável que você erre! “Como assim Israel, tá maluco?”. Sim, meu nobre guerreiro. O principal objetivo de realizar exercícios é justamente identificar os conteúdos dos quais você não se lembra (ou que não sabe) e os que ainda não estudou.

As questões te mostram em que você precisa melhorar! Acertar é ótimo, mas errar é essencial para o aprendizado, pois cada erro te indicará um alerta: ou que você precisa estudar aquele tema, pois a matéria te é desconhecida, ou que você precisa somente revisar o conteúdo, pois não se lembra daquele tema específico.

Qualquer que seja o caminho mostrado pela questão, você precisará realizar uma ação inevitável: retroalimentar o seu material. É fundamental você praticar um estudo ativo quando da resolução de questões. Ao se deparar com alguma questão difícil, que tenha cobrado conteúdo novo ou diferente do estudado, é extremamente salutar alimentar o seu material com aquela informação!

Essa retroalimentação é fundamental para o estudo por questões ter fundamento. Veja que, se o seu material não tem aquela informação nova, você precisa inseri-la no seu caderno, que agora estará 1% mais enriquecido.

Noutro giro, se o seu material contiver aquele conteúdo, é interessante você fazer uma referência à questão respondida, de forma a ressaltar que aquele tema é cobrado em provas. Isso certamente tornará o seu resumo mais direcionado, pois você terá diversas anotações nesse sentido, indicando no seu material os temais mais cobrados nas avaliações.

 

Veja a gama de informações que uma aluna inseriu em seu material:

Todas essas informações preciosas foram retiradas justamente do estudo por questões. Notem que temos referências da banca e do concurso em que o tema foi cobrado. Fazer exercícios direciona nosso estudo!

Eu costumo dizer que estudar é simples, mas não é fácil. Para alcançarmos sucesso nessa trajetória, é preciso implantar, desde já, uma mudança de ambiente, de mentalidade e de atitude. O seu ambiente deve estar organizado e focado para o seu propósito. Desapague de pessoas e coisas que não agregam valor ao seu objetivo.

Já a sua mentalidade precisa ser vencedora, resiliente. Não estude somente o conteúdo de que gosta e no qual tem facilidade. O que vai te tirar da sua aprovação são justamente os erros nas matérias das quais você não gosta e/ou em que tem dificuldade. Por isso, dedique-se mais ainda a essas disciplinas, separe um tempo maior para elas em sua grade horária e não se feche para o conhecimento.

É preciso que você conheça as suas dificuldades e aprenda a superá-las.

Por fim, a sua atitude precisa ser a de um combatente que não baixa a guarda e não toca o sino! Acorde todo dia com uma disposição de leão, pronto para vencer o que vier pelo caminho. Contudo, saiba que nem todo dia você vai estar motivado para estudar, mas, ainda assim, terá de fazê-lo! A resiliência é necessária para a aprovação. Pior do que estudar “meia-boca” é não estudar.

Outra premissa é que o estudo para concurso é uma maratona, não uma corrida de 100 metros. Então, planejar-se com antecedência é primordial para alcançar resultados positivos. O estudo deve ser contínuo, duradouro e diário.

Para isso, recomendo que você, caro leitor, conheça o trabalho dos GranXperts, uma equipe incrível de mentores e coaches focados em te ajudar a conquistar a tão sonhada aprovação! Precisa de direcionamento nos estudos? Seja proativo e busque ajuda! Mande-nos uma mensagem e entre para o nosso time de coachees!

 

Fique com Deus e bons estudos.

Avatar


10 de setembro4 min. de leitura