Como resistir às sete tentações mais comuns entre os concurseiros

Avatar


03 de abril6 min. de leitura

Recentemente, aproveitei os meus perfis no Facebook e no Instagram para perguntar aos alunos quais são as principais dificuldades que eles encontram na preparação para concurso. A maioria deles apontou duas: a ingrata tarefa de conciliar os estudos com o trabalho e as provações diárias às quais precisam resistir. Decidi escrever sobre os dois temas, começando, esta semana, pelo segundo.

Nossa proposta de hoje, amigo leitor, é sugerir algumas técnicas que podem ajudar você a não cair em sete armadilhas que o universo conspirador frequentemente coloca em nosso caminho. Tudo que apresentaremos aqui é fruto de experiências próprias, de observações, de leituras ou de consultas aos nossos experientes mestres. Para começar, lembre-se: quanto maiores os louros a colher, mais numerosas serão as tentações às quais precisaremos resistir. Qualquer jornada é cheia de obstáculos, de entraves, de problemas, de dificuldades, de crises, de tentações, de tentativas de boicote aos nossos sonhos. Ignorar essa realidade é ingenuidade.

Dito isso, vejamos quais são as sete tentações contra as quais você provavelmente terá de lutar para realizar o seu sonho de ser aprovado em um bom concurso. Vamos aprender a driblá-las?

Tentação 1: procrastinação

A tentação de deixar para amanhã o que pode ser feito hoje é uma das maiores que qualquer profissional pode enfrentar. Com o candidato a concurso público, não é diferente. Muitos concurseiros tendem, por exemplo, a deixar o início da preparação para apenas quando o edital já tiver sido publicado. Não faça isso! Será muito mais difícil – quase impossível, se o concurso for de alto nível – vencer todo o conteúdo a tempo da prova.

Seja inteligente: para manter o hábito do estudo, dedique-se a ele diariamente, ainda que avançando só um pouco por dia no conteúdo. Sabia que três dias de interrupção nos estudos são o suficiente para dar cabo ao hábito que você demorou pelo menos três semanas para desenvolver? Confira aqui um artigo excelente do meu amigo Wellington Antunes sobre como vencer a procrastinação.

Tentação 2: séries de televisão e do Netflix

A segunda tentação vem da tevê paga, com suas séries envolventes e viciantes. A cada episódio, lá se vai uma hora de estudo a menos por dia. E quem consegue assistir a apenas um, sobretudo no caso das séries do Netflix, em geral disponibilizadas em bloco? Uma dica para resistir a mais essa tentação é reservar um tempo específico na semana, algo em torno de uma ou duas horas, de preferência no sábado à noite, para assistir aos episódios da sua série favorita. Não quebre essa regra em hipótese alguma!

Então, seja dedicado aos estudos como uma “Rainha” é aos seus súditos. Desenvolva “Punhos de Aço” para registrar tudo que puder nas aulas. Detone nas matérias do concurso como o “Demolidor” subjuga seus inimigos. Estude sozinho ou com os “Friends”, durante “24 horas” seguidas, se for preciso. Procure uma boa biblioteca pública para o estudo diário, ou estude em “The Office” mesmo. Nada de ficar “Lost” em relação aos conteúdos que você precisa vencer e ao tempo de que dispõe até o grande dia. Monte o seu “Arquivo X” com resumos úteis para a revisão das semanas que antecedem a prova. Inspire-se na bravura dos “Vikings” para lutar pelo seu tesouro mais precioso: a aprovação. Do contrário, você corre o risco de se tonar mais um “Walking Dead”, sem chance de aproveitar a vida como deveria. A saga de um concurseiro é como um “Game of Thrones”: cheia de conflitos e de reviravoltas, mas também repleta de exemplos de honradez e de superação. Trabalhe arduamente agora para mais tarde poder formar uma “Modern Family” e ficar bem longe de viver uma “American Horror Story”. E, quando precisar da ajuda de profissionais competentes em sua caminhada, you “Better Call Gran Cursos Online”.

Em tempo: se você conhece todas essas séries, é sinal de que está assistindo a muita tevê. Naturalmente, você pode se perguntar, então, como eu posso estar a par do enredo de todas elas se pretendo servir de exemplo de austeridade no consumo desse tipo de entretenimento. Pois é, caro leitor, a verdade é que, com exceção daquelas que se tornaram febre mundial, eu precisei pesquisar muito no Netflix para descobrir quais são as fontes de tentação da atualidade. Estou por fora. Rs ?

Tentação 3: redes sociais

As redes sociais, em especial o Facebook, são vorazes consumidoras de horas de estudo. E a caixa de e-mails, então? Felizmente, um dos nossos professores tem uma dica bem eficiente para o controle do vício que tudo isso representa nos dias de hoje. Ele nos aconselha a reservar cerca de meia hora por dia para administrar nossa vida virtual. Nesse tempo, devemos ler rapidamente as mensagens de nossa caixa de entrada e responder as mais urgentes ou importantes e, em seguida, atualizar nossas redes sociais. O importante é resolvermos tudo isso de uma vez, e não de forma fragmentada ao longo do dia. Nada de ficar navegando o tempo inteiro em sites de fofocas, de amenidades, de esportes etc. Olhe tudo de uma vez, e pronto! Você não tem tempo a perder.

Tentação 4: baladas e consumo excessivo de álcool

Os menos focados também podem cair na tentação de exagerar nas baladas do fim de semana. Alguns candidatos seguem a lógica de que, como estudaram todos os dias úteis, merecem ir para a balada, para o bar, para a discoteca, para a festinha do amigo. Mas o que esses desavisados ignoram é que o consumo excessivo de álcool, típico de muitas dessas noitadas, é um grande vilão da produtividade. Uma ressaca no dia seguinte pode pôr a perder todo o planejamento que o concurseiro havia desenhado para si. Na prática, o tempo que o jovem se deu de presente para ir a uma festa é irrisório quando comparado ao tempo que ele perderá nos estudos do dia seguinte.

Conheço pessoas que ficam até dois ou três dias cansadas depois de uma noite maldormida e regada a álcool. Com isso, perdem quase metade da semana em estado de concentração muito aquém do que seria desejável. Por isso, se você for beber, que seja com moderação. E saiba que tal decisão pode impor um alto custo aos seus projetos. Tudo é uma questão de escolha: você pode viver o presente sem pensar no futuro – e sofrer as consequências disso –, ou pode fazer alguns sacrifícios agora para colher muitas aprovações depois – aí, sim, com direito a cair em todas ou em quase todas as tentações que surgirem pela frente, se for da sua vontade.

Tentação 5: convites de amigos

Virar a noite com os amigos, jogando pôquer, competindo em videogames ou simplesmente batendo papo, é outra tentação comum. Mas não se engane: ceder a ela fará com que você perca mais do que apenas uma noite de estudo. O dia seguinte também estará perdido, para que você ponha o sono em dia. Enquanto isso, os concorrentes que optaram por sacrificar algum tempo ao estudo sério terão avançado quilômetros em relação a você.

Nosso conselho é que você reserve algumas horas de uma noite qualquer durante a semana para o lazer com os amigos, para o amor, para a família, para a Igreja; enfim, para as atividades ditas sociais. Obviamente, você não deve se afastar totalmente dos amigos ou da família, mas saiba que não será possível estar com as pessoas queridas pelo tempo que você gostaria. Por enquanto. Mais tarde, você poderá até levá-los todos para uma viagem pela Europa, a depender do concurso no qual tiver sido aprovado. Tenho certeza de que você sonha alto.

Tentação 6: dormir demais

Algo que também atrapalha muito o concurseiro é dormir demais. Acredite: alguns insistem em dormir nove, dez, onze horas por dia. Para não ser um deles, disponha de um despertador dos bons. Você deve dormir bem, é claro, porque é durante o sono que o cérebro armazena as informações importantes na memória de longo prazo. Mas saiba que dormir mais do que o necessário é perda de (muito) tempo.

Tentação 7: celular

O celular é um grande inimigo da concentração e, por conseguinte, do estudante sério. Esqueça que ele existe pelo menos durante as horas que você se programou para estudar. Coloque-o em modo avião e resista à tentação de checá-lo a cada minuto como muitos fazem.

Quem é viciado no aparelho celular não consegue se concentrar em nada por um período longo de tempo. Pessoas assim têm grande dificuldade para focar em assuntos mais complexos, e reverter esse quadro é difícil no início, embora, com o tempo, todos se acostumem. Voltamos a dizer que, na vida, é tudo uma questão de escolha: ou você emagrece comendo de maneira adequada e fazendo atividades saudáveis, ou continua comendo comidas gordurosas e doces e ganha alguns quilos a mais; ou você é aprovado depois de fazer alguns sacrifícios, ou continua se dedicando ao “basicão” e fingindo que estuda.

Como você vê, a fórmula para resistir às tentações não é radicalizar em nada. É, sim, fazer quase tudo com temperança. Quando tiver conquistado a sua vaga no serviço público, você poderá recuperar tudo que perdeu. Poderá até ir além e fazer muito mais do que deixou de fazer no período de preparação. E o melhor é que, agora, poderá fazê-lo em condições muito mais agradáveis do que hoje você pode sustentar.

Até o artigo da semana que vem! Nele, com a ajuda de nossos professores, abordaremos dicas de como conciliar o trabalho e o estudo para concurso público.

Bons estudos e GRAN sucesso,

Gabriel Granjeiro

PS: Siga-me (moderamente, é claro) em minha recém-lançada página do Facebook e em meu perfil do Instagram. Lá, postarei pequenos textos de conteúdo motivacional. Serão dicas bem objetivas, mas, ainda assim, capazes de ajudá-lo em sua jornada rumo ao serviço público.

Veja abaixo, mais artigos para ajudar em sua preparação:

O papel da atividade física na preparação para concurso
A ansiedade é sua inimiga. Aprenda a driblá-la.
Deseje, mentalize, receba!
Lições de Forrest Gump para os concurseiros
Atributos para ser bem-sucedido em provas e concursos
Sete coisas que você precisa saber sobre o edital de um concurso


Gabriel Granjeiro – Diretor-Presidente e Fundador do Gran Cursos Online. Vive e respira concursos há quase 10 anos. Formado em Administração e Marketing pela New York University, Leonardo N. Stern School of Business. Fascinado pelo empreendedorismo e pelo ensino a distância.

Avatar


03 de abril6 min. de leitura