Sete coisas que você precisa saber sobre o edital de um concurso

Sete coisas que você precisa saber sobre o edital de um concursoTenho conversado muito com nossos professores (conheça aqui alguns de nossos mestres), que, como você sabe, também atuam como agentes públicos das mais diversas áreas. São magistrados, diplomatas, delegados, auditores, analistas, consultores etc., todos ex-concurseiros e hoje, além de colegas, bons amigos meus. Também tenho acompanhado as gravações do nosso quadro “Como Passar?”, no qual traduzimos editais de concursos Brasil afora.

Com base no que venho aprendendo nessas conversas e nessas sessões de gravação, além de em pesquisas e exaustivas leituras, concluí que seria bom escrever um artigo sobre a importância da leitura dos editais de concurso. Digo mais: fazer uma boa e atenta leitura de todas as regras do concurso escolhido pode ser decisivo para a aprovação nele. Acredite: pode até parecer algo trivial, mas o fato é que os candidatos costumam ter dúvidas e cometem erros graves simplesmente por não conhecerem direito as regras da seleção de que estão participando.

Minha principal preocupação como diretor-presidente e fundador do Gran Cursos Online é levar aos nossos alunos conteúdo útil e diferenciado, seja ele técnico ou de natureza motivacional. Dito isso, espero que a lição de hoje lhe seja de singular utilidade e aplicabilidade. Nela, responderei 7 perguntas recorrentes sobre o edital de concurso público. Tais respostas, acredito, guiarão você quando forem publicadas as regras do concurso dos seus sonhos. Sei que algumas informações que mencionarei aqui já são do seu conhecimento, mas é importante relembrá-las. Afinal, até mesmo os concurseiros mais experientes em algum momento começam a se esquecer da importância de ler na íntegra as regras do concurso, após terem feito isso diversas vezes em seleções anteriores.

  1. 1. O que é edital?

Edital é o instrumento que define as “regras do jogo”. Contém todas as informações sobre o concurso: como e quando serão as inscrições, que conteúdo será cobrado nas provas e qual será a natureza delas, como será feita a classificação dos aprovados. É o documento que traça o caminho das pedras para quem deseja conquistar a estabilidade financeira por meio do concurso público.

Trata-se de instrumento de comunicação oficial e de publicidade obrigatória. Entre a publicação do edital e a realização das provas, como sabemos, passam-se pelo menos 45 dias. Aqui, no DF, esse período é de no mínimo 90 dias. Apesar de a prática já garantir prazos como esses, existe uma proposta de que a Lei Geral do Concurso, quando editada, obrigue os órgãos e entidades a reservar um prazo mínimo de 120 dias entre a última publicação relativa ao edital e a aplicação da prova.

O texto do edital é de leitura obrigatória. É como se ele fosse a Constituição do concurso. De conteúdo extenso, às vezes bastante repetitivo e nem sempre de fácil compreensão, o edital é, de fato, a “lei” do concurso em tela. Não minimize a importância dele.

  1. 2. O que os candidatos mais inexperientes costumam ler no edital?

Os ingênuos e os marinheiros de primeira viagem limitam-se a prestar atenção a dados como quantitativo de vagas, remuneração, período de inscrição e data da prova. Alguns até chegam a “dar uma olhada” no que será cobrado nas provas, achando que, como sabem tudo, não precisam perder tempo com a leitura atenta desses textos tão extensos. Esse é um erro crasso.

  1. 3. Devo ler todo o edital ou somente algumas partes dele?

Você precisa ler todo o edital, e mais de uma vez. Todos os profissionais da área com quem conversamos ratificam o que todos os ex-concurseiros de quem recebemos relatos de sucesso afirmam: é preciso saber tudo e mais um pouco sobre o que rege o edital do concurso.

É isso aí. Há que ler o edital como se lê um texto a ser interpretado: riscando e rabiscando, assinalando os pontos-chaves. Nada de preguiça! Quem tem preguiça de ler não passa em concurso; não passa em nada.

  1. 4. Devo fazer um resumo do edital?

Esse é um bom conselho, uma boa dica. Faça um resumo do edital como você faria o de um documento importante, para ser lido e relembrado antes de você sair para resolver a prova. Uma leitura rápida desse pequeno texto, e você pode se lembrar de uma tática que fará a diferença na conquista de preciosos pontos no dia D. Concurso é uma guerra, e vence quem conhece bem o inimigo. O começo desse conhecimento passa por entender a fundo como ele pensa e o que quer das suas “vítimas”. E a redação de um resumo obriga que o candidato tenha esse entendimento.

  1. 5. Devo analisar se tenho os requisitos para o cargo?

Com certeza! O candidato deve examinar atentamente quais são as atribuições do cargo para saber se terá condições de desempenhá-las bem e, por conseguinte, de ser bem avaliado e progredir na carreira com mérito e louvor. Se você perceber que não tem os atributos exigidos no edital nem o perfil para exercer bem o cargo, então trate de desenvolvê-los até a posse e a entrada em exercício no cargo.

  1. 6. Por onde começo a ler o edital?

Pelo início mesmo, dando especial atenção – nesse primeiro momento – às informações sobre a remuneração do cargo, sobre os benefícios oferecidos ao servidor e seus dependentes, se houver, e sobre a lei que rege a carreira. (Em seguida, já aproveite para consultar essa lei específica, a fim de saber, por exemplo, como se dará a progressão e a promoção.)

Esse conhecimento preliminar deve produzir em você grande motivação para começar a estudar com afinco. É comum que o candidato que lê o edital se sinta animado para conquistar a vaga o quanto antes. Um bom salário inicial ainda é um dos maiores atrativos dos talentos que se submetem às seleções públicas.

  1. 7. O que os futuros servidores leem no edital?

Quem passa em concurso lê absolutamente tudo no edital. Procura descobrir logo qual é a banca examinadora (Quebrando a banca Cespe | Quebrando a banca FCC), avalia como serão o regime e a jornada de trabalho, identifica os requisitos que serão exigidos dele e se precisará ter habilitação para dirigir. Anota a data e o local das provas e se debruça pelo tempo que for necessário ao conteúdo programático – tópicos e subtópicos –, dando especial atenção ao peso de cada disciplina, aos critérios de desempate e ao sistema de contabilização de pontos por disciplina e por grupo de disciplinas ou provas. Busca indicações de bibliografia ou, na ausência delas, avalia se é possível, pela leitura atenta das terminologias, identificar autor(es) a ser(em) consultado(s). Vê se há como obter isenção da taxa de inscrição e compreende como deverão ser elaborados eventuais recursos. Avalia se a banca admite chute e se há possibilidade de zerar a nota de alguma prova. Descobre qual será o provável local de lotação e se o concurso é somente para cadastro de reserva, e o que isso significa. Inteira-se sobre objetos que podem ou não ser levados no dia da prova e sobre o tipo de roupa com que deverá se apresentar para o fiscal de prova. Não menos importante, descobre, em seus mínimos detalhes, se o concurso terá prova discursiva e de quantas fases ou etapas será composto. Em resumo, o candidato que será aprovado sabe tudo sobre o edital e seria capaz de responder uma prova sobre ele, se fosse preciso.

Concluída a leitura atenta e criteriosa do edital, o candidato passa à elaboração do plano de estudo. É hora de verticalizar o edital (algo que também nos oferecemos para fazer, para ajudar nossos queridos alunos ?). Na sequência, o candidato deve baixar as últimas cinco provas de concursos da mesma banca e resolvê-las, com o intuito de conhecer bem o pensamento do seu examinador: se ele é do tipo que se atém à letra da lei, do tipo que aborda mais jurisprudência ou do tipo que cobra muita doutrina.

Esperamos que este artigo lhe tenha sido útil. Se você acha que faltou algo sobre o assunto, deixe aqui nos comentários os pontos que você gostaria que abordássemos.

Bons estudos e GRAN sucesso,

Gabriel Granjeiro

PS: Siga-me (moderadamente, é claro) em minha recém-lançada página do Facebook e em meu perfil do Instagram. Lá, postarei pequenos textos de conteúdo motivacional. Serão dicas bem objetivas, mas, ainda assim, capazes de ajudá-lo em sua jornada rumo ao serviço público.

Veja abaixo, mais artigos para ajudar em sua preparação:

O papel da atividade física na preparação para concurso
A ansiedade é sua inimiga. Aprenda a driblá-la.
Deseje, mentalize, receba!
Lições de Forrest Gump para os concurseiros
Atributos para ser bem-sucedido em provas e concursos
Inteligência emocional e as conquistas na vida e nos concursos


Gabriel Granjeiro – Diretor-Presidente e Fundador do Gran Cursos Online. Vive e respira concursos há quase 10 anos. Formado em Administração e Marketing pela New York University, Leonardo N. Stern School of Business. Fascinado pelo empreendedorismo e pelo ensino a distância.

Gabriel Granjeiro
Gabriel Granjeiro
Diretor-Presidente e Fundador do Gran Cursos Online
77 Comentários

77 Comentários

  1. Clélia veiga da Silveira

    20/03/2017 18:04em18:04

    O meu desejo é alcançar o concurso para professor de educação infantil as bancas mais cobradas na minha região é consesp/ famerp.gostaria de saber se o seu curso entra a constituicao /88

    • joelison rodrigues

      23/05/2017 06:14em06:14

      valeu amigão pelas dicas.

    • Miriam

      23/06/2017 22:03em22:03

      Obrigada pelas valiosas dicas!!!
      Se Deus quiser, chegarei lá!!Irei passar e ainda poderei dizer, com muito orgulho, que o curso que eu fiz, foi o Gran Cursos Online!!!

    • marli

      11/09/2018 20:08em20:08

      ótimas dicas muito obrigado.

  2. Juliana

    20/03/2017 18:15em18:15

    Dicas preciosas! meu foco continua sendo o cargo de Técnico do Seguro Social e cada dica que vocês disponibilizam aumenta ainda mais a minha esperança para o próximo concurso, se Deus quiser chegarei lá! Obrigada Gran Online!!!

  3. André salvador

    20/03/2017 18:38em18:38

    Obrigado pelas dicas!
    Não passou pela minha mente a respeito da leitura do edital!
    Que Deus continue lhe abençoando e dando sabedoria.

  4. Enelzita Cavalcante

    20/03/2017 19:50em19:50

    Obrigada pelas dicas! !!

  5. Neto

    20/03/2017 20:12em20:12

    Acho que isso nem precisa ser comentado. Vocês já disseram tudo que se pode falar em matéria de concurso.Parabéns .

  6. Andre luiz da silva costa

    20/03/2017 20:15em20:15

    Excelentes dicas, Deus o abençoe a essa equipe .

  7. Lucas

    21/03/2017 06:08em06:08

    Muito bom cara.

  8. Elizabete

    21/03/2017 07:18em07:18

    Obrigado pelas dicas! Suas palavras são sempre motivadoras.

  9. Gardênia Gadelha

    21/03/2017 07:52em07:52

    Bom dia !!!

    Obrigada pelas dicas !!!

  10. Tavares

    21/03/2017 08:48em08:48

    EXCELENTES DICAS!!!

    • Rafael.

      06/11/2019 08:39em08:39

      Muito bom !
      Você como sempre nos ajudando,Deus o abençoe.

  11. Vera Lucia

    21/03/2017 09:52em09:52

    Muito bom esse artigo, ainda não tinha atentado para essas preciosas dicas. Obrigada!!

  12. Júlio César pereira

    21/03/2017 11:02em11:02

    Obrigado pelas dicas, são muito preciosas!

  13. Júlio César pereira

    21/03/2017 11:02em11:02

    Obrigado pelas dicas, são muito preciosas!

  14. Paulo Chaves Pinto

    22/03/2017 16:39em16:39

    Com certeza essas dicas servirão de grande ajuda.
    Obrigado a todos!!

  15. Poliana

    22/03/2017 18:23em18:23

    Adorei sua dica, ate que leio,mas agora farei com mais cautela…obrigada.

  16. RICARDO

    22/03/2017 21:28em21:28

    Orientações muito importante, gostei

  17. Angélica

    22/03/2017 22:42em22:42

    Cadê ” Quebrando a banca Copeve-Ufal”? Vocês precisam visar nela também.

  18. claudio antonio

    23/03/2017 01:41em01:41

    ótimo!

    • Cleumar Guedes Rocha

      23/03/2017 09:06em09:06

      olá! muito bom o seu artigo. A minha dúvida é sobre as pessoas com limitações físicas, gostaria de saber se elas têm alguma vantagem na prova sobre os que não tem limitações?

  19. Jacqueline Pimentel Oenning

    23/03/2017 10:03em10:03

    Bom Dia !
    Ótimas Dicas, meu objetivo é ser auditora a Receita Federal… Sou Formada em Administração pública, MBA em administração pública e gerência de cidades, sou servidora pública administrativa a 22 anos e estou fazendo as aulas grancurso online com objetivo de ter exito. Quando publicarão edital da receita?
    Abraços.

  20. Guido Aldobanne

    23/03/2017 12:06em12:06

    Muito bom Gabriel.

  21. Lucimar Valois

    23/03/2017 14:06em14:06

    Muito importantes toas as observações citadas no artigo.
    Obrigada!

  22. Lucinete Estrella Cordeiro

    23/03/2017 15:35em15:35

    Muito obrigada pelas preciosas dicas!

  23. Raimundo Mesquita

    23/03/2017 17:30em17:30

    Obrigado pelas dicas sr. Gabriel, farei bom uso.

  24. paulo lopes

    25/03/2017 11:54em11:54

    são muito boas essas dicas,eu já seguia algumas delas mas agora seguirei todas pois pretendo ser aprovado no concurso do tj mg. uito obrigado

  25. jonathas

    27/03/2017 09:58em09:58

    galera tava falando que saiu a minuta e disse que não vai ser concurso e sim uma seleção
    isso é veridico

  26. maria rosaneide

    27/03/2017 17:44em17:44

    Boa tarde! amei o artigo,porém já seguia algumas regra do edital obrigada…

  27. vania oliveira

    30/03/2017 21:16em21:16

    obrigada pelas dicas e pelos materiais que você disponibiliza, são todos bem aproveitados!!

  28. Vera Nogueira

    03/04/2017 10:38em10:38

    Bom dia Gabriel, ler o edital todo é chatinho mas,costumo lê-lo. Obrigada pela dica.

  29. Cinalda Alves

    04/04/2017 22:17em22:17

    Ola!Obrigada pelas as dicas! Tenho sonhando a um tempo a aprovação em um concurso público federal, muitas das vezes fico triste por ter pouco tempo de estudo mais não posso deixar de acreditar.

  30. luciene santos

    05/04/2017 19:38em19:38

    Obrigado pelas dicas, Excelentes!

  31. rafael

    06/04/2017 00:24em00:24

    Gostei

  32. Josenilson Matias

    25/04/2017 05:28em05:28

    Muito boas as dicas dos orientadores, fico feliz por fazer parte dessa equipe! vejo que os professores estão atentos aos mínimos detalhes.

    forte abraço aos nobres.

  33. Creonice

    25/04/2017 22:09em22:09

    Obrigada pelas dicas!
    Tenho certeza que o resultado vai ser ótimo!

    Creonice

  34. Douglas Rodrigues

    29/04/2017 16:10em16:10

    Obrigado por essas informações basicas e primordiais que as vezes pelo foco nos estudo acabam ficando em segundo plano. Vou me atentar mais!

  35. MIRIAM DUARTE

    11/05/2017 16:10em16:10

    Super, mega obrigada Gabriel, porque muitas vezes não nos preocupamos em estarmos atentos aos pequenos detalhes e aí que nos perdemos o caminho para a tão sonhada aprovação.

  36. Angelo

    17/05/2017 19:54em19:54

    Boa! Gostaria de saber onde consigo as provas dos concursos anteriores, alguém pode ajudar com essa dúvida?

    • Daniela Fernandes

      19/05/2017 08:08em08:08

      Bom dia, Angelo! No PCI Concurso você encontra provas anteriores. Bons estudos!

  37. Francisco Weliton Dias Pinheiro

    19/05/2017 20:59em20:59

    Boa noite, quero se possível informações sobre alguém que tenha conseguido ingressado na carreira militar com idade além do exigido no edital.
    Eu tenho 46 anos e já sou policial militar a 23 anos e estou querendo concorrer a uma vaga de Oficial da PM de Tocantins. Se sim estarei agradecido pelas informações.

  38. Angélika

    04/06/2017 18:01em18:01

    Dicas Preciosas.

  39. Isabela

    07/07/2017 16:48em16:48

    Obrigada pela dica.

  40. Marcelo dos Santos Melo

    12/07/2017 23:54em23:54

    obrigado pela dica, eu chegarei lá com ajuda de Deus e ajuda das ótimas aulas que o gran curso tem. excelentes professores.sou novo concurseiro mas ja creio na minha vitória. PM TO.

  41. eudes

    18/07/2017 22:20em22:20

    Excelentes dicas! Obrigada!

  42. Maria da Conceição

    18/08/2017 19:04em19:04

    Olá! Gabriel

    Não te conheço mas já te admiro.
    olha já estou a mais ou menos 6 meses focada nos estudos para concurso.
    Sou formada em Administração, mas ao concluir meu curso superior me afastei dos estudos por motivos de forças maior. Porém desde o inicio deste ano surgiu uma vontade de mudar a minha vida radicalmente, “neste momento estou de cabeça para baixo literalmente” quero ser alguém, ser importante principalmente ajuda minha família por isso iniciei esta jornada e aqui estou em busca de alcançar estas metas. Nunca fiz um concurso será o meu primeiro sei que não será nada fácil, desde já quero agradecer suas dicas. Um forte abraço!

    • Irislene Santos de Sousa

      23/02/2018 22:28em22:28

      obrigada amigo

  43. CLAUDIO COSTA

    22/09/2017 10:05em10:05

    Grato amigo pelas valiosas dicas.

  44. IRLAN SOUZA SANTOS

    23/09/2017 18:41em18:41

    Olá Gabriel,boa noite!

    Confesso que, em todos os certames concorridos, nunca tive esta visão de ler o edital por completo. Pensava que as informações que eu julgava ser principais já seria o bastante. Contudo, estava completamente equivocado concernente a este quesito. Obrigado pela dica, será muito útil nesta caminhada. Forte abraço, meu caro Gabriel e equipe.

  45. José Carlos

    09/10/2017 14:39em14:39

    O que é verticalizar edital?E como monto um bom plano de estudo?

  46. Rosemari de Almentes

    09/11/2017 16:39em16:39

    Muito obrigada, Gabriel, pelas preciosas orientações as quais vou aplicar ao pé da letra, com certeza!
    Agradeço a Deus por ter colocado o Gran Cursos ON LINE em meu caminho, bem como as tuas orientações e a seleta equipe de professores. Agora sei que, assim, bem orientada, alcançarei a aprovação em concurso público, o que almejo a tanto tempo…

  47. RAIMUNDO JOSÉ DE JESUS SANTANA FILHO

    21/11/2017 21:48em21:48

    Sim, tenho algumas dúvidas, e pretendo em momento oportuno coloca – las para que você me ajude.

  48. Manoel Oscar

    17/12/2017 00:27em00:27

    Queria saber se é importante ler a parte de deficientes, negros?Tem concursos que fazem um manejo de candidatos que tem cota pra o que não tem, se sobra vaga neles colocam pra ampla concorrência.Tem concurso que pode fazer isso, e por causa disso é importante ler essas partes do edital?

  49. Guiomar Magri

    08/01/2018 21:55em21:55

    Grata pelas dicas

  50. Bruno Luís

    03/02/2018 16:40em16:40

    Ótimas dicas Gabriel! muito bom para quem já sabia, relembrar coisas que antes não percebia no edital, e claro pra quem está começando nesse mundo dos concursos, que é um alerta para que a pessoa já acorde e saia na frente em suas organizações.

  51. Eliane Gualberto

    15/03/2018 14:20em14:20

    Boa tarde!
    Obrigada pelas dicas!

  52. Alzirene Barbosa

    22/04/2018 01:50em01:50

    Dicas de extrema importância.

  53. Valmir

    26/04/2018 22:04em22:04

    Sempre leio o edital, mas superficialmente. Valeu a orientação. Como é “verticalizar o edital”?
    Obrigado

  54. Joselane Silva

    29/04/2018 12:41em12:41

    Obrigada, pelas dicas!
    Vi com este artigo a importância da leitura do edital na integra, coisa que nunca fiz.Vou dar uma pausa aqui nas vídeo aulas e começar de forma correta.

  55. carlos nascimento

    05/05/2018 22:57em22:57

    Muito legal este artigo, uma das coisas que fiz foi marcar os pontos mais relevantes com uma caneta marca texto, mas levando em consideração todo o edital.

  56. Daniel Tavares

    15/05/2018 23:09em23:09

    Muito Obrigado por essas dicas valiosas.

  57. elika

    12/09/2018 09:20em09:20

    Obrigada pelas valiosas dicas!!!
    Se Deus quiser, chegarei lá!!Irei passar e ainda poderei dizer, com muito orgulho, que o curso que eu fiz, foi o Gran Cursos Online!!!

  58. Priscila Alves Augusto

    14/09/2018 23:29em23:29

    a banca pode colocar mais acertos em uma unica alternativa por exemplo A13 -b9 c7 d 11. ou se utilizar de questoes anteriores de concursos passados de outras bancas?

  59. José Flávio de Assis

    27/11/2018 17:02em17:02

    Com certeza a leitura do edital é de suma importância, eu que o diga, pois no primeiro concurso que fui classificado dentro das vagas acabei sendo reprovado em um exame médico, hoje é a primeira coisa que leio e releio.

  60. Ramo

    29/11/2018 23:07em23:07

    Muito útil este artigo, analisando o fato que é bastante comum os candidatos ignorarem a leitura do edital.

  61. Karline

    10/01/2019 20:53em20:53

    Comecei há pouco tempo minha caminhada como concurseira. TJSC foi meu 1° e único concurso.Confesso que dei apenas uma boa olhada no edital. No próximo concurso, darei-lhe a devida atenção. Vlw!!!

  62. Alex

    26/02/2019 09:05em09:05

    Saber as regras do “jogo” que vamos jogar é essencial para um bom desempenho. É mais um ingrediente para o sucesso.

  63. Jandira.

    14/04/2019 17:33em17:33

    Como fazer para ter o edital impresso?

  64. DIANA

    29/04/2019 15:11em15:11

    Gostei da parte de ler e entender bem, o edital a estar preparado ate mesmo para responder um questionário sobre ele. E a Dica de responder 5 provas da banca examinadora! excelente!!!

  65. Maria

    05/05/2019 23:33em23:33

    ok!dicas valiosas.

  66. SILVANA MARIA PEREIRA

    26/05/2019 11:49em11:49

    Já fiz vários concursos, mas nunca me preparei para as provas e nem lí todo o edital. Agora é a hora de passar e trabalhar como servidor e conquistar o meu sonho.

  67. maria do carmo

    21/06/2019 18:54em18:54

    eu sempre tive o sonho de passar em um concurso público e passar muito bem para tomar posse na primeira fase. tenho muita fé no criador esse Deus tremendo, eu creio que minha hora chegou.

  68. DENILSON HUMBERTO SANTOS

    02/07/2019 14:55em14:55

    Preciso melhorar muito meu desempenho. Comecei estudar há dois meses, fiquei muitos anos sem estudar para concursos; mas agora tenho tempo integral para me preparar,conto com a ajuda de vocês.

  69. Pablo Rafael Setimi

    10/07/2019 09:29em09:29

    Opa ! Vou ja correr pra ler o edital e aproveitar cada detalhe !

  70. jenifer Shayane

    16/10/2019 20:15em20:15

    Essas dicas são muito importantes, vão me ajudar muito nessa minha nova conquista, irei estudar melhor e com mas clareza. Obrigado Gran Cursos.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Para o Topo