Como saber se está evoluindo nos estudos?

Avatar


21 de abril3 min. de leitura

Olá, meu caro leitor e aluno do Gran!

Hoje quero trabalhar com você uma das grandes dificuldades de quem está estudando para concurso público: saber se está ou não evoluindo nos estudos. Como GranXpert, aqui no Gran Cursos Online, já presenciei muitos estudantes afirmando que não conseguem visualizar a sua real evolução, e a frase que mais escuto é “quanto mais estudo, mais eu tenho a sensação de que não sei de nada.”

Sabe-se que estudar não é para qualquer um. A maior dificuldade não está relacionada apenas com alguma matéria ou conteúdo específico, mas também com conseguir assimilar/absorver efetivamente a matéria/conteúdo que vem estudando. Considero que o autoconhecimento é um dos fatores mais importantes na vida de um concurseiro, pois ajuda a aliviar muitas tensões envolvidas nesse processo, como essa sensação de não evolução, bem como a ansiedade e a angústia.

Com base nisso, tentem, portanto, achar meios, ferramentas e métodos que possam contribuir e auxiliar no seu processo de preparação. A busca pelo conhecimento não deve se ater apenas à quantidade de matéria que você consegue estudar ou à progressão do edital; mas, além disso, precisa se pautar em um estudo de qualidade, que consiga gerar o entendimento, a absorção do conhecimento.

Outrossim, verificamos, então, a importância de quantificar seu desempenho com base em dados para perceber onde você está errando e acertando. E isso deve ser feito com frequência, pois só assim será possível consertar os problemas antes da prova.

 

INÍCIO (Meios)

Iniciar a sua preparação para o tão sonhado serviço público não é algo tão difícil assim, porém dar continuidade, perceber a sua evolução e saber se está no caminho certo são situações valiosas.

Por isso, faz-se necessário expor alguns pontos de vista que poderão auxiliá-lo na percepção da real evolução. Consequentemente, você terá a preparação como uma forte aliada para a sua aprovação. São estes:

  • alcançar suas metas diárias, semanais e mensais;
  • focar aquilo em que sentir mais dificuldade;
  • anotar informações teóricas essenciais para estar sempre lendo;
  • sempre fazer exercícios;
  • ter momentos de descanso;
  • listar aquilo que está 100% compreendido;
  • estar com pessoas que te deixem motivado a continuar; e
  • pensar positivo e acreditar sempre.

 

PERCEBENDO A EVOLUÇÃO (Ferramentas)

Há tanta coisa para se estudar que, muitas vezes, é fácil se pegar cumprindo uma rotina sem saber se aquilo está ou não funcionando. Com base nisso, o estudante começa a querer evoluir nos estudos pensando apenas no avançar ou no término do edital. E sabemos que isso não é o fator principal, pois de nada adianta avançar sem ter absorvido o conteúdo ali estudado.

Segundo o dicionário Aurélio, evoluir é passar por um processo gradual de evolução ou transformação; envolver, evolucionar; e executar evoluções, movimentos, deslocamentos graduais e harmônicos. Então, você só conseguirá saber se está evoluindo nos estudos se tiver dados para se analisar.

Nessa seara, é válido mencionar algumas ferramentas disponíveis que podem auxiliar nessa quantificação, lembrando que existem programas hoje que podem ajudar nessa empreitada. Estes são alguns exemplos:

  • Cronometrar suas horas líquidas estudadas:

Marcando o tempo gasto em cada estudo realizado, seja ele de conteúdo, de exercícios ou de estudos diversos. Assim, poderá calcular a média de tempo gasto em cada questão.

  • Fazer exercícios e/ou simulados:

Anotando aquilo que achar pertinente, levando em consideração os percentuais de erros e acertos e o desempenho em cada área do conhecimento.

  • Medir a sua evolução no plano de estudos (metas curtas, médias e a longo prazo):

Contabilizando quantos assuntos vêm sendo estudados dentro do total que você deve estudar até a data da prova (com base no edital proposto). Isso facilita a visualização do aspecto micro – de como você está se saindo nos assuntos e disciplinas estudados na semana –, bem como do aspecto macro – perceber como está o desempenho geral.

 

DESEMPENHO (Métodos)

Depois de conseguir quantificar seus estudos, é hora de tentar visualizar seu desempenho. Para isso, os dados adquiridos terão de ser vistos com um período de, pelo menos, 15 dias para se ter uma boa noção. Mas considero que entre 15 e 30 dias é um ótimo tempo para conseguir mensurar seu desempenho e ter a base real da sua evolução. É claro que vai depender também das metas que você estipulou.

Com isso, é extremamente importante analisar seu desempenho desde o início dos seus estudos, e não apenas depois de realizar a prova do concurso almejado. Assim, se você segue um cronograma de disciplinas semanal e/ou estipula metas, é preciso avaliar depois se está funcionando para você, ou seja, se realmente você está evoluindo nos estudos.

Nesse sentido, caso você visualize que o seu desempenho não está bom e que você não está evoluindo nos estudos, é preciso mudar imediatamente de estratégia para que você obtenha resultados o quanto antes. Foque os pontos fracos, aquelas matérias de difícil absorção e não perca muito tempo com aquilo em que você já tem um ótimo domínio.

Dessa maneira, se é perceptível que não está bom, é preciso corrigir e/ou fazer algumas adaptações nas estratégias usadas, bem como no planejamento que vem seguindo para que consiga ter mais resultados.

Nesse ínterim, vale mencionar que, com os dados adquiridos, será possível:

  • visualizar os acertos e erros nas questões realizadas;
  • perceber a rapidez em responder às questões;
  • precisar seu ponto fraco em determinado assunto/matéria, assim como seu grau de dificuldade; e
  • medir se seu plano de estudo está surtindo efeito e, caso necessário, readaptá-lo.

Por fim, lembre-se de que essa avaliação tem de ser contínua, pois a sensação de não saber de nada, aquela mencionada no começo deste artigo, com certeza, será apenas uma leve sensação. Você conseguirá acalmar os ânimos que te fazem estar para baixo e continuará progredindo e investindo nos seus estudos, porque, contra dados, não há argumentos.

Se encontrar dificuldade para organizar seus estudos, conte com a equipe de mentores do GranXpert, que é formada por profissionais extremamente capacitados e motivados em te ajudar a alcançar a tão sonhada aprovação.

Seguir sempre em frente, não desanimar e jamais desistir.

Vamos juntos!

Israel Suhet

Avatar


21 de abril3 min. de leitura