Como se tornar Delegado? Saiba como ser aprovado!

Você sonha com a carreira Delta? Veja como se tornar Delegado, conferindo dicas exclusivas de estudos e preparação para os concursos da área!

Avatar


26 de Janeiro de 2023

Não há dúvidas de que a aprovação como Delta é o sonho de muitos concurseiros. Além de ser o topo da carreira na Polícia Civil e Federal, também é um cargo de natureza jurídica, acompanhado de grande prestígio, responsabilidade, excelentes benefícios e remuneração. Mas como se tornar Delegado na prática? Ao longo do conteúdo explicaremos para você.

Navegue pelo índice abaixo:

Série Concurseiro Iniciante: com você do início até a aprovação!

Ser aprovado é questão de treino: Delegado com Felipe Leal

Como se tornar Delegado: conheça os requisitos!

Compreender os requisitos está entre as primeiras coisas que você precisa saber na trajetória de como se tornar Delegado!

Primeiro, é importante ressaltar que trata-se de um cargo de nível superior específico; isto é, é preciso que você seja formado em Direito (bacharelado) para que possa assumi-lo.

Quando se fala sobre graduação em Direito, muita gente imediatamente pensa no Exame de Ordem. Contudo, é importante ressaltar ainda que a aprovação e registro na OAB não são requisitos para o exercício do cargo de Delta. Afinal, por mais que seja um cargo jurídico, as atribuições não estão relacionadas à atividade advocatícia.

Outro requisito muito visto nos editais é a comprovação de 3 anos de Atividade Jurídica. Concursos como Polícia Federal, PCDF, PC SP, por exemplo, costumam apresentar essa exigência.

O futuro Delta também precisará apresentar a carteira nacional de habilitação categoria “B”, no mínimo, para garantir a investidura no cargo!

Além disso, outros requisitos básicos também estão previstos na jornada de como se tornar Delegado. São eles:

  • ser brasileiro;
  • Possuir carteira de identidade civil;
  • estar quite com as obrigações eleitorais e militares, nos termos do Art. 143, da CF/88;
  • estar em gozo dos direitos políticos;
  • ter conduta social ilibada;
  • não ter sido condenado por crime doloso, em sentença condenatória transitada em julgado;
  • não ter sido isentado do serviço militar por incapacidade física definitiva;
  • ter sido aprovado e classificado no concurso público;
  • atender às demais exigências contidas no Edital.

Como se tornar Delegado: por onde começar?

A única maneira de atuar como Delegado no Brasil é por meio da aprovação em concursos públicos da área. Essas seleções — exatamente por estarem relacionadas a um cargo de suma importância, com grandes responsabilidades frente à segurança pública — costumam ser consideradas de alto nível. De forma resumida, isso significa que são certames mais complexos e extensos, apresentando uma série de etapas.

Aqui chegamos em um importante fato na sua trajetória de como se tornar Delegado: as provas não são impossíveis, mas é comum que a aprovação leve mais tempo. Com isso em mente, existem dicas e técnicas que podem acelerar o processo, otimizando o seu desempenho e resultados!

Como se tornar Delegado: como são os concursos da área?

Os concursos da Carreira Delta podem apresentar até 9 etapas. São elas: provas objetivas, discursivas, TAF, prova oral, avaliação física, avaliação de títulos, avaliação social e Curso de Formação (ACADEPOL).

É importante ressaltar a palavra “até” já que as etapas podem variar bastante de seleção para seleção. Em alguns editais, por exemplo, como os de PC BA e PC PB, por exemplo, existem registros de concursos da carreira que não apresentaram a etapa de provas orais.

Via de regra, não existe uma lei específica e geral que liste as etapas avaliativas obrigatórias para o ingresso na carreira de Delegado. Assim, é importante sempre verificar essas informações nos seus editais de interesse.

Se você deseja dominar os passos de como se tornar Delegado, mas ainda não escolheu uma seleção específica, uma boa dica é utilizar as especificações do edital do Concurso Delta da Polícia Federal para guiar a sua preparação. Nele, estão listadas as fases observadas também em grande parte dos certames estaduais, que são: prova objetiva, prova discursiva, TAF, Avaliação Médica, Prova Oral e Avaliação de Títulos.

Como se tornar Delegado: dicas de preparação

Já mencionamos como a preparação para a Carreira Delta requer um pouco mais de direcionamento, visto o grau de complexidade das avaliações. Confira abaixo o detalhamento das principais dicas de preparação!

Como se tornar Delegado: não espere a publicação do edital para começar a estudar

O Concurso de Delegado da Polícia Federal apresenta um total de 11 disciplinas na área do Direito. Com o desdobramento de temas para cada uma delas, não há dúvidas de que se trata de um conteúdo programático bastante extenso e praticamente impossível de ser dominado com a profundidade necessária num período de 3 meses, período que costuma ser o tempo entre a publicação do edital até a aplicação das provas.

Por isso, uma das principais dicas para quem busca responder à pergunta “como se tornar Delegado” é não deixar os estudos apenas para os períodos pós-edital. De fato, ao iniciar a sua preparação com antecedência, você garante mais tempo não apenas para construir a sua base de conhecimentos, como também aprofundá-los, amadurecê-los e praticá-los até o dia da prova.

Mantenha em mente que, ao contrário de outras provas de concursos públicos, cujo o foco de cobrança da legislação, por exemplo, é centrada especialmente na literalidade da lei, em concursos da Carreira Delta, você também encontrará a cobrança de Jurisprudência e Doutrina, não sendo o suficiente apenas decorar os artigos mais importantes de cada dispositivo legal.

Além disso, pode ser que as provas discursivas sejam aplicadas no mesmo dia que as objetivas. Estas, por sua vez, poderão ser a formulação de uma peça prático profissional, itens subjetivos no formato de estudo de caso ou ambos.

Todos esses fatores requerem mais tempo para que você se aprofunde no conteúdo. Por isso, quanto mais cedo você começar a estudar, melhor, mesmo que não haja um edital previsto.

Como se tornar Delegado: conheça as matérias mais cobradas e saiba como construir sua base!

A prova objetiva para os concursos de Delegado costuma apresentar uma média de 80 a 100 questões, a depender da banca organizadora escolhida. No quesito de conteúdos cobrados, de acordo com a Delegada e professora Luana Almeida, as seleções da carreira costumam apresentar um “núcleo duro” de disciplinas. Isto é, que costumam ser cobradas na grande maioria dos editais. São elas: Direito Constitucional, Direito Administrativo, Direito Penal, Processual Penal e Legislação Penal Especial.

Assim, quem está na missão de se tornar Delegado, mas ainda não escolheu um edital específico para focar, pode se concentrar na construção de base para esses conhecimentos. Logo após o núcleo duro, busque aprofundar-se em outras disciplinas muito cobradas atualmente, como é o caso de: Direito Civil, Medicina Legal, Criminologia e Direitos Humanos.

A cobrança de matérias mais específicas como Direito Tributário e Ambiental também pode acontecer em alguns editais. Contudo, a recomendação é buscar as especificidades de acordo com as suas necessidades. Isto é, apenas quando estiverem previstas nos conteúdos programáticos de seleções que você pretende prestar. Afinal, o detalhamento de cada matéria é extenso e todo o tempo é precioso.

Como se tornar Delegado: tenha um plano de estudos

Seja na etapa de construção de base ou de aprofundamento , para garantir o máximo de aproveitamento nas suas rotinas de estudos, é preciso ter um planejamento alinhado com os seus objetivos. Caso seja ser aprovado no Concurso de Delegado da Polícia no Estado onde você mora, busque mais informações sobre como e quando foi o último edital para organizar as suas rotinas de acordo.

Muitos concurseiros gostam de estudar pelo método ciclo de estudos, já que é mais dinâmico e flexível, facilmente encaixável em qualquer rotina, até mesmo as mais cheias. Dito isso, não existe um método melhor ou pior na hora de se organizar: é preciso apenas que o escolhido se encaixe bem com você a sua rotina.

Uma recomendação geral sobre o tópico é que as matérias precisam obedecer uma hierarquização, baseada na sua relevância no edital, em provas passadas e na sua afinidade com cada assunto. Na prática, idealmente, isso significa não estudar todas as matérias na mesma proporção, dando mais destaque para as mais relevantes.

Veja mais detalhes de como hierarquizar as matérias e fazer o seu cronograma de estudos!

No canal de Youtube do Gran, você também pode conferir sugestões de planos de estudos para diferentes seleções específicas da carreira Delta. Transmissões desse tipo são gratuitas e você ainda poderá conferir dicas e orientações de GranXperts e professores para auxiliar na sua preparação.

Como se tornar Delegado: considere adquirir cursos e materiais preparatórios específicos

A trajetória de aprovação no cargo de Delegado pode ser desafiadora para o concurseiro que estuda 100% por conta própria, especialmente se esse for um projeto novo. Ao adquirir cursos e materiais específicos, é possível “cortar caminho” de muitas maneiras, aumentando suas chances de ser aprovado mais rapidamente.

Mas você sabe porque isso acontece? Bem, porque muitas dicas e abordagens de materiais que você verá em cursos e materiais específicos, você muito provavelmente poderia adquirir sozinho: porém, só depois de adquirir bastante experiência na área. Tudo isso, como você deve imaginar, pode levar bastante tempo.

Analogamente, nos cursos e materiais preparatórios para a Carreira Delta, os profissionais já tem a experiência e estão compartilhando com você. Eles também compreendem como funcionam as bancas, estudam a fundo as seleções para avaliar quais temas têm mais chances de serem cobrados e podem apresentar o caminho mais eficaz para a sua preparação, aproveitando o máximo de tempo.

Aqui no Gran você pode adquirir cursos específicos para a sua seleção de interesse ou então garantir acesso a todos os cursos, materiais e ferramentas da plataforma ao se tornar Assinante Ilimitado 8.0! Assim, você poderá se preparar para quaisquer concursos públicos do Brasil com apenas uma assinatura!

Saiba mais sobre a Assinatura Ilimitada 8.0!

Como se tornar Delegado: comece a treinar para o TAF com antecedência

O Teste de Aptidão Física (TAF) é observado na grande maioria dos concursos para o cargo de Delegado. Por isso, se você está na trajetória de como se tornar Delegado, é quase certeza que precisará se preparar para essa etapa em algum momento.

Os três exercícios mais comuns em concursos públicos da área são: corrida, abdominais e teste de barra. Iniciar os treinamentos juntamente com os estudos para as provas de conhecimentos teóricos garantirá que você tenha mais tempo para construir condicionamento físico e cumprir as tarefas sem tanto esforço. Além disso, a prática de exercícios também ajuda a otimizar a concentração nos estudos e aumenta o bem estar geral.

Como se tornar Delegado: separe todos os documentos necessários com antecedência

Tanto a comprovação da Prática Jurídica quanto a Avaliação de Títulos requerem que você se organize com antecedência para atender aos prazos.

O primeiro passo é compreender pelos editais passados, quais documentos estão sendo considerados, qual será o período, prazo e método de envio definido pela banca. Assim, você pode se organizar para deixar as cópias separadas e autenticadas, se for o caso.

Para a Avaliação de Títulos, costumam ser válidos os diplomas de pós-graduação stricto e lato-sensu, desde que sejam reconhecidas pelo MEC. Além disso, o tempo de exercício profissional em funções correlatas também é comum para a Carreira Delta.

E a Prática/Atividade Jurídica?

De acordo com a Resolução 75 do Conselho Nacional de Justiça, podem ser consideradas como Prática Jurídica, as atividades:

  • Atividades que só podem ser exercidas por bacharéis em Direito (Por exemplo: exercício da advocacia e cargos públicos que exijam a formação em Direito para nomeação ).
  • Exercício da advocacia: Participação anual mínima em 5 atos privativos de advogados (causas ou questões distintas).
  • Exercer cargos, empregos e funções que exigem o uso preponderante de conhecimento jurídico (incluindo o magistério, ou seja, dar aulas de Direito).
  • Apresentar Certidão Circunstanciada;
  • Prática de mediação ou arbitragem;
  • Exercer a função de conciliador no poder judiciário por no mínimo 16 horas mensais durante um ano.

Exatamente pela necessidade de reunir tempo de Atividade Jurídica para ingressar na Carreira de Delegado, muitas pessoas preferem buscar primeiro a aprovação na OAB e exercer o tempo de maneira mais direta. No entanto, vale lembrar que a inscrição na OAB não é um requisito para a carreira.

Como se tornar Delegado: não deixe de praticar para as provas orais

Quando previstas no cronograma, as provas orais costumam tirar o sono de muitos futuros Delegados. Isso porque, ao contrário das demais avaliações, você será avaliado pela sua capacidade de se comunicar oralmente, o que exige bem mais controle emocional do que resolver itens escritos.

Não dá para fazer rascunho na prova oral: tudo que você disser depois que a banca examinadora fizer a pergunta irá contar para a sua avaliação. Mas calma! Isso não quer dizer que você não conseguirá dominar essa etapa. De fato, conhecer os desafios é o primeiro passo para transpô-los.

No caso das provas orais, o que ajudará será falar em voz alta, treinar a dicção, controlar os vícios de linguagem (gírias e expressões informais) e buscar maneiras de se sentir mais confortável, evitando os efeitos negativos do nervosismo.

Nessa hora, vale chamar seus familiares, amigos, colegas ou até mesmo se gravar para avaliar sua performance geral e compreender o que precisa ser mudado para garantir a aprovação!

Como se tornar Delegado: resolva muitas questões

A melhor e mais direta maneira de treinar para as provas objetivas é colocando a mão na massa, resolvendo questões de concursos passados ou itens inéditos formulados por professores de acordo com o nível e o profundidade de cobrança esperados da banca.

A recomendação é que você crie o hábito de resolver o máximo de exercícios diariamente, não esquecendo de checar os comentários de gabarito e registrar seus erros para retornar mais tarde. Além disso, a resolução de simulados pelo menos uma vez por semana também ajudará a compreender em quais pontos você precisa investir mais!

Na plataforma Gran Questões os seus estudos práticos para o cargo de Delegado se tornam ainda mais fáceis! Acesse mais de 2 milhões de questões comentadas, formule seus próprios simulados, monitore sua evolução com os painéis de desempenho e muito mais!

Comece a resolver questões para a Carreira Delta gratuitamente!

Como se tornar Delegado: saiba como começar a sua preparação do zero!

Ao longo do conteúdo, você conferiu mais informações sobre as seleções para a Carreira Delta, bem como dicas de como se tornar Delegado e otimizar a sua preparação! O professor Sandro Caldeira ministrou uma aula gratuita sobre o tema. Complemente seus conhecimentos ainda mais com o conteúdo abaixo!

Concurseiro Iniciante: o que você gostaria de ler por aqui?

Agora você já sabe mais sobre como se tornar Delegado! Esperamos que o conteúdo tenha ajudado a esclarecer suas dúvidas! Mas, se ainda ficou alguma, que tal deixar um comentário para melhorarmos cada vez mais? Ah! E se você tem alguma outra pergunta que nunca conseguiu responder sobre o mundo dos concursos públicos, deixe um comentário na publicação!


Quer ficar por dentro dos concursos públicos abertos e previstos pelo Brasil? Clique nos links abaixo:

CONCURSOS ABERTOS

CONCURSOS 2023

Receba gratuitamente no seu celular as principais notícias do mundo dos concursos!
Clique no link abaixo e inscreva-se gratuitamente:

TELEGRAM

Avatar


26 de Janeiro de 2023

Tudo que sabemos sobre:

Concurseiro Iniciante destaque