Concentração

Avatar


17 de fevereiro4 min. de leitura

O mundo em que vivemos hoje está completamente acelerado, especialmente se comparado há 10 anos, devido ao grande crescimento da tecnologia. Somos bombardeados por informações 24 horas por dia e ter uma mente saudável em meio a tudo isso tem se tornado cada vez mais complicado.

Você tem dificuldades para se concentrar? Consegue se sentar, focar rapidamente na tarefa e se manter atento por longos períodos? Isso inclui não mexer no celular, nem ter uma outra aba aberta no navegador com “videozinhos” engraçados.

Algumas pessoas sofrem com a falta de concentração e apelam para remédios e tratamentos específicos sem tentar alternativas mais simples antes. Você sabia que existem técnicas de estudo para concurso que podem ajudar você com isso?

Iremos falar de três técnicas para concentração que podem te ajudar.

 

Mindfulness

O Mindfulness é conhecido como um treinamento de atenção. Sua base está em usar o próprio corpo para se manter atento. De fato, os benefícios da técnica são incríveis e refletem não só na sua saúde mental, mas também física, emocional e, até mesmo, espiritual.

Um dos maiores resultados que essa prática tem a oferecer é a atenção plena, ou seja, aumentar a consciência sobre sua vida. Entender a raiz de tudo aquilo que está acontecendo dentro de você, em suas circunstâncias e com as pessoas que te cercam.

É elevar o nível de consciência e conhecer a verdadeira potência para realizar o que quiser.

Para contextualizar melhor, o Dr. Marcelo Demarzo, médico especialista em Mindfulness e coordenador do Centro Mente Aberta, faz uma analogia com o barco e a âncora:

“Pense em um barco: a âncora serve para o barco não ficar à deriva. E, no caso do desenvolvimento da atenção plena, a âncora, para gente, é algum ponto do corpo que possa ser utilizado para que a nossa mente fique menos à deriva”, explica.

Um exemplo de âncora, nesse caso, é a respiração. Dr. Marcelo afirma que ela representa um exercício clássico em Mindfulness, pois nos permite observar e prestar atenção nela.

Assim, ao notar a respiração, vamos ter um ponto de apoio para que, quando a mente “for embora” em um momento de distração, retorne ao foco ao prestarmos atenção no movimento que estamos fazendo ao respirar.

É tão automático o movimento de respirar que não prestamos atenção nele. E quando desenvolvemos essa habilidade, conseguimos conquistar grandes níveis de concentração.

Resumindo, o treinamento é: buscar uma posição confortável, fechar os olhos e observar a respiração. Quando perceber que a mente foi para outro lugar, volte a direcionar sua atenção à respiração para retomar a concentração.

 

Prática dos três passos

Também conhecida como Prática da Ampulheta, como o próprio nome diz, ela é dividida em três etapas:

  • Experiência corporal;
  • Respiração;
  • Experiência corporal.

Sim, o primeiro e terceiro passos são os mesmos! O Dr. Marcelo explica que a técnica consiste em perceber a experiência mental e corporal como um todo, fechar a atenção mais para a respiração e depois abri-la novamente para todo o corpo.

Para quem não tem prática, esse é um exercício interessante. Você perceberá que se sentar sem o apoio das costas e se colocar nessa situação desconfortável pode trazer uma experiência corporal bem singular, especialmente se você não tem esse costume.

Por quanto tempo você consegue se colocar em uma situação desconfortável para prestar a atenção em algo que realmente importa? Esse exercício ajudará, por exemplo, a enfrentar qualquer obstáculo que apareça no dia da prova.

Acredite! Existem candidatos que se utilizam de táticas “inteligentes” para atrapalhar outros candidatos, mas tudo dentro das regras. Exemplo: usar sacolas plásticas barulhentas ou alimentos que façam barulho. Ter realizado exercícios como esses irá te ajudar a não se distrair no dia da prova e a controlar a ansiedade, caso ela apareça com mais vigor do que o de costume.

Meditação

Existe também uma forma simples e direta de usufruir dos benefícios da meditação.

Essa é uma dica da coach Carol Zen.

Não se trata de uma prática exotérica ou religião, e sim de uma atividade simples, como se sentar em uma cadeira, fechar os olhos e prestar atenção na sua respiração. E pronto! Eis uma forma de relaxamento.

Esse hábito pode ajudar muito os ansiosos. É a prática que permite colher os resultados dessa, que é uma das técnicas de estudo para concurso muito indicada por especialistas.

Então, como iniciar?

  • Comece de forma gradativa, três vezes por semana, durante dois ou três minutos. Quando perceber que está ficando mais fácil, aumente a frequência e o tempo.
  • É normal a mente vagar e você pensar em outras coisas durante a meditação. Fique tranquilo! É uma verdadeira musculação do cérebro.
  • Quando isso acontecer, retome a concentração para sua respiração e tire o foco de qualquer outra linha de raciocínio.
  • Procure um lugar para se sentar. Não precisa ser um local totalmente silencioso.
  • Inspire devagar, segure por dois segundos e expire devagar. Trabalhe assim sua respiração.
  • Repita esse processo de 10 a 20 vezes.

No início, pode parecer difícil. Fique tranquilo, pois isso faz parte do processo. Aos poucos, você sentirá os efeitos da prática. E, se no final de toda a atividade, você não se sentir sereno, aumente o tempo desse treino.

Lembre-se: é uma prática e precisa de continuidade. Na primeira vez, você terá dificuldade, mas com o tempo ficará mais fácil. Como tudo na vida, exige treino. E os resultados chegam à medida que você continuamente repete a atividade.

É semelhante ao processo na academia, aos poucos. Quando você fortalece o seu músculo, com o treino ao longo dos dias, o resultado vai aparecendo e a força também.  O ciclo se repete, aumentando sempre o volume de treino e a intensidade.

Detalhe: Essas práticas curtas e simples de meditação podem ser feitas nos intervalos de estudo. Assim, você irá colher ainda mais o benefício da prática meditativa, pois o estado de serenidade mental será estendido para o estudo, aumentando a capacidade de absorção do conteúdo pelo seu cérebro.

Caso você prefira, essas práticas podem ser feitas em momento diferente de estudo, por exemplo, nas primeiras horas do dia. Caso opte por esse formato, lembre-se de, durante o estudo, fazer pequenos intervalos entre as disciplinas, de 5 a 10 minutos. Isso é essencial, pois, de forma geral, o cérebro consegue focar no máximo por uma hora de forma plena, depois o rendimento começa a cair. O intervalo irá renovar essa capacidade de concentração.

Faça essas pausas, procure interromper o estudo quando atingir o tempo de uma hora ou um pouco antes. Para ajudar, pesquise sobre a técnica de pomodoro.

Você deve variar o estímulo do cérebro. Saia, ande, vá até cozinha e beba algo, faça um lanche ou apenas olhe para o céu. E aí, sim, retome sua atividade. Isso ajudará muito com o foco e a manutenção da concentração. Olhar o celular nesse intervalo não é uma prática muito recomendada. Evite ao máximo e só use o celular depois que bater sua meta de estudos.

Bom, espero que o conteúdo de hoje, preparado com muito conhecimento e carinho, te ajude a ser um concurseiro heroico, mais concentrado e focado. Se permanecerem algumas dúvidas, escreva aqui nos comentários e/ou me procure no Instagram @prilaconcursos. Será uma satisfação te ajudar um pouco mais, meu herói, minha heroína.

Antes de encerrar, quero te convidar para conhecer o serviço de Mentoria e Coaching do Gran Cursos Online: somos uma equipe capacitada (da qual tenho orgulho de fazer parte) formada por profissionais altamente habilitados e preparados, os GranXperts. Nosso trabalho é te ajudar nessa jornada de estudos, te tornar um candidato de alto desempenho, te ajudar a ser o melhor estudante que você pode ser, para, assim, atingir sua tão sonhada aprovação. Nós orientamos e acompanhamos seus estudos para que atinja seu potencial máximo. Venha conhecer nossos serviços!

 

Obrigada pelo seu tempo e atenção. Até a próxima aventura.

Avatar


17 de fevereiro4 min. de leitura