O Exame Psicotécnico é mais amplamente conhecido como parte do processo de habilitação de condutores de veículos, isto é, obtenção da CNH. Contudo, essa etapa também pode estar presente em concursos públicos, desde que esteja previsto em lei que regulamenta o cargo. Mais chamada hoje em dia de Avaliação Psicológica, essa etapa pode trazer muita ansiedade aos concurseiros e concurseiras.
A principal preocupação referente à Avaliação Psicológica diz respeito à preparação: afinal, será que existe uma maneira de se preparar? Quais são os critérios e técnicas geralmente utilizados? Se você tem essas dúvidas, este conteúdo é para você! Acompanhe para descobrir mais sobre a etapa da Avaliação Psicológica e confira maneiras de se preparar para ela!
Série Concurseiro Iniciante: com você do início até a aprovação!
|
Avaliação Psicológica em concursos: qual é o propósito?
Quando está incluída nos editais de seleção, avaliação Psicológica é uma etapa eliminatória que busca avaliar as condições mentais e emocionais dos candidatos. Nesta avaliação o objetivo é avaliar características da personalidade do candidato, que devem ser compatíveis com o estipulado pela lei que regulamenta o cargo em questão.
Um Soldado do Corpo de Bombeiros, por exemplo, precisa estar pronto para enfrentar situações de emergência no seu dia a dia, devendo permanecer calmo e analítico para buscar a melhor solução para socorrer as pessoas da maneira mais eficaz e segura possível.
Em outros casos, como é o caso de profissionais da Polícia Civil, existe, além da necessidade de manter a calma em situações críticas, a responsabilidade de portar um instrumento tão perigoso quanto uma arma de fogo. Por todas essas razões, os Tribunais Superiores acabaram julgando a etapa da Avaliação Psicológica como necessária.
Veja a definição da etapa de Avaliação Psicológica em concursos, com base na Resolução do Conselho Federal de Psicologia (CFP N.º 002/2016):
“Art. 1º – A avaliação psicológica para fins de seleção de candidatos(as) é um processo sistemático, de levantamento e síntese de informações, com base em procedimentos científicos que permitem identificar aspectos psicológicos do(a) candidato(a) compatíveis com o desempenho das atividades e profissiografia do cargo.”
A definição dos parâmetros “desejados” deve sempre ter como base o perfil definido em lei para o cargo. Além disso, todos os testes e avaliações aplicados devem estar previstos no Satepsi (Sistema de Avaliação de Testes Psicológicos) como técnicas válidas.
Sobre os responsáveis por realizar a Avaliação Psicológica, devem ser sempre profissionais contratados pela banca organizadora/órgão, que estejam devidamente registrados no Conselho Regional de Psicologia na localidade de aplicação do teste.
Avaliação Psicológica em concursos: como é na prática?
Isso pode variar muito, de acordo com cada seleção. No entanto, os procedimentos que podem ser realizados, são: entrevista individual, testes psicológicos e dinâmica de grupo. Saiba um pouco mais sobre cada um deles abaixo:
Como pode ser a entrevista individual na Avaliação Psicológica?
Na entrevista individual, via de regra, o candidato deverá responder algumas perguntas dos examinadores. De acordo com o modelo estabelecido pela banca, geralmente trata-se de uma entrevista estruturada ou semiestruturada. Isto é, as perguntas já foram previamente definidas pela banca e possuem pouco espaço para improvisação.
Com isso, o principal objetivo é a manutenção da objetividade, uma preocupação muito comum quando se fala sobre a etapa de Avaliação Psicológica em concursos públicos.
Nessa etapa costumam ser avaliados os traços de personalidade do candidato, tais como: controle emocional, empatia, liderança, tomada de decisão, dinamismo, comunicabilidade, planejamento, organização, relacionamento interpessoal, adaptabilidade, trabalho em equipe, persistência, prudência, objetividade, criatividade/inovação, urbanidade, comprometimento, autoconfiança, assertividade, proatividade (listagem de atributos avaliados para o cargo de Policial Rodoviário Federal – Edital de 2021).
Isso pode acontecer, por exemplo, por meio da apresentação de situações hipotéticas ou por perguntas mais diretas: tudo vai depender da banca responsável pelo certame.
Na etapa de entrevistas, também pode ser avaliada, por exemplo, a capacidade de raciocínio verbal do candidato. Isto é, sua capacidade de se comunicar e compartilhar suas idéias.
Como podem ser os testes psicológicos na Avaliação Psicológica?
Os testes psicológicos são técnicas reconhecidas pelo Sistema de Avaliação de Testes Psicológicos (Satepsi) e que podem ser utilizadas para identificar características complementares da capacidade psicológica do candidato.
Um exemplo desse tipo de teste é o de atenção difusa, na qual, via de regra, diversos estímulos são apresentados ao candidato ao mesmo tempo e ele deve, no menor tempo possível, conseguir “reconstruir” a ordem da cena depois de visualizá-la. Esse teste geralmente é feito com 1 até 50 figuras geométricas.
Então, em um teste desse tipo, o candidato pode ser apresentado a uma cena na qual exista um quadrado na esquerda, três círculos no meio e dois triângulos na direita. Ele deverá, então, na hora de submeter a resposta, buscar reproduzir essa organização da melhor maneira possível.
Existem outras habilidades que podem ser avaliadas por meio dos testes psicológicos. Outros exemplos de avaliações comuns são: memória e a atenção concentrada, por exemplo. O raciocínio lógico e espacial também podem ser avaliados.
OBS: Sabia que é possível consultar os testes autorizados pela Satepsi facilmente online? Basta acessar https://satepsi.cfp.org.br/ e buscar a lista completa!
Como podem ser as dinâmicas de grupo na Avaliação Psicológica?
Menos comuns, as dinâmicas de grupo buscam avaliar a capacidade do candidato de interagir com outras pessoas, assim como o seu potencial de comunicação, proatividade e liderança de maneira mais prática. Essa etapa pode ocorrer por meio de debates ou desafios, por exemplo. Seja qual for a técnica escolhida, é preciso que seja bem explicada e, novamente, aprovada pelo CFP.
Avaliação Psicológica em concursos: como se preparar?
Agora que você já conhece um pouco mais sobre a avaliação psicológica em concursos, fica a questão: será que dá para se preparar? A resposta é sim, concurseiro. É possível se preparar!
No entanto, a preparação para Avaliação Psicológica não inclui a etapa de análise de personalidade, apenas os testes psicológicos. Afinal, a sua memória e capacidade de concentração são habilidades que podem ser melhoradas com o treinamento.
Você também pode treinar suas habilidades de comunicação treinando com um familiar ou colega de estudos. É possível pedir, por exemplo, que te façam perguntas para que você exercite sua capacidade de responder de maneira mais concisa, completa e confiante.
Por fim, outro ponto importante para quem vai prestar Avaliação Psicológica em concursos é simples, mas pode ser complicado para quem costuma ser ansioso: buscar manter a calma e dormir bem antes do dia da avaliação. Assim, você garante que estará com a mente descansada para obter o melhor desempenho possível nas avaliações.
O que pode reprovar um candidato na Avaliação Psicológica?
Caso o candidato não apresente um perfil compatível com a vaga pretendida, é passível de reprovação. Além disso, outras situações que costumam resultar em reprovação, são:
- Psicopatologias;
- Vícios (em jogos, álcool ou drogas, por exemplo);
- Agressividade;
- Impulsividade;
- Fanatismo;
Caso o candidato não concorde com a reprovação, a melhor opção é entrar com um recurso administrativo.
Concurseiro Iniciante: o que você gostaria de ler por aqui?
Agora você já sabe um pouco mais sobre como funciona a etapa de avaliação psicológica em concursos e como se preparar para ela! Esperamos que o conteúdo tenha ajudado a esclarecer suas dúvidas! Mas, se ainda ficou alguma, que tal deixar um comentário para melhorarmos cada vez mais?
Ah! E se você tem alguma outra pergunta que nunca conseguiu responder sobre o mundo dos concursos públicos, então preencha o formulário abaixo e faremos o máximo para respondê-la nas próximas publicações!
Quer ficar por dentro dos concursos públicos abertos e previstos pelo Brasil? Clique nos links abaixo:
Receba gratuitamente no seu celular as principais notícias do mundo dos concursos!
Clique no link abaixo e inscreva-se gratuitamente:
Participe da conversa