Duas aprovações na ANVISA: conheça Nathalia R.!

Nathalia R. já exercia o cargo de Técnico Administrativo quando começou a sonhar em atuar como Especialista. Com dedicação e muito estudo, conquistou a segunda aprovação!

Por
Publicado em
3 min. de leitura

Duas aprovações na ANVISA: conheça Nathalia R.!

Antes de iniciar a sua trajetória como concurseira, Nathalia R. trabalhava como baterista de maneira autônoma. Apesar de ser formada em Veterinária pela UnB, ela compartilhou como o trabalho como música era o que efetivamente a sustentava financeiramente.

O arranjo funcionava bem até que, um dia, passando por um quadro agudo de sinusite, Nathalia R. começou a pensar em buscar um novo contexto profissional.

“Comecei a pensar… E se eu tiver alguma doença que precise ficar muito tempo sem tocar? E se eu for mãe? E quando me aposentar? Como pagarei minhas contas vivendo de forma autônoma? Passei a ver o quanto era importante a estabilidade, a licença de saúde, as férias…”

Foi a partir dessa reflexão que Nathalia R. começou os seus estudos para concursos. No início, não havia um foco específico, de acordo com ela: “eu precisava de estabilidade o quanto antes, depois pensaria em algo na minha área.”

Assim, estudando com muito afinco e dedicação, ela foi aprovada no Concurso STJ nas vagas de Cadastro Reserva (CR), o que infelizmente não resultou em nomeação. No entanto, em seguida vieram mais aprovações, incluindo a primeira na Agência Nacional de Vigilância Sanitária para o cargo de Técnico Administrativo.

Então teve início uma nova etapa na vida profissional de Nathalia R., marcada pela estabilidade que tanto buscava e também por uma identificação cada vez maior com o órgão em que trabalhava.

“Dentro da Anvisa passei um tempo sem estudar, veio a pandemia e foi tudo uma loucura. Nós trabalhávamos bastante, a equipe se mostrou unida e com um grande propósito, eu admirava meus colegas, em especial os especialistas, e me identificava muito com a missão do órgão de proteger e promover a saúde da população.”

Dessa forma, Nathalia R. começou a sonhar com um novo objetivo: exercer o cargo de Especialista da Anvisa. Ela retornou aos estudos logo depois da pandemia, mas, sem edital à vista, focou também em outras seleções, tais como MAPA e VISA DF.

Quando saiu a autorização para o Concurso ANVISA, no entanto, o foco foi 100% naquela seleção. Como já trabalhava, a sua rotina foi marcada por conciliações desde o início. Além disso, Nathalia R. também é mãe e ela conta como o apoio do marido foi essencial neste período e, posteriormente, durante o curso de formação.

“Estudava antes de começar a trabalhar, acordava às 5h e estudava até às 7h, na hora do almoço e depois do trabalho. Sendo que, durante 2 meses, tirei licença capacitação e pude ficar a maior parte desse tempo estudando. Uma vantagem que tive também foi estar no teletrabalho parcial, então eu ia 2x na semana para a Anvisa trabalhar e 3x na semana eu podia organizar meus horários em casa, sem perder tempo com trânsito.”

Como fruto da disciplina e dedicação de Nathalia R., com a divulgação dos aprovados no Concurso ANVISA, ela pôde comemorar a conquista do cargo almejado: Especialista em Regulação (Área 3).

“Como já trabalho no órgão, serão mudanças de responsabilidade, de salário rs., talvez de área… Mas só a alegria de ter sido aprovada para um cargo que há muito tempo é o meu sonho e para o qual me dediquei tanto já é maravilhoso!”

Como o Gran participou desta vitória?

Nathalia R. contou com o Gran como principal parceiro de estudos, especialmente na sua segunda jornada de aprovação no Concurso ANVISA. Ela citou não apenas a qualidade dos materiais, como também a diversidade de formatos, o que lhe permitiu estudar enquanto realizava outras atividades do dia a dia.

“Os PDFs do Gran foram essenciais para minha preparação, bem escritos, objetivos e com conteúdo que realmente caiu na prova. Outra coisa que achei boa foi que alguns professores são especialistas da Anvisa, eles sabiam como era a prova e davam exemplos práticos da rotina deles na agência, o que facilitava o entendimento. Também usava muito as audioaulas no aplicativo enquanto estava dirigindo ou malhando para revisar o conteúdo.”

Saiba TUDO sobre o Concurso ANVISA

Logo do WhatsApp Clique aqui para seguir o canal do Gran no Whatsapp!

Garanta você também a sua aprovação em concursos públicos!

Faça como Nathalia R. e estude com o Gran! Com a Assinatura Ilimitada, você garante a melhor e a mais completa preparação para concursos públicos do Brasil!

Tenha acesso a materiais formulados de acordo com a cobrança dos editais, atualizações constantes, o melhor time de professores e acesso a ferramentas tecnológicas EXCLUSIVAS capazes de otimizar os seus resultados!

Saiba mais sobre a Assinatura Ilimitada!

Dicas e táticas de estudos de Nathalia R.

As matérias específicas foram o principal foco de Nathalia R. em sua segunda preparação para o Concurso ANVISA. Afinal, boa parte dos conhecimentos ela já tinha adquirido estudando para outros certames.

Assim, a rotina de estudos para as disciplinas básicas ocorria principalmente por meio da resolução de exercícios, revisão de mapas mentais e de resumos.

Quando a matéria era mais complexa, Nathalia R. utilizava as videoaulas como material teórico de escolha; dali, ia fazendo mapas mentais, depois resolvia questões, revisava e, se a dificuldade persistisse, estudava também pelos PDFs.

Já para as matérias que tinham poucos exercícios, ela elaborava flashcards e todos os dias praticava com eles.

Para os concurseiros que seguem na busca pela aprovação, Nathalia R. deixou a mensagem:

“O mais importante para mim é ter um estudo ativo. Não adianta ficar só assistindo aula ou lendo. Precisa escrever e testar seus conhecimentos. Faça mapas mentais, elabore flashcards e teste sempre seus conhecimentos. Outra coisa: revisão é fundamental. Ninguém aprende tudo vendo uma aula uma vez e pronto. Comece fazendo as aulas do Gran sobre como se planejar, como fazer mapas mentais e como estudar; teste as ferramentas, aprenda a usá-las e então use as que fizerem mais sentido para você. Para mim também sempre foi importante ter um tablet (com caneta) e um bom material de estudos. Com o tablet eu lia os PDFs, escrevendo coisas que pensava ou entendia, grifando, fazendo mapas mentais, e ainda via as videoaulas do Gran no aplicativo; fazia questões também no aplicativo. Enfim, eu tinha tudo em um só lugar, então carregava o tablet para onde eu ia e, se tivesse um tempinho, só ligava e estudava.”




Quer ficar por dentro dos concursos públicos abertos e previstos pelo Brasil? Clique nos links abaixo:

CONCURSOS FEDERAIS

CONCURSOS 2026

CONCURSOS ABERTOS

QUESTÕES DE CONCURSOS

Receba gratuitamente no seu celular as principais notícias do mundo dos concursos. Clique no link abaixo e inscreva-se:

WHATSAPP

TELEGRAM

Por
Publicado em
3 min. de leitura