Carreiras

Concurso Assembleia Legislativa ES: certame previsto no orçamento!

 Assembleia Legislativa ES estuda realizar novo concurso neste ano!

O prazo de validade do certame expirou em 2016.

Concurso Assembleia Legislativa ES não é realizado desde 2011!

A Assembleia Legislativa do Estado do Espírito Santo (Concurso Assembleia Legislativa ES) no dia 28 de janeiro, o quadro de detalhamento das despesas reservadas para este ano. O documento prevê orçamento para realizar um novo concurso público para a Casa e também prevê a reestruturação de cargos, carreiras e da remuneração dos servidores.

Segundo a Assembleia Legislativa ES, todos os anos são reservados recursos para um possível concurso e, neste ano, está sendo estudada pela nova gestão da Casa, a possibilidade de realizar um novo certame.

O último certame para a Ales aconteceu em 2011 e foi organizado pelo Cespe/UnB (atual Cebraspe). Na ocasião, foram ofertadas 141 vagas para cargos de níveis médio e superior, com remunerações que variaram de R$ 2.498,20 a R$ 11.855,48 para jornadas de trabalho de 30 horas semanais.

Em 2014, o edital, que tinha o prazo de validade de dois anos, foi prorrogado por igual período e passou a valer até o dia 23 de março de 2016. Atualmente, a expectativa é de que um edital seja lançado em breve, já que não há concurso Assembleia Legislativa ES válido.

Último concurso Assembleia Legislativa ES

No último concurso Assembleia Legislativa ES foram ofertadas 141 oportunidades, distribuídas em nove cargos. Confira no quadro informações mais detalhadas sobre os cargos e a quantidades de vagas ofertadas.

Para os cargos Procurador de 1ª Categoria, Analista em Comunicação Social I e Taquígrafo Parlamentar Apanhador I foram exigidos formação superior, respectivamente, nas áreas de Direito, Jornalismo ou Comunicação Social e graduação em qualquer área.

Já os cargos destinados a nível médio foram: Técnico em Comunicação Social I, Técnico em Tecnologia da Informação I e Técnico Legislativo Sênior I. Para estes cargos era necessário possuir o nível médio completo ou técnico profissionalizante equivalentes nas áreas de comunicação social, tecnologia da informação, contabilidade, finanças ou folha de pagamento, biblioteca, arquivo, almoxarifado, sonorização, eletrotécnica, mecânica, hidráulica ou construção civil e secretaria administrativa ou legislativa, a depender do cargo escolhido.

Provas do último concurso Assembleia Legislativa ES

Os candidatos foram avaliados por meio de provas objetiva, discursiva e avaliação de títulos, conforme o cargo.

A avaliação objetiva foi composta de 60 questões de múltipla escolha, com cinco opções de resposta para cada uma, havendo somente uma opção correta e versou sobre conhecimentos de língua portuguesa, noções de informática, organização do poder legislativo estadual, além de conhecimentos específicos para cada cargo.

Para o posto de Taquígrafo Parlamentar Apanhador I, foi aplicada prova prática de apanhamento taquigráfico, de caráter eliminatório e classificatório, com duração de cinco minutos, de ditado feito em velocidade média de 80 palavras por minuto. A prova prática valeu 10,00 pontos.

A prova prática discursiva foi aplicada para os candidatos ao cargo de Procurador de 1ª Categoria e consistiu em uma redação de parecer técnico legislativo, de parecer técnico administrativo e de uma medida judicial, acerca de temas relacionados à atividade parlamentar. A pontuação atribuída foi de 12,00 pontos.

Detalhes do concurso Assembleia Legislativa ES:

CONCURSOS ABERTOS: veja aqui os editais publicados e garanta a sua vaga!

CONCURSOS 2019: clique aqui e confira as oportunidades para este ano!

Estudando para concursos públicos? Prepare-se com quem mais entende do assunto! Cursos completos 2 em 1, professores especialistas e um banco com mais de 920.000 questões de prova! Garanta já a sua vaga! Mude de vida em 2019!

Estude onde, quando, como quiser e em até 12x sem juros! Teste agora por 30 dias o Gran Sistema de Ensino!

Matricule-se!

Para o Topo