Concurso BACEN: autonomia vai ser votada HOJE (22)!

A autonomia do Banco Central consta na pauta da Comissão de Assuntos Econômicos - CAE, no Senado Federal.

Avatar


22 de Outubro de 2019

Nesta terça-feira, 22 de  outubro de 2019, a Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), do Senado Federal, votará o projeto que estabelece a autonomia do Banco Central do Brasil – BACEN (Concurso BACEN). O Projeto de Lei completar n° 19 de 2019 é de autoria do Senador Plínio Valério (PSDB/AM).

O projeto está na pauta da 43ª reunião extraordinária, que acontecerá hoje (22), às 10h30. O texto prevê que o Presidente da República indique, no segundo ano de mandando, os nomes para os cargos de Presidente e Diretores do BACEN, sendo que os indicados permaneceriam nos cargos com mandato de quatro anos.

Acesse o Projeto de Lei Complementar nº 19 de 2019 na íntegra

Para o autor do projeto, Senador Plínio Valério, o projeto é uma solução para blindar o banco de pressões políticas “O que se pretende é garantir estabilidade aos dirigentes do Banco Central, para que possam exercer de forma independente o seu papel de defender a moeda, de combater a inflação e garantir o poder de compra da população sem estar sujeitos às pressões. Ao contrário do que ocorre hoje, não pode ser substituído pelo Presidente da República, caso rejeite instruções para seguir tal ou qual diretriz, por motivos políticos. Essa é a garantia que a gente quer dar aos diretores do Banco Central”, esclareceu em entrevista para Agência Senado.

 Clique AQUI para saber tudo sobre o Concurso BACEN

Resumo do concurso Bacen

Concurso Banco Central do Brasil (Concurso Bacen)
Banca organizadora A definir
Cargos Técnico; Analista; Procurador
Escolaridade Níveis médio e superior
Carreiras Bancária
Lotação Nacional
Número de vagas 260 vagas
Remuneração até R$ 21.472
Situação SOLICITADO!
Link do edital Clique AQUI para fazer o download do edital
Avatar


22 de Outubro de 2019