Concurso Bombeiros PA: 10 dicas proféticas para a sua prova!

Concurso Bombeiros PA: confira as dicas dos professores do Gran para a prova deste domingo (15). Imperdível!

Avatar


11 de maio4 min. de leitura

concurso Bombeiros PA aplicará suas provas objetivas neste domingo (15/05) para o cargo de Praça (Soldado). O certame tem como objetivo preencher 405 vagas, sendo 364 vagas para candidatos homens e 41 vagas para candidatas mulheres. O candidato que deseja fazer a consulta do local de prova, deve acessar o site da banca organizadora do certame que é o Instituto AOCP, no seguinte endereço eletrônico: www.institutoaocp.org.br.

Se o seu sonho é fazer parte do Corpo de Bombeiros do Estado do Pará, pode ficar tranquilo! A equipe de professores e mestres do Gran Cursos Online elaboraram 10 dicas proféticas para que você consiga fazer a prova com mais tranquilidade. Além disso, vamos elencar aqui algumas dicas importantes para o grande dia, confira!

Concurso Bombeiros PA: 10 dicas proféticas

  1. Técnicas de Prova – Fernando Mesquita

Hoje você dependerá de tranquilidade e de tempo. Cuide da sua energia e da sua atenção quando receber o caderno. Dê uma lida geral nas questões e veja os assuntos que apareceram. Comece pelas disciplinas mais fáceis, deixe as questões que considerar difíceis para o final. Levante-se a cada 50-60 minutos de prova, vá ao banheiro, alongue-se, respire. Nervosismo afeta a sua capacidade de se lembrar. Respire, pense nas questões com calma, que as respostas virão.

  1. GRAMÁTICA – Márcio Wesley

Crase facultativa com pronome possessivo feminino. Sem crase antes de verbos, antes de palavras masculinas, antes de pronomes indefinidos. Metáfora iguala, metonímia troca palavras. “Esse” retoma, “este” antecipa. Pontuação não separa sujeito e verbo, nem verbo e complemento. O verbo concorda com o núcleo do sujeito. Verbo sem sujeito fica no singular: haver (sentido de existir) e fazer (de tempo decorrido).

  1. INTERPRETAÇÃO – Fernando Moura

Caro (a) aluno (a), lembre-se dos dois elementos principais da argumentação: a consistência do raciocínio (validade, lógica, solidez, exatidão, boa fundamentação, coerência e credibilidade) e as provas (fatos, exemplos, ilustrações, dados estatísticos, testemunhos, contestações ou refutações). A banca costuma solicitar a identificação desses elementos nos textos apresentados.

  1. Matemática – Paulo Henrique (PH)

Para que se encontre qualquer termo de uma progressão, você deve: – PA: a n = a 1 + (n – 1).r, em que a n é o termo que você quer descobrir, a 1 é o 1º termo, n é o total de termos (mesmo que a n) e r é a razão. – PG: a n = a 1 . q (n – 1), em que a n é o termo que você quer descobrir, a 1 é o 1º termo, n é o total de termos (mesmo que a n) e q é a razão.

  1. Raciocínio Lógico – Marcelo Leite

Negação

Proposição Negação
A e B Não A ou Não B
A ou B Não A e Não B
Se A então B A e Não B

Equivalência

Proposição Equivalência
Se A então B Se Não B então Não A
Se A então B Não A ou B

 Princípios da Contagem

 An,p =  (A ordem importa)

 Cn,p = (A ordem não importa)

  1. Física – Rodrigo Cavalcanti
  • A velocidade de uma onda só modifica se o meio mudar.
  • Frequência de uma onda não se modifica na reflexão, refração, difração e polarização, pois não houve mudança de fonte.
  • A miopia é um defeito de visão causado pelo formato do globo ocular, pois quem tem esse defeito tem a dificuldade de enxergar de longe, e a sua correção é feita por lentes de bordas grossas (no ar) e de natureza divergente.
  • Um capacitor carregado colocado em um circuito na região onde se encontra a corrente elétrica é zero.
  • Em um movimento circular uniforme, existe aceleração responsável por modificar a direção da velocidade, chamada de aceleração centrípeta!
  1. Química – Eduardo Ulisses

A banca AOCP elabora questões bastante diversificadas quando se trata da disciplina de Química. Porém, alguns conteúdos são tradicionais, por exemplo: A questão de descrição do átomo (atomística), reconhecimento do tipo de ligação (iônica, covalente e metálica), reconhecimento e nomenclatura de compostos orgânicos e inorgânicos. Esses tópicos são clássicos em provas elaboradas por essa banca… Fiquem atentos.

  1. Biologia – Ariadne Branco

A parede celular de bactérias é formada por peptidoglicanos, e a dos fungos, por quitina. Respiração celular: glicólise (no citosol), ciclo de Krebs (na matriz mitocondrial) e fosforilação oxidativa (nas cristas mitocondriais). Veias pulmonares carregam sangue arterial, e artérias pulmonares, sangue venoso. Transmissão da doença de Chagas: fezes do barbeiro, transfusão, via oral e congênita.

  1. Lei n. 9.207/2021 – Eduardo Galante

A Política Estadual de Proteção e Defesa Civil abrange as ações de prevenção, mitigação, preparação, resposta e recuperação voltadas à proteção e defesa civil. O Estado do Pará, por meio da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil, instituirá cadastro estadual de municípios com áreas suscetíveis à ocorrência de deslizamentos de grande impacto, inundações bruscas ou processos geológicos ou hidrológicos correlatos, conforme regulamento.

  1. Lei n. 5.251/1985 e suas alterações – Wagner Lobo

Disciplina é a rigorosa observância e acatamento integral da legislação que fundamenta o organismo Policial-Militar e coordena seu funcionamento regular e harmônico, traduzindo-se pelo perfeito cumprimento do dever por parte de todos e de cada um dos componentes desse organismo. A disciplina e o respeito à hierarquia devem ser mantidos em todas as circunstâncias pelos policiais militares em atividade ou na inatividade.

Concurso Bombeiros PA: recomendações para o dia da prova

Atente-se para o horário de realização da avaliação e também para o horário de fechamento de portões. A recomendação é que o candidato chegue com antecedência mínima de uma hora para a realização do exame, portando documento de identificação original com foto, o cartão de informação do candidato e caneta esferográfica azul ou preta, fabricada em material transparente.

O portão de acesso ao local de realização da prova objetiva será aberto às 07h00min e fechado às 08h00min, observado o horário local.

Resumo do concurso Bombeiros PA

Concurso Bombeiros PA Corpo de Bombeiros do Estado do Pará
Situação Atual Edital publicado
Banca organizadora Instituto AOCP
Cargos Praças
Escolaridade Nível médio
Carreiras Segurança Pública
Lotação Pará, PA
Número de vagas 405 vagas
Remuneração R$ 3.960,00.
Inscrições 03 de março a 07 de abril de 2022
Taxa de inscrição  R$ 68,50
Data da prova objetiva 15 de maio de 2022
Clique aqui para ver o edital do concurso Bombeiros PA

 

Quer ficar por dentro dos concursos públicos abertos e previstos pelo Brasil?
Clique nos links abaixo:

CONCURSOS ABERTOS

CONCURSOS 2022

Receba gratuitamente no seu celular as principais notícias do mundo dos concursos!
Clique no link abaixo e inscreva-se gratuitamente:

TELEGRAM

 

Avatar


11 de maio4 min. de leitura

Tudo que sabemos sobre:

edital publicado