Concurso BRB: saiba detalhes da prova de redação

Concurso BRB está com edital publicado e possui a oferta 300 vagas; saiba detalhes da prova de redação!

Avatar


14 de Julho de 2022

A prova de redação é a segunda etapa do concurso BRB. O edital da seleção do Banco de Brasília oferta 300 vagas para o cargo de Escriturário. A prova discursiva será aplicada no mesmo dia, turno e dentro dos prazos de duração previstos para a realização da prova objetiva, no dia 6 de novembro de 2022.

O certame estará com as inscrições abertas a partir de agosto, então o concurseiro possui muito tempo para se preparar antecipadamente.

Confira mais detalhes sobre a prova de redação do concurso BRB e turbine seus estudos:

Concurso BRB: detalhes da prova discursiva

A prova discursiva terá o objetivo de avaliar, com base em proposta apresentada pela Banca Iades e relacionada aos conhecimentos constantes no edital, a capacidade de expressão na modalidade escrita e o uso das normas do registro formal culto da Língua Portuguesa.

A prova discursiva receberá pontuação máxima igual a 10,00 pontos.

Esta redação consistirá na elaboração de texto dissertativo e(ou) descritivo, contendo no mínimo 20 linhas e máxima de 30 linhas, com base em tema formulado pela Banca Examinadora. Atenção! O candidato receberá nota zero na redação em casos de fuga ao tema, se o texto estiver com quantidade inferior a 20 linhas, quando não haver texto ou de identificação em local indevido.

Concurso BRB: critérios de avaliação e pontuação

Na redação avaliada, a utilização da norma culta, a adequação ao tema, a argumentação, a coerência e a elaboração crítica, totalizarão a pontuação relativa ao Domínio do Conhecimento Específico (DCE), distribuídos desta forma:

  • Tema / Texto (TX), pontuação máxima igual a 2,5 pontos: serão verificadas a adequação ao tema (pertinência ao tema proposto), a adequação à proposta (pertinência quanto ao gênero proposto) e a organização textual (paragrafação e periodização);
  • Argumentação (AR), pontuação máxima igual a 2,5  pontos: serão verificadas a especificação do tema, o conhecimento do assunto, a seleção de ideias distribuídas de forma lógica, concatenadas e sem fragmentação e a apresentação de informações fatos e opiniões pertinentes ao tema, com articulação e consistência de raciocínio, sem contradição, estabelecendo um diálogo contemporâneo;
  • Coesão e Coerência (CC), pontuação máxima igual a 2,5  pontos: serão verificadas a coesão textual (retomada pronominal; substituição lexical; elipses; emprego de anafóricos; emprego de articuladores/conjunções; emprego de tempos e modos verbais; emprego de processos lexicais: sinonímia, antonímia, hiperonímia, hiponímia) e a coerência argumentativa (seleção e ordenação de argumentos; relações de implicação ou de adequação entre premissas e as conclusões que delas se tiram ou entre afirmações e as consequências que delas decorrem); e
  • Elaboração Crítica (EC), pontuação máxima igual a 2,5 pontos: serão verificadas a elaboração de proposta de intervenção relacionada ao tema abordado e a pertinência dos argumentos selecionados fundamentados em informações de apoio, estabelecendo relações lógicas, que visem propor valores e conceitos.

DCE (Domínio do Conhecimento Específico) = TX + AR + CC + EC 

A avaliação do domínio da modalidade escrita da Língua Portuguesa totalizará o número de erros (NE) do candidato, considerando-se aspectos como acentuação, grafia, pontuação, concordância, regência, morfossintaxe, propriedade vocabular e translineação. Para o texto dissertativo e(ou) descritivo, será computado o número total de linhas (TL) efetivamente escritas pelo candidato.

Para cada candidato, será calculada a pontuação final na prova discursiva (PPD) da seguinte forma: PPD = DCE – ((NE/TL) x 2).

Será eliminado e não terá classificação alguma no processo seletivo o candidato que obtiver pontuação final na prova discursiva (PPD) inferior a 6,0 (seis) pontos, ou seja, PPD < 6,00.

Saiba todos os detalhes do concurso BRB aqui

Concurso BRB: raio X das disciplinas

No Raio-X gratuito do Edital BRB, preparado pela equipe de professores especialistas, você encontrará dicas essenciais para a sua aprovação, novidades trazidas pelo edital e ainda um cronograma de estudos criado especialmente para facilitar a visualização dos assuntos estudados. Confira:

Resumo do concurso BRB

Concurso BRB Banco de Brasília
Situação Atual Edital publicado
Banca organizadora Iades
Cargos Escriturário
Escolaridade Nível médio
Carreiras Bancária
Lotação Brasília, DF
Número de vagas 300 vagas
Remuneração R$ 3.764.66
Inscrições de 17 de agosto a 03 de outubro
Taxa de inscrição R$ 66,50
Data da prova objetiva 06 de novembro de 2022
Clique aqui para ver o edital BRB 2022

 

Quer ficar por dentro dos concursos públicos abertos e previstos pelo Brasil?
Clique nos links abaixo:

CONCURSOS ABERTOS

CONCURSOS 2022

Receba gratuitamente no seu celular as principais notícias do mundo dos concursos!
Clique no link abaixo e inscreva-se gratuitamente:

TELEGRAM

Avatar


14 de Julho de 2022

Tudo que sabemos sobre:

edital publicado