Concurso Caixa 2014: convocações contestadas. Entenda!

Concurso Caixa 2014: entenda o que está acontecendo em relação ao último certame.

Avatar


20 de novembro1 min. de leitura

A Caixa informou que já foram realizadas 7.377 convocações para o cargo de técnico bancário nos últimos  seis anos. A carreira que exige nível médio completo foi a mais procurada no Concurso Caixa 2014. Porém, a comissão de aprovados do certame contestou essa informação, segundo um dos membros, desses 7 mil  “a Caixa contratou apenas 5.300 concursados. Sendo que mais de 2 mil foram contratados em clara preterição da ordem classificatória, fato este que rasgou o edital do concurso”, diz a presidente da comissão de aprovados, Natalia Dias de Oliveira.

Em 2019, a estatal anunciou que iria reforçar o seu quadro de pessoa e que para isso seriam convocados 2 mil aprovados, sendo a maior parte deles Pessoas com Deficiência (PCDs).

Na ocasião, a Caixa declarou que as convocações de PCDs eram administrativas. No entanto, Natalia Dias alega que a medida feriu a isonomia e preteriu os candidatos da ampla concorrência. Além disso, foi levantada a questão do banco não ter cumprido o TAC de 2008, que foi firmado com o MPT da 10° Região. Esse termo determinava que, a cada 20 convocados, o primeiro seria PCD e os 19 seguintes seriam da ampla concorrência. Fato que, segundo a comissão, não foi respeitado.

Neste ano foi anunciado pelo presidente da Caixa, Pedro Guimarães, a contratação de 3.991 novos vigilantes e 389 recepcionistas. Essa contratação seria para atendimento em meio ao pagamento do auxílio emergencial. No entanto, a comissão acredita que essas contratações estaria preterindo os aprovados, pois, segundo eles, já foi verificado o desvio de função laboral desses trabalhadores.

Outro ponto sensível é o Programa de Desligamento Voluntário (PDV) da Caixa Econômica Federal, que tem como meta desligar 7.294  funcionários do quadro de pessoal. Na época do concurso, a estatal pretendia aumentar o quadro de funcionários para, aproximadamente, 113 mil empregados.

O prazo de valida do certame ainda está vigente dado uma solicitação da Justiça, para que houvesse tempo de convocar todos os candidatos. Saiba mais aqui.

Sobre o Concurso Caixa 2014

O concurso Caixa 2014 ofertou vagas de nível médio e superior, para os cargos de técnico bancário (nível médio), médico do trabalho e engenheiro (superior). Todas as oportunidades foram para formação de cadastro reserva e vendo isso como uma forma de mudar de vida muitos dedicaram-se  e o resultado foi mais de 30 mil aprovados e  mais de 1 milhão de inscritos.

 

Resumo do Concurso Caixa 2014

Concurso Caixa Econômica Federal (CEF)
Banca organizadora A definir
Cargos Técnico Bancário; outros
Escolaridade Nível médio e superior
Carreiras
Lotação
Número de vagas cadastro reserva
Remuneração R$ 2.025,00
Inscrições 24/1/14 a 11/2/14
Taxa de inscrição  R$ 37,00
Data da prova objetiva 23/3/14
Link do edital  confira aqui o último edital

 

 

Avatar


20 de novembro1 min. de leitura