O concurso da Câmara dos Deputados está publicado. A organização é da Fundação Getúlio Vargas (FGV).
Serão 140 vagas imediatas e uma pode ser sua! Para o cargo de consultor legislativo, há 34 vagas imediatas com formação de cadastro de reserva.
Confira tudo sobre o Concurso Câmara dos Deputados
Navegue usando o índice e saiba mais sobre o assunto:
- Conheça as atribuições de um consultor
- Pós em Análise e Consultoria Legislativa
- Resumo do concurso
- Cursos para Câmara dos Deputados
- Assinatura Ilimitada
Concurso Câmara dos Deputados: atribuições consultor
Veja as atividades a desempenhar.
Analista Legislativo – atribuição Consultoria, com designação simultânea para a função comissionada de Consultor Legislativo (FC-3)
Atividades de nível superior estabelecidas pela Resolução n.º 103/1984, pelo art. 6º, incisos I a X, c/c o art. 2º, incisos I a VII, da Resolução n.º 48/1993, e pelo Ato da Mesa n.º 56/2012, envolvendo, entre outras:
- prestar consultoria ou assessoramento técnico-especializado diretamente às Comissões ou à Administração, por determinação superior, observado o disposto no art. 9º da Resolução n.º 48/1993;
- integrar temporariamente, por indicação do Diretor, o Conselho de Altos Estudos e Avaliação Tecnológica;
- desempenhar outras tarefas correlatas de consultoria ou assessoramento cometidas pelo Diretoria Consultoria Legislativa;
- prestar assistência especializada à Mesa, às Comissões, às Lideranças e à Administração em matéria constitucional, regimental, de técnica legislativa e de procedimentos administrativos;
- elaborar minutas e fornecer subsídios à produção de documentos de natureza legislativa e administrativa.
Sem prejuízo do conteúdo temático previsto para cada área de seleção, os Consultores Legislativos podem, a critério do Diretor da Consultoria Legislativa, ser solicitados a elaborar trabalhos sobre matérias de outras áreas temáticas.
Analista Legislativo – atribuição Consultoria, com designação simultânea para a função
comissionada de Consultor de Orçamento e Fiscalização Financeira (FC-3)
Atividades de nível superior estabelecidas pela Resolução n.º 24/1979, envolvendo, entre outras, a prestação de assessoramento técnico-especializado à Comissão de Fiscalização Financeira e Controle e à Comissão Mista de Planos, Orçamentos Públicos e Fiscalização, e compreendendo:
I – estudos, pesquisas, análises, elaboração de relatórios, pareceres e projetos:
- nos processos de tomada de contas do Presidente da República e de entidades da Administração Indireta;
- na abertura de créditos adicionais;
- nas representações do Tribunal de Contas da União e nos recursos de suas decisões;
- nos planos e programas de desenvolvimento nacional ou regional;
- na retificação de leis orçamentárias;
- nas requisições de informações, relatórios, balanços e inspeções sobre as contas de órgãos e entidades da Administração Federal;
- na elaboração das leis orçamentárias anuais e plurianuais;
II – devidamente autorizado pelo Presidente da Comissão:
- estabelecimento de contatos com Inspetorias de Controle Externo do Tribunal de Contas da União e com os órgãos central e setoriais dos Sistemas de Administração Financeira, Contabilidade e Auditoria do Poder Executivo, com vistas ao exame das contas do Presidente da República e entidades da Administração Indireta;
- estabelecimento de contatos com os órgãos central e setoriais dos Sistemas de Planejamento e Orçamento da Administração Direta e da Indireta, com vistas ao acompanhamento da elaboração dos projetos de orçamento anuais e plurianuais;
III – estudo e análise de programas para determinação de sua eficácia quanto aos objetivos propostos na legislação original e eficiência executiva e financeira de sua realização;
IV – acompanhamento da execução orçamentária, inclusive quanto à abertura de créditos suplementares, especiais e extraordinários, com vistas à prestação de contas do Presidente da República e à elaboração orçamentária do exercício seguinte;
V – apresentação, periódica, ao Presidente da Comissão, de relatório dos trabalhos em curso, por meio do respectivo chefe imediato;
VI –manutenção permanentemente de dados estatísticos e comparados atualizados, com vistas à
execução e à elaboração orçamentárias.
Pós-graduação em Análise e Consultoria Legislativa é na Gran Faculdade
A nova pós-graduação em Análise e Consultoria Legislativa do Gran busca formar consultores legislativos para atuar em diferentes áreas políticas. O objetivo geral do curso é desenvolver competências e habilidades envolvidas na análise e consultoria legislativa.
O curso de pós-graduação para consultor legislativo apresenta matriz curricular com abordagem acadêmica transversal, contemplando os principais eixos temáticos relacionados às funções desempenhadas na análise e consultoria legislativa.
Em geral, você vai se formar um consultor legislativo com competências e habilidades ao exercício pleno e efetivo da atividade legislativa. O curso é um diferencial para quem busca se preparar para atuar no setor público, atuando em mandatos e casas legislativas, ou no setor privado, prestando assessoria e consultoria.
Tenha acesso aos cursos completos do Gran para a Câmara dos Deputados e saia na frente da concorrência! Clique no link abaixo e escolha o melhor para você! 📚👇✅
Resumo do concurso
Edital Câmara dos Deputados | Câmara dos Deputados |
Situação | Edital publicado |
Banca organizadora | Fundação Getúlio Vargas |
Cargos | Analista legislativo (especialidades diversas) |
Escolaridade | Nível superior |
Carreira | Legislativa |
Lotação | Brasília/DF |
Número de vagas | 140 vagas + cadastro de reserva |
Remuneração | de R$ 26.196,30 a R$ 34.812,19 |
Período de inscrição | de 28 de agosto de 2023 a 04 de outubro de 2023 |
Taxa de inscrição | de R$ 95,00 a R$ 120,00 |
Data da prova objetiva | 3 de dezembro de 2023 e 10 de dezembro de 2023 |
Confira os documentos 👉 | Veja aqui o edital Câmara dos Deputados 2023: |
Clique nos links abaixo:
Receba gratuitamente no seu celular as principais notícias do mundo dos concursos!
Clique no link abaixo e inscreva-se gratuitamente:
Participe da conversa