Concurso CRB 5 BA: Inscrições abertas! Saiba mais AQUI!

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Provas do concurso CRB 5 BA serão em outubro

Atenção, concurseiros! Estão abertas as inscrições para o concurso CRB 5 BA (Conselho Regional de Biblioteconomia 5ª Região BA)! O certame é organizado pelo Instituto Quadrix e tem validade de 2 anos, contados a partir da data de publicação da homologação do resultado final no Diário Oficial da União, podendo ser prorrogado, 1 única vez, por mais 2 anos.

Concurso CRB 5 BA: inscrições

As inscrições começam nesta segunda (29) e estendem-se até o dia 9 de setembro de 2019, por meio do site: http://www.quadrix.org.br/.

O valor da taxa de inscrição é de R$ 55,00.

Concurso CRB 5 BA: vagas

O certame oferta 20 vagas para Bibliotecário-Fiscal. O pré-requisito para tomar posse no cargo é ter diploma de nível superior em biblioteconomia e possuir registro ativo no Conselho Regional de Biblioteconomia. O salário base do cargo são R$ 2.235,55, além dos benefícios:

  • Auxílio Alimentação, no valor de R$ 550,00 por mês;
  • Plano de Cargos e Salários;
  • Vale transporte, conforme a legislação.

A lotação e o exercício da função será na sede administrativa do Conselho Regional de Biblioteconomia 5ª Região, localizada em Salvador, na Bahia.

Vagas destinadas aos candidatos com deficiência

Pessoas com deficiência têm assegurado o direito de inscrição no certame, desde que a deficiência seja compatível com as atribuições do componente curricular para o qual concorram. São reservadas 5% das vagas do certame para os candidatos portadores de deficiência.
Para concorrer a uma das vagas para candidatos com deficiência, o concurseiro deverá:

  1. Acessar o sistema eletrônico de inscrição (https://concursos.quadrix.org.br) e declarar‐se com deficiência, no ato da inscrição, de acordo com as instruções contidas no sistema,preenchendo corretamente os respectivos campos solicitados;
  2. Enviar, via upload, por meio de link específico, a imagem legível do Cadastro de Pessoa Física (CPF) ou do documento de identidade oficial; e a imagem legível do laudo médico contendo a assinatura e o carimbo do médico com o número de sua inscrição no Conselho Regionalde Medicina (CRM), emitido nos últimos 12 meses, atestando a espécie e o grau ou nível da deficiência, com expressa referência ao código correspondente da Classificação Internacional de Doenças (CID‐10), bem como à provável causa da deficiência.
  3. A solicitação para concorrer às vagas reservadas às pessoas com deficiência deverá ser realizada no ato da inscrição e o envio, via upload, da documentação comprobatória citada deverá ser realizado até as 18 horas do dia 10 de setembro de 2019,em arquivos com extensão “.gif”, “.png”, “.jpeg” ou “.pdf” e com tamanho de até 200 KB. Será permitido o envio de até 2 arquivos.

Após a conclusão do upload, não será permitida a exclusão de arquivos já enviados ou a inclusão de novos arquivos.
O candidato que não enviar a documentação comprobatória de modo correto ou que enviar a documentação incompleta ou ilegível terá a solicitação indeferida.

Vagas destinadas aos candidatos negros

Das vagas da seleção, 20% serão destinadas aos candidatos negros. Somente haverá reserva imediata de vagas para os candidatos que se auto declararem negros nos cargos com número de vagas igual ou superior a 3. Para concorrer às vagas reservadas, o candidato deverá, no ato da inscrição, optar por concorrer às vagas reservadas aos negros e autodeclarar-se negro, conforme quesito corou raça utilizado pela Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Concurso CRB 5 BA: etapas do edital

A seleção pública para o cargo de bibliotecário-fiscal será composta por 2 fases: prova objetiva e prova de títulos. Ambas as etapas do certame serão realizadas na capital baiana.

Prova Objetiva

A prova objetiva será realizada no dia 6 de outubro de 2019, no turno da tarde. O exame terá duração de 3 horas e 30 minutos e terá caráter eliminatório e classificatório. A prova objetiva será composta por 120 questões, valerá 120,00 pontos e avaliará as habilidadese os conhecimentos do candidato em conhecimentos básicos, conhecimentos complementares e conhecimentos específicos:

Conhecimentos Básicos:

Língua Portuguesa:

1 Compreensão e interpretação de textos de gêneros variados.

2 Reconhecimento de tipos e gêneros textuais.

3 Domínio da ortografia oficial.

4 Domínio dos mecanismos de coesão textual.

4.1 Emprego de elementos de referenciação, substituição e repetição, de conectores e de outros elementos de sequenciação textual.

4.2 Emprego de tempos e modos verbais.

5 Domínio da estrutura morfossintática do período.

5.1 Emprego das classes de palavras.

5.2 Relações de coordenação entre orações e entre termos da oração.

5.3 Relações de subordinação entre orações e entre termos da oração.

5.4 Emprego dos sinais de pontuação.

5.5 Concordância verbal e nominal.

5.6 Regência verbal e nominal.

5.7 Emprego do sinal indicativo de crase.

5.8 Colocação dos pronomes átonos.

6 Reescrita de frases e parágrafos do texto.

6.1 Significação das palavras.

6.2 Substituição de palavras ou de trechos de texto.

6.3 Reorganização da estrutura de orações e de períodos do texto.

6.4 Reescrita de textos de diferentes gêneros e níveis de formalidade.

7 Correspondência oficial (conforme Manual de Redação da Presidência da República).

7.1 Aspectos gerais da redação oficial.

7.2 Finalidade dos expedientes oficiais.

7.3 Adequação da linguagem ao tipo de documento.

7.4 Adequação do formato do texto ao gênero.

Noções de Informática:

1 Conceitos básicos e modos de utilização de tecnologias, ferramentas, aplicativos e procedimentos de informática: tiposde computadores, conceitos de hardware e de software, instalação de periféricos.

2 Edição de textos, planilhas e apresentações (ambiente Microsoft Office, versões 2010, 2013 e 365).

3 Noções de sistemaoperacional (ambiente Windows, versões 7, 8 e 10).

4 Redes de computadores: conceitos básicos, ferramentas, aplicativos e procedimentosde Internet e intranet.

5 Programas de navegação: Mozilla Firefox e Google Chrome.

6 Programa de correio eletrônico.

7 Sítios de busca e pesquisa na Internet.

8 Conceitos deorganização e de gerenciamento deinformações, arquivos, pastas e programas.

9 Segurança da informação: procedimentos de segurança.

10 Noções de vírus, wormse pragas virtuais.

11 Aplicativos para segurança(antivírus, firewall, antispyware etc.).

12 Procedimentos de backup.

Raciocínio Lógico e Matemático:

1 Operações, propriedades e aplicações (soma, subtração, multiplicação, divisão, potenciação e radiciação).

2 Princípios de contagem e probabilidade.

3 Arranjos e permutações.

4 Combinações.

5 Conjuntos numéricos (números naturais, inteiros, racionais e reais) e operações com conjuntos.

6 Razões e proporções (grandezas diretamente proporcionais, grandezas inversamente proporcionais, porcentagem, regrasde três simples e compostas).

7 Equações e inequações.

8 Sistemas de medidas.

9 Volumes.

10 Compreensão de estruturas lógicas.

11 Lógica de argumentação (analogias, inferências, deduções e conclusões).

12 Diagramas lógicos

Atualidades:

Tópicos relevantes e atuais de diversas áreas, tais como recursos hídricos, segurança, transportes, política, economia, sociedade, educação, saúde, cultura, tecnologia, energia, relações internacionais, desenvolvimento sustentável e ecologia.

Conhecimentos Complementares:

Legislação e Ética na Administração Pública:

1 Ética e função pública.

2 Ética no setor público.

3 Lei nº 8.429/1992 esuas alterações.

4 Lei nº 9.784/1999 e suas alterações (Processo administrativo).

5 Acesso à Informação: Lei nº 12.527/2011;Decreto nº 7.724/2011.

Noções de Direito Constitucional:

1 Constituição.

1.1 Conceito, classificações, princípios fundamentais.

2 Direitos e garantias fundamentais.

2.1 Direitos e deveres individuais ecoletivos, direitos sociais, nacionalidade,cidadania, direitos políticos.

3 Administração Pública.

3.1 Disposições gerais, servidores públicos.

Conhecimentos Específicos:

Biblioteconomia e ciência da informação;

  • Gestão da informação e gestão do conhecimento: conceitos básicos e finalidades. Organização, armazenamento e transmissão da informação na sociedade. Aspectos éticos e profissionais da gestão da informação. As cinco leis da biblioteconomia;
  • Atendimento ao usuário da informação: processo de referência; serviço de referência; entrevista de referência, interação entre bibliotecário e usuário, estudo de usuário e de comunidade, treinamento e orientação de usuários;
  • Marketing da informação, divulgação e promoção, gestão da qualidade do atendimento, pesquisa de satisfação, circulação de recursos informacionais: empréstimo, reserva e devolução, empréstimo entre bibliotecas, serviço de referência virtual;
  • Recursos informacionais: fontes de informação: tipologia e função, obras de referência, bibliografia: planejamento e elaboração, bibliografias e catálogos nacionais, guias bibliográficos, fontes de informação em direito brasileiro, disseminação da informação, disseminação seletiva da informação;
  • Representação descritiva de recursos informacionais: instrumentos adotados na representação descritiva, descrição bibliográfica, catalogação: conceito, objetivos, sistemas informatizados;
    Registros catalográficos: terminologia e campos, instrumentos e normas vigentes da catalogação descritiva, Código de Catalogação Anglo-Americano, (AACR 2), Descrição de Recursos e Acesso (Resource Description and Access –RDA): noções básicas; Requisitos Funcionais para Registros Bibliográficos (Functional Requirements for Bibliographic Records –FRBR): noções 25 básicas, catalogação cooperativa e controle bibliográfico, catalogação de multimídias;
  • Normas técnicas para a área de documentação (ABNT): referência bibliográfica, resumos;
    Representação temática de recursos informacionais;
  • Sistemas de organização do conhecimento: características, funções e tipologia;
  • Indexação: conceito, definição, linguagens de indexação, descritores, processos de indexação, tipos de indexação; meta dados, ontologias, taxonomia, web semântica, tesauro (princípios e métodos), Classificação Decimal de Dewey (CDD), Classificação Decimal de Direito (Doris de Queiroz Carvalho);
  • Desenvolvimento de coleções: princípios e métodos, metodologia de Conspectus, política de desenvolvimento de coleções: seleção, aquisição, avaliação e descarte, fatores e critérios que afetam a formação e desenvolvimento de coleções, processos de seleção participativa, intercâmbio entre bibliotecas, conservação e restauração de documentos;
    Organização e administração de bibliotecas: princípios e funções administrativas em bibliotecas, estrutura organizacional de bibliotecas, as grandes áreas funcionais da biblioteca, centros de documentação e serviços de informação, planejamento bibliotecário, planejamento de sistemas de bibliotecas;
  • Automação de bibliotecas: bases de dados bibliográficas, planejamento da automação de bibliotecas, principais sistemas de gestão de acervos bibliográficos nacionais e internacionais;
    Redes cooperativas de bibliotecas brasileiras: Rede Virtual de Bibliotecas do Congresso Nacional (RVBI), Rede deBibliotecas da Justiça Eleitoral (REJE), Rede de Bibliotecas do Ministério Público Federal (RBMPF), Rede Bibliodata;
  • Bibliotecas digitais: conceitos e definições, requisitos para implementação de bibliotecas digitais, softwares para construção de bibliotecas digitais;
    Legislação aplicada ao Sistema CFB/CRBs: Resolução CFB nº 179/2017 (Regimento Interno Sistema CFB-CRB);
  • Resoluções do Conselho Federal de Biblioteconomia: 325/1986, 346/1988, 399/1993, 119/2011 e seus anexos, 121/2011, 138/2013, 158/2015, 185/2017, 192/2018, 197/2018, 199/2018, 207/2018;
  • Lei nº 4.084/1962;
  • Lei nº 7.504/1986;
  • Lei nº 9.674/1998;
  • Decreto nº 56.725/1965;
  • Lei nº 12.244 2010;
  • Lei nº 12.514/2011.

Prova de Títulos

A prova de títulos terá caráter classificatório e valerá no máximo 5 pontos, ainda que a soma dos valores dos títulos e comprovantes seja superior a este valor. Serão convocados para entrega de documentos da avaliação de títulos os 40 candidatos aprovados e melhores classificados na prova objetiva.
A previsão de entrega dos documentos será no período previsto entre os dias 30 de outubro de 2019 e 1 de novembro de 2019. Os títulos e comprovantes deverão ser expedidos até a data de sua entrega.

Somente serão aceitos os títulos e comprovantes mencionados a seguir, observados os limites de pontuação:

  • Pós-graduação: especialização lato sensu;
  • Mestrado;
  • Doutorado.

A apresentação dos documentos poderá ser realizada via postal (exclusivamente via Sedex ou carta registrada com aviso de recebimento), para o Instituto Quadrix (Seleção Pública 2019-CRB-5), Caixa Postal 28203, CEP: 01.234-970, São Paulo/SP.

Os documentos deverão ser entregues juntamente o Formulário de Protocolo de Entrega de documentos, que será disponibilizado no endereço eletrônico: http://www.quadrix.org.br na data de publicação do edital de convocação desta fase,e dentro de envelope fechado (tamanho aproximado de 30 cm x 22 cm), devidamente identificado com a seguinte especificação:Seleção Pública 2019-CRB-5 e nome do candidato.
O candidato deverá preencher, assinar e enviar o Formulário de Protocolo de Entrega de documentos, no qual indicará os títulos e documentos apresentados. Juntamente com esse formulário o candidato deverá apresentar 1 cópia de cada documento declarado.

Concurso CRB 5 BA: atribuições

O bibliotecário-fiscal do Conselho Regional de Biblioteconomia da 5ª Região deverá cuidar do exercício da profissão de bibliotecário nas organizações públicas e privadas, coibindo irregularidades identificadas. O profissional também deverá atentar para o mercado de trabalho do profissional bibliotecário,buscando garantir o exercício das atividades que lhe são asseguradas por lei.

Entre as principais atribuições dos aprovados nos certame estarão:

  • Fiscalizar e orientar as instituições públicas e privadas, da legislação do CRB-5, com relação às atribuições relacionadas ao profissional bibliotecário informando a legislação emvigor, efetuar trabalhos internos de preparação, planejamento e organização das rotinas de fiscalização, pesquisar Instituições pela Internet a serem visitadas para fiscalização ou orientações;
    Efetuar o planejamento de viagens, elaborar o roteiro de visita levando em consideração a localização das Instituições que serão visitadas; solicitar os recursos para efetuar a viagem, comprar passagens, reservar hotel etc;
  • Subsidiar com informações e pareceres a Comissão de Fiscalização e Comissão de Ética;
    Participar de reuniões, tanto da diretoria como das comissões sempre que solicitado; contribuir na elaboração de planejamentos visando à melhoria e a racionalização nos procedimentos e métodos administrativos;
  • Orientar as instituições sobre o cumprimento de normas e a adoção de procedimentos legais da área biblioteconômica;
    Enviar o planejamento de fiscalização semanal para a comissão de fiscalização e para a gerente administrativa; definir metas de execução de fiscalização; enviar às instituições fiscalizadas os autos de infração;
  • Enviar as instituições os ofícios solicitando documentos dos profissionais bibliotecários responsáveis pela biblioteca.
    Realizar visitas em bibliotecas, de acordo com o planejamento estruturado e aprovado;
  • Efetuar a abertura de processo ético, atualizar os dados cadastrais no sistema de gerenciamento de informações do CRB-5, das instituições e profissionais;
    Desempenhar funções de gestão de documentos; emitir pareceres sobre “cargo de confiança”;
  • Responder aos e-mails recebidos dos bibliotecários; efetuar o atendimento aos profissionais bibliotecários por telefone ou local;
  • Solicitar pareceres para a Assessoria Jurídica; organizar a documentação para os julgamentos;
  • Treinar estagiário para serviços auxiliares no setor de fiscalização;
  • Elaborar relatórios, estatísticas de visitas e controle de processos fiscalizatórios e éticos;
  • Participar de reuniões com as comissões de fiscalização e ética;
  • Fazer as atas das reuniões, verificar e acompanhar os editais de concursos que são publicados;
  • Cadastrar rotinas de atendimentos aos registrados no sistema de gerenciamento de informação do CRB-5;
  • Enviar ofícios de ética (bibliotecários sem registro, com registro vencido etc.) e acompanhar os processos de ética;
  • Elaborar relatórios e prestação de contas de despesas referentes às suas atividades, para encaminhar a gerência administrativa do Conselho;
  • Receber denúncias, apurar e tomar as providências cabíveis;
  • Efetuar a leitura das denúncias recebidas pelo se-mails e outros meios e responder, elaborar ofícios pertinentes aos processos de orientação e fiscalização (ética e fiscal);
  • Efetuar a conferência dos registros e situações dos profissionais fiscalizados, para checar a adimplência dos mesmos;
  • Montar a pasta do processo de fiscalização com os devidos documentos e protocolos;
  • Cadastrar os processos de fiscalização no programa sistema de gerenciamento de informação do CRB-5;
  • Solicitar o parecer da Assessoria Jurídica para analises do processo a ser julgado;
  • Enviar intimação as instituições a serem julgadas;
  • Encaminhar a ata de julgamento para as instituições;
  • Encaminhar o processo digitalizado da instituição julgada quando solicitado;
  • Assessorar o Conselho Federal de Biblioteconomia nos procedimentos de fiscalização;
  • Encaminhar processos julgados com recursos para o CFB;
  • Realizar as estatísticas sobre os processos conduzidos no conselho a fim de alimentar os indicadores de gestão da área;
    Preparar os relatórios necessários à área de fiscalização;
  • Preservar o patrimônio documental e executar outras atividades definidas em normas internas relacionadas com os serviços de fiscalização de acordo com a orientação do CFB e da Comissão de Fiscalização do CRB-5, prestar atendimento e orientação aos profissionais e instituições por telefone ou pessoalmente;
  • Contribuir com informação para a Comissão de Divulgação do Conselho Regional de Biblioteconomia;
  • Participar de cursos, palestras, eventos externos, quando delegado pela diretoria;
  • Atender à solicitação do CFB para prestar orientação e treinamentos a outros conselhos.

Detalhes do concurso CRB 5 BA

Concurso: Conselho Regional de Biblioteconomia da 5ª Região (concurso CRB 5 BA)
Banca organizadora: Instituto QUADRIX
Cargos: Bibliotecário-Fiscal
Escolaridade: Nível Superior
Número de vagas: 20
Remuneração: R$ 2.235,55
Data das inscrições: 29/07/2019 até 09/09/2019
Taxa de inscrição: R$ 55,00
Data da prova objetiva: 06/10/2019
Link do edital CRB 5 BA

 

 

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