Concurso DEPEN: vai concorrer? Saiba os requisitos!

O edital do concurso DEPEN será publicado no 1º semestre de 2020; a selação ofertará oportunidades para os níveis médio e superior. Veja aqui os requisitos!

Avatar


26 de Janeiro de 2020

A previsão é que o Departamento Penitenciário Nacional (Concurso DEPEN) publique o edital  ainda no 1º semestre de 2020, o documento ofertará 309 vagas para os cargos de Especialista Federal em Assistência à Execução Penal (nível superior) e Agente Federal de Execução Penal (nível médio); o certame está autorizado desde 31 de dezembro de 2019.

Pensando em auxiliar os candidatos, produzimos esta matéria para elucidar os requisitos necessários para concorrer aos cargos. Mas antes, é necessário reforçar que os requisitos aqui listados foram cobrados no último edital.

O principal requisito é o de nível de escolaridade, este é certo que não será alterado com a publicação do edital já que as informações estão descritas na autorização, ou seja, em caso de alterações no grau de escolaridade, seria necessário a publicação de uma nova autorização.

Para o cargo de Especialista Federal em Assistência à Execução Penal é necessário possuir o nível superior; já para o cargo de Agente Federal de Execução Penal os candidatos deverão possuir o nível médio.

No último edital para o cargo de Agente Federal  de Execução Penal, além do grau de escolaridade mencionado acima, foi exigido Carteira Nacional de Habilitação, no mínimo, da categoria “B”; já o cargo de Especialista Federal em Assistência à Execução Penal foi exigido a comprovação da formação, diploma, e para as áreas de: enfermagem, farmácia,  psicologia, serviço social e terapia ocupacional foram exigidos os registros nos órgãos de classes.

Uma das dúvidas recorrentes é sobre o local de provas, o DEPEN possui cinco unidades prisionais: Penitenciária Federal em Brasília, Penitenciária Federal em Campo Grande, Penitenciária Federal em Catanduvas, Penitenciária Federal em Mossoró e  Penitenciária Federal em Porto Velho.

Porém, a seleção também desperta interesse de concurseiros que não residem nas cidades que possuem Penitenciárias Federais, conforme o edital de 2015, as provas foram aplicadas na capitais das 26 unidades da Federação, no Distrito Federal e nas cidades de Catanduvas/PR e de Mossoró/RN.

Outra dúvida frequente é sobre o limite de idade, ainda de acordo com o edital de 2015, os candidatos deveriam ter a idade mínima de 18 anos.

Sobre essa temática o professor e coordenador Érico Palazzo tirou as dúvidas na live do dia 1 de janeiro de 2020 “Não existe limite de idade, a idade mínima é 18 anos, como qualquer concurso público no Brasil, mas não tem limite de idade máxima, nem limite de altura e também não tem diferença de vagas entre mulheres e homens, todos concorrem pelas mesmas vagas”, completou.

Concurso DEPEN: sobre os próximos passos

O edital está previsto para o 1º semestre de 2020, o próximo passo é a publicação da comissão organizadora, após, ocorrerá a escolha da banca e a publicação do edital. A equipe de comunicação do Gran Cursos Online informará em caso de novas movimentações.

Clique AQUI para saber mais informações do concurso

Resumo do concurso DEPEN

Concurso Departamento Penitenciário Nacional (Concurso DEPEN)
Banca organizadora a definir
Cargos Especialista Federal em Assistência Penitenciária, Agente Federal de Execução Penal
Escolaridade Níveis médio e superior
Carreiras Segurança pública
Lotação a definir
Número de vagas 309 vagas
Remuneração até R$5,8 mil
Link do último edital Faça AQUI o download do edital do último concurso DEPEN
Avatar


26 de Janeiro de 2020