Concurso DPE PI Defensor: BANCA DEFINIDA! Edital em breve!

Concurso DPE PI Defensor oferece iniciais de R$ 24 mil

Avatar


10/09/2021 | 20:23 Atualizado há 9 dias

O Concurso DPE PI Defensor está com a banca definida! O Centro Brasileiro de Pesquisas em Avaliação e Seleção e de Promoções de Eventos CEBRASPE foi escolhido por meio de dispensa de licitação para ser o organizador do certame.

O edital da Defensoria Pública do Estado Piauí deverá ser lançado ainda neste segundo semestre de 2021. A previsão é de que sejam ofertadas 05 vagas para o cargo de Defensor Público Substituto.

Veja abaixo o menu com informações sobre o concurso DPE PI:

 

Concurso DPE PI Defensor: situação atual

10 de setembro de 2021: Extrato de contrato

 Saiu no Diário Oficial o extrato do contrato entre a Defensoria Pública do Estado Piauí e o Cebraspe para o provimento de 05 vagas para carreira de Defensor Público do Estado do Piauí, alem de cadastro de reserva. Veja o extrato de contrato.

 

02 de setembro de 2021: Banca definida

O CEBRASPE foi escolhido como banca organizadora do próximo concurso público da Defensoria Pública do Estado Piauí por meio de dispensa de licitação. Confira o documento.

26 de agosto de 2021: Comissão formada

De acordo com a portaria publicada nesta quinta-feira (26/08), a comissão do concurso público do órgão já está definida com membros da Defensoria Pública do Estado e representantes da OAB. Confira a portaria.

04 de agosto de 2021: Previsões de concurso

Em um retorno ao contato de nossa assessoria, a Defensoria Pública do Estado Piauí informou que o concurso deve acontecer no segundo semestre e ofertar 5 vagas para o cargo de Defensor Público Substituto.

07 de maio de 2021: Regulamento publicado

Foi publicado no Diário Oficial do Estado do Piauí do dia 07 de maio a resolução aprovando o Regulamento do concurso DPE PI Defensor. Veja o regulamento na íntegra!

Segundo o Regulamento, o concurso contará com cinco fases:

  • Primeira Fase, constituída de prova escrita, com questões objetivas e de múltipla escolha, de caráter eliminatório e classificatório;
  •  Segunda Fase, constituída de provas escritas, com questões
    discursivas e peças práticas, de caráter eliminatório e classificatório;
  • Terceira Fase, constituída de inscrição definitiva, de caráter eliminatório;
  • Quarta Fase, constituída de provas orais, de caráter eliminatório e classificatório;
  • Quinta Fase, constituída de prova de títulos, de caráter classificatório.

Prova objetiva

A prova objetiva conterá 100 questões de múltipla escolha e versará sobre as disciplinas de:

Grupo I – 25 questões

  • Direito Constitucional;
  • Direito Humanos;
  • Direito Administrativo; e
  • Direito Previdenciário.

Grupo II – 25 questões

  • Direito Civil;
  • Direito Empresarial; e
  • Direito Processual Civil.

Grupo III – 25 questões

  • Direitos Difusos e Coletivos: Direito da Criança e do Adolescente, Direito do Idoso, Direito das pessoas com deficiência, Direito do Consumidor e Direito das Mulheres;
  • Filosofia do Direito e Sociologia Jurídica;
  • Princípios e Atribuições Institucionais da Defensoria Pública, Lei Complementar Estadual nº 59/05 e, Normativa Internas aprovadas pelo Conselho Superior da Defensoria Pública do Estado do Piauí.

Grupo IV – 25 questões

  • Direito Penal;
  • Direito Processual Penal;
  • Execução Penal; e
  • Legislação Penal e Processual Penal Extravagante.

 

24 de fevereiro de 2021: edital terá vagas para negros, indígenas e quilombolas

De acordo com um documento divulgado pelo Conselho Superior da Defensoria Pública do Piauí, o novo concurso da Defensoria Pública vai ter vagas reservadas para negros, indígenas e quilombolas.

Concurso DPE PI Defensor: remuneração e benefícios

O último concurso DPE PI ofertou R$14.224,28 de subsídio para os aprovados e nomeados como Defensores Públicos do Estado. De acordo com o último edital, não houve uma remuneração específica de benefícios além do subsídio.

Concurso DPE PI Defensor

Concurso DPE PI Defensor: tabela com o valor dos subsídios

Concurso DPE PI Defensor: cargos e vagas

Os cargos e vagas ofertadas no último certame foram:

Cargo: Defensor Público de 1ª Categoria 
Vagas: 12, sendo 3 reservadas aos candidatos portadores de deficiência.

 

Concurso DPE PI Defensor: requisitos

Os requisitos para ocupar o cargo de Defensor Público de 1ª Categoria do Estado do Piauí são:

  • Diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de graduação de nível superior de bacharelado em Direito, fornecido por instituição reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC);
  • Inscrição na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB);
  • Comprovação de, no mínimo, dois anos de
    prática forense.
  • Ser aprovado no concurso público;
  • Ter nacionalidade brasileira ou portuguesa e, no caso de nacionalidade portuguesa, estar amparado pelo estatuto de igualdade entre brasileiros e portugueses, com reconhecimento do gozo dos direitos políticos, nos termos do artigo 12, § 1º, da Constituição Federal;
  • Ter conhecimento de que deverá possuir, à data da posse, diploma de bacharel em Direito, devidamente registrado, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação;
  • Ter conhecimento de que deverá ter, à data da posse, dois anos, no mínimo, de prática forense, devidamente comprovada, considerando-se como prática o tempo de advocacia e o exercício profissional de consultoria, assessoria, cumprimento de estágio oficialmente regulamentado e o desempenho de cargo, emprego ou função de atividades eminentemente jurídicas, comprovado mediante certidão circunstanciada, expedida pelo órgão competente, indicando as respectivas atribuições exercidas e a pratica reiterada de atos que exijam a utilização preponderante de conhecimento jurídico;
  • Ter conhecimento de que deverá estar inscrito, à data da posse, na Ordem dos Advogados do Brasil;
  • Estar em dia com as obrigações militares;
  • Estar no gozo dos direitos políticos;
  • Gozar de boa saúde física e mental;
  • Ter boa conduta social, idoneidade moral e não registrar antecedentes criminais;
  • Não ter sofrido penalidade, nem praticado atos desabonadores de sua conduta no exercício de cargo público, da advocacia ou de atividade pública ou privada nos últimos cinco anos;
  • Cumprir as determinações deste edital.

 

Último concurso DPE PI Defensor

O último concurso DPE PI Defensor foi realizado no ano de 2009 e ofertou 12 vagas para o cargo de Defensor.

 

Etapas

O último concurso DPE PI Defensor foi divido em um total de 4 etapas:

  • Prova escrita objetiva, de caráter eliminatório e classificatório;
  • Prova escrita subjetiva, de caráter eliminatório e classificatório;
  • Prova escrita prática subjetiva, de caráter eliminatório e classificatório;
  • Avaliação de títulos, de caráter classificatório.

 

Prova objetiva

Disciplinas

Os inscritos no concurso da Defensoria Pública do Estado do Piauí precisaram se preparar para responder questões sobre as seguintes disciplinas na prova objetiva:

  • Cargo: Defensor Público de 1ª categoria
    Direito Constitucional;
    Direito Administrativo;
    Direito Penal ;
    Direito Processual Penal ;
    Direito Civil ;
    Direito Processual Civil;
    Direitos Difusos e Coletivos;
    Direito da Criança e do Adolescente ;
    Direitos humanos;
    Princípios e Atribuições Institucionais da Defensoria Pública; do Estado.

Estrutura da prova

A prova objetiva foi composta por 100 questões. As questões foram do tipo múltipla escolha, com cinco opções e uma única correta. O valor total da prova foi de 10,00 pontos. O candidato teve a sua disposição 5 horas para a realização da prova que foi aplicada no dia 15 de novembro de 2009.

 

Prova escrita subjetiva

A prova escrita subjetiva valeu um total de 12,00 pontos e foi composta de 3 questões discursivas, cada uma valendo até 4,00 pontos. Os candidatos realizaram a prova no dia 10 de janeiro de 2010. As questões cobraram um conteúdo relacionado às disciplinas de: Direito Constitucional; Direito Administrativo; Direito Penal; Direito Processual Penal; Direito Civil; Direito  Processual Civil; Direitos Difusos e Coletivos; Direito da Criança e do Adolescente; e Direitos Humanos.

 

Prova escrita prática subjetiva

Os candidatos do concurso DPE PI Defensor aprovados nas etapas anteriores realizaram uma prova escrita prática subjetiva que valeu até 18,00 pontos. A prova consistiu na elaboração de duas peças jurídicas abrangendo os temas de: Direito Processual Civil e Direito Processual Penal.

 

Avaliação de Títulos

A última etapa do concurso foi a avaliação de títulos. Os candidatos poderiam pontuar em até 1,00 ponto de acordo com os títulos apresentados.

 

Curso Gratuito Imparável 2021

Muitas oportunidades vão aparecer este ano no mundo dos concursos públicos. As seleções serão retomadas e novos concursos vão ser abertos. A chance de ter uma remuneração alta, estabilidade e um vida melhor nunca esteve tão perto de ser alcançada.

Quando você vai parar de postergar a realização dos seus sonhos e começar a agir para alcançá-los?

Se você tem o desejo de vencer todas as dificuldades e tem a dedicação necessária para alcançar os seus objetivos, o Gran Cursos Online preparou algo especialmente para você.

A nossa equipe de especialistas em concursos públicos e mudanças de vidas organizou um material focado nas principais disciplinas e conteúdos cobrados nos concursos de todo o país!

Um material incrível e feito sob medida para você começar a se preparar para as principais seleções. Nós poderíamos cobrar caro em um material como esse, mas transformar histórias é o que amamos fazer. Por isso, estamos disponibilizando todo esse curso GRATUITAMENTE para todos que acessarem o link abaixo.

Agora não á mais a hora de dar desculpas, é hora de começar a agir. Garanta a sua oportunidade no Curso Gratuito Imparável 2021!

Clique AQUI e comece a mudar de vida!

 

Resumo do concurso DPE PI Defensor

CONCURSO DEFENSORIA PÚBLICA DO ESTADO DO PIAUÍ (CONCURSO DPE PI DEFENSOR)
Situação Banca Definida
Banca organizadora CEBRASPE
Cargos Defensor Público Substituto
Escolaridade a definir
Carreiras Jurídica
Lotação Piauí
Número de vagas 05
Remuneração a definir
Link do edital Clique AQUI para fazer o download do último edital do concurso DPE PI Defensor

Quer ficar por dentro dos concursos públicos abertos e previstos pelo Brasil? Clique nos links abaixo:

CONCURSOS ABERTOS

CONCURSOS 2021

Receba gratuitamente no seu celular as principais notícias do mundo dos concursos!
Clique no link abaixo e inscreva-se gratuitamente:

TELEGRAM

 

Avatar

Equipe do Gran Cursos Online
0

0


Tudo que sabemos sobre:

banca definida


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *