Concurso IBGE: para que serve o Censo Experimental 2019?

Tire suas dúvidas aqui e entenda a relação do Censo Experimental com o Censo 2020!

Avatar


18 de outubro1 min. de leitura

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (concurso IBGE) lançou na última quarta-feira, 16 de outubro, o edital IBGE de processo seletivo simplificado com 27 vagas para o cargo de Recenseador, as oportunidades são remanescentes do último edital para o Censo Experimental 2019, lançado em maio no Diário Oficial da União.

Pensando sempre na melhor forma de informar, a Equipe de Comunicação do Gran Cursos Online buscou saber melhor qual a importância do Censo Experimental 2019 e qual a relação da pesquisa com o Censo Demográfico 2020.

De acordo com o site do Instituto, o censo demográfico 2020, como uma pesquisa nacional e que exige grandes esforços para ser realizado, precisa de estudos anteriores para que qualquer problema que possa ocorrer já tenha sido previsto ou possa ser solucionado com rapidez. Conforme explicado no portal do IBGE, o Censo Experimental 2019 é “um ensaio geral com o objetivo de testar as definições e procedimentos planejados”.

Para este ano, a coleta de informações do Censo Experimental será realizada no Município de Poços de Caldas em Minas Gerais. Segundo o cronograma apresentado no site, o censo experimental já está acontecendo e começou ainda em setembro deste ano e deve seguir até dezembro de 2019. Já o Censo Demográfico 2020, por sua vez, será realizado entre os meses de agosto e outubro do ano que vem.

Concurso IBGE: preparativos para o Censo Demográfico 2020

Em 06 de maio de 2019, o Secretário Especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital autorizou o IBGE a contratar para o Censo Demográfico 2020 o quantitativo máximo de 234.416 pessoas em tempo determinado.

Na portaria nº 207, as vagas abertas são para os cargos de:

  • Coordenador Censitário Subárea,
  • Agente Censitário Operacional,
  • Supervisor (call center),
  • Agente Censitário Supervisor,
  • Codificador Censitário,
  • Recenseador,
  • Supervisor PA e
  • Recenseador PA.

Em 25 de setembro, foi disponibilizado no DOU o primeiro edital com foco nas vagas autorizadas pela portaria. O processo seletivo para os cargos de nível médio de Coordenador e Agente Censitário foi publicado ofertando 2.658 vagas com remunerações de até R$ 3.100,00. As inscrições para o certame foram encerradas na última terça, 15 de outubro.

Além disso, em julho deste ano, o IBGE publicou um novo edital com oferta de 400 vagas de nível superior para a função de Analista Censitário, cargo que não estava previsto na Portaria, mas que também foi aberto para o Censo 2020 com vencimento básico de R$ 4.200,00.

Para saber de mais informações sobre o concurso IBGE e os próximos processos seletivos, clique aqui!

 

Avatar


18 de outubro1 min. de leitura

Tudo que sabemos sobre:

concurso ibge edital IBGE