Concurso IBGE: Inscritos serão reembolsados em breve. Saiba mais

Com suspensão do Concurso IBGE em decorrência do Covid-19, os inscritos para o certame serão reembolsados em breve. Entenda.

Avatar


18 de Março de 2020

Atenção, concurseiros. Com o adiamento do Censo Demográfico devido a pandemia do Covid-19 para o ano que vem (Concurso IBGE), diversos interessados no Processo Seletivo realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE estão com dúvidas sobre como proceder em relação ao reembolso do pagamento da taxa de inscrição.

Segundo nota emitida pelo IBGE na noite desta terça-feira (17/03), os candidatos que já efetuaram o pagamento da inscrição para as vagas de Recenseadores e Agentes Censitários do Concurso IBGE serão reembolsados conforme orientações a serem publicadas nos próximos dias pelo órgão.

Em resposta ao Gran Cursos Online, o IBGE informou que o procedimento deve ser o mesmo utilizado há quatro anos, durante o Censo Agro 2016, quando o edital foi cancelado. “Na ocasião, o candidato foi pessoalmente ao caixa de qualquer agência do Banco do Brasil,  em um período especificado, levando o documento de identidade e CPF originais e pôde sacar o dinheiro”. O IBGE voltou a ressaltar que o procedimento será divulgado em breve. “O procedimento de devolução do valor referente à taxa de inscrição deste processo seletivo ainda será anunciado pelo IBGE. Todas as inscrições serão canceladas, uma vez que o processo seletivo foi suspenso”.

O coordenador de Recursos Humanos do IBGE, Bruno Malheiros, respondeu alguns dos principais questionamentos feitos pelos nossos alunos. Em resumo, o reembolso do Concurso IBGE será feito em dinheiro através do Banco do Brasil. e que todas as inscrições que já foram efetuadas serão consideradas inválidas.  Saiba mais informações clicando aqui.

O Concurso IBGE iria contratar mais de 180 mil recenseadores temporários para visita de mais de 71 milhões de domicílios por todo o País. A nova previsão é que o IBGE realize o Censo Demográfico entre os dias 1º de agosto e 31 de outubro de 2021.

A última vez que o Censo Demográfico foi adiado foi em 1990, quando então presidente Fernando Collor de Melo não autorizou em tempo hábil a contratação de 180 mil pessoas em caráter temporário para a realização do certame. Por conta disso, aquele censo foi realizado apenas no ano seguinte.

Clique aqui e saiba tudo sobre o Concurso IBGE

Confira abaixo o comunicado emitido pelo IBGE em uma de suas redes sociais:

Concurso IBGE: Reembolso

Concurso IBGE: Reembolso

Resumo do concurso IBGE

Concurso Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (concurso IBGE)
Banca organizadora Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos – Cebraspe
Cargos Agente Censitário Supervisor
Agente Censitário Municipal
Recenseador
Escolaridade Níveis fundamental e médio
Carreiras Administrativa, pesquisa e outras
Lotação Nacional
Número de vagas 208.695 vagas
Remuneração de R$ 1.100,00 a R$ 2.100,00
Inscrições ADIADAS
Taxa de inscrição ADIADAS (As que já foram pagas serão reembolsadas)
Data da prova objetiva ADIADAS
Link do edital Clique aqui e veja o edital para os dois cargos de Agente Censitário

Clique aqui e veja o edital IBGE para Recenseador

Avatar


18 de Março de 2020