Concurso ICMBio: o que estudar para as provas? VEJA!

Foram autorizadas 171 vagas de nível médio e superior para o próximo Concurso ICMBio. Os cargos previstos são para Analista e Técnico Ambiental.  Veja como iniciar os seus estudos!

Avatar


19 de setembro5 min. de leitura

Com a autorização do Concurso ICMBIO no dia 6 de setembro para 171 vagas, a melhor hora de começar a se preparar para a nova seleção do Instituto Chico Mendes de Conservação e Biodiversidade é agora! Acompanhe o artigo para saber os assuntos cobrados, como formular planos de estudos pré-edital, como acessar questões comentadas, dicas para otimizar sua preparação e garantir a aprovação!

Saiba TUDO sobre o Concurso ICMBio! 

Navegue pelo índice abaixo para encontrar as seções do conteúdo com mais facilidade:

Concurso ICMBio: o que caiu em provas passadas?

O último Concurso ICMBio foi organizado pela banca CESPE/Cesbraspe e aconteceu em 2014. A seleção ofertou 271 vagas divididas entre os cargos de Técnico Administrativo, Técnico Ambiental, Analista Administrativo e Analista Ambiental. Veja como foi a distribuição percentual de conhecimentos nas provas:

concurso-icmbio-o-que-estudar

Note que a cobrança para Técnico Ambiental esteve fortemente ligada à Conhecimentos Específicos de Legislação Ambiental. Correspondeu à mais do que metade da prova (58%) !  Assim, é um assunto que merece bem mais atenção em suas rotinas de estudo!

Já para o cargo de Analista Ambiental do Concurso ICMBio, observou-se uma distribuição maior de questões por conhecimentos específicos e pertinentes ao cargo. Neste caso, o plano de estudos deverá ser mais equilibrado para corresponder ao padrão de cobrança.

O edital anterior do Concurso ICMBio poderá ser o seu o seu principal guia de estudos, especialmente no momento pré-edital. Porém, também é importante ficar atento às recomendações de professores e especialistas! Eles poderão direcionar os seus estudos com embasamento, ajudando a otimizar o seu tempo!

Você pode fazer isso por meio dos cursos preparatórios para o Concurso ICMBio e também pelas aulas gratuitas do Gran:

Volte ao topo

Concurso ICMBio: o que estudar?

Conhecimentos Básicos

Ainda com base no último Concurso ICMBio, a cobrança de conhecimentos básicos para todos os cargos foi:

  • Língua Portuguesa;
  • Atualidades;
  • Legislação;
  • Noções de Informática;
  • Ética no Serviço Público.

Ao todo foram 50 questões. O momento pré-edital é excelente para construir uma forte base de conhecimentos básicos, já que existe mais tempo hábil.

Conhecimentos específicos

Selecionando apenas os cargos previstos para o próximo Concurso ICMBio, temos os seguintes conhecimentos específicos:

Cargo Disciplinas
Analista Ambiental Ecologia, conservação e manejo da biodiversidade Biodiversidade, zoologia, botânica e história natural Recursos florestais Proteção, controle e monitoramento ambiental Planejamento e gestão de UC Aspectos históricos e sociais da ocupação humana no complexo Tapajós Povos e comunidades tradicionais e a conservação da Biodiversidade
Técnico Ambiental 1 Estratégias para conservação da diversidade biológica: hotspots (áreas de alta biodiversidade) e centros de endemismos. 2 Estratégias de conservação de hábitats e de espécies. 3 Estrutura de populações e manejo sustentável de fauna na natureza e em semiliberdade. 4 Ecologia da paisagem. 5 Biomas e fitofisionomias brasileiros: características e evolução da fauna e flora. 6 Desenvolvimento econômico do país e conservação da biodiversidade amazônica. 7 Política Nacional da Biodiversidade, Decreto nº 4.339/2002. 8 Decreto nº 2.519/1998. 9 Acesso ao Patrimônio Genético – Medida Provisória nº 2.186- 16/2001 e Decreto nº 6.159/2007. 10 Lei nº 5.197/1967. 11 Lei nº 12.651/2012 e Lei nº 12.727/2012 – Ordenamento dos recursos florestais: Código Florestal Brasileiro e suas alterações. 12 Lei nº 11.284/2006
(títulos I, II e III e V); Resolução CONAMA nº 378/2006; Resolução CONAMA nº 379/2006. 13 Manejo florestal sustentável; valoração ambiental e florestal. 14 Recuperação de áreas degradadas. 15Aquecimento global e sequestro de carbono. 16 Concessão florestal. 17 Desmatamento, corte seletivo. 18 Monitoramento ambiental.
19 Proteção florestal (prevenção e combate a incêndios florestais), legislação aplicada ao uso do fogo. 20 Conceitos básicos de cartografia
Legislação Ambiental

Contando com um total de 70 questões, os conhecimentos específicos do Concurso ICMBio estão fortemente relacionados com o dia a dia profissional dos servidores e, por isso, são mais específicos.

Volte ao topo

Concurso ICMBio: como estudar?

Confira abaixo as principais dicas de como iniciar um estudo pré-edital otimizado para o Concurso ICMBio e aumentar as suas chances de conquistar a aprovação.

Comece com o “simulado zero”

Muitas pessoas acreditam que a resolução de questões e simulados para concurso deve acontecer apenas depois de algum tempo de estudos. Contudo, isso não pode estar mais longe da verdade! Ao resolver o “simulado Zero”, antes mesmo de começar os estudos, você já começa a compreender em primeira mão para o que vai precisar se preparar!

Por isso, uma importante recomendação é a de acessar a última prova do Concurso ICMBio (aquela de 2014) para o cargo que você pretende prestar e começar a resolvê-la como sua primeira atividade de estudos. Você pode encontrar e acessar as provas já realizadas para o Concurso ICMBio no portal Gran Cursos Questões gratuitamente!

Basta acessar a seção de Provas e indicar o ICMBio como órgão! Ainda que algumas questões estejam desatualizadas (muitas coisas mudaram na legislação ambiental dos últimos anos, a prática ainda será válida!).

Tenha um bom plano de estudos

Depois de resolver o “simulado zero”, é hora de organizar seu tempo e otimizá-lo para garantir a aprovação no Concurso ICMBio! A melhor maneira de fazer isso, sem dúvidas, é por meio de um plano de estudos que leve em consideração a hierarquização do conhecimento, seus pontos fracos e fortes, informações de editais anteriores e tendências observadas por professores e especialistas!

Veja aqui mais detalhes de como estruturar um bom plano de estudos!

Volte ao topo

Resolva questões comentadas diariamente

Estudar com a resolução de questões é essencial para garantir uma aprovação mais rápida e certeira tanto no Concurso ICMBio como em qualquer outra seleção pública. Afinal, é a maneira mais direcionada de colocar os seus conhecimentos em prática.

As questões comentadas para o Concurso ICMBio também poderão te ajudar a compreender o conteúdo, oferecendo uma explicação contextualizada e curta sobre cada exercício.

Veja abaixo um exemplo de questão comentada para o Concurso ICMBio:

2014. CESPE CEBRASPE – ICMBio – Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade – Técnico Ambiental

Com relação à Política Nacional da Biodiversidade (PNB), à Convenção sobre Diversidade Biológica (CDB) e ao acesso ao patrimônio genético, julgue os itens a seguir.

A conservação da biodiversidade, a preservação da natureza e a utilização dos recursos de componentes do patrimônio genético, sem a repartição desses benefícios, são os principais objetivos da PNB.

(C). Certo
(E). Errado

Resposta comentada

Errado. 

O art. 5º do Decreto n. 4.339/2002 (Política Nacional da Biodiversidade) tem como objetivo geral: “a Política Nacional da Biodiversidade tem como objetivo geral a promoção, de forma integrada, da conservação da biodiversidade e da utilização sustentável de seus componentes, com a repartição justa e equitativa dos benefícios derivados da utilização dos recursos genéticos, de componentes do patrimônio genético e dos conhecimentos tradicionais associados a esses recursos”. Portanto, é permita a repartição.

*Resposta pelo professor Flávio Rolim da equipe Gran.

Viu como fica mais fácil compreender os conteúdos? Se a resolução de questões de concurso ainda não faz parte da sua rotina é hora de começar a adotá-la a partir de hoje! Na plataforma Gran Cursos Questões você pode acessar mais de 1,6 milhões de questões de concurso grátis! Além disso, novos itens são adicionados todos os dias!

Continue resolvendo questões grátis e comentadas para o Concurso ICMBio! 

OBS: para acessar os comentários, é preciso ter o cadastro gratuito na plataforma!

Procure por atualizações no conhecimento legislativo

Especialmente para o cargo de Técnico Ambiental, a Legislação Ambiental é um assunto essencial para o Concurso ICMBio! De 2014 para cá, algumas mudanças aconteceram no âmbito de Direito Ambiental. Veja algumas abaixo:

  • Política Nacional do Meio Ambiente: alterada pelo Decreto nº 9.806/2019;
  • Lei de acesso à informação: alterada pelo Decreto nº 9.690/2019;
  • Lei de Crimes Ambientais: alterada pelo Decreto nº 9.760/2019;
  • Estrutura regimental e Cargos do IBAMA: Decreto nº 6.099/2014;
  • Empreendimentos Licenciados pelo IBAMA: Decreto 8.437/2015.

Para ter certeza de que está estudando com conteúdos atualizados, sempre faça a primeira leitura de lei seca no site do Planalto. Lá, os dispositivos legais costumam sempre estar atualizados. Depois deste passo, você pode (e deve!) procurar materiais complementares que te ajudem a compreender os conteúdos!

As aulas gratuitas disponíveis no canal de Youtube do Gran, por exemplo, podem ajudar a assimilar conteúdos legislativos mais complicados!

Acesse o canal de Youtube do Gran! 

Volte ao topo

Concurso ICMBio: resumo

Concurso ICMBio Instituto Chico Mendes de Conservação e Biodiversidade (ICMBio)
Situação atual Autorizado
Banca organizadora A definir
Cargos Analista Ambiental
Técnico Ambiental
Escolaridade Níveis médio e superior
Carreiras Administrativa
Lotação Nacional
Número de vagas 171 vagas
Remuneração de R$ 4.408,94 a R$ 9.389,84
Inscrições A definir
Taxa de inscrição A definir
Data da prova objetiva A definir
Clique aqui para ver o último edital ICMBio

Quer ficar por dentro dos concursos públicos abertos e previstos pelo Brasil? Clique nos links abaixo:

CONCURSOS ABERTOS

CONCURSOS 2021 e CONCURSOS 2022

Receba gratuitamente no seu celular as novidades do mundo dos concursos!
Clique no link abaixo e inscreva-se gratuitamente:

TELEGRAM 

Avatar


19 de setembro5 min. de leitura

Tudo que sabemos sobre:

ICMBio