Lamarck S. conquistou o 1° lugar no Concurso IFMA!

A trajetória de Lamarck S. no mundo dos concursos públicos teve início na adolescência. De lá para cá, ele já conquistou muitas aprovações, incluindo a mais recente, no Concurso IFMA 2023. Saiba mais!

Avatar


5 de Dezembro de 2023

Lamarck S. conquistou o 1° lugar no Concurso IFMA!

Natural de um pequeno município no interior do Maranhão, Lamarck S. conta como sempre viu o serviço público como a principal forma de ascensão social para pessoas das mais diversas realidades, especialmente no caso de jovens em municípios interioranos.

De acordo com as próprias palavras de Lamarck S.:

“A carreira pública viabiliza a nós, pessoas jovens e/ ou adultas comuns, sem indicação ou grandes condições financeiras, a expectativa de lograr êxito com o esforço continuo nos estudos e no desenvolvimento intelectual, para que, uma vez aprovado no concurso público, possamos está em igualdade de condições com quem sempre teve mais perspectivas de crescimento e oportunidades de promoção, pelo meio social que ocupa.”

Motivado por essa ideia, Lamarck S. iniciou os estudos para concursos públicos bem cedo, enquanto ainda estava no ensino médio. Aos 15 anos, ele realizou a sua primeira prova de concurso público, em uma seleção da Prefeitura Municipal.

Além das atividades escolares, contudo, Lamarck S. já realizava, desde essa época, trabalhos informais, o que acabou prejudicando o seu desempenho e resultando em uma reprovação no primeiro concurso prestado.

Longe de desistir, um ano depois, Lamarck S. inscreveu-se e prestou o Concurso INSS para o cargo de Técnico do Seguro Social. Dessa vez classificado, ele, contudo, infelizmente não ficou dentro do número de vagas.

Seguindo firme em sua caminhada, Lamarck S. teve a oportunidade de prestar pela primeira vez a seleção do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Maranhão para o cargo de Técnico de Laboratório de Informática aos 17 anos no ano de 2017.

A aprovação foi certeira dessa vez, não apenas dentro do número de vagas, como também em 1° lugar! Lamarck S. finalmente começou a colher os frutos de todo o seu esforço nos estudos, que já totalizavam cerca de 2 anos!

Lamarck S. tomou posse no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Maranhão  em abril de 2017, aos 18 anos.

Rumo à aprovação no Concurso IFMA 2023: cargo de nível superior!

Com a publicação do edital do Concurso IFMA 2023, Lamarck S. viu a oportunidade de conquistar a aprovação para um cargo de nível de superior, de acordo com a sua área de formação. Tudo isso sem a necessidade de deixar a sua cidade de natal, que era onde gostaria de permanecer.

Na época, Lamarck S. já estava trabalhando em regime integral no IFMA (40 horas semanais), nos turnos matutino e vespertino. No período noturno, ele ainda atua como professor universitário. Por fim, aos finais de semana, Lamarck S. cursa Direito em Teresina/PI.

Com uma rotina extremamente ocupada, Lamarck S. compartilhou como as conciliações entre a vida pessoal, acadêmica e profissional foram desafiadoras.

“Estudava nos intervalos do trabalho e, quando possível, em casa. Duas semanas antes da realização das provas, solicitei férias para dedicar-me quase exclusivamente à prova, para a qual estudava em torno de 10 horas por dia.”

Apesar dos desafios no caminho, Lamarck S. estava determinado a conquistar a aprovação. Logo, o resultado não poderia ter sido diferente: com a publicação da lista de aprovados do Concurso IFMA 2023, ele pôde comemorar a aprovação em 1° lugar para o cargo de pedagogo!

“Minha primeira suspeita de aprovação foi durante a correção da prova com o gabarito preliminar. Ali já percebi que havia acertado 93% das questões. No momento, fiquei muito feliz. Após a publicação do resultado final, consegui perceber que todo aquele esforço valeu a pena.”

Como o Gran participou dessa vitória?

Quando começou a estudar para concursos públicos, Lamarck S. conta como era necessário recorrer a apostilas impressas, vendidas em locais específicos da sua cidade.

Ao iniciar os estudos com o Gran, ele encontrou não apenas qualidade nos materiais, como também variedade, passando a incluir videoaulas, bem como outras ferramentas na sua trajetória de aprovação. Tudo isso sem sair de casa!

“Foram fundamentais as videoaulas de gramática do Prof. Elias Santana, conteúdo brilhante; bem como as produzidas pelo Professor Carlinhos Costa na parte pedagógica. Além, claro, dos demais professores presentes na plataforma e do pacote do curso para pedagogos e técnicos em assuntos educacionais. Utilizei na plataforma, tanto as videoaulas na compreensão dos conteúdos, como as questões de concursos anteriores, tanto como forma de fixação dos conteúdos, como também para avaliar o que era necessário ser revisado e aprimorado.”

Muito satisfeito com a sua aprovação no Concurso IFMA e com a sua caminhada até aqui, Lamarck S. compartilhou que, para planos futuros, pretende se concentrar nos concursos da área jurídica e tribunais. Afinal, está cursando Direito atualmente.

Com todo o seu empenho e dedicação, não há dúvidas de que muitas outras conquistas ainda o aguardam em seu caminho!

Saiba TUDO sobre o Concurso IFMA!

Garanta você também a sua aprovação em concursos públicos!

Faça como Lamarck S. e estude com o Gran! Com a Assinatura Ilimitada 8.0, você garanta a melhor preparação para concursos públicos e exames. Veja os diferenciais:

  • 12 inovações tecnológicas: Programa de Estudos 3.0, Recomendação de cursos 2.0, Legislação em Destaque, Dashboard de performance, Dá pra Conciliar 2.0, PDF turbinado, App Mobile 5.0, Acessibilidade, Termômetro de Relevância, Gran Bem Estar, Novo Ambiente Virtual de Aprendizagem e Nova versão do Gerenciador de Estudos.
  • Download ilimitado das videoaulas e dos PDFs;
  • Acesso a mais de 38 mil cursos;
  • Guias da aprovação e mapas mentais;
  • Acelerador de videoaulas;
  • Resumo das videoaulas em PDF;
  • Visualizações ilimitadas das videoaulas;
  • Mais de 2 milhões de questões;
  • Garantia de atualização pós-edital;
  • Método de ensino aliado à tecnologia;
  • Fórum de dúvidas;
  • Mais de 28.000 audiolivros;
  • Todas as carreiras de concursos, OAB e CFC.

Saiba mais sobre a Assinatura Ilimitada 8.0!

Concurseiro Iniciante: Comece por aqui!

Está iniciando os seus estudos para concursos públicos agora? Separamos uma série de materiais GRATUITOS para auxiliar você no início da sua jornada. Confira:

Dicas e táticas de estudos de Lamarck S.

Em sua preparação para o Concurso IFMA 2023, Lamarck S. apostou especialmente nas videoaulas e resolução de questões. Além disso, ele já mantinha um ritmo constante de estudos, sempre aperfeiçoando os seus conhecimentos, especialmente em conhecimentos básicos para as provas.

Também havia a experiência e o conhecimento obtido nas licenciaturas cursadas e nas tentativas realizadas para outros concursos, de acordo com o Lamarck S.

Para os concurseiros que continuam na luta pela aprovação, Lamarck S. deixou o conselho:

“Acho importante o estudo consistente, não somente no período pós-edital. É importante buscar dominar com antecedência as áreas gerais, como matemática/raciocínio lógico, informática, língua portuguesa, direito administrativo, dentre outros. Sempre intercale videoaulas e questões de concursos anteriores, priorizando as questões da banca autora ou as principais.”

Por fim, Lamarck S. ainda deixou a mensagem:

“Se o seu sucesso não está construído, se não está garantido, você é o responsável por construí-lo.”

Quer ficar por dentro dos concursos públicos abertos e previstos pelo Brasil?
clique nos links abaixo:

Concursos Abertos

Concursos 2024

Receba gratuitamente no seu celular as principais notícias do mundo dos concursos!
clique no link abaixo e inscreva-se gratuitamente:

Telegram

Avatar


5 de Dezembro de 2023