INPI

Concurso INPI: edital com 360 vagas previsto para ser publicado em breve!

Concurso INPI pretende ofertar vagas de níveis médio e superior!

Concurso INPI: solicitação está em andamento no Ministério do Planejamento!

Concurso INPI: novo certame em breve!

O Instituto Nacional da Propriedade Industrial (Concurso INPI) vai realizar um novo concurso em breve. De acordo com o Plano de Ação do órgão para este ano, o primeiro semestre foi realizada a reestruturação das carreiras do órgão e, no segundo semestre o foco está em realizar um novo concurso público para suprir o quadro de pessoal. A seleção já possui autorização do Ministério Público e o instituto confirmou que serão ofertadas 360 vagas para cargos de níveis médio e superior. Serão 180 vagas para pesquisadores, 9 para tecnologistas, 120 para técnicos (sendo 27 para propriedade industrial e 93 em planejamento e gestão) e 51 vagas para analistas.

O órgão havia reforçado em abril a solicitação de autorização para um novo concurso público. O INPI deseja realizar novo concurso para reduzir o número de processos na fila para apreciação. Segundo o presidente do INPI, Luiz Otávio Pimentel, embora o órgão conte com 1.820 funcionários autorizados, a instituição não conseguiu chegar nem a 65% desse contingente de servidores, mesmo após a nova convocação de concursados.

Segundo o órgão, o aumento no corpo técnico deve resultar num crescimento de 14% no número de exames, além de redução de 21% no estoque de processos pendentes de análise em 2020, em relação ao patamar de 2016. A fila de processos aguardando apreciação, chamado de backlog, tinha 243.820 pedidos na área de patentes no ano passado, enquanto que o total de marcas à espera de análise era de 421.941.

“No INPI, o número virtual e ideal de servidores é de 1.820. Nós nunca conseguimos ultrapassar 65% dessa dotação. Inclusive, esses 210 que estão sendo nomeados praticamente fazem a reposição da evasão e das aposentadorias que aconteceram no órgão. Com o nosso efetivo do INPI, em todas as áreas, menos patente, com esse número a gente já consegue atender a demanda corrente, a entrada e saída no ano de novos pedidos. Em patentes, esse número serve para diminuir o crescimento do backlog”, avaliou Pimentel.

Hoje, o tempo médio de espera para uma decisão sobre patente é de 10,8 anos, contra uma média de 2,5 anos em países como os Estados Unidos. O tempo de espera de exame sobre uma marca ultrapassa 30 meses, lembrou Pimentel, que reforça a necessidade de um novo concurso para aumentar o quadro de pessoal do órgão.

Sobre as carreiras do concurso INPI

O INPI possui carreiras atrativas, conheça abaixo os quadro de remuneração para os cargos que serão ofertados no concurso INPI.

Para a carreira de Técnico:

Para a carreira de analista e tecnologista:

Para a carreira de pesquisador:

Sobre o INPI

Criado em 1970, o Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) é uma autarquia federal vinculada ao Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, responsável pelo aperfeiçoamento, disseminação e gestão do sistema brasileiro de concessão e garantia de direitos de propriedade intelectual para a indústria.

Entre os serviços do INPI, estão os registros de marcas, desenhos industriais, indicações geográficas, programas de computador e topografias de circuitos integrados, as concessões de patentes e as averbações de contratos de franquia e das distintas modalidades de transferência de tecnologia. Na economia do conhecimento, estes direitos se transformam em diferenciais competitivos, estimulando o surgimento constante de novas identidades e soluções técnicas.

Último concurso INPI

Realizado em 2014, a organizadora responsável pelo concurso foi o Cespe/Unb. Na época, foram ofertadas 40 vagas de tecnologista e 100 de pesquisador, ambos exigindo graduação de nível superior em cursos específicos. Os rendimentos variam de R$ 7.066,54 a R$ 10.043,70, e o regime de contratação é o estatutário, que garante a estabilidade empregatícia. O concurso reuniu 8.836 candidatos, sendo 7.452 para o cargo de tecnologista e 1.384 para pesquisador. 

Os candidatos foram avaliados por provas objetivas e de títulos (todos os cargos) e provas discursivas (superior). A prova de nível médio contou com 100 questões de conhecimentos básicos e específicos e a prova de nível superior com 120 itens de conhecimentos básicos e específicos.

As questões objetivas abordaram conteúdos de Ética no Serviço Público, Língua Portuguesa, Atualidades, Matemática e, para os cargos de nível superior, Língua Inglesa e Conhecimentos Específicos.

Detalhes concurso INPI:


CONCURSOS ABERTOS: veja aqui os editais publicados e garanta a sua vaga!

CONCURSOS 2019: clique aqui e confira as oportunidades para este ano!

Estudando para concursos públicos? Prepare-se com quem mais entende do assunto! Cursos completos 2 em 1, professores especialistas e um banco com mais de 800.000 questões de prova! Garanta já a sua vaga! Mude de vida em 2019!

Estude onde, quando, como quiser e em até 12x sem juros! Teste agora por 30 dias!

Matricule-se!

Para o Topo