Concurso INSS: Ministério da Economia avaliará ação civil do MPF!

MPF ajuizou medida para contratações temporárias e novo concurso INSS!

O processo para o novo concurso para o Instituto Nacional do Seguro Social (concurso INSS) deu outro passo! De acordo com uma matéria publicada no site Folha Dirigida, o Ministério da Economia informou que irá analisar os autos da ação civil pública ajuizada pelo Ministério Público Federal (MPF).

Segundo o Ministério da Economia, a resposta à ação civil só será realizada após um exame completo dos autos estabelecidos no documento. Além disso, o órgão relembra que após o Decreto 9.739 de 2019, todos os órgãos federais devem obedecer aos novos procedimentos do Governo para solicitação de concursos públicos.

Outro ponto relembrado pelo Ministério da Economia é a modernização do trabalho feito pelo Estado. De acordo com o órgão, o INSS está focado na modernização dos serviços ofertados à população.

Porém, apesar de toda a transformação digital que está sendo realizada no órgão, o MPF questiona na ação civil pública que as medidas não estão ajudando na celeridade dos processos feitos pelo Instituto. “É que as novidades tecnológicas não dispensam a atuação dos servidores para a análise e a decisão sobre o que foi requerido”, afirmou as procuradoras da República Eliana Pires Rocha e Anna Paula Coutinho na ação ajuizada.

A Equipe de Comunicação do Gran Cursos Online está em contato com a Assessoria de Imprensa do Ministério da Economia para verificar as informações aqui repassadas. Assim que obtivermos resposta, esta matéria será atualizada.

Medida ajuizada pelo MPF

A medida elaborada pelo MPF foi enviada ao INSS e a União no começo do mês e pede que seja feita um processo seletivo que recrute temporariamente agentes públicos em número suficiente para atender as demandas da população que já estão acumuladas. Segundo a ação civil, a contratação de temporários deve ser feita em até 45 dias.

Outra medida encaminhada no pedido da ação civil pública foi a realização de um novo certame para cargos efetivos do Instituto. A medida ajuizada foi encaminhada em caráter de urgência e, devido a isso, deve ser analisada como prioridade pelo Ministério da Economia.

Confira aqui mais informações sobre o concurso INSS

Detalhes Concurso INSS


Quer garantir a sua aprovação no concurso INSS? Prepare-se com quem mais entende do assunto!
Estude onde, quando, como quiser e em até 12x sem juros!

Cursos Online para o Concurso INSS

Quer ficar por dentro dos concursos abertos e previstos? Clique nos links abaixo:

CONCURSOS ABERTOS

CONCURSOS 2019

CONCURSOS 2020

Receba gratuitamente no seu celular as principais notícias do mundo dos concursos!
Clique no link abaixo e inscreva-se gratuitamente:

WHATSAPP GCO

Raphaella Torres
Raphaella Torres
Equipe de Comunicação do Gran Cursos Online
1 comentário

1 Comentário

  1. Alexandre Santos Silva

    09/08/2019 01:17em01:17

    Tenho uma dúvida sobre as datas.
    A ACP foi ajuizada no dia 1 de agosto e diz q a contratação de temporários deve ser autorizada em até 15 dias, caso contrário terá o ministério da economia emitir os autos autorizativos em ralação ao concurso para cargos efetivos em 30 dias. A pergunta é de que data começa a contagem para os 15 e 30 dias? A partir da audiência pública que deverá acontecer em 30 dias após a ACP já ajuizada?

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Para o Topo