O Concurso MP SP avançou com a publicação de três autorizações e três atos de constituição de comissão no Diário Oficial do Estado de São Paulo. Os documentos tratam de novas seleções para Analista Jurídico, Analista de Promotoria I e Analista de Promotoria II.
As autorizações para o Ministério Público do Estado de São Paulo preveem 20 vagas imediatas para Analista de Promotoria I e Analista de Promotoria II, além de cadastro de reserva para Analista Jurídico e para Analista de Promotoria I nas áreas de Saúde e Assistência Social.
A publicação das comissões é um avanço para a realização dos novos concursos. A próxima definição relevante deverá ser a organização dos detalhes da seleção, incluindo a escolha da banca organizadora e a elaboração dos editais.

Concurso MP SP: comissão formada
Os atos publicados pelo Ministério Público do Estado de São Paulo constituem uma Comissão Especial de Seleção Pública para cada um dos três concursos. As comissões têm a finalidade de conduzir os preparativos e realizar as seleções para provimento de cargos efetivos.
O que foi autorizado?
| Seleção | Previsão dos atos | Lotação indicada | Ato oficial |
|---|---|---|---|
| Analista Jurídico do Ministério Público | Formação de cadastro de reserva | Órgãos e unidades administrativas da Capital e Grande São Paulo, além das áreas regionais do Litoral e Interior | Autorização e comissão |
| Analista de Promotoria I e Analista de Promotoria II | 10 vagas para Analista de Promotoria I e 10 vagas para Analista de Promotoria II, em várias especialidades | Órgãos e unidades administrativas da Capital e Grande São Paulo | Autorização e comissão |
| Analista de Promotoria I — Saúde e Assistência Social | Formação de cadastro de reserva, em várias especialidades | Região Administrativa da Capital e Grande São Paulo | Autorização e comissão |
A autorização é o ato administrativo que permite ao MP SP abrir o concurso. Nessa etapa, o órgão formaliza os cargos que poderão ser preenchidos, a quantidade de vagas — quando já definida — e as regiões de lotação.
Nos três documentos, o MP SP também considera a possibilidade de provimento de cargos que surjam ou sejam criados por lei durante a validade dos concursos, desde que exista interesse da Administração e disponibilidade orçamentária.
Concurso MP SP: cenário atual
É importante não confundir essas movimentações com o edital já publicado para Analista de Promotoria I — Terapeuta Ocupacional.
Essa seleção oferece 1 vaga imediata e cadastro de reserva, teve inscrições previstas de 29 de julho a 8 de setembro de 2026 e tem prova marcada para 29 de novembro de 2026. Confira os detalhes do edital já publicado do Concurso MP SP.
Portanto, as autorizações e comissões divulgadas em 20 de outubro de 2026 tratam de outros concursos, com processos administrativos próprios. O edital de Terapeuta Ocupacional permanece como uma seleção específica, sem alteração de cronograma pelos atos analisados.
Prepare-se com o Gran: Assinatura Ilimitada 11
Assine agora e receba acesso IMEDIATO a plataforma que mais aprova em concursos públicos e, o melhor, com acesso às 5 novidades da plataforma: Cronograma com 1 clique, Raio-X, Jornada do Aprovado, Legislação Comentada e a Revisão Inteligente. Faça o teste por 7 dias. O Gran está comprometido com a sua preparação! Satisfação garantida ou seu dinheiro de volta!
*Os cursos para OAB, CFC e Residências não estão disponíveis na Assinatura Ilimitada.
Concurso MP SP: resumo e edital
| Concurso MP SP | Ministério Público do Estado de São Paulo |
|---|---|
| Situação atual | Comissão formada |
| Banca | A definir |
| Cargos | Analista Jurídico; Analista de Promotoria I; Analista de Promotoria II; Analista de Promotoria I — Saúde e Assistência Social |
| Escolaridade | A definir |
| Carreiras | Funções Essenciais à Justiça |
| Lotação | São Paulo |
| Número de vagas | 10 para Analista de Promotoria I e 10 para Analista de Promotoria II; cadastro de reserva para Analista Jurídico e Analista de Promotoria I — Saúde e Assistência Social |
Quer ficar por dentro dos concursos públicos abertos e previstos pelo Brasil? Clique nos links abaixo:
Receba gratuitamente no seu celular as principais notícias do mundo dos concursos. Clique no link abaixo e inscreva-se:
![[MÊS DO SERVIDOR] R$ 2,33 por dia – Cabeçalho](https://blog-static.infra.grancursosonline.com.br/wp-content/uploads/2026/10/15161120/mes-do-servidor-233preco-cabecalho.webp)
![[MÊS DO SERVIDOR] R$ 2,33 por dia – Post](https://blog-static.infra.grancursosonline.com.br/wp-content/uploads/2026/10/15161939/mes-do-servidor-233preco-post.webp)


