Concurso Paulínia SP: confira o gabarito extraoficial!

Gabarito Concurso Paulínia: acompanhe a correção no nosso pós-prova com os professores do Gran Cursos Online

Avatar


30 de novembro38 min. de leitura

As provas do Concurso Paulínia SP foram aplicadas neste domingo (28/11).  A Prefeitura Municipal oferece 124 vagas para provimento imediato, além de formação para cadastro reserva.

A prova objetiva tem caráter eliminatório e classificatório, para  cargos  de níveis fundamental, médio, técnico e superior.

Ansioso para saber como foi o seu desempenho na prova? Fique tranquilo! O Gran Cursos Online disponibilizará as questões das provas para os cargos de professor educação básica I, enfermeiro e auxiliar de apoio administrativo comentadas por nossos professores especialistas e também o nosso gabarito extraoficial.

Navegue pelo índice e saiba todos os detalhes sobre a Prova Paulínia SP

Gabarito Paulínia SP: Auxiliar de Apoio Administrativo

Para facilitar a correção de sua prova, você pode utilizar o índice abaixo para navegar pelos comentários das disciplinas:

ATENÇÃO: para a correção da prova, os professores utilizaram esta prova AQUI!

Clique aqui e confira o Gabarito Extraoficial completo da prova de Auxiliar de Apoio  Administrativo

Gabarito Instituição Paulínia SP: Língua Portuguesa

Questões de 1  a 15 – Prof. Bruno Pilastre de Souza Silva Dias

QUESTÃO  1

GABARITO PRELIMINAR: C

COMENTÁRIO: A alternativa (C) é a mais adequada, pois traz uma inferência correta em relação ao que se expressa no texto em análise. Em (A), (B), (D) e (E), há inferências inválidas: (A) não se fala de exclusão dos homens em viagens no metrô; (B) o vagão é exclusivo para mulheres, e por isso não se permite a entrada de homens (mesmo acompanhados de mulheres); (d) não se traz essa condição/restrição; (E) não se fala sobre os outros vagões (que não são exclusivos para mulheres).

 

QUESTÃO  2

GABARITO PRELIMINAR: A

COMENTÁRIO: A questão analisa a informação presente em um pacote de um produto de supermercado. Trata-se das datas de fabricação e de validade. Em (A), temos a correta análise sobre a data de validade: o produto deve ser consumido até a data estipulada. Nas demais alternativas, há inadequações: a data de fabricação indica a data final de produção (não a entrega ao supermercado ou o dia em que o produto começou a ser fabricado); o produto não tem validade “após” 10/05/2020, mas “até” essa data; por fim, a informação não diz respeito ao preço do produto.

 

 QUESTÃO 3

GABARITO PRELIMINAR:E

COMENTÁRIO: Por “autor da ação”, a questão quer identificar a entidade que realiza o evento. Em “Os hóspedes estrangeiros chegaram ao hotel”, o termo “hóspedes estrangeiros” denota os indivíduos que chegaram ao hotel (isto é, os autores dessa ação). Em (A), (B), (C) e (D), temos estruturas de impessoalização (seja pela passiva verbal, seja pela utilização do “se” índice de indeterminação do sujeito).

 

QUESTÃO  4

GABARITO PRELIMINAR: D

COMENTÁRIO: Todas as pessoas indicadas no cartaz (idosos, deficientes físicos, grávidas e senhoras com crianças de colo) possuem dificuldade de locomoção. Em (A), (B), (C) e (E), as características indicadas não são partilhadas por todas as pessoas que compõem o grupo indicado no cartaz.

 

 QUESTÃO  5

GABARITO PRELIMINAR: A

COMENTÁRIO: Quando alguém fala com o motorista, abre-se a possibilidade de o motorista se distrair. Quando o motorista se distrai, há uma possibilidade de ocorrer um acidente (na condução do veículo). Assim, não falar com o motorista evita acidentes (isto é, traz segurança à viagem). Logo, a alternativa correta é a (A). Na cadeia lógica vinculada ao enunciado e à situação comunicativa, não é possível inferir (B), (C), (D) ou (E).

 

 QUESTÃO 6

GABARITO PRELIMINAR: B

COMENTÁRIO: Quando se registra “Receita da vovó”, a adoção do termo “vovó” vincula o produto à tradição. Quer-se traduzir o fato comum de uma avó passar uma receita para a prole, o que mantém a tradição. A tradição, como se sabe, é a “herança cultural, legado de crenças de uma geração para outra”. Assim, apenas a alternativa (B) é a adequada, pois as alternativas (A), (C), (D) e (E) ligam o termo “vovó” a outras noções.

 

 QUESTÃO  7

GABARITO PRELIMINAR: C

COMENTÁRIO: Quando se fala em “decreto municipal”, por exemplo, temos um decreto emitido por uma prefeitura. Assim, o adjetivo que se refere ao espaço de poder de uma prefeitura é “municipal”. Por essa razão, a alternativa (C) está correta e as demais ((A), (B), (D) e (E)), por exclusão, estão incorretas.

 

QUESTÃO 8

GABARITO PRELIMINAR: B

COMENTÁRIO: As máscaras servem para proteger as pessoas contra a contaminação (alternativa (B)). Note que o uso das máscaras está vinculado a ambientes públicos. Sendo ambiente público, haverá (poderá haver) pessoas. Havendo pessoas, pode haver contato (e, pelo contato, contágio). A adoção da máscara protege as pessoas desse contágio potencial. Não se pode vincular o uso da máscara ao deslocamento ou à manutenção do isolamento.

 

 QUESTÃO  9

GABARITO PRELIMINAR: E

COMENTÁRIO: No primeiro período, temos a apresentação de um fato. Não se fala, nesse primeiro período, sobre a causa, as consequências ou o início das chuvas. No segundo período, fala-se sobre as consequências da chuva (resultado do fato apresentado no primeiro período). No segundo período, não se fala sobre o início/a causa/a localização das chuvas, muito menos se noticia um fato (o qual, na verdade, é apresentado no período anterior).

 

 QUESTÃO  10

GABARITO PRELIMINAR: A

COMENTÁRIO: Se a liberação é gradual, ela será realizada “pouco a pouco”. O termo “gradual” designa algo que “aumenta ou diminui passo a passo; algo que é progressivo, gradativo”. Assim, apenas a alternativa (A) está adequada. Nas demais alternativas, os termos denotam outras noções não compatíveis com “gradual”, como “repentino”, “apressadamente”, “legalmente” ou “hierarquia”.

 

  QUESTÃO 11

GABARITO PRELIMINAR: B

COMENTÁRIO: O termo “vespertino” designa o turno do dia em que algo ocorre: à tarde. Assim, se o jornal é chamado de “vespertino”, isso significa que ele era distribuído/publicado neste turno (isto é, à tarde). Por isso, temos a alternativa (B) como adequada. Nas demais alternativas, as noções apresentadas não são compatíveis com a semântica do termo “vespertino”: local de distribuição, dia da semana em que o jornal era publicado; tipo de evento abordado pelo jornal; e tipo de crítica realizada pelo jornal.

 

 QUESTÃO  12

GABARITO PRELIMINAR: B

COMENTÁRIO: Para marcar a alternativa adequada, é preciso identificar as marcas de gênero gramatical. No “slogan”, lemos “O Príncipe veste o homem de amanhã”. O artigo definido masculino singular “o” (nas duas ocorrências) e o termo “homem” designam, aqui, crianças do sexo masculino. Assim, deve-se marcar a alternativa (B) e desconsiderar as demais alternativas, pois do “slogan” não podemos inferir informações sobre renda ou prática realizada (como esportes).

 

 QUESTÃO  13

GABARITO PRELIMINAR: E

COMENTÁRIO: Quando se diz “devagar se vai ao longe”, elogia-se a persistência. Persistente é aquele que persiste, que demonstra constância. Assim, realizar algo devagar (como caminhar), com persistência e constância, permite chegar a um ponto longínquo. Neste ditado popular, não se elogia a ambição, o conformismo, a educação ou a modéstia, como demonstrado pela análise da característica “persistência”.

 

QUESTÃO  14

GABARITO PRELIMINAR: A

COMENTÁRIO: Alguns elementos devem ser considerados para marcarmos a alternativa (A). Primeiramente, a frase está no meio de uma rodovia. Em segundo lugar, a placa indica a realização de obras de asfaltamento. Ora, em rodovias e em asfalto transitam tipicamente veículos motorizados. Esses veículos são conduzidos por motoristas. Se a frase fosse dirigida a pedestres, haveria a indicação de locais destinados a pedestres (calçadas, faixas de pedestres, passarelas etc.). Por fim, não há elementos que nos permitam inferir que a frase é destinada especificamente a motoristas de transporte público ou a motoristas particulares.

 

QUESTÃO 15

GABARITO PRELIMINAR: B

COMENTÁRIO: A frase “Sorria, você está sendo filmado” é utilizada como alerta (eufemístico e irônico, pode-se dizer) dirigido especialmente a indivíduos desonestos, os quais creem que seus atos ilícitos (como o roubo) não serão vistos. Com a frase, busca-se eliminar essa crença de impunidade ao se destacar que os atos estão sendo filmados (e, por consequência, evitar os atos ilícitos). Por isso, a frase não se dirige a homens vaidosos, clientes educados, fregueses jovens ou compradores compulsivos.

 

Gabarito Instituição Paulínia SP: Matemática

Questões de 16 a 30 – Prof. Thiago Silva

QUESTÃO 16

GABARITO PRELIMINAR: D

COMENTÁRIO: Observe que 13 dezenas e meia é igual a 135; e que 14 centenas é igual a 1400. Assim, podemos somar, como pedido pelo enunciado da questão.

QUESTÃO  17

GABARITO PRELIMINAR: B

COMENTÁRIO: Como sabemos que o número em questão é múltiplo de 2 (porque é par), é múltiplo de 3 e é múltiplo de 7, ele precisa ser múltiplo do MMC entre esses três números, que é:

MMC=2.3.7=42

   Os múltiplos de 42 são {42, 84, …}

Observe, portanto, que o único múltiplo de 42 que é menor que 80 é o próprio 42. Assim,42 é o número desejado. A soma de seus algarismos é:

S=4+2=6

QUESTÃO  18

GABARITO PRELIMINAR: D

COMENTÁRIO: Perceba que o algarismo das unidades da soma A + 5 deve ser igual a 2. Assim, A só pode ser 7, pois 7 + 5 = 12 – e o algarismo das unidades é igual a 2 e vai 1 para a próxima casa. Portanto, A = 7.

Então, devemos buscar o número B, que, somado a +1 + 7 retorne o algarismo das unidades igual a 2. Nesse caso, B só pode ser 4, porque 4 + 1 + 7 = 12. Assim, B = 4 e vai 1 pra próxima casa.

Por fim, C = 4 + 4 + 1 = 9. Desse modo, a soma pedida é:

B+C=4+9=13

QUESTÃO 19

GABARITO PRELIMINAR: A

COMENTÁRIO:  Queremos que Júlia doe uma quantia x para Neusa, de modo que elas ficarão com:

J – x = 52,80 – x

N + x = 44,20 + x

Pelas restrições do enunciado, o termo (J – x) deve ser uma unidade maior que o termo N + x. Assim, podemos escrever:

(J-x) – (N+x) = (52.80-x) – (44,20+x) =1

(52,80 – 44,20) – 2x =1

A diferença 52,80 – 44,20 é igual a 8,60. Assim, temos:

8,60 – 2x=1

Passando o –2x para o outro lado, ele vai com o sinal positivo. Já o 1 podemos passar também para o outro lado e ele fica com sinal negativo. Assim, teremos:

QUESTÃO  20

GABARITO PRELIMINAR: C

COMENTÁRIO:  Tiago deve ter dado o maior número possível de moedas de R$0,50. Nesse caso, ele poderia ter dado 7 moedas de R$0,50 totalizando R$3,50.

Além disso, ele daria mais uma moeda de R$0,25 totalizando R$3,75. Faltaria, portanto, mais 10 centavos, que ele poderia totalizar com duas moedas de 5 centavos.

Desse modo, o menor número de moedas seria 10: 7 moedas de R$0,50, 1 moeda de R$0,25 e 2 moedas de R$0,05.

 

QUESTÃO 21

GABARITO PRELIMINAR: D

COMENTÁRIO:  O sucessor de 13 é o número 14. O dobro desse número é 28. Note que 28 é o sucessor de 27, que é o triplo de 9.

 

QUESTÃO  22

GABARITO PRELIMINAR: D

COMENTÁRIO: Vamos calcular o preço total gasto pelo comprador.

P = 2.21,90 + 6.1,20 + 3.3,10 + 3.24,40 = 133,50

Como o comprador pagou em notas de R$50, ele deu 3 notas, com o valor de R$150. Portanto, O seu troco foi:

Troco = 150 – 133,50 = 16,50

QUESTÃO NÚMERO 23

GABARITO PRELIMINAR: E

COMENTÁRIO:

 

Vamos realizar a fatoração de 48.

Um número será divisor de 48 quando sua decomposição em fatores primos tiver somente os primos 2 e 3 com potências menores iguais às que aparecem no número 48. Assim, o número deve ser da forma:

São 5 opções para a: 0, 1, 2, 3 ou 4; e 2 opções para b: 0 ou 1. Assim, o número de divisores é:

Outra forma de fazer o problema seria contando os divisores de 48. Requer certa paciência e atenção. Mas eles são:

D = {1, 2, 3, 4, 6, 8, 12, 16, 24, 48}

Portanto, realmente são 10 divisores.

QUESTÃO 24

GABARITO PRELIMINAR: C

COMENTÁRIO: Se um passo de Marieta é equivalente a 75 cm, então 96 passos serão equivalentes a um comprimento total:

L = 96 ⋅ 75 = 7200 cm

Para converter de cm para m, basta dividir por 100. Assim, teremos:

 

QUESTÃO 25

GABARITO PRELIMINAR: E

COMENTÁRIO: Vamos utilizar a fórmula da redução percentual, tomando como referência o valor do Rio de Janeiro.

Portanto, a redução percentual é de cerca de 23%.

Vale notar que precisamos colocar o estado do Rio de Janeiro no denominador, porque o enunciado fez referência a ele ao dizer “em relação ao preço no Rio de Janeiro”.

 

QUESTÃO  26

GABARITO PRELIMINAR: E

COMENTÁRIO:

Após transferir x pessoas da sala B para a sala A, a sala A ficou com 22 + x e a sala B ficou com 50 – x. Queremos que o número de pessoas em B seja o dobro. Então, queremos que o número de pessoas na sala A seja o dobro do número de pessoas na sala B. Teremos:

22 + x = 2 ⋅ 50 – x

22 + x = 100-  2x

Podemos passar o 22 para o outro lado, e ele se torna negativo. Analogamente, ao passar o -2x para o outro lado, ele se torna positivo.

QUESTÃO  27

GABARITO PRELIMINAR: A

COMENTÁRIO: Como os dias da semana se repetem a cada 7 dias, podemos utilizar o algoritmo da divisão por 7 para saber o dia da semana do aniversário de Paulo. Para isso, basta dividir por 50.

Então, basta somar 1. Se o dia da semana de Vinícius foi uma terça, então o de Paulo será uma quarta-feira.

 

QUESTÃO  28

GABARITO PRELIMINAR: C

COMENTÁRIO: Segundo o enunciado, 28% do salário de João (ou 0,28S) são equivalentes ao aluguel de R$658. Assim, temos:

QUESTÃO  29

GABARITO PRELIMINAR: B

COMENTÁRIO: Vamos calcular a densidade populacional. Para isso, basta dividir o número de habitantes pela área da cidade.

Esse valor se encontra entre 500 e 1000, portanto, a densidade populacional de Paulínia é alta.

 

QUESTÃO  30

GABARITO PRELIMINAR: B

COMENTÁRIO: Como Nonato queria comprar 9 kg, a parte da compra de Nonato que excedia os 5 kg foi 4 kg. Então, o total que ele pagaria por esse excedente, sem o desconto, seria:

Sem Desconto = 4 ⋅ 4,80 = 19,20

Porém, como ele recebeu 40% de desconto em cima desses 4 kg, o desconto recebido foi:

D = 0,40 ⋅ 19,20 = 7,68

 

Gabarito Instituição Paulínia SP: Noções de Informática

Questões de 31 a 40 – Prof. Fabricio Melo

QUESTÃO  31 

GABARITO PRELIMINAR: E

COMENTÁRIO: Os periféricos são classificados em três categorias:

ENTRADA (INPUT) à Envia dados ao processador;

SAÍDA (OUTPUT) à Recebe as informações do processador;

ENTRADA/SAÍDA (I/O) à Envia dados e recebe informações do processador, dispositivos híbridos.

A)     HD à ENTRADA/SAÍDA

B)     IMPRESSORA à SAÍDA

C)     MEMÓRIA à Não especificou qual.

D)     MONITOR à SAÍDA

E)     TECLADO à ENTRADA.

   

  QUESTÃO : 32

GABARITO PRELIMINAR: B

COMENTÁRIO:  DOCX à Documento padrão do Word 2007 e superiores.  XLSX à Pasta de trabalho do Excel (planilhas) 2007 e superiores.

 

  QUESTÃO: 33

GABARITO PRELIMINAR: B

COMENTÁRIO:  O padrão para endereçamento de e-mail é: usuário@servidor à Nome do usuário à esquerda, o arroba “@” fazendo o papel da preposição NO e o nome do servidor de e-mail do usuário.

 

QUESTÃO: 34

GABARITO PRELIMINAR: B

COMENTÁRIO: 

A)     ABRIR e SELECIONAR TUDO.

B)     COPIAR e COLAR

C)     FECHAR A JANELA e CENTRALIZAR

D)     RECORTAR e –//–

E)     DESFAZER e ALINHAR À ESQUERDA

 

QUESTÃO: 35

GABARITO PRELIMINAR: B

COMENTÁRIO: 

A)     A memória principal é a RAM é possui capacidade de 8GB (basta observer que não é a maior e nem a menor memória em termos de capacidade)

B)     256 GB é a capacidade do SSD (drive de estado sólido).

C)     INTEL CORE I5 1035G1 é o modelo do processador

D)     Não temos a informação sobre a resolução do monitor

E)     Não temos a informação sobre a velocidade do processador.

 

QUESTÃO : 36

GABARITO PRELIMINAR: A

COMENTÁRIO: O Google, também conhecido como Gigante das Buscas, é uma empresa multinacional que oferece serviços online e softwares para download. A companhia tem um leque grande de produtos, entre eles: o Google Tradutor (Translate), o Google Map (com o recurso Street View) e o Google Earth, o navegador Chrome, a assistente virtual Google Now e o Ok Google, a loja de aplicativos Google Play Store, o Google Acadêmico, Google Docs, Google Fotos, e muitos outros. Entretanto, o mais conhecido e usado o buscador Google.com (para o Brasil, Google.com.br), utilizado por mais de 90% dos usuários de Internet. A ferramenta de pesquisa, muito acessada inclusive por quem busca imagens por conta do Google Imagens, processa mais de um bilhão de solicitações e 20 petabytes de dados todos os dias.

 

 QUESTÃO: 37

GABARITO PRELIMINAR: A

COMENTÁRIO:  Podemos imaginar a seguinte planilha:

Observe que foi usada a fórmula =SOMA(B1:B20)

O sinal de dois pontos é para indicar intervalo à B1 até B20.

 

QUESTÃO: 38

GABARITO PRELIMINAR: D

COMENTÁRIO: 

A) Temos a palavra FRASE em negrito e EXEMPLO em tachado.

B) A palavra Exemplo está em itálico.

C) A palavra FRASE está subscrita.

D) A palavra UMA está em negrito, a palavra FRASE está em itálico e a palavra exemplo está em tachado.

E)   A palavra UMA está sobrescrita e a palavra EXEMPLO está em tachado.

 

QUESTÃO: 39

GABARITO PRELIMINAR: B

COMENTÁRIO: Os principais servidores de e-mail não aceitam como anexos arquivos executáveis, EXE.

Veja o que cita a ajuda do GMAIL:

Para proteger sua conta contra possíveis vírus e softwares nocivos, o Gmail não permite que os seguintes itens sejam anexados:

  • Alguns tipos de arquivo, inclusive se estiverem compactados (como .gz ou .bz2) ou dentro de outros (como .zip ou .tgz)
  • Documentos com macros maliciosas
  • Itens protegidos por senha com conteúdo arquivado

Dica: se você tentar anexar um documento grande demais, sua mensagem não será enviada. Saiba mais sobre anexos e limites de tamanho de arquivo.

Tipos de arquivo que não podem ser incluídos como anexos

Para proteger sua conta, o Gmail não permite que você anexe alguns tipos de arquivo. Para acompanhar a mudança constante de softwares nocivos, o Gmail atualiza frequentemente os tipos de arquivo não permitidos.

 Estes são os tipos bloqueados pelo Gmail:

.ade, .adp, .apk, .appx, .appxbundle, .bat, .cab, .chm, .cmd, .com,
.cpl, .dll, .dmg, .ex, .ex_, .exe, .hta, .ins, .isp, .iso, .jar, .js, .jse, .lib,
.lnk, .mde, .msc, .msi, .msix, .msixbundle, .msp, .mst, .nsh, .pif, .ps1,
.scr, .sct, .shb, .sys, .vb, .vbe, .vbs, .vxd, .wsc, .wsf, .wsh

Fonte: https://support.google.com/mail/answer/6590?hl=pt-BR#zippy=%2Cmensagens-com-anexos

 

  QUESTÃO: 40

GABARITO PRELIMINAR: E

COMENTÁRIO: WINDOWS 10 é o sistema operacional desenvolvido pela MICROSOFT.

  1.   Google Chrome. à NAVEGADOR desenvolvido pela GOOGLE.
  2.   LibreOffice Writer. à EDITOR DE TEXTOS do pacote Libre Office.
  3.   MS Excel. -> EDITOR DE PLANILHAS ELETRÔNICAS do pacote Office.
  4. MS Word. à EDITOR DE TEXTOS do pacote OFFICE.

 

Gabarito Instituição Paulínia SP: Noções de Administração Pública

Questão 41 – Prof. Elvis Miranda

QUESTÃO 41

GABARITO PRELIMINAR: D 

COMENTÁRIO: O enunciado da questão faz referência à tabela de temporalidade, instrumento de gestão arquivística que define os prazos de guarda (tempo que os documentos serão mantidos nas idades corrente e intermediária do ciclo vital, a fim de atender a necessidades administrativas e jurídicas da instituição) e a destinação final dos documentos (eliminação ou recolhimento para guarda permanente).

Questões de 42 a 44 – Prof. Bruno Eduardo

QUESTÃO 42

GABARITO PRELIMINAR: E

COMENTÁRIO: As funções da Administração, ou do administrador, são: Planejamento, Organização, Direção e Controle. O planejamento consiste na definição de metas e objetivos, a organização com a estruturação do plano, a direção consiste na condução das atividades enquanto o controle é verificar os resultados e se necessário corrigi-los. No enunciado da questão o administrador foi contratado para monitorar as atividades e se necessário realizar correções, assim podemos ir diretamente na opção de controle. Nossa alternativa correta é a letra C.

 

QUESTÃO  43

GABARITO PRELIMINAR: A

COMENTÁRIO: Das funções da Administração, ou administrador, teremos a responsável pela definição de objetivos e metas, assim logo no início do enunciado já podemos ter em mente a função de planejar, pois está relacionada com a definição de metas e meios. O planejamento pode ser classificado quanto ao nível organizacional em estratégico, tático e operacional. O plano estratégico, definido pela alta administração, é um plano de longo prazo, enquanto o tático, definido em nível intermediário, terá duração de médio prazo. Por fim, o plano operacional, definido nas unidades de operação, tem duração de curto prazo. Nossa alternativa que se encaixa com nossa explicação será planejamento e longo prazo. Assim temos a alternativa letra A.

 

QUESTÃO  44

GABARITO PRELIMINAR: E

COMENTÁRIO: O foco da questão, apesar de iniciar com o termo de entrevista, fala de um candidato com características de incentivar a participação dos funcionários. Desta forma, temos que procurar algo como participativo ou democrático. O avaliador foi bondoso na questão por colocar 3, ou 4, afirmações no mesmo sentido para eliminação. Coercitivo é o mesmo que autocrático ou determinador. Podemos também eliminar o autocentrado, por ser mais centralizador. Nos resta apenas a alternativa correta com relação ao termo de participação, o democrático. Assim nossa alternativa correta é a letra E.

 

Questão 45 – Prof. Diogo Surdi

QUESTÃO  45

GABARITO PRELIMINAR: E

COMENTÁRIO:A questão faz menção ao princípio da legalidade. O conceito deste
princípio é o de que a Administração Pública só pode fazer aquilo que
estiver previsto ou autorizado em lei.
Este conceito é o oposto do que é aplicado à iniciativa privada, ou seja,
enquanto aos particulares é permitido fazer tudo aquilo que não esteja
proibido em lei, à administração apenas é permitido fazer aquilo que
estiver previamente determinado ou autorizado em alguma norma legal.

 

Questão  46  – Prof. Bruno Eduardo

QUESTÃO 46

GABARITO PRELIMINAR: B

COMENTÁRIO: Na questão teremos que optar pela eliminação para acharmos a resposta, pois o enunciado pede uma gestão que permite maior autonomia e flexibilidade e assim já tenho em mente o modelo de administração pública gerencial, porém, não encontramos algo semelhante nas alternativas. Podemos eliminar o modelo burocrático por ser rígido. Podemos eliminar ainda o mecanicismo e administração científica pela semelhança ao modelo burocrático. A organização formal indica apenas que há um planejamento ou então a formalização das regras ou atividades, associando ao conceito de prescrição de normas e pode também se relacionar ao modelo burocrático. Desta forma nos restou apenas a opção que apresenta gestão para resultados. Apesar de ir por eliminação, a gestão por resultados, um conceito comum no gerencialismo, significa que iremos acordar o resultado a ser entregue e o executor terá autonomia e flexibilidade em como chegar ao resultado, devendo prestar contas ao final do que foi feito. Assim teremos como alternativa correta a letra B.

Questão 47  Prof. Bruno Pilastre de Souza Silva Dias

QUESTÃO 47

GABARITO PRELIMINAR: D

COMENTÁRIO: denomina-se “ata” o documento utilizado para registrar e divulgar, de modo sucinto, fatos, resoluções e ocorrências verificadas em uma reunião.

Questão 48 e 49  – Prof. Bruno Eduardo

QUESTÃO  48

GABARITO PRELIMINAR: D

COMENTÁRIO: Quanto à comunicação, tema comum na administração, temos que verificar o que se pede no enunciado e assim vamos aos conceitos de controle e elementos a uma boa comunicação. O grande desafio da comunicação é transmitir corretamente eliminando os ruídos e obtendo o feedback para confirmação da mensagem. As notícias não devem ser obtidas prioritariamente pelas mídias e redes sociais, elas podem ser confirmadas na mídia e redes sociais, assim já podemos eliminar. As informações não são atividades secundárias na comunicação e assim a TI irá dar suporte de armazenamento. Quanto à comunicação parcial, ela pode ser administrada assim, mas não de forma a garantir a cadeia de comando, mas sim para direcionar a informação certa ao destino certo, ou seja, ter um filtro. Vou eliminar ainda a resposta que fala de coletar referências e apenas criar banco de dados, não é apenas isso sem uma classificação o trabalho de comunicação. Nos restou apenas a alternativa que consiste em filtrar, ou seja, receber e transmitir informações validadas e o cuidado com a precisão, assim podemos ter sucesso na eliminação de ruídos. Nossa resposta correta será a letra D.

 

QUESTÃO  49

GABARITO PRELIMINAR: C

COMENTÁRIO: Com respeito aos princípios ou atributos de comunicação, temos tanto a previsão em regulamentos oficiais quanto em manuais de comunicação. O manual de redação pública de 2021, publicado no portal do Planalto, temos a definição da clareza, em que objetiva a qualidade básica do texto com palavras e expressões simples, em sentido comum, facilitando a compreensão. Assim, já temos um indicativo de resposta correta. A coerência busca a conectividade e conexão com os demais elementos do texto, mecanismo textual que conectem a mensagem transmitida com a informação a ser transmitida. Por fim, um atributo que não está previsto no manual de redação, mas podemos encontrá-lo em outros manuais e irei usar o de Projeto que define os meios de distribuição em que iremos definir o tipo de público e assim selecionar o meio adequado de registrar a comunicação, que pode ser passiva ou ativa, ou para o público interno ou externo. Assim teremos como resposta a letra C.

 

Questão 50 Prof. Bruno Pilastre de Souza Silva Dias

QUESTÃO  50

GABARITO PRELIMINAR: E

COMENTÁRIO: o documento apresentado pela questão é um requerimento (alternativa (E)). A principal marca caracterizadora do requerimento é o fecho “pede deferimento”. Outras marcas são estas: por respeito à autoridade a quem é dirigido, redige-se o requerimento na terceira pessoa (e não na primeira): “Fulano de Tal solicita”; é redigido em linguagem concisa, clara e objetiva, evitando-se argumentação subjetiva e sentimental.

Questão 51

 

 

Volte ao topo

Gabarito Paulínia SP: Enfermeiro

Cargo Enfermeiro

Para facilitar a correção de sua prova, você pode utilizar o índice abaixo para navegar pelos comentários das disciplinas:

ATENÇÃO: para a correção da prova, os professores utilizaram esta prova AQUI!

Gabarito Instituição Paulínia SP: Lingua Portuguesa

Questões de 1 a 10 Prof. Bruno Pilastre de Souza Silva Dias

QUESTÃO 1

GABARITO PRELIMINAR: D

COMENTÁRIO: o enunciado da questão é claro ao direcionar a escolha da alternativa “que segue o modelo acima”. O modelo é o de citar um exemplo da situação das óperas (na definição, cita-se um exemplo relativo ao termo definido). O exemplo é relativamente concreto (cita-se uma situação recorrente na ópera). Nessa linha de pensamento, considero a alternativa (D) como correta, pois ilustra-se o que seja a arte por meio de um expoente da arte, Van Gogh.

 

QUESTÃO 2

GABARITO PRELIMINAR: B

COMENTÁRIO: a questão solicita a identificação do par [subordinada adjetiva-adjetivo] mais harmonioso (sintática e semanticamente). Isso não ocorre em (A), (C), (D) e (E), já que “que não tem sentido nenhum/insensível”, “que ultrapassa o alvo/preciso”, “que não iam à escola/preguiçosos” e “que estamos tendo/ocioso” não são pares equivalentes. Assim, resta-nos a alternativa (B): o par “que dormem” e “dorminhocos” são (relativamente) equivalentes.

 

QUESTÃO 3

GABARITO PRELIMINAR: A

COMENTÁRIO: vamos eliminar as alternativas que trazem o par incompatível: “cabeça quente/preocupado”, “saco de ouro/bom-humor”, “a casa da mãe Joana/espaço de corrupção” e “O diabo/interessante”. Os sentidos adequados destes termos podem ser traduzidos assim: “cabeça quente/destemperado”, “saco de ouro/paciência”, “a casa da mãe Joana/lugar onde vale tudo” e “O diabo/desagrado”. Assim, apenas o par em (A) está adequado: “dançar” equivale a “sair-se mal em algo”, no caso, ser eliminado.

 

QUESTÃO  4

GABARITO PRELIMINAR: E

COMENTÁRIO: em (E), o paralelismo com o verbo “aspirar” (transitivo indireto no sentido de “almejar”) é inadequado, pois falta-lhe a preposição. As formas verbais “amar” e “fazer”, diferentemente, são transitivas diretas e não necessitam de preposição.

 

QUESTÃO 5

GABARITO PRELIMINAR: D

COMENTÁRIO: considero haver gradação apenas na alternativa (D), já que os termos “bonitas, belas, lindas” crescem em intensidade (do menos para o mais intenso). Em (E), parece haver uma gradação, mas os termos não pertencem ao mesmo campo semântico e não se organizam gradativamente. O mesmo ocorre nas demais alternativas.

 

QUESTÃO 6

GABARITO PRELIMINAR: C

COMENTÁRIO: em (A), (B), (D) e (E), há significativas mudanças no sentido quando se altera a oração reduzida pela desenvolvida (em especial, no tempo verbal e no aspecto/modo). Em (C), há adequação no uso da preposição (“sem”) e na correlação verbal (primeira pessoa do plural do presente do subjuntivo, já que o verbo da oração principal está no presente do indicativo).

 

QUESTÃO  7

GABARITO PRELIMINAR: E

COMENTÁRIO: o diminutivo “escrivaninha” não possui valor pejorativo (descreve um tipo de móvel, na verdade); o “e” não é adversativo, mas aditivo (é possível registrar “e também”); não há incoerência entre os adjetivos “pequena/grande”, pois cada termo modifica uma entidade distinta; a expressão “de lixo” não indica qualidade, mas espécie. Assim, resta-nos a alternativa (E): o adjetivo grande tem valor dimensional (denota o tamanho da cesta de lixo).

 

QUESTÃO  8

GABARITO PRELIMINAR: C

COMENTÁRIO: para se utilizar a forma “aonde”, é necessário haver um termo regente (que exija a preposição “a”). Isso ocorre em (C), pois há uma forma que exige preposição “a”: descobri aonde eu deveria ir.

 

QUESTÃO  9

GABARITO PRELIMINAR: D

COMENTÁRIO: o texto é predominantemente narrativo. Além da narração de eventos praticados por personagens em determinado tempo/espaço, há a adição de informações, o que compõe a sequência expositiva.

 

QUESTÃO  10

GABARITO PRELIMINAR: A

COMENTÁRIO: o par “de repente/subitamente” é equivalente. Em (B), (C), (D) e (E), as formas adverbiais adequadas seriam, respectivamente: oportunamente; precisamente; diariamente; publicamente.

Gabarito Instituição Paulínia SP: Raciocínio Lógico-Matemático

QUESTÃO 11
GABRITO PRELIMINAR: A
COMENTÁRIO:
O Operador Condicional somente se torna falsa quando V → F = F. Portanto, para que a frase inteira seja falsa, é preciso que:

• “Antônio é advogado” seja verdadeira;
• “Carla é engenheira ou Diana não é médica” seja falsa.

Assim, já podemos eliminar a letra E, pois ela é necessariamente falsa. Já podemos eliminar também a letra B, pois Antônio é advogado. Podemos, em seguida, aplicar a lei de Morgan na segunda frase, com o operador OU. Na sua negação, as duas proposições atômicas são negadas e troca-se OU por E. Assim, teremos:

Carla não é engenheira E Diana é médica.
Portanto, concluímos que:
• Antônio é advogado;
• Carla não é engenheira;
• Diana é médica.

Dessa forma, analisando as afirmações, temos:
a) Antônio é advogado e Diana é médica. V e V = V.

QUESTÃO 12
GABARITO: D

COMENTÁRIO: Essa é uma proposição categórica, do tipo universal afirmativa. Portanto, a sua negação é uma proposição particular negativa. Assim, troca-se “todos” por “algum” e inclui-se a negação. Algum advogado não é bom orador.

QUESTÃO 13
GABARITO: B
COMENTÁRIO: Suponha que Ana possua A. Pelas informações do enunciado, podemos escrever a proporção entre as quantias que Ana e Pedro possuem:

Em seguida, Ana vai doar para Pedro uma quantia x. Assim, Ana vai ficar com A – x e Pedro vai ficar com P + x. Para que essas quantias sejam iguais, teremos:

𝐴 − 𝑥 = 𝑃 + x

 

QUESTÃO 14
GABARITO: C
COMENTÁRIO: Os juros somente incidem sobre a parcela paga financiada, no caso, a parcela de R$189 que foi paga um mês após a compra. Podemos, então calcular o capital financiado usando a expressão dos juros simples:

𝑀 = 𝐶 ⋅ (1 + 𝑖𝑡)
189 = 𝐶 ⋅ (1 + 0,05.1)
189 = 1,05 ⋅ 𝐶

Então, o capital financiado pode ser obtido passando o 1,05 para o outro lado. Como 1,05 está multiplicando, ele passa dividindo.

Desse modo, o total da compra de Vera foi: 𝑉𝑖𝑠𝑡𝑎 = 150 + 180 = 330

QUESTÃO 15:
GABARITO: D
COMENTÁRIO: Podemos utilizar a técnica da probabilidade complementar. Para isso, vamos calcular a probabilidade de que Luana tenha colocado a bola branca em uma caixa diferente da bola branca de Gabi; a bola azul em uma caixa diferente da bola azul de Gabi; e a bola vermelha em uma caixa diferente da bola azul de Gabi.

Vamos tomar as caixas que Gabi utilizou como fixas. Por exemplo:

Queremos, então, que Luana coloque pelo menos uma bola na mesma caixa que Gabi já havia utilizado antes. Então, temos três situações:

• Luana utiliza exatamente 1 caixa igual à de Gabi;
• Luana utiliza exatamente 2 caixas iguais às de Gabi;
• Luana utiliza as 3 caixas iguais às de Gabi.

No primeiro caso, teremos que escolher uma das cores para ser a cor que vai ficar igual (3 possibilidades) e as outras duas cores precisam inverter sua ordem. Portanto, só existem 3 possibilidades em que Luana mantém exatamente
uma cor em relação as de Gabi. São elas:

AZUL – VERMELHA – BRANCA
VERMELHA – BRANCA – AZUL
BRANCA – AZUL – VERMELHA

O segundo caso é impossível, porque, se Luana usou duas caixas iguais, a terceira será necessariamente igual. Por fim, para que Luana use 3 caixas iguais às de Gabi. Só existe uma possibilidade:

AZUL – BRANCA – VERMELHA

Portanto, há o total de 4 arrumações que Luana pode fazer, de modo a manter pelo menos uma cor igual à de Gabi. Agora, vamos calcular o total de arrumações que Luana poderia fazer. Para isso, ela poderia permutar livremente
as cores AZUL, BRANCA e VERMELHA.

#𝑡𝑜𝑡𝑎𝑖𝑠 = 3! = 3.2.1 = 6

Por fim, vamos aplicar a definição de probabilidade:

QUESTÃO 16
GABARITO: E
COMENTÁRIO: Observe que a maior pontuação possível de se obter por uma pessoa é:

MAX = 8 + 7 = 15

Ninguém teve uma pontuação tão alta. Porém, se duas pessoas recebessem as 4 maiores cartas, no caso, a soma seria:

MAX2 = 8 + 7 + 6 + 5 = 26

Porém, Bia e Carol tiveram suas pontuações somadas iguais a 25. Dessa forma, elas necessariamente receberam as cartas 8, 7, 6 e 4. Como a soma das cartas de Bia é par, ela só pode ter recebido duas cartas ímpares (o que não existe) ou duas cartas pares (portanto, 8 e 4). Já Carol recebeu as cartas restantes: 7 e 6.

Ari, por sua vez, deve ter recebido 2 cartas dentre o conjunto {1, 2, 3, 5}, pois o número 4 foi dado a uma das amigas Bia ou Carol.

Como a soma dos números recebidos por Ari foi 7, perceba que a única possibilidade com elementos desse conjunto é 5 + 2. Então, Ari recebeu as cartas 2 e 5. Consequentemente, Duda recebeu as cartas 1 e 3.

QUESTÃO 17
GABARITO: A
COMENTÁRIO: Vamos desenhar o diagrama de Venn para essa situação considerando os conjuntos: F (sapo feliz), P (sapo que sabe pular), A (sapo amarelo) e G (sapo que sabe tocar gaita). Pelas informações do enunciado, temos:

III – não existe nenhum sapo fora dos conjuntos G e P. Portanto, a união dos dois é o próprio conjunto universo dos sapos.

I – o conjunto F é subconjunto de P.
II – o conjunto A é disjunto de G, portanto, é necessariamente subconjunto de P\G, pois não existem sapos fora dos conjuntos G e P simultaneamente.

Assim, podemos concluir que todo sapo amarelo sabe pular. Vejamos os erros das outras:

b) Isso é falso, porque pode existir a intersecção entre os conjuntos G e P, e pode ser que haja sapos felizes nessa intersecção como mostrado acima. Não existe nenhuma garantia de que exista algum sapo feliz que saiba tocar gaita,
mas também não existe a garantia de que não exista.

c) pode haver intersecção, pode ser que algum sapo amarelo seja feliz, mas não necessariamente todos, como mostrado no diagrama anterior.

d) é o contrário. Sabemos que todo sapo amarelo sabe pular, mas não necessariamente todo sabo que sabe pular é amarelo. Afirmação incorreta.

e) como comentamos no item c), é possível haver a intersecção. Não é garantido, mas é possível, então não temos como garantir que nenhum sapo feliz é amarelo, mas também não podemos garantir que algum sapo feliz seja amarelo.

QUESTÃO 18
GABARITO: C
COMENTÁRIO: Podemos calcular a soma de todos esses números:

QUESTÃO 19
GABARITO: E
COMENTÁRIO: Como ao retirar dois elementos do grupo, a idade média permanece a mesma, isso significa que a idade média desses dois elementos é também igual a 64 anos. Portanto:

QUESTÃO 20
GABARITO: B
COMENTÁRIO: Podemos considerar que Eva já distribuiu 2 maçãs a cada um dos amigos, totalizando 6 maçãs distribuídas. Assim, sobram 3 maçãs para que ela possa distribuir.

Essas últimas maçãs podem ser distribuídas de qualquer forma para os 3 amigos. O primeiro amigo pode receber x maças; o segundo pode receber y maças; e o terceiro pode receber z maçãs, de modo que:

𝑥 + 𝑦 + 𝑧 = 3

O número de soluções inteiras dessa equação pode ser calculado usando o modelo de pau e bola. Queremos dividir 3 elementos em 3 grupos. Então, basta calcular o número de permutações da seguinte sequência de figuras:

Gabarito Instituição Paulínia SP: Noções de Informática

Aguardando comentário do professor.

Gabarito Instituição Paulínia SP: Atualidades

Questões de  35 a 40 Prof. Luis Ziriba 

 QUESTÃO  35

GABARITO PRELIMINAR: C

COMENTÁRIO: O Auxílio Emergencial atende à : trabalhadores informais, desempregados, MEIs e contribuintes individuais do INSS, maiores de idade e que cumpram requisitos de renda média 

 

QUESTÃO 36

GABARITO PRELIMINAR: D

COMENTÁRIO:  O Talibã é fundamentalista, não é errado dizer ser nacionalista e promove a imposição da sharia – ou seja, a simbiose entre os costumes religiosos e códigos civis, constitucional e penal). 

 

QUESTÃO 37

GABARITO PRELIMINAR: A

COMENTÁRIO: Factoides, sem dúvida, desestruturam a democracia à medida que prejudicam completamente o senso de decisão das pessoas através de notícias falsas.

 

QUESTÃO  38

GABARITO PRELIMINAR: D

COMENTÁRIO: Não consta nada vinculado aos Objetivos e Metas da Agenda 2030 que possua relação ao item D

 

QUESTÃO  39

GABARITO PRELIMINAR: E

COMENTÁRIO:  A meu ver todas estão corretas

 

QUESTÃO  40

GABARITO PRELIMINAR: E

COMENTÁRIO:  A meu ver todas estão corretas

 

Gabarito Instituição Paulínia SP: Conhecimentos Específicos

Questões 41 Prof. Fernanda Coelho

QUESTÃO  41
GABARITO PRELIMINAR: B
Considerando as disposições do Código de Ética de Enfermagem, analise as afirmativas e a seguir assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.

( F ) Quando uma falta for praticada em equipe, a responsabilidade será atribuída igualmente a todos os membros que participaram do ato
( V ) o profissional de Enfermagem tem o dever de manter sigilo sobre fato de que tenha conhecimento em
razão da atividade profissional, mesmo quando esse fato for de conhecimento público
( V ) As penalidades previstas no Código de Ética somente poderão ser aplicadas cumulativamente quando houver infração a mais de um artigo.

As afirmativas são, na ordem apresentada, respectivamente:
b) f-v-v

COMENTÁRIO:
Afirmativa 1: a afirmativa está falsa, porque a responsabilidade será proporcional à participação de cada membro da equipe
Art. 51 Responsabilizar-se por falta cometida em suas atividades profissionais, independentemente de ter sido praticada individual ou em equipe, por imperícia, imprudência ou negligência, desde que tenha participação e/ou conhecimento prévio do fato.
Parágrafo único. Quando a falta for praticada em equipe, a responsabilidade será atribuída na medida do(s) ato(s) praticado(s) individualmente.

Afirmativa 2: afirmativa verdadeira. O sigilo é devido mesmo que o fato seja de conhecimento público.
Art. 52 Manter sigilo sobre fato de que tenha conhecimento em razão da atividade profissional, exceto nos casos previstos na legislação ou por determinação judicial, ou com o consentimento escrito da pessoa envolvida ou de seu representante ou responsável legal.
§ 1º Permanece o dever mesmo quando o fato seja de conhecimento público e em caso de falecimento da pessoa envolvida.

Afirmativa 3: está verdadeira. Este dispositivo encontra-se no artigo 114.
Art. 114 As penalidades previstas neste Código somente poderão ser aplicadas, cumulativamente, quando houver infração a mais de um artigo.

Questão 42 – Prof. Olga Maíra

QUESTÃO  42
GABARITO PRELIMINAR: E
COMENTÁRIO: De acordo com a PORTARIA Nº 3.088, DE 23 DE DEZEMBRO DE 2011, do Ministério da Saúde, os Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) distribuem-se nas seguintes modalidades:
– CAPS I: Atendimento a todas as faixas etárias, para transtornos mentais graves e persistentes, inclusive pelo uso de substâncias psicoativas, atende cidades e ou regiões com pelo menos 15 mil habitantes.
– CAPS II: Atendimento a todas as faixas etárias, para transtornos mentais graves e persistentes,
inclusive pelo uso de substâncias psicoativas, atende cidades e ou regiões com pelo menos 70 mil
habitantes.
– CAPS i: Atendimento a crianças e adolescentes, para transtornos mentais graves e persistentes,
inclusive pelo uso de substâncias psicoativas, atende cidades e ou regiões com pelo menos 70 mil
habitantes.
– CAPS ad Álcool e Drogas: Atendimento a todas faixas etárias, especializado em transtornos pelo uso de álcool e outras drogas, atende cidades e ou regiões com pelo menos 70 mil habitantes.
– CAPS III: Atendimento com até 5 vagas de acolhimento noturno e observação; todas faixas etárias;
transtornos mentais graves e persistentes inclusive pelo uso de substâncias psicoativas, atende
cidades e ou regiões com pelo menos 150 mil habitantes.
– CAPS ad III Álcool e Drogas: Atendimento e 8 a 12 vagas de acolhimento noturno e observação;
funcionamento 24h; todas faixas etárias; transtornos pelo uso de álcool e outras drogas, atende
cidades e ou regiões com pelo menos 150 mil habitantes.

Desta forma, a opção correta é a letra E (“um CAPS I é aquele que oferece atendimento a todas as faixas etárias, para transtornos mentais graves e persistentes, inclusive pelo uso de substâncias psicoativas; atende cidades e ou regiões com, pelo menos, 15 mil habitantes”).
Referência: Brasil. Ministério da Saúde. PORTARIA Nº 3.088, DE 23 DE DEZEMBRO DE 2011. Disponível em:<https://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2011/prt3088_23_12_2011_rep.html >

 

Questões 43 Prof. Fernanda Coelho

QUESTÃO 43
GABARITO PRELIMINAR: D
COMENTÁRIO: Letra A: está errada. O referencial mínimo para o quadro de profissionais de enfermagem no cuidado semi-intensivo é de 10h. Confira a tabela abaixo

Cuidados
Mínimos
Cuidados
Intermediários
Alta
Dependência
Semi-intensivos Cuidados
Intensivos
Horas de enfermagem
por paciente
em 24h
04 06 10 10 13
Porcentagem
de enfermeiros
33% 33% 36% 42% 52%
Paciente por
Profissional
por turno
06 04 2,4 2,4 1,33
Observação Mínimo de 6
enfermeiros.
Demais
técnicos e
auxiliares
Mínimo de 6
enfermeiros.
Demais
técnicos e
auxiliares
Enfermeiros,
técnicos e
auxiliares
Enfermeiros,
técnicos e
auxiliares
Enfermeiros,
técnicos e
auxiliares
Autoria: professora Fernanda Coelho

Letra B: a norma orienta que, no cuidado mínimo a proporção de profissional/ paciente deve ser de 01 profissional para cada 06 pacientes

Letra C: A distribuição percentual da equipe de enfermagem em um CAPS II deve ser de 50% de enfermeiros e 50% de técnicos de enfermagem e auxiliares de enfermagem

CAPS I
(8H/DIA)
CAPS II
(8H/DIA)
CAPS INFANTIL
E ADOLESCENTE
(8H/DIA)
CAPS III
ADULTO E A/D
(24H/DIA)
UTI
PSIQUIÁTRICA
OBSERVAÇÕES EM PS
E ENFERMARIA
PSIQUIÁTRICA
Horas de
enfermagem
por paciente
em 24h
0,5 H POR
PACIENTE
1,2 h por
PACIENTE
10h por
PACIENTE
10h por
PACIENTE
OU UTILIZAR O SCP
18h por
PACIENTE OU
UTILIZAR O SCP
10h por
PACIENTE
Porcentagem
de enfermeiros
50% 50% 50% 50% ou percentual
relativo a maior
caga de trabalho
pelo SCP
52% ou percentual
relativo a maior
caga de trabalho
pelo SCP
42% ou percentual
relativo a maior
caga de trabalho
pelo SCP
Pacientes por
profissional
por turno
1 PROFISSIONAL
PARA 16
PACIENTES
1  PROFISSIONAL
PARA 6,6
PACIENTES
1 PROFISSIONAL
PARA 8
PACIENTES
1 PROFISSIONAL
PARA 2,4
PACIENTES
1 PROFISSIONAL
PARA 1,33
PACIENTES
1 PROFISSIONAL
PARA  2,4
PACIENTES
Observação Enfermeiros,
técnicos
e auxiliares
Enfermeiros,
técnicos
e auxiliares
Enfermeiros,
técnicos
e auxiliares
Enfermeiros e
técnicos
Enfermeiros e
técnicos
Enfermeiros,
técnicos
e auxiliares
Autoria: professora Fernanda Coelho

Letra D: afirmativa está correta e é o gabarito da questão.
Art. 5º Para Centro de Diagnóstico por Imagem (CDI), as horas de assistência de enfermagem por paciente em cada setor, deverá considerar o tempo médio da assistência identificado no estudo de Cruz:
(*) Nos setores de Mamografia e Rx Convencional a participação do enfermeiro se faz indispensável em situações pontuais de supervisão da assistência de enfermagem, urgência e emergência.

Nota:
1) O cálculo do THE das diferentes categorias profissionais deverá ser realizado separadamente, uma vez
que os tempos de participação são distintos.
2) O Serviço de Diagnóstico por Imagem deverá garantir a presença de no mínimo um enfermeiro durante todo período em que ocorra assistência de enfermagem.

Letra E: Art. 10 Ao quantitativo de profissionais estabelecido deverá ser acrescido o índice de segurança técnica (IST) de no mínimo 15% do total, dos quais 8,3% são referentes a férias e 6,7% a ausências não previstas.
Quesstão 44 – Prof. Victor Roberto Santos Costa 

QUESTÃO: 44
GABARITO PRELIMINAR: B (F – V – F)
COMENTÁRIO:
( F ) Os diagnósticos NANDA-I são conceitos construídos por meio de um sistema multiaxial. Existem sete eixos: 1- foco do diagnóstico; 2 – sujeito do diagnóstico; 3 – julgamento; 4- localização; 5 – idade; 6 -tempo; 7 – a categoria do diagnóstico. O eixo 1 (foco do diagnóstico) e o eixo 3 (julgamento) sãocomponentes essenciais de um diagnóstico de enfermagem.
( V ) O sujeito diagnóstico é definido como a(s) pessoa(s) para quem é determinado um diagnóstico deenfermagem são individuo, cuidador, família, grupo e comunidade. Portanto, item correto.
( F ) O eixo tempo descreve a duração do foco do diagnóstico. Os termos do eixos incluem: agudo:
duração < 3 meses; crônico ≥ 3 meses; intermitente: que interrompe e inicia novamente a intervalos, periódico e cíclico; contínuo: sem interrupção, que se mantém sem parar. Portanto a questão é falsa pois fala que agudo é menor que 4 meses, incorreto.

Referência: Diagnósticos de enfermagem da NANDA-I: definições e classificação 2021-2023 / [NANDA International]; tradução: Regina Machado Garcez; revisão técnica: Alba Lucia Bottura Leite de Barros…
[et al.]. – 12. ed. – Porto Alegre: Artmed.

 

Questão 45 – Prof. Ana Carolina Ayres Silva Santos

QUESTÃO 45
GABARITO PRELIMINAR: C
COMENTÁRIO:
Assertiva I. INCORRETA. O produto para saúde crítico de conformação complexa são
produtos para saúde que possuam lúmem inferior a cinco milímetros ou com fundo
cego, espaços internos inacessíveis para a fricção direta, reentrâncias ou válvulas.
Assertiva II. INCORRETA. O CME Classe I é aquele que realiza o processamento de
produtos para a saúde não-críticos, semicríticos e críticos de conformação não
complexa, passíveis de processamento.
Assertiva III. CORRETA. Art. 2° O uso de produtos que contenham paraformaldeído
ou formaldeído somente será permitido quando associado a um equipamento de
esterilização registrado na Anvisa e obedecendo às condições de uso exigidas pelo
fabricante do equipamento, garantindo a segurança e eficácia do processo de
esterilização. Está em consonância com o publicado na RDC nº 91/2008.

Questão 46 – Prof. Olga Maíra

QUESTÃO  46
GABARITO PRELIMINAR: C
COMENTÁRIO: A infecção do sítio cirúrgico considerada incisional superficial, segundo a ANVISA (Critérios Nacionais de Infecções relacionadas à assistência à saúde – 2013), é aquela que ocorre nos primeiros 30 dias após a cirurgia e envolve apenas pele e subcutâneo. O referido manual, explica que no caso de cirurgia oftalmológica, conjuntivite será definida como infecção incisional superficial. Logo, uma conjuntivite pós-cirurgia de catarata é infecção de sítio cirúrgico incisional superficial, estando correta a letra C.

Referência: ANVISA. Critérios Diagnósticos de Infecção Relacionada à Assistência à Saúde. Série:
Segurança do Paciente e Qualidade em Serviços de Saúde. Brasília, 2013. Disponível em: <
https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/criterios_diagnosticos_infeccoes_assistencia_saude.pdf >

Referências:
Brasil. Agência Nacional de Vigilância em Saúde. RDC nº 15, de 15 de março de 2012.
Dispõe sobre requisitos de boas práticas para o processamento de produtos para
saúde e dá outras providências. Disponível em: <Ministério da Saúde
(saude.gov.br)>.
Brasil. Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Resolução nº 91, de 28 de novembro
de 2008. Proíbe o uso isolado de produtos que contenham paraformaldeído ou
formaldeído, para desinfecção e esterilização, regulamenta o uso de produtos que
contenham tais substâncias em equipamentos de esterilização e dá outras
providências. Disponível em:  (saude.gov.br)>.

 

Questão  47 – Prof. Fernanda Coelho

QUESTÃO : 47
GABARITO PRELIMINAR: LETRA D
COMENTÁRIO: A OXIURÍASE ou ENTEROBÍASE consistem nos seguintes sintomas:
● Prurido anal intenso, sobretudo à noite;
● Sono interrompido, irritação e nervosismo;
● Enterite catarral e apendicite;
● Vaginite, ovarite e salpingite.
A paciente da questão apresenta dor abdominal, vômito, falta de apetite, prurido na região anal
principalmente à noite, portanto, apresenta um quadro de ENTEROBÍASE.

Questão 47 -Prof. Elisa Baggio Soares 

 QUESTÃO : 47

GABARITO PRELIMINAR: LETRA D 

COMENTÁRIO:  A OXIURÍASE ou ENTEROBÍASE consistem nos seguintes sintomas:

  • Prurido anal intenso, sobretudo à noite;
  • Sono interrompido, irritação e nervosismo;
  • Enterite catarral e apendicite;
  • Vaginite, ovarite e salpingite.

A paciente da questão apresenta dor abdominal, vômito, falta de apetite, prurido na região anal principalmente à noite, portanto, apresenta um quadro de ENTEROBÍASE.

Quesstão 48 e 49 – Prof. Victor Roberto Santos Costa 

QUESTÃO: 48
GABARITO PRELIMINAR: A
COMENTÁRIO:

A) Faget – sinal de faget é uma das manifestações clínicas da Febre Amarelo que se manifesta por
bradicardia acompanhando febre alta. Portanto, item correto.
B) Koplik – manchas de koplik são pequenos pontos brancos na mucosa bucal, na altura do terceiro
molar, e ocasionalmente no palato mole, conjuntiva e mucosa vaginal, antecedendo ao exantema,
manifestações do Sarampo. Item Incorreto
C) Kerning – sinal de kerning é pesquisado colocando-se o paciente em decúbito dorsal, flexionando a coxa sobre a bacia, em ângulo reto, e, depois realizando extensão sobre a coxa, observando-se
resistência, limitação e dor com a manobra. Item incorreto
D) Brudzinski – sinal de brudzinski é evidenciada quando a flexão da nuca determina flexão
involuntária das pernas e das coxas e expressão fisionômica de dor. Item incorreto
E) Romaña – sinal de Romaña é um edema bipalpebral unilateral por reação inflamatória à penetração do parasito, na conjuntiva e adjacências. Item incorreto.
Referências:
1- Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Coordenação-Geral de Desenvolvimento
da Epidemiologia em Serviços. Guia de Vigilância em Saúde [recurso eletrônico] / Ministério da Saúde, Secretaria de Vigilância em Saúde. Coordenação-Geral de Desenvolvimento da Epidemiologia em Serviços.
– 5. edBrasília : Ministério da Saúde, 2021. 1.126 p. : il.
2- Anamnese e exame físico: avaliação diagnóstica de enfermagem no adulto (recurso eletrônico) /
Organizadora, Alba Lucia Bottura Leite de Barros – 3. ed. – Porto Alegre: Artmed, 2016.

QUESTÃO: 49
GABARITO PRELIMINAR: D
COMENTÁRIO:
I – Verdadeiro. : Na dilatação do ventrículo esquerdo, o íctus cordis fica desviado para baixo e para esquerda, com maior amplitude (propulsivo, deslocando a polpa digital) e maior extensão. A amplitude aumenta devido à maior extensão do íctus, sem traduzir aumento da força contrátil do coração.
II- Incorreto A característica semiológica básica dos cliques e estalidos é sua situação no ciclo cardíaco. Tendo em vista este elemento, podem ser classificados em sistólicos (protossistólicos e mesossistólicos) e diastólicos. Os sons são decorrentes de problemas valvares.
III – Verdadeiro Sopros sistólicos.Começam com a primeira bulha, ou logo depois dela, e terminam com a segunda bulha, ou logo antes dela.
Referências: 1- Torres, Rosália Morais Propedêutica cardiovascular na atenção básica/ Rosália Morais Torres, Maria da Consolação Vieira Moreira, Rose Mary Ferreira Lisboa da Silva. — Belo Horizonte: Nescon/ UFMG, 2019. 235p.m2- Porto, Celmo Celeno Semiologia médica I Celmo Celeno Porto ; co-editor Arnaldo Lemos Porto. – 7. ed.- Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2014

Questão 50 – Prof. Ana Carolina Ayres Silva Santos

QUESTÃO 50

GABARITO PRELIMINAR: E

COMENTÁRIO: A gasometria arterial é um exame de sangue que é coletado a partir de uma artéria, com o objetivo de avaliar os gases presentes no sangue, como o oxigênio o gás carbônico, assim como sua distribuição, do pH e do equilíbrio acidobásico.

Os principais parâmetros que observamos no exame de gasometria arterial são: pH, SatO2 (saturação de oxigênio), pCO2 (pressão parcial do gás carbônico), HCO3 (bicarbonato), Ânion Gap (AG).

A acidose respiratória é um distúrbio do equilíbrio ácido-base caracterizado por elevação da PaCO2 e redução do pH plasmático. O HCO3 plasmático geralmente está aumentado numa tentativa de combater o distúrbio primário.

Alcalose metabólica é um distúrbio do equilíbrio ácido-base caracterizado por níveis plasmáticos elevados de pH e de bicarbonato. O PaCO2 também está elevado como resultado da hipoventilação alveolar que ocorre na tentativa de compensar o distúrbio primário.

As alternativas A e B são falsas, pois os parâmetros de pH são invertidos.

Na alternativa C, a perda de bicarbonato se dá na acidose respiratória.

Na alternativa D, na acidose respiratória ocorre o aumento da PCO2 e também pode ocorrer como mecanismo compensatório na alcalose metabólica, portanto, o gabarito da questão é a letra E.

 

Referências:

D’Ambrósio. Equilíbrio ácido-básico e sua análise sanguínea: gasometria. Interfisio. Disponível em: <Equilíbrio ácido-básico e sua análise sangüínea: gasometria – InterFISIO>.

 

 

Questão 51-Prof. Elisa Baggio Soares

QUESTÃO: 51
GABARITO PRELIMINAR: LETRA E (PORÉM, SUGIRO ANULAÇÃO)
COMENTÁRIO: A vulnerabilidade apresentada pela mulher nessa fase, agravada pela doença, torna a tuberculose na gestação um desafio para os serviços de saúde. O tratamento da TB, além de importante para a condição da gestante, diminui o risco de transmissão ao feto, ao recém nascido e aos que coabitam na mesma residência. O Esquema Básico pode ser administrado nas doses habituais para gestantes e, dado risco de toxicidade neurológica ao feto atribuído à isoniazida, recomenda-se o uso de piridoxina (50mg/dia). Gestantes e lactantes devem utilizar os esquemas preconizados, com especial atenção ao monitoramento das reações adversas.
Os medicamentos antiTB passam em pequenas quantidades pelo leite materno, por isso a importância do seu uso seguro durante a amamentação (RICH; SEUNG, 2003; WHO, 2014). Não há contraindicações à amamentação, desde que a mãe não seja portadora de mastite tuberculosa. É recomendável, entretanto, que faça uso de máscara cirúrgica ao amamentar e ao cuidar da criança, enquanto a baciloscopia do escarro se mantiver positiva.

Em gestantes o Esquema Básico pode ser administrado nas doses habituais para gestantes e, dado risco de toxicidade neurológica ao feto atribuído à isoniazida, recomenda-se o uso de PIRIDOXINA (50mg/dia). Não existe SUBSTITUIÇÃO DA ISONIAZIDA pela PIRIDOXINA visto que a piridoxina entra como complemento nesse caso. Tendo em vista que nenhuma alternativa está correta, a questão é passível de anulação.

QUESTÃO  52
GABARITO PRELIMINAR: A
COMENTÁRIO:
O vírus influenza, da família Ortomixiviridae, subdivide-se em três tipos antigenicamente diferentes: A, B e C.

O vírus influenza do tipo A é o mais suscetível às variações antigênicas, e periodicamente sofre alterações em sua estrutura genômica, o que contribui para a existência de diversos subtipos. São responsáveis pela ocorrência da maioria das epidemias de influenza, ou seja os mais prevalentes.
O vírus influenza tipo A infecta o homem, suínos, cavalos, mamíferos marinhos e aves; o tipo B infecta exclusivamente humanos; e o tipo C, humanos e suínos.
O vírus tipo B sofre menos variações antigênicas e, por isso, está associado com epidemias mais
localizadas.
O vírus tipo C é antigenicamente estável, provoca doença subclínica e não ocasiona epidemias, motivo pelo qual merece menos destaque em saúde pública.
Ou seja, a resposta correta é a letra A (“ o vírus influenza A é o mais prevalente”).
Referência: Brasil. Ministério da Saúde. Guia de vigilância em saúde. Brasília, 2019. Disponível em: <https://portalarquivos2.saude.gov.br/images/pdf/2019/junho/25/guia-vigilancia-saude-volume-unico-3ed
.pdf >

Questão 53 – Prof. Ana Carolina Ayres Silva Santos

QUESTÃO 53
GABARITO PRELIMINAR: D
COMENTÁRIO: O principal efeito tóxico do uso dos opioides – neste caso, a morfina – é a diminuição da frequência e da profundidade da respiração, o que pode progredir para apneia. Outras complicações, como edema pulmonar, geralmente se desenvolvem em minutos a algumas horas após a superdosagem de opioides. A morte resulta primariamente da hipóxia. As pupilas ficam mióticas. Delirium, hipotensão, bradicardia, diminuição da temperatura corporal e retenção urinária também podem acontecer.
O tratamento para manter as vias respiratórias e dar suporte à respiração é a prioridade principal. O antagonista de escolha é a naloxona (0,4 a 2 mg IV).
Ressalta-se que pacientes com estupor que têm frequências respiratórias de 12 respirações por minuto, ou menos, a ventilação deve ser provida com bolsa válvula-máscara, realizando a manobra de elevação da mandíbula; de forma a assegurar que o posicionamento anatômico ajude a diminuir a hipercapnia.

Referências:
O’Malley, G. F; O’Malley, R. Abstinência e intoxicação por opioides. Manuais MSD, maio 2020. Disponível em: <Abstinência e intoxicação por opioides – Tópicos especiais – Manuais MSD edição para profissionais (msdmanuals.com)>
Brandão Neto, R. A. Intoxicação por opioides. Medicina NET, abril, 2016. Disponível em: < Intoxicação por opioides | dos Sintomas ao Diagnóstico e Tratamento | MedicinaNET>.

Questão 54- Prof. Ana Carolina Ayres Silva Santos

QUESTÃO  54
GABARITO PRELIMINAR: C
COMENTÁRIO: Segundo a Diretriz Brasileira de Hipertensão Arterial publicado em 2020, o paciente que apresenta PA 165 x 100 mmHg é classificado como Hipertensão estágio II.
GABARITO C.
Referências:
Barroso, et al. Diretrizes Brasileiras de Hipertensão Arterial – 2020. Disponível em: < Diretriz-HAS-2020.pdf (cardiol.br)>

Questão 55- Prof. Fernanda Coelho

QUESTÃO  55

GABARITO PRELIMINAR: A

COMENTÁRIO: uma paciente de 23 anos teve o seguinte resultado de exame colpocitológico “células escamosas atípicas de significado indeterminado (Ascus)”. 

Nesse caso, a conduta recomendada é

  1. Repetir a citologia em 3 anos
  2. Repetir a citologia em 6 meses
  3. Repetir a citologia em 12 meses
  4. Encaminhar para realização de colposcopia
  5. Encaminhar para acompanhamento oncológico

 

Quando se tem o diagnóstico de Células escamosas atípicas de significado indeterminado (ASCUS), é necessário fazer uma diferenciação de conduta entre as faixas etárias. Mulheres abaixo de 25 anos, devem repetir o exame em 3 anos. A recomendação do Ministério da Saúde para mulheres até 24 anos, com resultado ASC-US é a que segue: “Se a mulher até 24 anos tiver sido submetida ao exame citopatológico e apresentar ASC-US, a citologia deverá ser repetida em três anos (I). Caso se mantenha essa atipia, deverá manter seguimento citológico trienal (I). No caso de novo exame normal, reiniciar o rastreamento aos 25 anos (B). No caso de a citologia se manter ASC-US ou de maior gravidade, a partir dos 25 anos deverá ser encaminhada para colposcopia (B)” (BRASIL, 2016).

 

QUESTÃO – 56 Aguardando comentário do professor.

 

Questão 57 Prof. Victor Roberto Santos Costa

QUESTÃO  : 57
GABARITO PRELIMINAR: B
COMENTÁRIO:
A – Murphy: Sinal de Murphy: Aplique uma leve pressão abaixo do arco subcostal à direita e abaixo da margem do fígado. A dor aguda e o aumento da frequência respiratória ocorrem quando o paciente respira.
B Lapinsky – Dor à compressão do ceco contra a parede posterior do abdome, enquanto o doente eleva o membro inferior direito. Pode ser indicativo de apendicite. Resposta Correta
C – Rovsing – é identificado pela palpação profunda e contínua do quadrante inferior esquerdo que produz dor intensa no quadrante inferior direito, mais especificamente na fossa ilíaca direita, sinal este também sugestivo de apendicite aguda.
D- Lenander – Temperatura retal maior que a temperatura axilar em mais de 1º C.
E – Blumberg – Dor à descompressão brusca no ponto de McBurney. Pode ser indicativo de apendicite.
Referências.
1- Anamnese e exame físico: avaliação diagnóstica de enfermagem no adulto (recurso eletrônico) /Organizadora, Alba Lucia Bottura Leite de Barros – 3. ed. – Porto Alegre: Artmed, 2016.
2- https://pebmed.com.br/apendicite-voce-sabe-qual-e-a-melhor-abordagem-diagnostica/
3- Raíssa P. Francino; Luís Filipe S. Figueiredo; Carlos P. Nunes. COMPLICAÇÕES DE UM DIAGNÓSTICO
TARDIO DE APENDICITE. Revista da Faculdade de Medicina de Teresópolis – Vol. 3 | N. 01 (2019)

 

Questão 58 -Prof. Liliane Cristina Rodrigues Augusto 

QUESTÃO : 58
GABARITO PRELIMINAR: LETRA B
COMENTÁRIO: A questão trata da Incompatibilidade RH que ocorre quando existe divergência entre os tipos
sanguíneos da mãe e do feto, mais especificamente relacionados à presença do fator RH no sangue do feto e, portanto, quando a mãe é RH negativo, o pai RH positivo e o feto RH positivo (de origem paterna).
Diante dessa incompatibilidade, os anticorpos maternos podem “combater” os antígenos fetais,
causando a Doença Hemolítica do Recém Nascido – DHRN, fazendo-o evoluir com anemia fetal por hemólise, hidropsia ou morte fetal.
Para que haja a interação antígeno-anticorpo nessa situação, o sistema imune materno precisa ser ativado, ou seja, é necessário mais de um contato para que haja sensibilidade imune e também que haja formação de anticorpos anti-RH.
Apenas as mulheres RH negativo e com o Teste de Coombs Indireto negativo devem receber a dose da Imunoglobulina anti-RH, uma vez que ainda não foram sensibilizadas.
Importante que a administração da Imunoglobulina anti-RH ocorra nas primeiras 72h após o parto ou abortamento, de um feto com RH positivo e Teste de Coombs direto negativo.
Portanto, a alternativa que corresponde às considerações acima é a letra B.

 

Questão 59- Prof. Ana Carolina Ayres Silva Santos 

QUESTÃO NÚMERO 59
GABARITO PRELIMINAR: E
COMENTÁRIO: As troponinas são proteínas envolvidas no processo de contração das fibras musculares e esqueléticas. As troponinas são consideradas marcadores bioquímicos sensíveis para lesão miocárdica. A elevação dos níveis de troponina ocorrem entre 4 e 6 horas após a dor precordial, atingindo um poco em 12 horas e permanece elevada por 3 a 10 dias após evento isquêmico

Questão 60 – Elisa Baggio Soares 

QUESTÃO  60
GABARITO PRELIMINAR: LETRA A
COMENTÁRIO:A questão solicitou marcar verdadeiro ou falso:
Crianças vacinadas na faixa etária preconizada que não apresentam cicatriz vacinal não necessitam ser revacinadas: VERDADEIRO

A comprovação da vacinação com BCG é feita por meio do registro da vacinação no cartão ou caderneta de vacinação, da identificação da cicatriz vacinal ou da palpação de nódulo no deltoide direito, na ausência de cicatriz. Em crianças nascidas com peso inferior a 2 Kg, adiar a vacinação até que atinjam este peso. Na rotina dos serviços, a vacina é disponibilizada para crianças de até 4 (quatro) anos 11 meses e 29 dias, ainda não vacinadas. Crianças vacinadas na faixa etária preconizada que não apresentam cicatriz vacinal não necessitam ser revacinadas. Esta vacina é contraindicada para gestantes e pessoas imunodeprimidas. Em pessoas hospitalizadas com comprometimento do estado geral, a vacinação deve ser adiada até a resolução do quadro clínico.

Crianças de mais de 1 ano de idade, vacinadas com uma dose, que tiveram contatos prolongados com portadores de hanseníase devem receber outra dose de BCG: VERDADEIRO

Contatos prolongados de portadores de hanseníase:
vacinação seletiva, nas seguintes situações:
Menores de 1 (um) ano de idade: Não vacinados: administrar 1 (uma) dose de BCG; Comprovadamente vacinados que apresentem cicatriz vacinal: não administrar outra dose de BCG. Comprovadamente vacinados que não apresentem cicatriz vacinal: administrar 1 (uma) dose de BCG 6 (seis) meses após a última dose.
A partir de 1 (um) ano de idade: Sem cicatriz: administrar 1 (uma) dose; Vacinados com 1 (uma) dose: administrar outra dose de BCG, com intervalo mínimo de 6 (seis) meses após a dose anterior; Vacinados com 2 (duas) doses: não administrar outra dose de BCG

A partir dos 5 anos de idade, pessoas portadoras de HIV não devem ser vacinadas, mesmo que
assintomáticas e sem sinais de imunodeficiência: VERDADEIRO

Pessoas expostas ao Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV): Criança que chega ao serviço, ainda não vacinada, poderá receber a vacina BCG se assintomática e sem sinais de imunodepressão. A partir dos 5 (cinco) anos de idade, pessoas portadoras de HIV não devem ser vacinadas, mesmo que assintomáticas e sem sinais de imunodeficiência.

Volte ao topo

Gabarito Paulínia SP: Professor Educação Básica I

Cargo Professor Educação Básica I

Para facilitar a correção de sua prova, você pode utilizar o índice abaixo para navegar pelos comentários das disciplinas:

ATENÇÃO: para a correção da prova, os professores utilizaram esta prova AQUI!

Gabarito Paulínia SP: Comentários de Língua portuguesa

QUESTÃO NÚMERO 1
GABARITO PRELIMINAR: D
COMENTÁRIO: o enunciado da questão é claro ao direcionar a escolha da alternativa “que segue o modelo acima”. O modelo é o de citar um exemplo da situação das óperas (na definição, cita-se um exemplo relativo ao termo definido). O exemplo é relativamente concreto (cita-se uma situação recorrente na ópera). Nessa linha de pensamento, considero a alternativa (D) como correta, pois ilustra-se o que seja a arte por meio de um expoente da arte, Van Gogh.

QUESTÃO NÚMERO 2
GABARITO PRELIMINAR: B
COMENTÁRIO: a questão solicita a identificação do par [subordinada adjetiva-adjetivo] mais harmonioso (sintática e semanticamente). Isso não ocorre em (A), (C), (D) e (E), já que “que não tem sentido nenhum/insensível”, “que ultrapassa o alvo/preciso”, “que não iam à escola/preguiçosos” e “que estamos tendo/ocioso” não são pares equivalentes. Assim, resta-nos a alternativa (B): o par “que dormem” e “dorminhocos” são (relativamente) equivalentes.

QUESTÃO NÚMERO 3
GABARITO PRELIMINAR: A
COMENTÁRIO: vamos eliminar as alternativas que trazem o par incompatível: “cabeça quente/preocupado”, “saco de ouro/bom-humor”, “a casa da mãe Joana/espaço de corrupção” e “O diabo/interessante”. Os sentidos adequados destes termos podem ser traduzidos assim: “cabeça quente/destemperado”, “saco de ouro/paciência”, “a casa da mãe Joana/lugar onde vale tudo” e “O diabo/desagrado”. Assim, apenas o par em (A) está adequado: “dançar” equivale a
“sair-se mal em algo”, no caso, ser eliminado.

QUESTÃO NÚMERO 4
GABARITO PRELIMINAR: E
COMENTÁRIO: em (E), o paralelismo com o verbo “aspirar” (transitivo indireto no sentido de “almejar”) é inadequado, pois falta-lhe a preposição. As formas verbais “amar” e “fazer”, diferentemente, são transitivas diretas e não necessitam de preposição.

QUESTÃO NÚMERO 5
GABARITO PRELIMINAR: D
COMENTÁRIO: considero haver gradação apenas na alternativa (D), já que os termos “bonitas, belas, lindas” crescem em intensidade (do menos para o mais intenso). Em (E), parece haver uma gradação, mas os termos não pertencem ao mesmo campo semântico e não se organizam gradativamente. O mesmo ocorre nas demais alternativas.

QUESTÃO NÚMERO 6
GABARITO PRELIMINAR: C
COMENTÁRIO: em (A), (B), (D) e (E), há significativas mudanças no sentido quando se altera a oração reduzida pela desenvolvida (em especial, no tempo verbal e no aspecto/modo). Em (C), há adequação no uso da preposição (“sem”) e na correlação verbal (primeira pessoa do plural do presente do subjuntivo, já que o verbo da oração principal está no presente do indicativo).

QUESTÃO NÚMERO 7
GABARITO PRELIMINAR: E
COMENTÁRIO: o diminutivo “escrivaninha” não possui valor pejorativo (descreve um tipo de móvel, na verdade); o “e” não é adversativo, mas aditivo (é possível registrar “e também”); não há incoerência entre os adjetivos “pequena/grande”, pois cada termo modifica uma entidade distinta; a expressão “de lixo” não indica qualidade, mas espécie. Assim, resta-nos a alternativa (E): o adjetivo grande tem valor dimensional (denota o tamanho da cesta de lixo).

QUESTÃO NÚMERO 8
GABARITO PRELIMINAR: C
COMENTÁRIO: para se utilizar a forma “aonde”, é necessário haver um termo regente (que exija a preposição “a”). Isso ocorre em (C), pois há uma forma que exige preposição “a”: descobri aonde eu deveria ir.

QUESTÃO NÚMERO 9
GABARITO PRELIMINAR: D
COMENTÁRIO: o texto é predominantemente narrativo. Além da narração de eventos praticados por personagens em determinado tempo/espaço, há a adição de informações, o que compõe a sequência expositiva.

QUESTÃO NÚMERO 10
GABARITO PRELIMINAR: A
COMENTÁRIO: o par “de repente/subitamente” é equivalente. Em (B), (C), (D) e (E), as formas adverbiais adequadas seriam, respectivamente: oportunamente; precisamente; diariamente; publicamente.

Gabarito Paulínia SP: Processos de Ensinar e Aprender

Aguardando comentário do professor.

Gabarito Paulínia SP: Comentários de Fundamentos da Educação

Aguardando comentário do professor.

Gabarito Paulínia SP: Comentários de Legislação

Aguardando comentário do professor.

Gabarito Paulínia SP: Comentários de Linguagem, códigos e suas tecnologias

QUESTÃO NÚMERO 41
GABARITO PRELIMINAR: E
COMENTÁRIO: a substituição adequada está indicada na alternativa (E), a qual traz formas verbais compatíveis sintática e semanticamente com o contexto oracional/discursivo: “não disponho de tempo e nem possuo dinheiro; o cliente mantém uma conta alta com a gente”.

QUESTÃO NÚMERO 42
GABARITO PRELIMINAR: A
COMENTÁRIO: com a frase, o pensador elogia a paciência e a persistência. A noção de atingir os objetivos por meio de aprendizagem se vincula à ideia de paciência; a ideia de contornar obstáculos se vincula à característica da persistência.

QUESTÃO NÚMERO 43
GABARITO PRELIMINAR: B
COMENTÁRIO: a relação de causa e consequência será expressa pela possibilidade de se inserir o “por isso” diante do “e”: Agrediu a comissária e por isso o expulsaram do voo. Nas demais alternativas, a inserção do “por isso” não funciona.

QUESTÃO NÚMERO 44
GABARITO PRELIMINAR: C
COMENTÁRIO: a noção de comunicar está vinculada à ideia de transmitir, de passar uma mensagem a alguém (fazer chegar a alguém). Assim, a ideia de um receptor da mensagem se faz necessária. Isso ocorre em (C): Ela comunicou o resultado da rifa aos outros.

QUESTÃO NÚMERO 45
GABARITO PRELIMINAR: C
COMENTÁRIO: em (C), predomina uma sequenciação de eventos realizados pelo enunciador (primeira pessoa). Assim, nesse segmento predomina a narração. Em (D), predomina a descrição. Em (A), (B) e (E), predominam formas opinativas.

QUESTÃO NÚMERO 46
GABARITO PRELIMINAR: A
COMENTÁRIO: o trecho é uma opinião pessoal. Nela, o autor fala em primeira pessoa, apresentando um ponto de vista sobre um livro.

Gabarito Paulínia SP: Comentários de Matemática e suas tecnologias

Aguardando comentário do professor.

Gabarito Paulínia SP: Comentários de Ciências da Natureza e suas tecnologias

Aguardando comentário do professor.

Gabarito Paulínia SP: Comentários de Ciências Humanas e suas tecnologias

Aguardando comentário do professor.

Volte ao topo

Gabarito Concurso Paulínia SP: comentários

Para auxiliar os candidatos, o Gran Cursos Online disponibilizará o gabarito extraoficial das questões da prova do Concurso Paulínia SP, para os cargos  de professor educação básica I, enfermeiro e auxiliar de apoio administrativo, comentadas por nossos professores especialistas.

 

Gabarito Paulínia SP: gabarito preliminar

O gabarito oficial preliminar da Prova Escrita Objetiva e o resultado preliminar da Avaliação de Títulos será divulgado no endereço eletrônico da FGV.

Volte ao topo

Gabarito Paulínia SP: recursos

O candidato que desejar interpor recurso contra o gabarito oficial preliminar terá  2 (dois) dias úteis para fazê-lo, a contar do dia subsequente ao da divulgação desses gabaritos. O procedimento deverá ser feito através do endereço eletrônico: https://conhecimento.fgv.br/concursos/pmp21.

Todos os recursos serão analisados e as respostas serão divulgadas no endereço eletrônico da FGV.

Volte ao topo

Gabarito Paulínia SP: próximas etapas

O Concurso Paulínia contou com duas  etapas avaliadoras:

  • Prova objetiva, aplicada dia 28 de novembro.
  • Prova de títulos, que ocorrera dia 18 de outubro.

Aqueles que forem aprovados nestas etapas e tiverem as melhores notas serão os novos nomeados da Administração

Volte ao topo

Gabarito Concurso Paulínia: Cronograma

Os candidatos classificados serão convocados para apresentar documentos em local determinado através de publicação no Diário Oficial do Município, no endereço eletrônico da Prefeitura Municipal de Paulínia

Consta no edital que é de inteira responsabilidade do candidato acompanhar os atos convocatórios publicados após a homologação do Concurso Público.

Prova Paulínia SP: Análise

Fez a prova da Concurso Paulínia  neste domingo (28/11)? Deixe nos comentários a sua análise sobre a prova.

• O que você achou do nível de dificuldade da prova?
• O conteúdo cobrado na prova estava de acordo com o previsto no edital?
• A banca trouxe alguma inovação na cobrança do conteúdo?
• Havia muitos candidatos ausentes na sua sala?

Volte ao topo

Resumo do Concurso Paulínia SP

Concurso Paulínia SP

Prefeitura Municipal de Paulínia – SP
Situação Atual Edital publicado
Banca organizadora FGV
Cargos Diversos
Escolaridade Níveis fundamental, médio e superior
Carreiras Educação, enfermagem, administrativa, jurídica, serviço social, fiscal, odontologia, engenharia, farmácia, fisioterapia, saúde, psicologia e outras
Lotação Paulínia, São Paulo
Número de vagas 124 vagas + cadastro reserva
Remuneração R$ 4.533,51 a R$ 11.993,67
Inscrições 23 de setembro a 18 de outubro
Taxa de inscrição R$ 60,00, R$ 78,00 e R$ 115,00
Data da prova objetiva 28 de novembro de 2021
Clique aqui para ver o edital 01 do Concurso Paulínia na íntegra!
Clique aqui para ver o edital 02 do Concurso Paulínia na íntegra!

Quer ficar por dentro dos concursos públicos abertos e previstos pelo Brasil?
Clique nos links abaixo:

CONCURSOS ABERTOS

CONCURSOS 2021

CONCURSOS 2022

Receba gratuitamente no seu celular as principais notícias do mundo dos concursos!
Clique no link abaixo e inscreva-se gratuitamente:

TELEGRAM

Avatar


30 de novembro38 min. de leitura